Skip to main content

Língua – o que preciso aprender para viajar

Como somos econômicos na hora de viajar (se não não dá para continuar, rssss), sempre viajamos sozinhos, sem guia ou ajuda. Assim, temos de nos virar por onde vamos.

Dá um pouco de trabalho, pois temos de estudar os locais do destino, saber como se locomover, quais pontos visitar, onde escolher um lugar bom e com preço “pagável” para comer, entre outras coisas, mas afirmo, é legal e até divertido. E também proporciona maior ou porque não dizer, total liberdade, pois podemos escolher fazer o que quiser o dia todo, sem depender de grupo ou horário.

Mas uma dúvida que escuto com frequência de amigos é: e na hora de falar, vocês conseguem se virar?

Israel-Jerusalém-supermercado
Cereais em Jerusalém

É claro que na maioria das vezes, não precisamos conversar com ninguém, ou a famosa mímica resolve. Mas tem ocasiões em que não há jeito: precisamos nos comunicar e aí é importante ter alguém no grupo que fale ou enrole, rssss, ao menos inglês.

Viajar com os filhos, que hoje em dia geralmente estudam inglês e são mais espertos e dinâmicos, é uma saída bem legal, o que é também bom para eles mesmos, porque faz com que aperfeiçoem e muito a arte da comunicação e desenvolvam muitas habilidades.

Mas também aconselho a não somente depender exclusivamente dos filhos. Afinal, nem sempre viajaremos com eles e também porque aprender coisas novas faz muito bem para o intelecto e para a saúde como um todo.

Israel-Jerusalém-supermercado-inglês
Nota fiscal de compras em Jerusalém

Um dos meus sonhos é viajar para o Thahiti. Até hoje não deu porque não tive tempo dinheiro, kkkkk. Mas para uma coisa este sonho serviu: quando descobri há uns anos atrás que ninguém se comunica por lá com língua parecida com a nossa e que todos os guias somente falam inglês, me matriculei rapidinho na Cia da Língua Inglesa, escola de idiomas que fica próxima do Campo do Criciúma. E desde então resolvi não parar mais para ao menos não esquecer. Mas que fique bem claro, não sou fluente (nem chego perto disso), mas com o mínimo que se aprende, já dá para se virar e muito no exterior.

E para quem não tem condições ou tempo para frequentar uma escola física, na internet há bons cursos gratuitos. Há aplicativos para celular, como o Duolingo, que ensina por meio de atividades lúdicas e desde o básico. No YouTube há vários professores que ensinam também gratuitamente como o Mario Vergara e o Kevin Porter, que é um americano que fala português e tem vídeos bem divertidos e legais. Eu sei, tem de ter disposição e um pouco de tempo, mas vale a pena aprender coisas novas.

E um último conselho: comece suas viagens pelo exterior indo a países que falam português ou espanhol para perder o medo. O espanhol tem muitas palavras diferentes, mas dá para entender bastante e quanto mais vocês viaja, mais vai se familiarizando com a língua. Nossas primeiras viagens externas foram para a Argentina, o Chile e o Uruguai. Rimos muito, nos divertimos muito com a linguagem, erramos, pagamos micos, mas conseguimos nos virar muito bem.

Depois, projete distâncias mais longas, sonhos mais audaciosos, indo para Portugal e Espanha (na Espanha, aliás, é mais fácil de se comunicar do que na Argentina, por exemplo).

Assim você verá que é possível desbravar o mundo na cara e na coragem e vai perdendo o medo e a vergonha.

trânsito-Israel-inglês Estados-Unidos-trânsito-inglês-Miami

Enfim, não deixe de aprender um pouco de inglês, em casa ou em alguma escola. Não há necessidade de ser fluente, mas é importante saber pelo menos o básico para se virar por aí, além de ser gostoso perceber que você pode se comunicar e que não há barreiras ou lugares que não possam ser explorados por você e sua família, sem precisar depender de ninguém.

 

 

 

Não fique por fora das novidades e promoções do Mapa na Mão:

  • Entra lá no Facebook, curta nossa página e convide amigos para curtir também: Mapa na Mão
  • Inscreva-se em nosso canal do YouTube: Mapa na Mão
  • Siga nosso Instagram: @mapanamao
  • E inscreva-se no nosso blog ali ao lado onde está escrito: ASSINE NOSSO BLOG

Ah, e sempre que você for viajar para qualquer lugar, reserve seu hotel ou apartamento pelo Booking. É um site confiável com opções para todos os gostos e gastos.

E se for alugar carro, reserve pelo nosso blog no Rentalcars, um site que busca os melhores preços dentre várias empresa conhecidas. E o melhor: reservando seu hotel ou alugando seu carro pelo nosso blog, você não pada nada a mais por isso e contribui conosco para continuarmos a trazer novidades para você!

Você pode salvar este texto no seu Pinterest para futuras consultas, pinando a foto abaixo:

língua estrangeira para viagem

Abraço,

Gran-Station-New-Youk-Estados-Unidos
Gran Station – New York
Estados-Unidos-Estátua-da-Liberdade
Estátua da Liberdade – New York

SalvarSalvar

Oi! Tem alguma dúvida, sugestão, dica ou comentário, deixe aqui para nós e viajemos juntos!

%d blogueiros gostam disto: