Skip to main content

Roteiro de 1 dia em Óbidos, Portugal

O que fazer em Óbidos, que é uma cidade medieval portuguesa, toda murada, que fica aproximadamente a 80 km de Lisboa? A gente te ajuda!

Em 2015, Óbidos foi considerada pela UNESCO como cidade literária e em 2007, o castelo de Óbidos, cujas torres aparecem ali ao lado, recebeu o diploma de uma das sete maravilhas de Portugal.

Óbidos fez parte do dote de inúmeras rainhas de Portugal, como Urraca de Castela, Santa Isabel, Filipa de Lencastre, Leonor de Aragão, Leonor de Portugal, entre outras.

E não é difícil de entender o porquê de várias famílias reais terem escolhido esse pedacinho  gracioso de Portugal para darem como bem ao futuro esposo das filhas. É, de fato, uma das cidades medievais mais bonitas e bem cuidadas que já vi.

óbidos-portugal-cidade-medieval

O que fazer em Óbidos

Uma tarde toda já seria suficiente para visitar Óbidos, que pode ser conjugada com outra região próxima de Lisboa (no dia em que fomos lá, passamos a manhã em Fátima e o restante do dia em Óbidos), mas se queres aproveitá-la com mais calma, reserve um dia para este passeio.

A entrada principal da cidadela ja é uma atração, pois para se chegar à vila cercada, tem-se que atravessar a Porta da Vila, toda revestida de azulejos e onde há geralmente um músico tocando canções portuguesas e te colocando no clima nostálgico, logo na chegada.

Óbidos é toda cercada por uma muralha de pedra e possui casas brancas com detalhes coloridos, que lembram as casas antigas açorianas que encontramos em Florianópolis e em Paraty. Logo após a entrada, no lado esquerdo, há uma escada que leva até o topo desta muralha. Nós começamos o passeio assim, tendo uma visão panorâmica da cidade por cima.

Dá para caminhar por quase toda a muralha, que permite aos visitantes uma vista da cidade toda de outro ângulo. Vá com calçados bem confortáveis, pois o caminho é de pedra e por vezes, irregular. Não há proteção, como guarda-corpo, em um lado das muralhas, nem corrimão nas escadas, então, cuide das crianças. Mas não se assuste, nem deixe de fazer esse passeio, pois garanto, vale a pena.

Caminhamos até a próxima escada, bem próxima do castelo de Óbidos. Descemos, tiramos fotos do castelo e continuamos nosso passeio pela rua Direita. Esta rua tem muitas casas lindas com detalhes azuis, amarelos, vermelhos, lojinhas, cafés, igrejas e banheiro público disponível. Perca-se no tempo por esta rua e desfrute-a com muito carinho.

As ruas de Óbidos são estreitas e revestidas de pedras. O acesso de carros é restrito, o que faz acentuar a vontade de andar e andar por essas ruas onde o tempo parou. Aliás, é uma delícia caminhar por Óbidos e se perder diante de tantas cenas lindas. É uma cidade extremamente fotogênica e cada pedacinho merece ser fotografado.

igreja-de-santiago-óbidos-portugal

A igreja acima é a de Santiago. Fica bem próxima do castelo, dentro da vila cercada, e hoje é uma livraria, a livraria de Santiago. Há livros com preços bem interessantes. Não deixe de entrar e passear por suas prateleiras, desfrutando também de sua arquitetura.

Enfim, visitar Óbidos não tem segredo. Basta perder-se por suas ruas (o que é quase impossível), tirar muitas fotos, desfrutar de um doce ou lanchinho em uma das charmosas cafeterias, entrar nas lojinhas de souvenirs e paparicar os objetos portugueses, tudo sem pressa, afinal, não é todo dia que vamos a Óbidos.

Não perca também nosso post sobre Lisboa e como alugar apartamentos por lá, o que pode ser muito econômico.

Você precisa saber:

QUANDO IR: em Portugal, é inverno de dezembro a março e verão de julho a setembro. O verão é bem quente e o inverno não é dos mais rigorosos. Nesta viagem, o clima estava bom, com temperatura na marca dos 15 graus. Porém, neste dia em Óbidos, ventava bastante, o que fez com que fosse um dos dias mais frios de toda a viagem. Apesar do frio e de ser uma época chuvosa, prefiro viajar no inverno por ser baixa temporada, com preços mais acessíveis, não estarem as cidades abarrotadas de gente e por combinar com o romantismo da linda vila.

COMO CHEGAR: diante da proximidade e da facilidade de locomoção, é possível se fazer um bate-e-volta a partir de Lisboa. Nós alugamos um carro na Europcar do aeroporto de Lisboa, por um dia. Lembre-se que a diária é de 24 horas. Logo, pegamos o carro à noite, próximo das 22h, para que pudéssemos ficar com ele até às 22h do dia seguinte.

A Rodovia A8 é muito boa, toda duplicada. Pegue-a no sentido Leiria. Há praças de pedágio na autoestrada com cabines, porém nosso carro tinha a versão local do Sem Parar, chamado lá de Via Verde (um aparelho no pára brisas). Com esse aparelho, passávamos direto na passagem reservada para a Via Verde, tudo bem sinalizado.

Via_Verde

Bem próximo da entrada principal da vila murada de Óbidos, há estacionamentos pagos. Não é muito caro e você deve inserir moedas em máquinas que ficam no local. Leia as instruções, pois a máquina que usamos, por exemplo, não dava troco. É fácil de se avistar de longe a cidade murada. Siga até chegar lá e você verá os estacionamentos muito perto da Porta da Vila e do centro de informações.

O tempo de viagem é de aproximadamente 1 hora.

ônibus de Lisboa para Óbidos, com passagem em torno de € 8,00. Eles saem da estação Campo Grande em Lisboa (linha verde do metrô) e param bem próximo da entrada principal da cidade murada de Óbidos (Porta da Vila). Maiores detalhes no site da empresa que faz o trajeto, a Rodotejo.

É possível chegar a Óbidos de trem (comboio, como é chamado por lá). No entanto, como a estação fica bem afastada do centro da cidade, não é a melhor opção. Maiores informações neste site.

Onde se hospedar em Óbidos:

Fizemos uma seleção de hotéis (é só clicar aqui) ordenada pelas principais escolhas do site. Porém, logo no início, antes dos hotéis, podes escolher outros filtros como preço mais baixo primeiro, distância do centro da cidade, estrelas, e outros. Na coluna laranja à esquerda, preencha os campos com a data da entrada e da saída, o número de quartos, de adultos e crianças e clique em pesquisar. Só depois escolha o filtro que mais te agrada. Escolha teu hotel clicando nele e finalize a reserva. Qualquer dúvida, é só mandar nos comentários lá embaixo. Boa estada!

Olha só que legal este guia com roteiros por Lisboa e arredores por menos de 10 euros!

Você pode salvar este texto no seu Pinterest para futuras consultas, pinando a foto abaixo:

o que fazer em óbidos portugal

Boa viagem!

 

 

 

 

 

 

Não fique por fora das novidades e promoções do Mapa na Mão:

  • Entra lá no Facebook, curta nossa página e convide amigos para curtir também: Mapa na Mão
  • Inscreva-se em nosso canal do YouTube: Mapa na Mão
  • Siga nosso Instagram: @mapanamao
  • E inscreva-se no nosso blog ali ao lado onde está escrito: ASSINE NOSSO BLOG

Ah, e sempre que você for viajar, reserve seu hotel no Booking. É um site confiável com opções para todos os gostos e gastos.

E se for alugar carro, reserve pelo nosso blog no Rentalcars, um site que busca os melhores preços dentre várias empresa conhecidas. E o melhor: reservando seu hotel ou alugando seu carro pelo nosso blog, você não pada nada a mais por isso e contribui conosco para continuarmos a trazer novidades para você!

Assista também nossos vídeos de Óbidos em um minuto:

SalvarSalvar

SalvarSalvar

5 thoughts to “Roteiro de 1 dia em Óbidos, Portugal”

Oi! Tem alguma dúvida, sugestão, dica ou comentário, deixe aqui para nós e viajemos juntos!

%d blogueiros gostam disto: