Skip to main content

Voando de parapente em Florianópolis

Algumas semanas atrás fui utilizar o presente que ganhei no Natal passado do namorado: um voo de parapente em Florianópolis. Eu, apesar de ter amado o presente e sempre ter tido vontade de voar, fiquei bem nervosa no dia. Antes de começar o voo, diga-se de passagem. Porque gente, não tem negócio mais tranquilo e gostoso do que ficar lá de boa voando e observando a paisagem.

Voamos com a Parapente Sul. Segundo o site deles, a escola existe há mais de 20 anos. O namorado me presenteou com um vale (baita presente, por sinal! Fica a dica para todos!) que poderia ser utilizado em até 6 meses. No dia em que desejássemos voar, teríamos que ligar para a escola para saber se havia condições de voo. E assim fizemos. Naquele dia não havia condições de voar na Ilha, então não daria para voar na Praia Mole ou na Lagoa da Conceição. Uma pena 🙁 Mas logo logo realizaremos o desejo de voar na Ilha, hehe!

Fomos então até Santo Amaro da Imperatriz, a aproximadamente 30 km de Floripa. Santo Amaro fica em uma região montanhosa, então a vista que se tem de lá é linda. Em dias de tempo bem aberto (infelizmente não foi o nosso caso), dá para ver a Ilha (Floripa) e o mar ao seu redor. Naquele dia, tínhamos “apenas” a vista das montanhas (que já vale a pena). A Parapente Sul realiza voos nesses três lugares que mencionei: Lagoa da Conceição, Praia Mole e Santo Amaro.

O ponto de encontro é o local onde são realizadas as aulas de voo em Santo Amaro da Imperatriz. Porque sim, dá de fazer aulas para poder saltar de parapente sozinho! Inclusive fiquei morrendo de vontade de fazer, porque um voo não foi suficiente, hehe. Quando ligamos para a Parapente Sul perguntando se poderíamos voar naquele dia, eles nos passaram o endereço desse local. Não sei se é fácil de chegar a partir de Floripa porque dormi o caminho inteiro na ida e na volta. Mas o namorado disse que é fácil sim, hehe. De lá o instrutor vai te levar de carro até o Morro Queimado, dentro do Parque da Serra do Tabuleiro. A decolagem acontece lá. A vista de lá é incrível, inclusive! A subida até lá é bem tensa. Acho que não é qualquer carro que sobe não (apesar de que tinha bastante gente lá curtindo a vista com carros não 4×4). Esse percurso até o morro dura de uns 20 a 30 minutos, então todo o processo (subida e voo em si) leva de 40 a 50 minutos.

 

Visu lindão!
Visu lindão!

Também podes curtir: Tudo o que você precisa saber para ir para Florianópolis

O voo

O voo é rápido, dura em torno de 10 minutos. Só senti medo em uma parte: na decolagem. Para voar, é preciso fazer uma corridinha rumo ao abismo (haha). Mas a corridinha é tão rápida (uns 3 ou 4 segundos) que a sensação de “ai minha nossa, tá na cara de que isso tende a não dar certo” dura bem pouco. Não dá muito tempo de raciocinar, juro. Quando tu menos vê, já tá voando sentadinho na cadeira, com todos os órgãos no devido lugar e o coração voltando a bater na frequência normal. E o voo é tranquilo. Não rola turbulência nem nada do tipo. Os únicos trabalhos são realmente segurar a GoPro que está gravando o passeio (o vídeo é pago à parte, pelo valor de 70 reais) e curtir a vista. Apenas no final, para ter alguma emoção no negócio (haha), o instrutor faz algumas manobras que dão um ventinho na barriga beeeem gostoso. Se não curte, é só pedir para ele não fazer, mas eu recomendo. Dá para pedir para ele fazer bastante também, claro.

Também podes curtir: Quanto custa viajar para a Europa

O pouso

Estava um pouco apreensiva em relação ao pouso. Mas, de novo, super tranquilo. Podes fazer o que quiser durante o pouso: correr junto com o instrutor ou ficar de boas sentada na cadeirinha esperando o treco parar. Escolhi a segunda opção, óbvio. E fiquei lá de boa enquanto ele corria um pouco para aterrisar, o que foi bem rápido.

Viva e inteira!
Viva e inteira!

Também podes curtir: O que fazer em Nova Veneza

Valores do parapente em Florianópolis

O valor do voo duplo (esse com o instrutor) é de 170 reais, com todos os equipamentos incluídos. Só não está incluída a roupa, então, principalmente se estiver frio, leve alguma roupa mais quentinha! Quando estiver voando o frio pode bater. Fora isso, vá com alguma roupa confortável (também não precisa ir de moletom e pijama, eu fui normal) e algum sapato que não vá cair, óbvio. Um tênis ou botinha confortável, baixinha e bem firme serve.

Para quem quiser fazer as aulas para voar sozinho, no caso da Parapente Sul o valor é de 2500 reais. Eles oferecem aulas experimentais nas dunas também, por 250 reais (o valor é descontado caso escolhas fazer o curso depois).

Também podes curtir: Um dia na Serra do Rio do Rastro

Avaliação

Gente, recomendo. Muito. A todos. A quem tem medo, a quem não tem, a quem mora em Floripa, a quem está vindo a Floripa e quer fazer um passeio que sai um pouco do convencional. Amei a experiência, não achei que fosse tão tranquilo e que  desse para aproveitar tanto a vista. Imagino como esse passeio deve ser incrível de ser feito na Lagoa da Conceição! Já tô bem ansiosa pela próxima oportunidade e tenho bastante vontade de fazer as aulas para voar sozinha também (meus pais que não nos escutem. Ok, é óbvio que eles lerão isso haha).

O que me deixou chateada é que a escola perdeu o meu vídeo! Eu optei por fazer o vídeo com a GoPro para ter uma recordação e infelizmente o vídeo foi perdido. Inclusive estava esperando por ele para fazer esse post, mas não rolou.

Pouso tranquilo!
Pouso tranquilo!

Também podes curtir: Onde comer em Bom Jardim da Serra e São Joaquim

Parapente em Florianópolis

Há outras escolas que fazem o voo duplo de parapente em Florianópolis. Não as conheço, então não posso opinar muito, mas pelo que vi há algumas que voam há bastante tempo, o que é algo a se considerar. Não acho que voar de parapente, desde que com uma empresa responsável, seja algo perigoso. Basta procurar nos noticiários acidentes de voo duplo, esse que é realizado junto com o instrutor. Não são nem um pouco comuns, ainda bem!

Attitude Floripa

Paraglider Sport

Onde se hospedar por lá:

Fizemos uma seleção de hotéis (é só clicar aqui) ordenada pelas principais escolhas do site. Porém, logo no início, antes dos hotéis, podes escolher outros filtros como preço mais baixo primeiro, distância do centro da cidade, estrelas, e outros. Na coluna laranja à esquerda, preencha os campos com a data da entrada e da saída, o número de quartos, de adultos e crianças e clique em pesquisar. Só depois escolha o filtro que mais te agrada. Escolha teu hotel clicando nele e finalize a reserva. Qualquer dúvida, é só mandar nos comentários lá embaixo. Boa estada!

parapente-em-florianopolis
Parapente em Santo Amaro

Não fique de fora das novidades e promoções do Mapa na Mão:

  • Entra lá no Facebook, curta nossa página e convide amigos para curtir também: Mapa na Mão
  • Inscreva-se em nosso canal do YouTube: Mapa na Mão
  • Siga nosso Instagram: @mapanamao
  • E inscreva-se no nosso blog ali ao lado onde está escrito: ASSINE NOSSO BLOG

Se decidir vir experimentar voar de parapente em Florianópolis, use os nossos links para fazer as reservas da tua viagem:

 

Hotel ou apartamento: reserve o seu por este link no Booking.

Aluguel de carro: reserve no Rentalcars.

Seguro Viagem: faça o seu aqui.

Todos os sites acima, Booking, Rentalcar e Real Seguro Viagem, fazem cotações em diversas empresas, garantindo assim, melhores preços e opções para todos os gostos e gastos. E o melhor: reservando seu hotel, alugando seu carro, ou fazendo seu seguro pelo nosso blog, você não paga nada a mais por isso e contribui conosco para continuarmos a trazer novidades para você!

Espero que tenham curtido e que criem coragem para voar!

Você pode salvar este texto no seu Pinterest para futuras consultas, pinando a foto abaixo:

parapente-em-florianópolis

SalvarSalvar

2 thoughts to “Voando de parapente em Florianópolis”

    1. Hahahaha só mandei mensagem contando depois que já tinha feito e ainda assim a preocupação foi grande haha!! Guria, te joga, muito delicioso!!

      Ester

Oi! Tem alguma dúvida, sugestão, dica ou comentário, deixe aqui para nós e viajemos juntos!

%d blogueiros gostam disto: