Skip to main content

Roteiro de 1 dia por Montserrat Espanha

Montserrat é um maciço rochoso considerado a montanha mais importante da Catalunha, que fica a aproximadamente 60 km de Barcelona, na Espanha. Esta montanha tem um significado especial para a Catalunha e para muitos catalães, sendo também chamada de muntanya sagrada. Tranquilamente dá para fazer um bate-e-volta a partir de Barcelona e é o que indico, até porque foi o que fizemos. Chegar a Montserrat já faz parte da aventura, com viagem de trem, cremalheira e funicular. Dá para ir de carro também, mas fomos de trem e gostamos muito. Veja o que fazer lá em 1 dia:

DE BARCELONA A MONTSERRAT:

Pegamos um trem da linha regional número R5 na estação de trens da FGC na Plaça Espanya – esta estação fica bem no Centro Comercial Arenas, que é um shopping que ocupa a antiga Plaza de Toros de las Arenas – uma espécie de coliseu de cor marrom avermelhado (cor de tijolo à vista). Portanto, pegue um metrô até a estação Plaça Espanya e ali procure as placas indicativas de acesso à estação de trem. Encontre o guichê para a compra das passagens até Monistrol de Montserrat, ou compre-as nas máquinas ali disponíveis.

A viagem até Monistrol de Montserrat dura aproximadamente 1 hora. Compramos as passagens de ida até Monistrol de Montserrat e de volta a Barcelona e também de ida e volta de cremalheira (ver próximo tópico) já neste guichê na estação Plaça Espanya em Barcelona, no início de nossa viagem (você pode conferir os horários e valores dos tickets aqui).

DO MONISTROL DE MONTSERRAT ATÉ O MONASTÉRIO DE MONTSERRAT:

Você pode subir e descer de trem cremalheira ou de teleférico. Nós optamos pela cremalheira. Este passeio é incrível. O vagão é  moderno e tem vidraças grandes para melhor visualização da paisagem lá fora e pode estar certo: você vai amar tanta beleza. Uma dica importante: na ida, tente sentar no lado esquerdo da cremalheira e na volta, no lado direito, onde estão as mais belas paisagens.

Logo depois de descer do trem vindo de Barcelona na estação Monistrol de Montserrat, você encontrará a cremalheira na mesma plataforma (trem pequeno, verde e moderno). Tome cuidado para não descer na estação Montserrat-Aeri que é para quem for subir de teleférico.

Os horários do trem de Barcelona e da cremalheira estão bem sincronizados, pois os dois são operados pela mesma empresa.

O percurso dura em média 15 minutos e o trem faz uma parada rápida na estação Monistrol Vila.

Na hora em que você chegar na estação lá de cima da montanha, dê uma conferida nos horários de descida, principalmente para não perder o último trem. Cuide, pois há trens que não vão até a estação Monistrol de Montserrat. A cremalheira que chega até esta estação onde você vai pegar seu trem até Barcelona, parte 15 minutos depois de cada hora inteira, ex. 16h e 15min. Quando você chegar na estação na volta, confira o horário do trem para Barcelona, que não costuma demorar muito (no nosso retorno, no final do dia, o trem estava lotado).

O que fazer em Montserrat:

MONASTÉRIO E BASÍLICA DE MONTSERRAT:

O trem cremalheira deixará você bem próximo ao Monastério de Montserrat, que é uma imponente obra com a Basílica de Montserrat adjunta. Antes de chegar ao monastério, dê uma parada na loja de souvenirs, onde há também um mercado e um restaurante (do outro lado da rua saindo da estação) que serve almoço e lanches. Foi ali que almoçamos logo na chegada.

O Mosteiro de Montserrat foi construído na Idade Média, e destruído pela tropas francesas em 1811 por ocasião da Guerra Peninsular. Foi reconstruído em 1844.

Visite estas duas lindas obras arquitetônicas e não deixe de passear também pelo pátio, admirando a paisagem tanto da montanha abaixo, quanto da montanha rochosa acima. É muito lindo. Há bancos por ali. Sente-se e desfrute a natureza.

Caso você vá no verão, não são permitidas saias ou bermudas curtas e ombros à mostra no interior da basílica.

LA ESCOLANÍA DE MONTSERRAT:

Acabamos não conseguindo assistir a esta atração, mas tente não perder. Trata-se de um dos coros mais antigos da Espanha, formado só por vozes de meninos. Há documentos que atestam a existência deste coral desde o século XIV. Confira os horários das apresentações aqui.

FUNICULAR DE SANT JOAN:

Há dois funiculares na montanha (o de Sant Joan e o Santa Cova), mas optamos por subir no Funicular de Sant Joan – mais alto e imponente. Claro, se você dispuser de tempo e dinheiro, passeie pelos dois. Compramos a passagem de ida e volta na estacão do funicular, até porque não tínhamos certeza se subiríamos ou não. E ainda bem que subimos. Este passeio é imperdível. Na verdade, foi o que mais gostei por lá. A vista do mosteiro e da montanha rochosa a partir da estação superior é imperdível!

Descemos na estação e caminhamos por uma das trilhas, a da direita, onde passamos por paisagens incríveis e por uma construção antiga – uma pequena igrejinha (na última foto abaixo) – muito linda. O caminho é um pouco cansativo, mas tranquilo e com certeza, vale a pena. Suba pela trilha, desça por uma escada rústica na pedra e chegue novamente ao funicular de Sant Joan para a descida. Não esqueça de aproveitar bem as vistas que são, com certeza, dignas de cartões postais e de ficarem na memória.

Ao chegarmos na estação do funicular após a descida, percebemos que havia uma feirinha na rua lateral do monastério, com produtos típicos e bem diferentes. Havia opções de queijos, doces, mel, pães, que vale a pena conferir. Comprei um amendoim vermelho, com medo de ser apimentado, mas o vendedor me garantiu que não. E não era mesmo. Era bem temperado, mas gostoso.

Continuamos descendo por aquela rua e nos deparamos com um mirador com uma belíssima vista, à direita. Também encontramos a famosa escultura Escalera Del Entendimiento (foto abaixo) – monumento do artista Ramón Llull composto de oito blocos retangulares de pedra representando diversos seres dispostos hierarquicamente: pedra, fogo, vegetal, animal, homem, céu, anjo e Deus. O terraço do restaurante self service também neste local, possui igualmente uma vista privilegiada. Desfrute-a.

Bem, um dia por Montserrat é o suficiente e também imperdível se você estiver com tempo e por perto, fazendo um bate-e-volta de Barcelona, por exemplo. As belezas naturais deste destino são incríveis e o ar tranquilo faz você relaxar enquanto aprecia este maravilhoso cenário.

No retorno, já em Barcelona, desça na estação Plaça Espanya e como já estará no final do dia, aproveite para fazer um lanche no Centro Comercial Arenas e passear pelo shopping ou fazer umas comprinhas.

Onde se hospedar em Montserrat:

Nos hospedamos em Barcelona, mas caso queiras ficar por Montserrat, fizemos uma seleção de hotéis (é só clicar aqui) ordenada pelas principais escolhas do site. Porém, logo no início, antes dos hotéis, podes escolher outros filtros como preço mais baixo primeiro, distância do centro da cidade, estrelas, e outros. Na coluna laranja à esquerda, preencha os campos com a data da entrada e da saída, o número de quartos, de adultos e crianças e clique em pesquisar. Só depois escolha o filtro que mais te agrada. Escolha teu hotel clicando nele e finalize a reserva. Qualquer dúvida, é só mandar nos comentários lá embaixo. Boa estada!

Logo faremos um post bem completo do que fazer em Barcelona. Aguarde!

Você é apaixonado pela Europa como nós? Que tal Mônaco? E Óbidos? E Nice, na França? Não perca nossas dicas de economia nas seções Economize e Dica mão de vaca, e comece já a planejar sua próxima viagem.

Não fique por fora das novidades e promoções do Mapa na Mão:

  • Entra lá no Facebook, curta nossa página e convide amigos para curtir também: Mapa na Mão
  • Inscreva-se em nosso canal do YouTube: Mapa na Mão
  • Siga nosso Instagram: @mapanamao
  • E inscreva-se no nosso blog ali ao lado onde está escrito: ASSINE NOSSO BLOG

Hotel ou apartamento: reserve o seu por este link no Booking.

Aluguel de carro: reserve no Rentalcars.

Seguro Viagem: faça o seu aqui.

Olha que legal! Todos os sites acima, Booking, Rentalcar e Real Seguro Viagem, fazem cotações em diversas empresas, garantindo assim, melhores preços e opções para todos os gostos e gastos. E o melhor: reservando seu hotel, alugando seu carro, ou fazendo seu seguro pelo nosso blog, você não paga nada a mais por isso e contribui conosco para continuarmos a trazer novidades para você!

Será que vale a pena viajar em tempo de crise ou é melhor esperar?
 

Você pode salvar este texto no seu Pinterest para futuras consultas, pinando a foto abaixo:

o que fazer em montserrat

Abraço,

 

 

 

 

 

 

Ah, curta Montserrat em um minuto no nosso vídeo gravado lá mesmo e editado pela caçula da família:

Oi! Tem alguma dúvida, sugestão, dica ou comentário, deixe aqui para nós e viajemos juntos!

%d blogueiros gostam disto: