Skip to main content

Paraty – Rio de Janeiro

Eu amei as cidades históricas de Minas Gerais e qualquer hora faço um post de lá também. Mas adquiri um carinho especial por Paraty, no Rio de Janeiro, que não sei explicar. Para mim, umas das mais graciosas cidades históricas do Brasil.

Esta viagem fizemos em dezembro de 2008 e por isso entra para a seção Fundo do baú do blog. Fomos de carro, em uma viagem de aproximadamente 1.100 km, atravessando Santa Catarina pelo BR-101, o Paraná, passando por Curitiba, entramos no estado de São Paulo pela BR-116, saímos da Regis Bitencourt rumo a Itanhaém para depois chegarmos em Santos. De Santos percorremos a rodovia Rio-Santos, atravessando o litoral paulista, passando por Ubatuba, até chegarmos no estado do Rio de Janeiro e em Paraty. Esta estrada é linda demais, por isso, não perca a chance de um dia ir de carro também (falo da rodovia Rio-Santos também neste post).

Chegando em Paraty, já noite, nos dirigimos à nossa pousada, a Pousada Villas de Paraty. Esta pousada fica a 600 metros do centro histórico e não tinha, ao menos na época, os preços salgados dos hotéis do centro. Logo, foi perfeito para nós pela localização, pelo hotel em si que era gostoso, com chalés, um bom café da manhã e piscina e pelo preço, que foi aceitável.

Como não estávamos longe do centro, diariamente íamos à pé até o centro histórico de Paraty que é uma delícia, literalmente, pois além da beleza e graça, há vendedores ambulantes vendendo cada quitute que é uma loucura! Foi lá que comi pela primeira vez um bolo-pudim de tapioca (viciei). E acho que me apaixonei por esta cidade porque, além de ser uma cidade histórica com lindas construções coloniais, tem vários outros atrativos como praias, passeios de barco, mergulho, piscinas naturais, fazendo deste destino, uma viagem nada entediante e com muitos atrativos imperdíveis.

Bem, além de caminharmos sem pressa e sem rumo pelas ruas de pedra “pés-de-moleque” do centro histórico todos os dias, às vezes de dia e sempre à noite, também passeamos por:

PASSEIO DE ESCUNA:

Tiramos um dia para um passeio de escuna. Este barco nos levou para locais paradisíacos, com paisagens de tirar o fôlego e praias com água de uma cor incrível verde esmeralda. Paramos e descemos na Praia da Lula, na praia particular onde tem a casa do Amir Klink, além de pararmos no meio do mar para nadarmos com os peixes e mergulharmos com snorkel. Aconselho e muito este passeio que é uma verdadeira delícia. Informe-se no centro histórico onde há agências que oferecem o passeio.

TRINDADE:

Trindade fica localizada a 30 km de Paraty e está situada dentro da Área de Proteção Ambiental do Cairuçu. Fomos com nosso carro e passamos o dia na Praia do Meio. Ela possui boa infraestrutura com cadeiras e restaurantes.

Trindade com suas belíssimas praias, trilhas e cachoeiras recebem turistas do Brasil e do mundo. Vale a pena passar o dia em Trindade, aproveitando cada canto com seus cenários magníficos.

PISCINA NATURAL DO CACHADAÇO:

Da praia do Meio, em Trindade, pegamos uma lanchinha e fomos até a piscina natural do Cachadaço, que também pertence à Trindade. É um local muito bonito, com muitas pedras, árvores, vegetação e piscinas naturais que rendem deliciosos banhos. Igualmente imperdível.

ANGRA DOS REIS:

Angra dos Reis fica a 96 km de Paraty e dá tranquilamente de fazer um bate-e-volta e foi o que fizemos. Acordamos cedo e passamos o dia em Angra dos Reis conhecendo a cidade.

MERGULHO COM CILINDRO:

Mais um motivo pelo qual esta viagem se tornou inesquecível para mim: realizei o sonho de mergulhar com cilindro. Contratei o mergulho ali mesmo no centro histórico com a Adrenalina Mergulho. O passeio durou pouco mais de uma manhã e logo no início da tarde eu já estava de volta. Após as instruções cabíveis, saímos de lancha até o local indicado para o mergulho e lá mergulhei com o instrutor. De volta ao barco, um lanche e o retorno ao Centro Histórico de Paraty.

Quero muito voltar lá, e de carro novamente. Planeje você também uma viagem até Paraty e tenho certeza de que você vai amar, assim como eu amo esta cidade.

COMO CHEGAR: leia aqui como chegar a partir de São Paulo e do Rio de Janeiro.

CLIMA: Tropical litorâneo úmido. No verão é quente e chove mais, com pancadas de chuva rápidas no meio da tarde. Temperatura entre 23º e 38º. No inverno chove menos, e a temperatura fica entre 12º e 27º. Nós fomos no início de dezembro e estava calor e não pegamos chuva.

ONDE FICAR: já faz um tempo em que fomos, mas indico o hotel onde ficamos, porque era agradável, perto do centro histórico e com preço bom. É o Pousada Villas de Paraty e você pode reservar aqui. Mas se quiser escolher outro hotel, fizemos uma seleção (é só clicar aqui) ordenada pelas principais escolhas do site. Porém, logo no início, antes dos hotéis, podes escolher outros filtros como preço mais baixo primeiro, distância do centro da cidade, estrelas, e outros. Na coluna laranja à esquerda, preencha os campos com a data da entrada e da saída, o número de quartos, de adultos e crianças e clique em pesquisar. Só depois escolha o filtro que mais te agrada. Escolha teu hotel clicando nele e finalize a reserva. Qualquer dúvida, é só mandar nos comentários lá embaixo. Boa estada!

SITES DE INTERESSE: Prefeitura municipal, paraty.com.br e paraty.tur.br.

Não fique de fora das novidades e promoções do Mapa na Mão:

  • Entra lá no Facebook, curta nossa página e convide amigos para curtir também: Mapa na Mão
  • Inscreva-se em nosso canal do YouTube: Mapa na Mão
  • Siga nosso Instagram: @mapanamao
  • E inscreva-se no nosso blog ali ao lado onde está escrito: ASSINE NOSSO BLOG

Nós gostamos de ser econômicos para continuarmos a viajar e gostamos também de ajudar você a economizar nas suas próximas viagens Por isso disponibilizamos os links de pesquisa abaixo:

Hotel ou apartamento: reserve o seu por este link no Booking.

Aluguel de carro: reserve no Rentalcars.

Seguro Viagem: faça o seu aqui.

Todos os sites acima, Booking, Rentalcar e Real Seguro Viagem, fazem cotações em diversas empresas, garantindo assim, melhores preços e opções para todos os gostos e gastos. E o melhor: reservando seu hotel, alugando seu carro, ou fazendo seu seguro pelo nosso blog, você não paga nada a mais por isso e contribui conosco para continuarmos a trazer novidades para você!

Você pode salvar este texto no seu Pinterest para futuras consultas, pinando a foto abaixo:

paraty rio de janeiro

Abraço,

SalvarSalvar

SalvarSalvar

Oi! Tem alguma dúvida, sugestão, dica ou comentário, deixe aqui para nós e viajemos juntos!

%d blogueiros gostam disto: