Skip to main content

Porque viajar mesmo em tempo de crise

Eu sei que o momento econômico atual não está muito favorável. Sei que muitos gastos supérfluos em muitas casas necessitam ser cortados para que o essencial não falte. Nós também tivemos de diminuir muitos passeios e até mesmo a frequência de viagens, além de algumas despesas para continuarmos a viajar.

Mas sei também que não é nada saudável trabalhar e trabalhar sem ter momentos de pausa durante o ano. E essas pausas são muito melhores aproveitáveis se combinadas com um passeio ou viagem mais longa. Para mim, pelo menos, férias sem ao menos passear por perto, não são férias. Parece que o tempo passa mais rápido e nem descanso como deveria.

E por sermos assim, quase bem viciados em viagem, aprendemos a adaptar nossos gastos em casa e também com as viagens para que elas não fossem abolidas de vez.

E por que continuar viajando mesmo em tempo de crise? Será que vale mesmo a pena o sacrifício?

FAZ BEM PARA A SAÚDE:

Com saúde não se brinca. Aliás, brincar com isso sim dá despesa, e das grandes! Eu gosto muito de ler e aprender sobre saúde (a propósito, indico este site sobre saúde, bem legal). É um tema que desperta meu interesse. E sei que cuidar da saúde não se restringe a se alimentar bem, fazer exercícios físicos, beber água o suficiente, pegar sol. Lazer e tempo de descanso também devem ser incluídos neste rol.

E cada um tem seu gosto e estilo e pode (deve) aproveitar esses momentos de descanso e lazer do seu jeito e de várias formas. Mas se você é como eu que gosta de viajar, esta é uma maneira muito prazerosa de curtir os momentos de lazer com a família. Portanto, para os viajantes de plantão, vale a pena sim abdicar de certas coisas no dia-a-dia para planejar aquela viagem de férias ou aquele passeio mais humilde de final de semana ou feriadão. Com certeza, faz bem para a saúde e seu corpo e mente agradecem. De quebra você acaba economizando com remédios.

FAZ BEM PARA A FAMÍLIA:

Eu já falei neste post que as viagens estreitam as relações, tanto dos pais com os filhos e vice-versa, quanto do casal em si. Passando dias inteiros juntos, o tempo todo, se divertindo, dividindo momentos inesquecíveis, aprendendo a lidar com desafios e situações muitas vezes inusitadas, aproxima mais os membros da família. No cotidiano passamos muito tempo envolvidos com outras coisas importantes, como trabalho e estudo e passar férias sem esse contato mais intenso pode ser uma perda inestimável.

Esses momentos para mim, são preciosos demais e não os troco por nenhum bem material.

EXPANDE OS HORIZONTES:

Não tem como você não aprender novas coisas em uma viagem. Isso é impossível! Por menor que seja, você sempre irá descobrir  algo novo. Isso também faz bem para a saúde da mente, é um belo exercício cerebral. Em viagens se aprende de tudo: gastronomia, cultura, geografia, história, línguas, e você acaba expandindo muito o seu horizonte até então limitado pelas fronteiras ao seu redor.

A VIAGEM PODE SER UMA ALIADA PARA A CRISE:

Este tópico está intimamente ligado ao anterior. Se você é do mundo dos negócios, principalmente, expandido seus horizontes, você pode adquirir experiências e obter ideias de grande valia para seu trabalho, o que pode ajudá-lo e muito nos momentos de crise. Ficar adstrito no seu mundinho somente trabalhando, e trabalhando muito, pode não ser uma boa solução para sair do aperto. Portanto, mesmo parecendo um contrassenso – gastar com viagens ajudar você a sair da crise – grandes ideias podem surgir de viagens onde você verá muitas coisas diferentes.

CRIA LEMBRANÇAS PARA SEMPRE:

Olha, posso até já ter ouvido alguém comentar sobre os carros que teve no passado, ou casas que um dia já comprou. Talvez sobre alguma roupa cara de grife que algum dia teve coragem de adquirir ou bolsas e sapatos que já não existem mais no guarda-roupa. Mas os papos mais interessantes e empolgantes e aqueles que mais nos dão prazer ao lembrar, são de viagens inesquecíveis que ficam guardadas na memória. Portanto, crie você também lembranças das quais não vai se arrepender e que valerão mesmo a pena reter na mente. Viu só? Mais uma prova de que viajar é melhor do que acumular coisas.

DICAS PARA SOBRAR UM DINHEIRINHO:

Cada um tem seu gosto. Cada um tem suas preferências. Claro que você pode não querer abdicar de alguns luxos ou passar por algum aperto momentâneo para viajar e respeito a sua decisão. Agora, se você gosta de viajar ou fazer um passeio nos momentos livres, vou dar algumas dicas para sobrar um pouco de dinheiro para pensar na sua próxima viagem.

Então, a menos que você seja um milionário, você pode economizar em pequenas coisas na sua rotina, que pode até parecer não trazer grande resultado, mas eu garanto, no final, faz diferença:

  • Para que trocar de carro todo ano? E trocar a mobília ou viver redecorando a casa? Comprar roupas ou sapatos sem nem ter mais onde pôr? Aliás, muitas vezes vale a pena guardar o dinheiro para comprar lá fora muito mais barato (veja onde comprar barato aqui). Coloque na balança se você deseja mesmo fazer uma viagem e pense duas, três vezes antes de gastar com coisas não tão imprescindíveis no momento.
  • Pequenas coisas na sua rotina podem ser alteradas gerando uma grande economia no final. Por exemplo: pesquisas de preços nos supermercados; comer em casa ao invés de comer fora (claro, não sempre, mas no dia-a-dia); usar com sabedoria o carro visando economizar no combustível; evitar desperdícios com água, luz, ligações telefônicas (aproveite o whatsapp sem custo para conversar); dá até para economizar com o gasto de água para beber: nós usávamos água mineral em bombonas. Descobri que o filtro de barro proporciona a melhor água para se beber e, de quebra, acabamos economizando também. Uni o útil ao agradável, pois primeiro comprei o filtro por saúde e depois fiz as contas e percebi que gerou uma boa economia.
  • Nas viagens em si, seja o máximo que puder econômico. Assim, você não vai gastar uma fortuna e vai perceber que é possível continuar viajando. Acompanhe nosso blog, pois sempre que possível, trazemos muitas informações sobre economia nas viagens. Não perca os posts das seções Economize, Viajante de primeira e Dica mão de vaca do blog.

Outra maneira de economizar nas suas viagens é fazer suas próprias reservas de hotéis ou apartamentos, alugar seu carro e fazer seu seguro viagem em sites de buscas de preços. Aqui no blog temos parcerias com empresas que fazem cotações em diversas empresas, garantindo, assim, melhores preços. Portanto, quando for reservar:

Hotel ou apartamento: reserve o seu por este link no Booking.

Aluguel de carro: reserve no Rentalcars.

Seguro Viagem: faça o seu aquiOs preços são bons, experiência própria.

Câmbio (compra de moeda): Através deste link, você pode encontrar a melhor cotação para a compra de moeda estrangeira. Confira!

E uma ótima notícia: reservando seu hotel, alugando seu carro, ou fazendo seu seguro pelo nosso blog, você não paga nada a mais por isso e contribui conosco para continuarmos a trazer novidades para você!

Bem, espero ter despertado em você o desejo de viajar mesmo na atual conjuntura econômica do nosso país. Eu mesma me assusto com a possibilidade de ter de diminuir as viagens, mas vou apertando daqui e dali, procurando promoções e continuo sonhando com nossos próximos destinos. Claro que com várias adaptações para se encaixar no orçamento mais apertado, mas vale a pena ser criativo e continuar.

Qualquer dúvida ou sugestão, escreva nos comentários. Terei o prazer em ajudar ou aprender também com você, pois queremos continuar a viajar juntos.

Não fique por fora das novidades e promoções do Mapa na Mão:

  • Entra lá no Facebook, curta nossa página e convide amigos para curtir também: Mapa na Mão
  • Inscreva-se em nosso canal do YouTube: Mapa na Mão
  • Siga nosso Instagram: @mapanamao
  • E inscreva-se no nosso blog ali ao lado onde está escrito: ASSINE NOSSO BLOG

Você pode salvar este texto no seu Pinterest para futuras consultas, pinando a foto abaixo:

Abraço,

Michela.

Oi! Tem alguma dúvida, sugestão, dica ou comentário, deixe aqui para nós e viajemos juntos!

%d blogueiros gostam disto: