Skip to main content

Encontrando passagens promocionais

No primeiro post (leia aqui) escrevi algumas dicas que ajudam a minimizar os custos com passagens aéreas. Não são exatamente regras, mas sempre me dão o norte na hora de tomar decisões sobre a próxima viagem.

Comprar passagem aérea barata pela internet é tarefa fácil, mas exige persistência metódica. Há sites excelentes que publicam exaustivamente promoções para todos os cantos do mundo. Uma mão na roda para encontrar preços fantásticos. O conhecidíssimo Melhores Destinos (MD) é um dos meus preferidos e diariamente faço uma visita para saber das pechinchas mais recentes. Outro site que conheci recentemente é o Passagens Imperdíveis (PI), também com boas notícias para o mundo dos viajantes.

Encontrar bons preços, no entanto, independe de sites especializados. Com persistência, aquele preço fora da curva pode ser buscado por você mesmo, sem a intervenção ou ajuda de terceiros. Basta insistir e reiterar pesquisas diárias, duas, três ou, de preferência, quatro vezes ao dia. Quanto mais pesquisar maior a chance de encontrar o preço mais em conta.

As pesquisas são feitas por meio de buscadores, que são ferramentas utilizadas por sites para mapear preços de passagens aéreas. Um buscador não é, necessariamente, a agência eletrônica de venda de bilhetes, pois pode se limitar a varrer o universo on line e, ao final da pesquisa, disponibilizar links que remetem ao site de venda (a agência eletrônica) ou mesmo ao site da Cia. aérea. Gosto muito de utilizar o kayak, um dos tantos buscadores disponíveis. Na maioria das vezes recorro a ele para monitorar os preços.

Não é difícil encontrar um bom (ou o mesmo) preço em vários buscadores. Dizer que este ou aquele buscador é o melhor ou o mais utilizado não significa que sempre ele terá os melhores preços. Um bom buscador é o que dispõe de boas ferramentas de busca e com bom layout de pesquisa e resultado. A definição do custo do bilhete é da Cia. aérea e também da agência eletrônica de vendas. O papel do buscador é encontrar e lhe mostrar os preços.

como-comprar-passagens-aéreas-promoções

Uma dessas ferramentas é a ampliação do tempo de pesquisa. Se você dispõe de flexibilidade nas suas férias, poderá cercar um tempo maior de pesquisa para conseguir os melhores preços. O kayak disponibiliza a pesquisa exata de datas ou o recurso de +/- 3 dias, fazendo todas as combinações daí possíveis. Vamos ao exemplo: sua viagem está planejada para 23-01-2017 a 06-02-2017, no entanto, você dispõe de alguma flexibilidade nas férias e pode alterar a data de ida e também a de volta. Usando o recurso +/- 3 dias o buscador cercará as opções de ida que vão de 20-01-2017 (-3 dias) a 26-01-2017 (+3 dias); e de volta, que vão de 03-02-2017 (-3 dias) a 09-02-2017 (+ 3 dias). Todas as combinações de preço possíveis estarão dispostas em uma tabela didática e colorida de acordo com o preço.

Outro recurso interessante dos buscadores é o várias cidades (o nome oscila segundo o buscador). Por meio do várias cidades é possível fazer um stopover, ou seja, a inserção de um destino intermediário na sua trip. Há algumas regras para o uso do stopover e, na prática, acho mais interessante fazer o teste do que ficar escrevendo um montão de coisas a respeito. Mais ou menos funciona do seguinte modo: por exemplo, você definiu o seu destino e vai até Miami, nos Estados Unidos. Encontrou um preço legal por uma Cia. aérea que voa até lá, mas faz conexão na Cidade do México (aeroméxico). E aí passa na sua cabeça que uma visita de 3, 4 ou 5 dias à Cidade do México é interessante e poderia ser perfeitamente aproveitável. Nesse caso, faça o teste. Use o recurso várias cidades e faça a inserção daquele destino intermediário (visualize no kayak) e verifique se o preço subiu em relação à consulta que você tinha feito. Dependendo do preço, vale à pena agregar mais um belo destino que não estava nos seus planos.

como encontrar passagens promocionais

Por fim, a antecedência de compra. Sinceramente, já li de tudo a respeito. Há a torcida do quantos antes, melhor (afinal, nada se sabe sobre o futuro). Mas há também os que preferem aguardar ansiosamente pelo preço promocional (às vezes eles vem) e retardar a decisão até o máximo possível. Minha opinião é simplória: aqui não há regra aceitável. Gostou do preço e ele cabe no seu orçamento? Compre e marque já sua próxima trip, mesmo que a programação seja para 2017. Sim, 2017. Exemplo: na segunda quinzena do mês de março a aeroméxico fez promoção para Orlando, nos Estados Unidos, para os meses de janeiro e fevereiro. Os preços eram sensacionais e incrivelmente baixos até com stopover na Cidade do México. Praticamente não vi divulgação alguma da promoção e só a encontrei porque eu mesmo fiz a consulta.

E se você está pensando em começar a se aventurar por este mundo de viagens com liberdade e autonomia, ou se já começou, aposto que também irá gostar de ler dicas para economizar em viagens, como ter uma viagem de avião mais confortável e como arrumar suas malas, com check-list de inverno.

Agora que você já sabe como encontrar passagens aéreas em promoção, economize nos outros itens abaixo e ajude a manter o Mapa na Mão funcionando. É só usar os nossos links para planejar sua viagem! Você NÃO PAGA NADA A MAIS POR ISSO e nós ganhamos uma pequena taxa, ajudando a manter nosso trabalho de pé! 🙂

Hotel ou apartamento: reserve o seu por este link no Booking.

Aluguel de carro: reserve no Rentalcars.

Seguro Viagem: faça o seu aqui e saiba tudo sobre seguro neste postPreços ótimos – experiência própria.

Câmbio (compra de moeda): esta é uma novidade do blog. Através deste link, você pode encontrar a melhor cotação para a compra de moeda estrangeira. Confira!

E não fique por fora das novidades e promoções do Mapa na Mão:

  • Entra lá no Facebook, curta nossa página e convide amigos para curtir também: Mapa na Mão
  • Inscreva-se em nosso canal do YouTube: Mapa na Mão
  • Siga nosso Instagram: @mapanamao
  • E inscreva-se no nosso blog ali ao lado onde está escrito: ASSINE NOSSO BLOG

Você pode salvar este texto no seu Pinterest para futuras consultas, pinando a foto abaixo:

como encontrar passagens aéreas promocionais

Dilamar Nunes.

SalvarSalvar

SalvarSalvarSalvarSalvar

SalvarSalvar

2 thoughts to “Encontrando passagens promocionais”

Oi! Tem alguma dúvida, sugestão, dica ou comentário, deixe aqui para nós e viajemos juntos!

%d blogueiros gostam disto: