Skip to main content

O que não fazer em um avião

Na nossa última viagem que foi simplesmente demais e que você pode conferir aqui a Chicago, percebi algumas cenas nos voos e também lembrei-me de outras presenciadas em outras viagens, que não poderia deixar de trazer para vocês, para que todos evitemos reproduzi-las por aí, quando estivermos dentro de algum avião, por não ser agradável para os outros passageiros.

Afinal, em voos longos, passamos muitas horas com muitas pessoas trancados em um ambiente pequeno e muitas vezes desconfortável. Portanto, nunca é demais contribuirmos para o conforto de todos os nossos colegas de viagem.

Então, o que não fazer em um avião:

TROCA DE POLTRONA:

A menos que você esteja passando mal, não peça para trocar a poltrona com outra pessoa. Provavelmente ela escolheu sentar onde sentou e você não vai ser mau assim com seu vizinho. Eu, por exemplo, em voos longos, prefiro o corredor para não incomodar ninguém se eu precisar levantar. Em nossa última viagem, presenciei um casal pedir ao rapaz do lado, que estava no corredor, para trocar com ele, pois provavelmente se levantariam muito durante à noite para caminhar, ir ao banheiro, etc. Mas o rapaz também deve ter escolhido o corredor pelo mesmo motivo. Que situação!

LEVANTE O ENCOSTO NAS HORAS DAS REFEIÇÕES:

Se você inclinou o encosto da sua poltrona antes das refeições, não esqueça de levantá-lo quando estão servindo a comida, pois já é um aperto aquilo ali, então, ninguém merece comer com o nariz quase no encosto da pessoa da frente.

NÃO SE APOIE NO ENCOSTO DO VIZINHO AO SE LEVANTAR:

Eu sei, é um parto se levantar naquele aperto dos aviões, mas, por favor, se apoie no seu próprio encosto e não na poltrona da frente, pois você poderá dar um susto no coitado se ele estiver dormindo, por exemplo.

NÃO ABRA A CORTINA COM FREQUÊNCIA:

Principalmente em voos diurnos, evite abrir a cortina da janela do avião, pois em voos demorados, mesmo sendo de dia, muitos dormem ou descansam e aquela claridade ou sol na cara repentino não é lá muito agradável. Não se preocupe: daquela altura, você não perderá muita coisa mesmo do lado de fora.

BANHEIROS LIMPOS:

Esta recomendação é básica né, e vale para qualquer lugar. Mas nunca é demais lembrar: são mais de 200 passageiros a usarem pouquíssimos banheiros e não é nada agradável ter de usar um bem sujinho. Neste voo entrei depois de uma mulher que deixou a pia cheia de água com espuma de pasta de dente. Não esqueça de esvaziar a pia também, apertando o botão acima da torneira.

CUIDADO SE ESTIVER ENJOADO:

Geralmente nos bolsões das poltronas há sacos para vômitos. Portanto, se estiver enjoado, segure o seu nas mãos para evitar imprevistos, ou peça algum para o comissário. Na falta, fique perto do banheiro se estiver passando mal. Nós já viajamos perto de uma pessoa que vomitou no chão e posso falar com segurança, não foi nada agradável.

NÃO TIRE SEUS CALÇADOS:

Só se você estiver convicto de que não há cheiro nenhum, tire seus calçados para descansar os pés. Imagine voar com mais de 200 tipos de chulés por horas a fio! Na dúvida, sempre viaje com um calçado bem confortável.

RESPEITE A SEQUÊNCIA DAS FILEIRAS AO SAIR:

Mal o piloto estaciona o avião e todos enlouquecidos se levantam e querem sair correndo. Mas não tem jeito, é demoradinho e tem de esperar. Quando as filas começam a se mexer, respeite a sequência das fileiras das poltronas e não fure a fila saindo antes do vizinho da frente.

Bom, e já que estamos conversando sobre voo, vou aproveitar para dar uma dica que percebo que muitos viajantes de primeira não sabem e que é valiosa para melhorar o conforto ao dormir: em voos longos, no encosto da poltrona, há abas laterais que você consegue dobrar e assim, encostar sua cabeça evitando que ela caia. Olhe na foto que fica mais fácil de entender:

E por falar em voo, como as passagens geralmente são a parte mais cara da viagem, adoramos promoções, e acho que você também gosta. Assim:

Não fique por fora das novidades e promoções do Mapa na Mão:

  • Entra lá no Facebook, curta nossa página e convide amigos para curtir também: Mapa na Mão
  • Inscreva-se em nosso canal do YouTube: Mapa na Mão
  • Siga nosso Instagram: @mapanamao
  • E inscreva-se no nosso blog ali ao lado onde está escrito: ASSINE NOSSO BLOG

Hotel ou apartamento: reserve o seu por este link no Booking.

Aluguel de carro: reserve no Rentalcars.

Seguro Viagem: faça o seu aqui.

Olha que legal! Todos os sites acima, Booking, Rentalcar e Real Seguro Viagem, fazem cotações em diversas empresas, garantindo assim, melhores preços e opções para todos os gostos e gastos. E o melhor: reservando seu hotel, alugando seu carro, ou fazendo seu seguro pelo nosso blog, você não paga nada a mais por isso e contribui conosco para continuarmos a trazer novidades para você!

Ah, e por falar em avião, tenho certeza de que você vai adorar essas nossas dicas de como ter uma viagem mais agradável. E o que esperar da sua primeira viagem de avião? Confira neste post do Viajando em 3, 2, 1. E para encontrar aquela passagem promocional, que tal este post aqui?

Divirta-se também viajando conosco nas seções do nosso blog, lá acima, no cabeçalho.

Espero que você se anime para sua próxima viagem de avião, que é cansativa, eu sei, mas pode ser muito mais agradável se todos colaborarem e se você estiver disposto a se divertir até nesta etapa. Eu me divirto, afinal, não é todo dia que andamos de avião, não é mesmo? E fala sério, você está de férias e viajandooooo!!!

Você pode salvar este texto no seu Pinterest para futuras consultas, pinando a foto abaixo:

Abraço,

Michela.

4 comentários em “O que não fazer em um avião

  1. Ai ai ai já passei por tanta coisa, em função de “vizinhos” de viagem mal educadinhos !! E já tive de aguentar um ser, querendo que eu trocasse do corredor pra janela, pq ele não gostava. Daí falei: Só sento aqui pq enjoo muito. Bastou pra ele ficar quieto!!! É aquela coisa, espaço exíguo, seja sociável e civilizado!!! Ótimas dicas. Bjs

Oi! Tem alguma dúvida, sugestão, dica ou comentário, deixe aqui para nós e viajemos juntos!

%d blogueiros gostam disto: