Skip to main content

Dona Ciclana – Café colonial em Florianópolis

Rodízio é uma das minhas palavras preferidas. E também todas as suas derivações: buffet livre, open food, espeto corrido… E café colonial. Amo uma fartura de bolos e salgados. Acho que combina com tardes frias e boas companhias. Pois, há algumas semanas, inaugurou o Dona Ciclana, da mesma família do Dona Beltrana, aquele food truck que tem milkshake de Nutella e de Oreo com Leite Ninho, ambos sensacionais, e da Dona Fulana, aquela confeitaria que tem os doces mais absurdos de bonitos (e que logo logo vai ter post no blog também, visto que essa que vos fala ganhou recentemente uma promoção em que poderia ir lá e encher a pança do que quisesse!). E o Dona Ciclana chegou com duas propostas que me interessaram, ainda mais depois de eu ver as fotos dos pratos: servir, durante a semana, doces e salgados à la carte que remetam à infância e, aos finais de semana, um café colonial, algo tanto quanto inédito na cidade de Floripa, segundo eles próprios. Além disso, no mesmo espaço, há o O Ciclano (acho uma fofura esses nomes e tô ansiosa para saber qual vai ser o nome que eles vão usar para o próximo membro da família – sim, torço para que a família cresça!), que é a marca do local para cafés especiais.

Fiquei ainda mais interessada depois de saber qual foi local onde o Dona Ciclana se fixou, em um casarão no bairro de Santo Antônio de Lisboa. Há uns dois anos passei na frente desse casarão com um belo jardim e fiquei apaixonada pelo lugar, querendo ir lá a qualquer custo. Na época funcionava uma cantina não tão ace$$ível, então acabamos deixando passar.
Pois bem. Ontem, dia de friaca aqui em Floripa (“de ficar encarangado”, como diria manezinho), decidimos eu e o namorado ir conhecer o tal lugar. Nosso plano inicial era jejuar (brincadeira, mas quase isso) até umas 4 da tarde e ir para lá. Acabamos mudando os planos, porém, e a ansiedade nos fez ir para lá assim que o café abriu, às 13h. Um erro e um acerto: acerto porque o local serve mais pratos salgados do que imaginávamos, então acabou sendo um belo almoço, e erro porque não estávamos com tanta fome, então não deu para provar tudo que tinha. Dica: vá com fome. Pretendemos voltar seguindo o plano inicial para aproveitarmos ainda mais do que aproveitamos.
Fomos recebidos por um atendimento simpático e sempre muito educado. A ansiedade para ver de perto a mesa onde pode-se servir à vontade era grande. Quando vimos, tivemos uma surpresa positiva: havia risoto, penne, empadões, lasanha, ovos mexidos, cachorro quente, pão de queijo, polenta frita, caldos, coxinhas e bolinhas de queijo, quiche e dois tipos de pizza. Muito mais salgados do que imaginávamos. Sim, o lugar vale muito bem para o almoço, ao contrário do que pensávamos inicialmente! Decisão acertada nesse sentido. Tudo muito bem preparado e saboroso. O pão de queijo, minha nossa… Os caldos, sensacionais!
onde-comer-em-florianopolis-dona-ciclana-16
Apesar de não haver fila, o buffet era disputado, então foi difícil de tirar foto sem pessoas no fundo, hehe!
Pensa em um pão de queijo bom!
Pensa em um pão de queijo bom!
Claro, os doces não ficaram para trás. Tinha de tudo, desde sobremesas como ambrosia, chico balanceado, pudim de leite, brigadeirão, manjar de coco com ameixas e arroz doce, passando pelos bolos e cucas (de leite condensado!) até chegar às tortas. Lindas por fora e bem saborosas (algo que acho até difícil de encontrar nas tortas por aí). No buffet também havia frios, pão de forma e dois tipos de geleia (que, imagino, saborosas, mas diante da variedade da mesa, ficaram até apagadas, coitadinhas). As bebidas também eram livres! Havia café, chá, leite quente e achocolatado bem quentinho, servidos nas garrafas térmicas. E suco de laranja e de uva, à vontade! Deliciosos, seguindo o padrão da casa.
Olhando as fotos agora, vi quanta coisa deixei de provar. É, acho que volto lá esse mês ainda, haha!
Olhando as fotos agora, vi quanta coisa deixei de provar. É, acho que volto lá esse mês ainda, haha!
O namorado "alemão" diz que isso não é cuca... Para mim não importa o nome, sendo bom! Haha
O namorado “alemão” diz que isso não é exatamente cuca… Para mim não importa o nome, desde que seja bom! Haha

onde-comer-em-florianopolis-dona-ciclana-3

Foi um início de tarde feliz. Floripa merece esse tipo de lugar: aconchegante, com comida de qualidade, atendimento digno e sem preço exorbitante.
Eles possuem mesas dentro e fora do casarão, todas muito confortáveis. Gostaria de, na próxima vez, levar um livro e passar um tempo gostoso lá, pegando um bolinho de vez em quando. Recomendo a todos que gostam de experiências. Afinal, o Dona Ciclana não se trata apenas de comer: se trata também de passar um tempo, de esquecer dos problemas, de provar o que sempre teve vontade. De tomar coragem de sair de casa numa tarde fria. Sinto falta de mais lugares assim! Amo cafés e, quando encontro um ambiente confortável, que me convida a ficar um tempo lá, fico feliz.
Cardápio do sistema à la carte!
Cardápio do sistema à la carte!
Cardápio do sistema à la carte!
Cardápio do sistema à la carte!
Cardápio do sistema à la carte!
Cardápio do sistema à la carte!
E esse é o cardápio do O Ciclano!
E esse é o cardápio do O Ciclano!
As únicas sugestões que eu deixaria para a casa seria de colocar alguns aquecedores externos para espantar o frio (como boa friorenta AMO aqueles negócios, haha), quem sabe alguns cobertores para as pernas (deu para notar que sou friorenta né?) e deixar as bebidas quentes mais disponíveis, com mesinhas por todo o ambiente, para que o chocolatinho quente não falte. Há de se prestar atenção também aos pratos quentes do buffet, já que muitos ficavam sem fogo e acabavam esfriando rápido em um dia frio como hoje.
Para quem vem a Floripa, principalmente caso venha no inverno, confira. O Dona Ciclana pode servir como almoço, como café da tarde e até como jantar, já que fica aberto até de noite. A localização do café é ótima, em um dos bairros mais charmosos de Floripa. Para quem ama cafés e confeitarias, se joga. E, se tu és de Floripa, meu amigo, tá perdendo tempo.
Nesse post aqui tu encontras muitas outras dicas de Floripa, dentre outros restaurantes, como se locomover e como chegar: Tudo o que você precisa saber para ir para Florianópolis.
Infos:
Preço: 45 reais por pessoa com buffet e bebidas acima mencionadas incluídas + taxa de 10%, que eles te perguntam no caixa se queres retirar
Horário: De terça à sexta, das 13 às 19h; sábado e domingo, das 13 às 20h.
Facebook: Dona Ciclana
Endereço: Rua Padre Lourenço de Andrade  496, Santo Antônio de Lisboa. Bem fácil de chegar: é no própria rua do acesso do bairro à SC 401.

Não fique por fora das novidades e promoções do Mapa na Mão:

  • Entra lá no Facebook, curta nossa página e convide amigos para curtir também: Mapa na Mão
  • Inscreva-se em nosso canal do YouTube: Mapa na Mão
  • Siga nosso Instagram: @mapanamao
  • E inscreva-se no nosso blog ali ao lado onde está escrito: ASSINE NOSSO BLOG

Se estiver planejando sua viagem:

Hotel ou apartamento: reserve o seu por este link no Booking.

Aluguel de carro: reserve no Rentalcars.

Seguro Viagem: faça o seu aqui.

Olha que legal! Todos os sites acima, Booking, Rentalcar e Real Seguro Viagem, fazem cotações em diversas empresas, garantindo assim, melhores preços e opções para todos os gostos e gastos. E o melhor: reservando seu hotel, alugando seu carro, ou fazendo seu seguro pelo nosso blog, você não paga nada a mais por isso e contribui conosco para continuarmos a trazer novidades para você!

Onde se hospedar em Florianópolis:

Fizemos uma seleção de hotéis (é só clicar aqui) ordenada pelas principais escolhas do site. Porém, logo no início, antes dos hotéis, podes escolher outros filtros como preço mais baixo primeiro, distância do centro da cidade, estrelas, e outros. Na coluna laranja à esquerda, preencha os campos com a data da entrada e da saída, o número de quartos, de adultos e crianças e clique em pesquisar. Só depois escolha o filtro que mais te agrada. Escolha teu hotel clicando nele e finalize a reserva. Qualquer dúvida, é só mandar nos comentários lá embaixo. Boa estada!

Você pode salvar este texto no seu Pinterest para futuras consultas, pinando a foto abaixo:

dona ciclana café colonial em florianópolis

Não deixe também de conferir outros posts que já fizemos sobre comidinhas, só que em Criciúma:

Duas docerias em Criciúma e região

Duas novidades em Criciúma

E confira outros posts que podem te interessar:

Por que viajar mesmo em tempo de crise

Como fazer uma ligação a cobrar para o Brasil

Como comprar ingressos para as Olimpíadas

Espero que tenham curtido!

SalvarSalvar

4 thoughts to “Dona Ciclana – Café colonial em Florianópolis”

  1. A formiguinha aqui adorou seu post 😉 Estou em Florianópolis agora de férias e ontem conheci uma confeitaria deliciosa, A Kitutes. Bolos de muuuuuitos sabores e uma das melhores coxinhas que já provei no Brasil. Fica a dica. Abraços!!

Oi! Tem alguma dúvida, sugestão, dica ou comentário, deixe aqui para nós e viajemos juntos!

%d blogueiros gostam disto: