Skip to main content

Como chegar ao Parque Olímpico da Barra da Tijuca

Para chegar ao Parque Olímpico, preciso chegar a uma das linhas especiais do BRT (falo abaixo sobre elas) que me deixarão no Riocentro, no Rio 2, no Morro do Outeiro ou no Terminal Centro Olímpico, ou, pelo menos, à linha 4 do metrô, pois de lá conseguirei ir até o ponto final, Jardim Oceânico, e de lá pegar a linha especial Jardim Oceânico x Terminal Olímpico. A forma mais fácil de chegar até essas linhas é lendo o mapa abaixo, que contém todas as linhas de trem, metrô, BRT e VLT. Se tiveres dificuldade de ler os mapas, sugiro usar o aplicativo Moovit, sobre o qual explico mais abaixo.

Esse mapa é ótimo para ver as conexões entre o BRT, trem, VLT e metrô!
Esse mapa é ótimo para ver as conexões entre o BRT, trem, VLT e metrô! Se estiver ruim de visualizar o nome das estações, clique em cima da imagem e dê zoom na imagem que vai abrir na nova janela.

 

Também podes curtir: 9 motivos para se apaixonar pelo Pão de Açúcar 

Quais são as linhas especiais criadas para as Olimpíadas?

A área ao redor do Parque Olímpico estará fechada para acesso a veículos e não haverá local para estacionar. Ou seja, ou tu chegas lá de táxi, ou alguém te leva de carro, ou chegas de transporte público. Bem em frente ao Parque Olímpico existem alguns pontos de ônibus, mas eles estarão fechados durante os Jogos. Os pontos de ônibus mais próximos do Parque abertos durante os jogos são, portanto, o Rio 2, o Rio Centro, O Centro Olímpico Barra e o Morro do Outeiro. A prefeitura criou 4 linhas especiais de BRT para chegar a essas estações, partindo de diferentes lugares. Essas linhas especiais só podem ser acessadas com o Riocard das Olimpíadas, que explico logo abaixo o que é. Os itinerários dessas linhas são:

– Jardim Oceânico x Terminal Olímpico (Centro Olímpico)

Estações atendidas: Jardim Oceânico, Bosque Marapendi, Barra Shopping e Centro Olímpico (une a linha 4 do metrô ao Parque Olímpico)

Horário de funcionamento do serviço: 24h

Tempo de viagem entre Jardim Oceânico e Centro Olímpico: 20 minutos

– Terminal Paralímpico (Recreio) x Vila Militar – também chamada de Transolímpica

Estações atendidas: Recreio, Olof Palme, Riocentro, Morro do Outeiro, Marechal Fontenelle, Magalhães Bastos e Vila Militar (liga o Terminal Paralímpico a Deodoro, outro local onde acontecerão vários jogos, passando pelo Parque Olímpico da Barra)

Horário de funcionamento do serviço: 24h

Tempo de viagem entre Recreio e Vila Militar: 32 minutos

– Terminal Olímpico (Centro Olímpico) x Vicente de Carvalho

Estações atendidas: Olof Palme, Riocentro, Morro do Outeiro, Madureira-Manacéia e Vicente de Carvalho (liga o Parque Olímpico à Zona Norte e à linha 2 do metrô)

Horário de funcionamento do serviço: 05h às 02h

Tempo de viagem entre Vicente de Carvalho e Olof Palme: 40 min

– Jardim Oceânico x Golfe Olímpico

Estações atendidas: Jardim Oceânico, Bosque Marapendi, Barra Shopping e Golfe Olímpico (atenção: essa linha não chega ao Parque Olímpico! Ela serve a quem vai assistir Golfe, na arena do Golfe).

Horário de funcionamento do serviço: 05h às 18h

Tempo de viagem entre Jardim Oceânico e Golfe Olímpico: 20 minutos

Também podes curtir: Como foram as Olimpíadas

O que é o Moovit?

O Moovit é um aplicativo que ajuda horrores a encontrar quais as melhores linhas para chegar do ponto em que estás ao ponto que queres ir, e que te mostrará como chegar ao Parque Olímpico. É bem fácil de usar: baixe o app no celular (se não quiser baixar pelo celular tudo bem, dá para usar nesse link). No ponto de partida, coloque de onde vais sair. Dá para colocar tanto nome de rua como algum ponto, como algum shopping. E, no ponto de chegada, coloque algum ponto de uma das 3 linhas especiais que chegam ao Parque Olímpico ou um dos pontos da linha 4 do metrô, como a Jardim Oceânico. Dependendo de onde estás no Rio, vai valer mais a pena chegar a uma dessas linhas. Para quem está na Zona Sul (Copacabana, Ipanema, Leblon…) é interessante ir até a linha 4 do metrô. Para quem está pela Zona Norte ou em algum local de fácil acesso da linha 1 ou 2 do metrô, vale a pena ir até a linha Centro Olímpico x Vicente de Carvalho. Já para quem está pela Barra da Tijuca, vale a pena ir direto para a linha Jardim Oceânico x Centro Olímpico. Pois bem, após usar o aplicativo, escolha o melhor caminho de como chegar ao Parque Olímpico, não esquecendo de adicionar o tempo da própria linha especial.

Também podes curtir: 14 dicas de economia em viagens

O que é o Riocard das Olimpíadas?

É um cartão criado para quem quiser acessar as linhas exclusivas criadas para as Olimpíadas. Funciona assim: tu vais até um dos pontos de venda (que podes conferir aqui) e pede o cartão. Para os residentes do estado do Rio de Janeiro, o cartão pode ser pedido pela internet, levando até 5 dias úteis para chegar via Correios (para os residentes de outros estados o prazo expirou no dia 20/07). Podes escolher o número de dias pelos quais o teu cartão será válido: 1, 3 ou 7 dias. Os valores são de 25, 70 e 160 reais, respectivamente. O uso dos dias é consecutivo, então não vale querer usar na segunda, na quarta e na sexta, por exemplo. O uso do(s) dia(s) começa a contar do primeiro momento em que tu usas, então pode comprar hoje para usar amanhã. E uma informação crucial: o cartão não dura 24 horas, mas sim até a meia noite daquele dia em que tu usou! Ou seja, se usei o cartão hoje às 14h, ele não vai valer até às 14h de amanhã, mas sim até a meia-noite de hoje.

O cartão vale para BRT, metrô, trem e ônibus municipal (atenção: nem todos os ônibus que circulam entre os pontos do Rio são municipais, e os executivos – que pelo que pesquisei são chamados de frescão – não estão incluídos). Então vai funcionar como um cartão de transporte público mesmo, dando para usar à vontade em todos esses transportes, fazendo baldeações sem pagar nada a mais por isso. O diferencial dele é que apenas munido do Riocard das Olimpíadas e do ingresso do jogo a que estás indo assistir podes acessar às linhas que atenderão exclusivamente aos locais de jogos, que são as 4 linhas de BRT que mencionei acima, além da linha 4 do metrô e o lote 0 do BRT, que nada mais é do que uma extensão da já existente Linha Transoeste do BRT, extensão essa que funcionará entre o terminal de Alvorada, na Barra da Tijuca, e o terminal Jardim Oceânico (o ponto final da linha 4 do metrô). Então, se fores usar qualquer um desses trechos/linhas, precisa ter em mãos o Riocard das Olimpíadas e o ingresso do jogo.

Também podes curtir: Como trocar pontos da LATAM por passagens aéres?

Ok, então precisa mesmo do Riocard.

Pois é. Pelo que entendi, as linhas normais de ônibus que chegam até pontos dentro do Parque Olímpico da Barra não deixarão de funcionar durante as Olimpíadas – elas apenas desviarão um pouco sua rota, parando em pontos um pouco mais afastados do Parque em relação às linhas especiais. Para quem não se incomoda de andar um pouco a mais, portanto, dá para pegar uma dessas linhas comuns (que não precisam do Riocard para ser acessadas, e sim apenas de um bilhete comum de ônibus) e descer nesses pontos mais próximos. Para não precisar do Riocard, portanto, basta usar o Moovit no mesmo esquema, mas dessa vez colocando como destino final o Parque Olímpico. O próprio aplicativo vai te indicar quais pontos de ônibus não estarão funcionando durante as Olimpíadas, então é só escolher o último ponto antes dos fechados. Para saber se não é muito distante, coloque no Google Maps o nome do ponto e calcule a distância até a entrada do Parque Olímpico. Prontinho! Rota alternativa criada. Então dá, sim, de  fugir do Riocard, mas eu recomendo a compra dele, pois acaba sendo o melhor meio de se locomover por lá.

Nesse exemplo, simulei uma viagem da Arena do Vôlei de Praia, em Copacabana, até o Parque Olímpico. O próprio Moovit me mostra quais pontos não estarão funcionando durante as Olimpíadas. Posso parar na estação anterior, portanto.
Nesse exemplo, simulei como chegar ao Parque Olímpico a partir da Arena do Vôlei de Praia, em Copacabana. O próprio Moovit me mostra quais pontos não estarão funcionando durante as Olimpíadas. Posso parar na estação anterior, portanto – nesse caso a da Avenida Embaixador Abelardo Bueno.

Além disso, existem outras linhas de BRT que também chegarão aos pontos próximos do Parque Olímpico que mencionei lá em cima. São elas:

– Linha Madureira X Alvorada Parador
– Linha Fundão X Alvorada Expresso

Ambas param no ponto Rio2. Para saber por quais pontos essas duas linhas passam, aqui tem um mapa. Nesse mapa estão disponíveis os dois corredores de BRT disponíveis no Rio (as linhas especiais não aparecem destacadas). Nesses dois corredores passam várias linhas, inclusive essas duas que mencionei acima. Como não são linhas especiais, imagino que não seja necessário portar o Riocard.

Vale lembrar, porém, que as linhas especiais terão um horário de funcionamento estendido, além de utilizarem o BRT, que, por ter pista exclusiva, é bem mais rápido. Ao sair de algum jogo à noite, portanto, pode valer bem mais a pena usar as linhas especiais, que com certeza estarão funcionando e não será preciso andar tanto.

Quanto à acessibilidade para cadeirantes, as estações Terminal Centro Olímpico, Morro do Outeiro e Rio 2 são acessíveis. A partir da estação Terminal Centro Olímpico há um serviço de transporte auxiliar acessível.

O que é o BRT e o VLT?

Esses são dois dos tipos de transportes públicos existentes no Rio. O BRT é o ônibus rápido da cidade. Ele possui faixa exclusiva, conseguindo fugir do trânsito. Já o VLT é o Veículo Leve Sobre Trilhos, que começou a circular esse ano e atende ao centro, à Zona Portuária, ao aeroporto Santos Dumont e à rodoviária. Confira um mapa do VLT aqui. O Rio também conta com algumas linhas de metrô, a 1 e 2, de uso geral, cujo mapa está disponível nesse link, e a linha 4, que no momento das Olimpíadas será de uso exclusivo para quem vai aos Jogos. Logo abaixo há o mapa dessa linha. Vale mais a pena, porém, olhar diretamente o mapa que coloquei lá em cima, já que lá há todas essas linhas juntas. Além disso, há também linhas comuns de ônibus e trens. Esses últimos circulam entre 102 estações, ligando a Central do Brasil, bairros das zonas Norte e Oeste e municípios da Baixada Fluminense.

Linha 4 do metrô
Linha 4 do metrô

Também podes curtir: Paraty – Rio de Janeiro

O que é o Parque Olímpico?

É um complexo considerado o coração das Olimpíadas e também é conhecido como Parque Olímpico da Barra da Tijuca. Lá serão disputadas várias modalidades, dentre elas handebol, basquete masculino, ginásticas, natação… Nesse link dá para ver onde cada modalidade será disputada. No link vais observar que nenhuma modalidade diz que será realizada no Parque Olímpico, porque na verdade ele é um complexo que conta com várias arenas. Clicando em cada modalidade, dá para saber se aquela arena fica no Parque Olímpico olhando pelo endereço (Av. Emb. Abelardo Bueno 3.401 – Barra da Tijuca). Se surgir dúvida (algumas modalidades, por exemplo, ocorrem em mais de uma arena), faça login na sua conta e entre nos seus ingressos. Lá terá o endereço da Arena onde será realizado aquele jogo. Outros locais de competição são a Areia de Vôlei de Praia, em Copacabana, o complexo de Deodoro, o Maracanãzinho, dentre outros.

Também podes curtir: Quanto custa viajar para a Europa

Onde se hospedar no Rio de Janeiro:

Fizemos uma seleção de hotéis (é só clicar aqui) ordenada pelas principais escolhas do site. Porém, logo no início, antes dos hotéis, podes escolher outros filtros como preço mais baixo primeiro, distância do centro da cidade, estrelas, e outros. Na coluna laranja à esquerda, preencha os campos com a data da entrada e da saída, o número de quartos, de adultos e crianças e clique em pesquisar. Só depois escolha o filtro que mais te agrada. Escolha teu hotel clicando nele e finalize a reserva. Qualquer dúvida, é só mandar nos comentários lá embaixo. Boa estada!

Se curtiu esse post e ele te ajudou, não deixe de nos acompanhar nas nossas redes sociais! É muito importante para nós e um reconhecimento do nosso trabalho, além de não ficares de fora de nenhuma novidade:

  • Entra lá no Facebook, curta nossa página e convide amigos para curtir também: Mapa na Mão
  • Inscreva-se em nosso canal do YouTube: Mapa na Mão
  • Siga nosso Instagram: @mapanamao
  • E inscreva-se no nosso blog ali ao lado onde está escrito: ASSINE NOSSO BLOG

Nós gostamos de ser econômicos para continuarmos a viajar e gostamos também de te ajudar a economizar nas tuas próximas viagens Por isso disponibilizamos os links de pesquisa abaixo:

Hotel ou apartamento: reserve o seu por este link no Booking.

Aluguel de carro: reserve no Rentalcars.

Seguro Viagem: faça o seu aqui.

Todos os sites acima, Booking, Rentalcar e Real Seguro Viagem, fazem cotações em diversas empresas, garantindo assim, melhores preços e opções para todos os gostos e gastos. E o melhor: reservando seu hotel, alugando seu carro, ou fazendo seu seguro pelo nosso blog, você não paga nada a mais por isso e contribui conosco para continuarmos a trazer novidades para você!

Espero que tenha te ajudado! Acompanhe a minha viagem pelo Rio nas redes sociais! 😉

Você pode salvar este texto no seu Pinterest para futuras consultas, pinando a foto abaixo:

como-chegar-ao-parque-olímpico-da-barra-da-tijuca

SalvarSalvar

80 thoughts to “Como chegar ao Parque Olímpico da Barra da Tijuca”

  1. Terrivel, esta publicação esta totalmente errada, passando a população informações inveridicas tais como afirmar que a população somente poderá utilizar o BRT e o metro linha 4 de posse do CARTÃO OLIMPICO e o INGRESSO DOS JOGOS. ABSURDO…. basta apenas o CARTÃO OLIMPICO. Que vergonha….

    1. Bom dia, Jorge, tudo bem?

      Tudo que costumo escrever nos meus posts costuma ter fontes. Não é do meu feitio inventar informações. Foi assim também com a necessidade do ingresso nas linhas especiais. Te apresento algumas fontes confiáveis que confirmam que a apresentação do ingresso é, sim, necessária nas linhas especiais do BRT e linha 4 do metrô: https://www.metrorio.com.br/Novidades/PressReleases e http://www.cidadeolimpica.rio/wp-content/themes/cidadeolimpica/mapa-transporte-2.pdf. Quando não fica muito claro para mim algo que li durante minhas pesquisas, costumo deixar claro no post de que posso estar errada. De qualquer forma, agradeço a ti pelo comentário e peço apenas que não me ataque da próxima vez, pois não te ataquei em nenhum momento. Meu objetivo com o post e com o blog é ajudar, sempre. Espero que tenha te ajudado e seja sempre muito bem vindo ao nosso blog!

      Ester

    1. Oi, obrigada pela dica!! Sim, realmente tem como fugir do Rio Card e pretendo fazer isso em alguns dias. Realmente, em 3 a conta fica bem mais pesada. Vou ler o link com carinho. Ester.

    1. Jonas, consegues chegar bem perto do Parque Olímpico de taxi sim! Praticamente no mesmo ponto em que os ônibus vão deixar, a cerca de 10 minutos de caminhada da entrada do Parque. Não entendo de taxi no Rio, então não sei se haverá bastante taxis disponíveis e tal, mas consegues chegar perto sim 🙂 qualquer coisa tem a opção do Uber!

    1. Hehehe, vai entender né… Pois é guria, tem muita informação desencontrada, levei um trabalhão para entender também. Mas acho que vou conseguir fugir do cartão em alguns dias!! Com certeza ajuda muito, vou salvar e ler com carinho! Muito obrigada Elisa, seja sempre bem vinda ao nosso blog! 🙂

  2. Gente quanto mais procuro ler sobre o assunto, mais dúvidas tenho! Vou ir de ônibus de SP e chego na Rodoviária Novo Rio, alguém consegue me dar uma luz de qual o melhor trajeto e opções de transporte para chegar ao parque olímpico na Barra?

    1. Oi, Camila! Pelo que vi, se optares por comprar o Riocard, tu vai pegar o VLT até a estação Carioca. Lá tu pega o metrô na direção Uruguai e desce na estação Central do Brasil. Lá tu pega o trem Ramal Deodoro e desce na estação do BRT (acredito que seja a estação Madureira). Lá tu pega o BRT e, ufa, finalmente, desce na Rio 2, haha. Podes ir perguntando pelo caminho, mas pelo que olhei no mapa é isso! 🙂

    2. Camila, olhei melhor aqui e acho que pra ti na verdade o melhor é fazer o trajeto de ônibus. Se quiser pegar o BRT (aí vais precisar do Riocard), tu precisa pegar a linha 315 direção Recreio, descer no ponto Barra Shopping e pegar o BRT até o Terminal Centro Olímpico. Mas, se quiseres fugir do cartão Riocard, é só pegar o 315 direção Recreio, descer no ponto Saída 9 Linha Amarela, pegar o 352 direção Riocentro e descer no último ponto. Antes de subir nesse último ônibus dá uma confirmada se ele vai te deixar lá perto mesmo porque alguns pontos estão desativados 😀

      1. Nossa, muuuuito obrigada! me deu uma super luz! Eu vou ver qual a melhor opção por lá mesmo, talvez acabei investindo no Rio Card…mas vamos ver, na verdade estou mais preocupada com o tempo de trajeto…Muito obrigada mesmo!

      2. Olhem esse link aqui que tem opções melhores: https://www.rio2016.com/noticias/dos-aeroportos-e-da-rodoviaria-todos-os-caminhos-levam-aos-jogos

        Gente ,não pegue trem para Deodoro se quiser ir para a Barra, por favor!!! Vai ser furada.

        Honestamente, como carioca, eu te aconselho ver se terá um frescão (ônibus executivo) que vá para o Terminal Alvorada, indo pela Linha amarela. Se for daqueles que dá volta na zona sul, vai pegar um trânsito pesado. Lá no Terminal Alvorada, tem o BRT, tanto o especial para quem tem o cartão olímpico quanto o comum onde você precisa descer na estação Rio 2.

    3. Tem um ônibus na própria rodoviária que te deixa na Barra da Tijuca. Lá, você pegou outro direto para o Parque Olimpico. Boa Sorte e aproveite o Rio.

  3. Estarei no bairro Recreio dos Bandeirantes. Como faço para chegar ao parque olímpico de Tênis usando os BRTS? Quais estações e baldeações devo fazer? Obrigado

    1. William, pelo que vi tem linha de BRT no Recreio, então seria simplesmente pegar essa linha e descer na estação Golfe Olímpico. Depende de onde tu estás no Recreio, mas pode pegar o BRT em um desses pontos: Glaucio Gil, Guignard, Gelson Fonsexa, Recreio, Portões/Barra Sul, Pedra de Itauna ou Interlagos. Só não estou segura de se o BRT vai mesmo parar nesse ponto (não encontrei informações sobre isso). Dá uma confirmada com o motorista na hora em que entrar no BRT. Qualquer coisa, se ele não parar no ponto Golfe Olímpico, desce um ponto antes (Interlagos) ou outro depois (Rio-mar).

  4. Ester, estarei nos jogos com meus pais e tuas dicas ajudaram bastante. Realmente quando começas a buscar por mobilidade está tudo muito complicado. Ficarei hospedado no recreio, a 7Km do Parque Olímpico, e verifiquei pelo Moovit que as linhas de ônibus possíveis (959A, 808A e 931A) estarão desativadas no período dos jogos. Só terei três opções, linha BRTRIO2016 Recreio – Vila Militar, táxi/uber ou caminhando.

    1. Sim, muitas informações desencontradas! Mas faz parte, vamos nos virando hehe e ainda bem que foram criadas essas linhas especiais, ajudarão bastante! fico muito feliz que pude ajudar!! Seja sempre bem vindo ao blog e se precisar de qualquer coisa me fala 🙂

    1. Desculpe Isabela, mas eu estava nos preparativos para a viagem e foram tantas mensagens que acabei não conseguindo responder à sua a tempo. Como foi a viagem? Deu tudo certo?

    1. Olá, João! Bom, o BRT Transcarioca sai do Galeão (Tom Jobim) e vai até o Parque Olímpico. Eu só não entendi muito bem se precisa fazer troca de linha, mas talvez precise porque a linha que para no Parque Olímpico (e que necessita de Riocard) começa no ponto Vicente de Carvalho. Então te aconselho a confirmar com o motorista do ônibus (BRT) em que tu subir no Galeão se aquele ônibus vai até o Parque Olímpico ou não. Se ele não for, é só descer na Vicente de Carvalho e esperar pela linha Vicente de Carvalho x Parque Olímpico, bem simples 🙂 vou te convidar a curtir a nossa página no facebook: Olá, João! Bom, o BRT Transcarioca sai do Galeão (Tom Jobim) e vai até o Parque Olímpico. Eu só não entendi muito bem se precisa fazer troca de linha, mas talvez precise porque a linha que para no Parque Olímpico (e que necessita de Riocard) começa no ponto Vicente de Carvalho. Então te aconselho a confirmar com o motorista do ônibus (BRT) em que tu subir no Galeão se aquele ônibus vai até o Parque Olímpico ou não. Se ele não for, é só descer na Vicente de Carvalho e esperar pela linha

  5. ola,

    Preciso de uma orientação , terá um transporte saindo do barra shopping direto ao parque olímpico ( Rio card) dentro do shopping, estarei na avenida das Américas ou você acha que a minha melhor opção seria um táxi direto a parque olímpico. obrigado

    1. Olá!! Pelo que vi, tem uma linha de BRT do ponto Barra Shopping (próximo a esse shopping) que vai até o Parque Olímpico da Barra, que é a linha Jardim Oceânico – Parque Olímpico. Para acessá-la vais precisar do Riocard 🙂 seja sempre bem vindo ao blog e curte a nossa página no Facebook para acompanhar nossa viagem (e para nos ajudar também, hehe!): https://m.facebook.com/profile.php?id=1268601343166914 🙂

  6. Oi, Ester !!! Por qual aplicativo vc está pegando os itinerários? Os que você postou para a Camila são trajetos longos e assim vai perder muito tempo. Não sei o que está acontecendo porque têm alguns aplicativos dando pau aqui no Rio, como por exemplo o waze (dependendo da região). Gostaria de poder ajudar mais, mas estou super enrolada com a minha irmã no hospital. O que posso deixar de dica para vcs é: pesquisem no G1, na página oficial das olimpíadas e podem dar uma olhada no facebook do Centro de Operações da Prefeitura: https://www.facebook.com/operacoesrio/ para saber onde há interdições (que são muitas!!!).

    Dependendo do caso, de quem não for usar as linhas especiais e precisar fazer baldeações, pode valer a pena comprar o bilhete único carioca.Se for pegar 2 ônibus, num intervalo inferior a 2h30, a segunda passagem é gratuita. O meu eu comprei no Terminal Alvorada: https://www.cartaoriocard.com.br/rcc/bilheteUnico/produto/Bilhete+%C3%9Anico+Carioca

    Desculpa por me entrometer tanto aqui, mas eu sei o quanto a minha cidade é ruim quando se fala de transporte público e eu já fui muito ajudada por páginas como essa em minhas viagens.

    Ótima viagem e Olimpíadas a todos!!!!

    1. Imagina Elisa, não é intromissão, e sim colaboração. Desculpe eu não ter visto antes sua mensagem, porque foram tantas que chegaram e também porque eu estava nos preparativos para a viagem e também viajando. Obrigada e sinta-se sempre à vontade para colaborar. Abraço!

  7. Vou de onibus de São Paulo para o Rio,gostaria de saber como chegar o mais rapido possivel no parque olimpico e vou ficar por lá até as 23,30 hs e terei que voltar para a rodoviaria para voltar para São Paulo,qual o trajeto mais rapido e seguro,poderia me ajudar?

  8. Olá, chegarei no RJ pelo Santos Dummont as 19:15 do dia 12/08, ficarei em um hotel em Copacabana, consigo ter tempo suficiente para ir do Santos Dumont ao hotel, deixar minhas malas e seguir para o Parque Olímpico da Barra? Irei assistir à natação as 22hrs… Táxi é a opção mais rápida?

    1. Oi, Ítalo! Olha, já estou no Rio e pelo que tenho visto, fugir do trânsito é sempre a opção mais rápida, hehe. Então te sugiro pegar o VLT no Santos Dumont, descer na Cinelândia, pegar o metrô e vir até Copacabana. Aí dá uma olhada no mapa do post para ver qual é a estação mais próxima do teu hotel. De lá, só pegar o metrô novamente até a General Osorio, pegar a linha 4 do metrô e depois BRT na Jardim Oceânico. É um trajeto bem longo, então acredito que estejas bem sujeito ao trânsito, sendo interessante fugir do taxi. Imagino que leves uns 15 a 25 minutos para fazer o trajeto Santos Dumont- Copacabana de transporte público, dependendo de onde fica teu hotel, e do teu hotel até o Parque Olímpico leves de 45 minutos a uma hora, também dependendo da localização. Acho que dá tempo sim, mas é um pouco apertado, porque os deslocamentos no Parque Olímpico são enormes! Mas acredito que o voo chegando nessa hora dê tempo 🙂 curte a nossa página para acompanhar nossa viagem pro Rio, e se precisar de algo mais me fala: https://m.facebook.com/profile.php?id=1268601343166914 abraço!

  9. Bom dia!!!! Tudo bem??
    Alguém sabe informar se a linha de ônibus 931A está realmente desativadas no período dos jogos? Preciso ir para o Rio Centro hoje e não sei como chegar sem o cartão “RIocard Rio 2016”.

    Estive ontem no Parque Olímpico. Fui de BRT “normal” (custo de cada passagem R$3,80), desci na estação Rio 2.
    Acreditem foi suuuuper tranquilo!!!!
    A caminhada não é grande, acredito que tenha sido de máximo uns 5 minutos até a entrada do Parque Olímpico! Vale muito apena! Arrisco dizer que estava mais vazio que a linha especial.
    Minha dica para quem vai para o recreio é na volta, pegar a opção expresso para Alvorada. O BRT sai do Rio 2 e vai direto até o terminal alvorada sem parar em outras estações.

    Aguardo ajuda de vocês!!!
    Obrigada!!!

    1. Oi, Thais! Dá uma confirmada pelo aplicativo Moovit. É só colocar no campo de pesquisa essa linha e ver o que ele vai dizer. Pode ser que a linha esteja mesmo desativada ou que apenas algumas estações estejam. Espero ter ajudado! 🙂 ah, sim, dá tranquilo de fugir do Riocard! Eu acabei comprando porque vamos usar bastante transporte, o que acaba valendo a pena, é porque estamos muito perto da linha 4 do Metrô, então para nós é ótimo negócio. Abraço, seja sempre bem vinda ao blog e curte a nossa página para acompanhar nossa viagem: https://m.facebook.com/profile.php?id=1268601343166914 🙂

  10. Bom dia, tudo bem?
    Iremos no próximo sábado, e minha esposa está grávida. Por conta disso, gostaria de saber se é possível ir de Taxi até o parque da barra.
    Ouvi dizer que existem alguns taxis credenciados que chegam próximo ao parque. Gostaria de confirmar se é verídico.

    1. Bom dia, Gustavo! Olha, pelo menos até agora só tenho pegado BRTs tranquilos, então acho que dá para tua esposa usar, até porque acredito que alguém cederia o assento para ela. Mas, de qualquer forma, consegues chegar lá de taxi, mas vais ficar um pouco longe (uns 15 minutos, que é praticamente o que quem vai de BRT caminha). Desconheço essa informação, não li nada sobre! :/ boa viagem e curte a nossa página para acompanhar nossas novidades, inclusive a viagem para o Rio! 🙂 https://m.facebook.com/profile.php?id=1268601343166914 abraço!

    1. Dá sim, só vais ter que andar um pouquinho. Mas liga para o taxista e combina algum local para se encontrar. É melhor consultar as informações no site da Rio 2016, mas eu imagino que possa (eu entrei todo dia e não me impediram).

  11. Hahaha estou rindo de nervosa, estou super confusa. Vou de carro de SP, então não sei nem onde estacionar, já que lá não tem estacionamento :/

    1. Deise, deixamos nosso carro em um estacionamento na Avenida das Américas, 2000. Recomendo. Não era caro, era seguro e fica a aproximadamente 1,5 km de uma estação de BRT onde passa o BRT para o Parque Olímpico 🙂

  12. Pessoal me ajudem, vou para o RJ de carro em um simples bate e volta mesmo.. onde aconselham deixar o carro para fazer o trajeto com o transporte publico..

    1. Karina, deixei o carro em um estacionamento na Avenida das Américas, 2000, na Barra da Tijuca. Gostei, o preço não era absurdo (13 reais por 12 horas), local seguro e fica a cerca de 1,5 km de uma estação de BRT que vai para o Parque Olímpico.

  13. Quero ajuda pessoal !! Estou indo ver a natação nas paraolimpiadas ,estou na duvida entre me hospedar na barra mesmo ou em copacabana, o que acham??? sendo que vou chegar na rodoviaria Novo Rio.. minha outra duvida é, tem como ir direto da rodoviaria para a barra?? tem transporte direto ,que posso pegar ali perto mesmo??

    1. Oi, Jordana! Tudo bem?

      Olha, eu te recomendaria se hospedar em Copacabana. O bairro é seguro (claro que todo cuidado é válido) e fica numa distância boa tanto da Barra quanto de outros pontos turísticos. Só te recomendaria se hospedar na Barra se tu só for assistir à natação e não for em mais nenhum lugar mesmo, porque a Barra acaba ficando bem longe de praticamente tudo no Rio. Quanto a transporte, vais pegar o VLT na rodoviária e ir até a estação Carioca do metrô. Lá tens duas opções: ir pela Zona Sul até a Barra, pegando o metrô até a General Osório, depois a linha 4 do metrô até Jardim Oceânico e de lá o BRT até a Barra, ou ir pela Zona Norte até a Barra, pegando o metrô até a Vicente de Carvalho (metrô sentido Pavuna) e de lá pegar o BRT até a Barra. Olhando no mapa do post vais entender. Acredito que a segunda opção seja um pouco mais rápida, mas eu optaria pela primeira por considerar um pouco mais segura. Espero ter ajudado! Se puder curtir a nossa página no Facebook, nos ajuda muito!

      Ester

  14. Bom dia! Tenho um jogo para assistir na sexta as 21:30 na Arena 1 da Barra em 10/09, vou sair daqui de Nova Iguaçu, gostaria de saber se tem algum local proximo a Barra que eu possa deixar meu carro e continuar o resto do trajeto de BRT, estou preocupada na volta, pois o jogo vai acabar tarde e ficaria mais facil voltar de carro pelo menos a metade do trajeto…

    1. Oi, Daniela! Olha, eu deixei meu carro em um estacionamento na Barra, na Avenida das Américas, 2000. Recomendo bastante, porque o valor era bom e ele tem fácil acesso ao BRT. Ele ficava a cerca de quinze minutos de caminhada até a estação de BRT e de lá tu levas cerca de 20 min de BRT até o Parque Olímpico. Ah, esse estacionamento era 24 horas. O único porém seria essa caminhada de 15 minutos tarde da noite… O local não parecia perigoso, até por ser em uma avenida movimentada, mas considere essa questão no momento de tomar a decisão. Mais perto do Parque há o estacionamento do Shopping Metropolitano Barra, mas sobre esse não tenho informações, então vale a pena dar uma ligada lá para saber até que horas ficam abertos!

      Ester

      1. Oi Bom dia! Descobri que posso deixar no via Parque que o estacionamento é 24 horas e o BRT fica em frente, resta saber se sai algum onibus para ARENA 1 da Barra desse local!

        1. Bom dia, Daniela! Olha, nas Olimpíadas o BRT não estava parando nessa estação, mas não sei se está parando agora. Talvez as regras tenham mudado e agora ele para. Mas eu não arriscaria e deixaria o carro na Avenida das Américas!

  15. oi, vou as paraolimpiadas, vc sabe se essa linha 4 do metro estara funcionando para o evento tbm? e uma outra coisa, onde consigo comprar os suvenirs oficiais? Tem no Parque olimpico a loja oficial da Rio 2016? Obrigada

    1. Sandra, estou sem muitas informações para as Paralimpíadas, mas tenho quase certeza que a linha 4 está funcionando sim. Não teria porque a fecharem. No Parque Olímpico tem uma loja oficial bem grande da Rio 2016, dá de comprar lá. Mas, durante as Olimpíadas, a fila por lá estava bem grande, então estava valendo a pena ir na loja oficial que fica em Copacabana. Só averigue se a loja de Copacabana ainda está aberta, mas acredito que sim!

      Ester

  16. Bom dia,
    Comprei ingresso para o riocentro . Vou com crianças . Posso deixar o carro no via parque e pegar o BRT ? vou ter que andar muito ou tem estação próxima ?
    Obrigada Marcia

    1. Bom dia, Marcia! Olha, mesma informação que dei para a Daniela logo acima: nas Olimpíadas o BRT não estava parando nessa estação, mas não sei se está parando agora. Talvez as regras tenham mudado e agora ele para. Mas eu não arriscaria e deixaria o carro na Avenida das Américas, como no Barra Shopping!

        1. Oi!
          Posso deixar o carro no Via Parque e pegar o BRT?
          Da para comprar o bilhete do Brt la
          Mesmo? E preciso descer na estação Rio 2 para ir ao parque olímpico?
          Oo rigada!

          1. Oi Ana, desculpe, mas não consegui responder a todos os comentários. Espero que tenha dado tudo certo. Grande abraço!

    1. Hehehe, espero que tenha sido ótima a tua viagem, Renata. Curta nossa página no Face e se inscreva no blog na coluna da direita para não perder mais nenhuma novidade. Abraço!

  17. Olá, bom dia! Vou com minha hoje que tem 73 anos usa muletas , a paraolimpíadas, como faço? consigo chegar no meu carro até a entrada do evento? sou moradora de Jacarepaguá!!
    Aguardo.
    muito OBRIGADA

    1. Andrea, infelizmente não consegues chegar na entrada não! Infelizmente não consigo te ajudar muito, mas sugiro tentar ligar lá para ver se eles podem te disponibilizar uma cadeira de rodas para ajudar na locomoção!

  18. Maravilhosa a sua explicação, sou daqui do Rio, e senti o seu esforço em explicar muito bem, e valeu mesmo parecia ate que você era da cidade, li tudo mas imaginando o sotaque gaúcho, pelo uso de palavras de nossa amada língua portuguesa , mas que aqui no Rio não temos o costume de usá-las. Curti.. Nota 10!!!!!!
    Na Paralimpíada tudo funcionando como na olimpíada única diferença, é que não precisa mais do cartão Riocard das Olimpíadas, serve o cartão normal utilizado no dia a dia na cidade. Abçs

    1. Muito obrigada, Maria Estela! Fico muito, muito feliz de receber um comentário como esse! Mas não sou gaúcha não, sou catarinense hehe 🙂 Sou de Criciúma, mas moro em Floripa. Aqui em SC também usamos o tu para escrever 😀

      Muito obrigada novamente e seja sempre muito bem vinda ao blog! Bj!

  19. Quero ir de carro amanhã à vila olímpica na Barra da Tijuca,saio de Niterói. Qual shopping mais próximo da vila poderei estacionar. Acho que existe um mais próximo que o Metropolitano. Aguardo retorno.
    Marina

Oi! Tem alguma dúvida, sugestão, dica ou comentário, deixe aqui para nós e viajemos juntos!

%d blogueiros gostam disto: