Skip to main content

Roteiro de 1 dia em Nice

Nice é uma cidade incrível! O mar em tons de azul, o charme que só as cidades francesas sabem ter e um estilo tranquilo, bem diferente de outras cidades do mesmo tamanho. Ela é um ótimo ponto de partida para outras cidades da região, por estar bem localizada e facilmente acessível por transporte público (confira o roteiro dos dois bate-e-volta que fizemos de Nice, para Mônaco e Antibes). Em Nice, acredito que um ou dois dias inteiros sejam suficientes para conhecer a cidade. Ela não é muito grande e dá para tranquilamente percorrê-la a pé (não pegamos transporte público em nenhum momento, apenas para ir para as cidades próximas e para o aeroporto). Bom, esse foi o roteiro de 1 dia em em Nice que fizemos! Ele foi feito picotado em vários dias, mas pode tranquilamente ser feito em um dia inteiro. Vamos lá?

Roteiro de 1 dia em Nice:

Começamos saindo do nosso hotel e indo em direção ao Hotel Negresco. Fomos andando pela Boulevard Victor Hugo, uma rua lindíssima que vale muito a visita! Se estiver pela região, não deixe de andar por essa Boulevard, que é muito arborizada e tem prédios lindíssimos ao estilo parisiense. Viramos à esquerda na Rue Rivoli (entre nessa rua e vá andando em direção ao mar) e fomos andando até chegar ao Hotel Negresco. Admiramos bastante a fachada dele, sonhamos bastante (haha) e fomos andando pela orla da praia, na Promenade des Anglais. Viramos à esquerda, mas, se desejar, vire à direita para conhecer mais da orla. Ali é uma região muito gostosa de caminhar. Há a opção de se caminhar no calçadão ou na areia da praia. Optamos pela primeira opção, pois lá havia menos vento, tínhamos uma visão melhor dos prédios da orla e porque é difícil caminhar sobre as pedras da praia de Nice.

Boulevard Victor Hugo
O Hotel Le Negresco, onde eu tive a honra de... Passar na frente. E só. Haha!
O Hotel Le Negresco, onde eu tive a honra de… Passar na frente. E só. Haha!

Fomos caminhando até um grande jardim, o Albert 1er. Ali, se olhares no mapa abaixo, começa um caminho em forma de parque que segue na direção da cidade, se afastando da praia, que mais parece um canteiro central entre duas avenidas. Fomos andando por esse canteiro central. Mais para a frente chegarás a uma fonte simpática onde há um pequeno show de águas algumas vezes por hora. Perto dali havia também, na época em que fomos, um pequeno parque de diversões com roda gigante e uma barraca de doces que parecia daquelas de filme! Servia de tudo: crepe francês, churros espanhóis, algodão doce, maçã do amor, waffle e muitas outras coisas. Recomendo! Após andar por esse caminho, voltamos até a Place Massena, ali na região do parque de diversões. Da praça sai a Avenue Jean Médecin, que se afasta do mar. Andamos por ali. Essa rua é famosa por suas lojas. Lá há lojas de grifes e também mais em conta, como fast fashions, além de uma FNAC (incrível por sinal!). Há também restaurantes, incluindo alguns de fast food.

Tá vendo o caminho verde entre
Tá vendo o caminho verde entre a Avenue Félix Faure e a Boulevard Jean Jaurès?
Final de tarde na orla

Em outro dia, fomos à feira de Nice, chamada de Marché aux Fleurs. Como eu disse, esse roteiro é tranquilo de se fazer em um dia, mas preste atenção ao horário em que irás ao Marché. Ele, como outros mercados e feiras, fecha cedo – no começo da tarde a maioria das barracas já está sendo desmontada. Por esse motivo deixamos para ir logo que acordamos no nosso último dia em Nice, mas, se optar por fazer o roteiro em um mesmo dia, atente para o horário que irá chegar lá. Pode ser interessante inverter a ordem do roteiro, começando por aqui! O Marché aux Fleurs fica localizado na Place Charles Félix, bem próximo do mar.

nice-dicas-roteiro-riviera-francesa-frança-france-cote-dazur12
As fontes (desligadas no momento da foto) próximas do parque de diversão montado na Place Massena.

O Mercado de Nice é muito legal! Há várias barracas com sabonetes da Provence, obras de arte, produtos de padaria e uma barraca em especial que foi a que eu amei: uma banca enorme com uma atendente muito simpática e fluente na língua inglesa cheia de temperos, chás e aromas! Se existe algum tempero raro no mundo, ele provavelmente está lá. Apaixonante para quem curte o mundo gastronômico. Havia também chás que imagino serem deliciosos, como o de caramelo e o de baunilha (não levei porque achei caro, 9 euros por 100 gramas, mas me arrependo! A moça disse que esses dois últimos chás ficam sensacionais com leite, aiai). Havia também vários tipos de sal e açúcar aromatizados. Realmente uma perdição. Os preços não eram uma pechincha , mas eu acredito que valha a pena investir para quem curte, porque não é todo dia que se encontra uma barraca tão abrangente e com uma atendente tão disposta.

De novo as fontes!

Depois de sair do mercado, fomos até o morro do Castelo. Sim, Nice já teve um castelo! Hoje o local é um parque com ruínas. Essas ruínas existem porque, em 1706, o rei Luís XIV mandou que fosse destruído o castelo que havia ali com a função de proteger a cidade. O Parque do Castelo tem entrada gratuita e os seguintes horários de funcionamento:

• Mês de setembro: 8:00 às 19:00.
  • 1 de outubro até 31 de março: 8:00 às 18:00
  • 1 de abril a 31 de maio: 8:00 às 19:00
  • 1 de junho a 31 de agosto: 8:00 às 20:00

Há uma escada ao final da orla de Nice para subir o morro das ruínas. A subida é um pouco pesada, mas nada impossível. Há um elevador também, mas quando fomos estava desativado “temporariamente”. No ano anterior, meus pais tinham ido lá e ele também não estava funcionando, hehe.

Esse parque do castelo não é realmente imperdível, mas a vista é. Não andamos muito por ele até por conta do cansaço, mas é só ir seguindo as placas para descobrir o lugar, bem fácil.

A vista do Castelo! Pena que nesse dia o tempo estava bem nublado, mas o sol dos outros dias compensou.

Ao sair do castelo (só voltar pelo mesmo caminho!), podes passear um pouco pela cidade antiga, que fica do lado direito da Boulevard Jean Jaurès para quem está de costas para o mar. Não andamos tanto por lá, mas dá para caminhar bastante pelas ruas e aproveitar o lindo comércio. Nós fizemos um trajeto começando pela Fontaine du Soleil, junto da Place Masséna, e seguimos pela Rue Alexandre Mari. Ao chegarmos à Place du Palais de Justice, viramos à esquerda, atravessamos a praça e viramos à direita, seguindo pela Carriera dou Gouvernou. Viramos à esquerda três quadras depois, na Rue Sainte-Reparate. Seguimos por essa rua, passando pela Place Rosseti, e continuamos pela Rue du Pont Vieux (é só seguir reto!), até chegar à Boulevard Jean Jaurès. Eu sugiro esse trajeto porque passamos por muitas lojas simpáticas que valem a visita!

Onde dormimos:

Nós ficamos no Saint Gothard, que é um hotel simples, porém muito bem localizado e um dos melhores preços que encontramos por lá. Nice é uma cidade cara, por isso pesquisamos várias hospedagens e acabamos escolhendo esta. Mas caso prefiras ficar em outro hotel, aqui fizemos uma seleção. Clique, escolha e reserve. Boa estada!

Uma das lojas desse caminho que indiquei! Sabonetes são ótimos (e baratos) souvenirs de Nice.
Pausa para a La Cure Gourmand, essa loja linda da foto, com todo tipo de guloseima que se possa imaginar, com embalagens lindas para presentear! Ela fica no número 2 da Rue Sainte-Reparate.
Pausa para a La Cure Gourmand, essa loja linda da foto, com todo tipo de guloseima que se possa imaginar e com embalagens lindas para presentear! Ela fica no número 2 da Rue Sainte-Reparate.
La Cure Gourmand

nice-dicas-roteiro-riviera-francesa-frança-france-cote-dazur8

nice-dicas-roteiro-riviera-francesa-frança-france-cote-dazur7
Premiere Pression Provence, com vários produtos típicos da Provence

nice-dicas-roteiro-riviera-francesa-frança-france-cote-dazur27

nice-dicas-roteiro-riviera-francesa-frança-france-cote-dazur14

VAIS CURTIR LER TAMBÉM: Roteiro de carro pelo litoral Sul da França.

Logo faremos um post com muitas dicas gerais para quem quer ir à Riviera Francesa. Assine nossa newsletter e nos acompanhe pelo facebook para saber quando novos posts forem publicados e não perder os próximos posts sobre Nice, inclusive com dica de onde ficar!

Não fique por fora das novidades e promoções do Mapa na Mão:

• Entra lá no Facebook, curta nossa página e convide amigos para curtir também: Mapa na Mão
  • Inscreva-se em nosso canal do YouTube: Mapa na Mão
  • Siga nosso Instagram: @mapanamao
  • E inscreva-se no nosso blog ali ao lado onde está escrito: ASSINE NOSSO BLOG

Ah, e sempre que você for viajar para qualquer lugar, reserve seu hotel ou apartamento pelo Booking. É um site confiável com opções para todos os gostos e gastos.

E se for alugar carro, reserve pelo nosso blog no Rentalcars, um site que busca os melhores preços dentre várias empresa conhecidas. E o melhor: reservando seu hotel ou alugando seu carro pelo nosso blog, você não pada nada a mais por isso e contribui conosco para continuarmos a trazer novidades para você!

Você pode salvar este texto no seu Pinterest para futuras consultas, pinando a foto abaixo:

o que fazer em nice frança

Confira também outros posts que podem te ajudar a planejar tua viagem para Nice:

Como iniciar uma viagem (dicas para economizar na compra de passagem de avião)

Como ter uma viagem de avião mais confortável

Como fazer mala de inverno

E que tal viajar por Nice em nosso vídeo de apenas 1 minuto?

SalvarSalvar

2 thoughts to “Roteiro de 1 dia em Nice”

1. Obrigada Michela, relembrei cada cantinho, com lágrimas nos olhos. Nice é uma cidade incrível mesmo. Foi uma das que mais me marcou. Só ficamos um dia por lá, mas foi o suficiente para apaixonar-me! Lembro-me de um “canal”, onde pequenas embarcações eram elevadas e seguiam percurso por uma parte mais alta. Vc fotografou isso? O Lu diz não se lembrar desse lugar, mas isso me marcou e eu tenho certeza que foi em Nice que vi.

Oi! Tem alguma dúvida, sugestão, dica ou comentário, deixe aqui para nós e viajemos juntos!