Skip to main content

Roteiro por Florianópolis – Cacupé, Santo Antônio de Lisboa e Sambaqui

Hoje trago um roteiro por Florianópolis por uma das partes que mais amo na cidade. Essas praias são mais centrais, ficando na parte “Noroeste” da Ilha (entre aspas porque não se costuma usar essa expressão, hehe). Não são muito boas para tomar banho, mas têm paisagens belíssimas para se admirar e ótimos lugares para se apreciar o por-do-sol. Eu recomendo passar um período do dia por lá. Ir pela manhã, por exemplo, e almoçar por lá. Ou então almoçar e depois ficar caminhando com calma. Ou então tomar um café da tarde (há ótimas opções que menciono mais abaixo) e ficar por lá até anoitecer. Outra boa opção é passar após ter curtido a manhã e começo da tarde em alguma praia do Norte da Ilha. O trânsito nesses bairros não costuma ser muito grande, mas o acesso costuma ter um certo congestionamento nos horários de pico. Evite chegar ao local, portanto, principalmente em torno das 6 horas da tarde nos dias de semana. Vamos lá que vou esmiuçar cada praia desse roteiro por Florianópolis:

Também podes curtir: Tudo que você precisa saber para ir a Florianópolis

Cacupé

Dessas três praias, é a mais próxima do Centro. Cacupé é um bairro nobre, com uma rua à beira-mar que possibilita apreciar a orla. Eu recomendo passear por ali de carro, entrando no acesso ao bairro a partir da SC-401 pela Estrada Haroldo Soares Glavan, na altura da SC 401 Square Corporate. Há acesso para quem vem do Sul ou do Norte da Ilha, não se preocupe.

Aí é só continuar por essa Estrada e curtir a vista! O melhor é ir de carro, parando onde der vontade. Mas, para quem está sem carro em Floripa, sem problemas: a linha 846, que sai tanto do Terminal Integrado da Trindade (TITRI) quanto do Terminal Integrado de Santo Antônio de Lisboa (TISAN), passa por essa Estrada! Só entrar no busão e parar onde der vontade ou simplesmente curtir a vista. Ah, se sair do TISAN, sente do lado direito do ônibus; se sair do TITRI, sente do lado esquerdo. Nesse link dá para conferir os horários de saída dessa linha. Há alguns restaurantes na Estrada Haroldo Soares Glavan.

Também podes curtir: Voando de parapente em Florianópolis

Santo Antônio de Lisboa

A fotogênica Santo Antônio de Lisboa
A fotogênica Santo Antônio de Lisboa

Ah, Santo Antônio! Para mim, a parte mais charmosa desse roteiro por Florianópolis. É um dos bairros mais antigos e conservados de Floripa, guardando a configuração de vilas portuguesas: ruas paralelas ao mar e poucas ruas transversais. É um ótimo lugar para se estacionar o carro e caminhar pela orla, prestando atenção aos detalhes dos barcos de pescadores e às casinhas seculares e conservadas. Lá, a opção de restaurantes é enorme! Tem para todos os gostos, mas são servidos principalmente frutos do mar. Eu, particularmente, não costumo ir muito até lá para almoçar ou jantar, já que boa parte dos restaurantes pratica preços caros para o meu padrão. Há exceções, obviamente (e vale conferir o Groupon ou Peixe Urbano antes de ir até lá, já que é comum restaurantes do bairro fazerem promoções bem convidativas). Amo ir até lá, porém, para um café! Pudera: ficam lá a ótima Dona Ciclana (já contei sobre eles aqui), que serve um café colonial sensacional aos finais de semana, e a Fairyland Cupcakes, que tem os cupcakes mais maravilhosos que eu já provei (para mim ganhou fácil da Carlo’s Bakery, hehe) e um ambiente muito, muito fofo. Desses dois lugares dá para sair bem alimentado sem precisar deixar as calças, hehe.

Para chegar até Santo Antônio de Lisboa, é só seguir pela Estrada Haroldo Soares Glavan, em Cacupé, até chegar ao Caminho dos Açores. Quando chegar a essa estrada, vire à esquerda. Logo chegarás à estrela de Santo Antônio: a igrejinha! A Igreja de Nossa Senhora das Necessidades data de 1756 e, apesar do exterior simples, tem um belo interior. Em 1845, a Igreja recebeu a visita do Imperador Dom Pedro II e esposa. Estacione o carro por ali (ao lado da Igreja há um estacionamento; se não houver vaga por ali, procure uma vaga de rotativo pelas ruas mais à frente) e comece a caminhada. Daí é só continuar pela Rua Quinze de Novembro, à beira-mar.

Santo Antônio tem também um dos carnavais de rua mais típicos de Floripa, com o bloco Baiacu de Alguém. O evento costuma ser familiar e tranquilo.

Para quem vem da SC-401 sem ter entrado em Cacupé antes, o acesso se dá pela Rua Padre Lourenço de Andrade (só seguir as placas de acesso a Santo Antônio de Lisboa). Siga reto e chegarás a uma simpática pracinha na rua Cônego Serpa. Ali és obrigado a virar à direita, podendo entrar à esquerda depois para chegar à Rua Quinze de Novembro.

Para quem vem de ônibus do Cacupé, é só continuar na linha 846. Para quem vem de outro lugar também é fácil: pegue qualquer ônibus que tenha como destino o TISAN (não precisa ser o destino final – boa parte dos ônibus que vai para o TICAN, em Canasvieiras, por exemplo, para no TISAN.) Do TISAN até a Rua Quinze de Novembro são dez minutos de caminhada (800m).

Também podes curtir: Nem só de hambúrgueres vivem os fastfoods americanos

Sambaqui

Sambaqui é a continuação de Santo Antônio de Lisboa. Não é tão famosa e charmosa quanto a irmã, mas transmite uma tranquilidade incrível. Além disso, fica em Sambaqui aquela que eu considero uma das vistas mais lindas de Floripa, na Ponta do Sambaqui.

Sambaqui também tem muitas opções de restaurante, principalmente de frutos do mar. Aí vem o pulo do gato: lá há opções mais simples e em conta do que Santo Antônio! Então acho que vale o passeio por toda a orla antes de eleger um restaurante, hehe.

Para chegar lá, basta continuar pela Rodovia Gilson da Costa Xavier, que é a continuação da beira-mar de Santo Antônio (Rua Quinze de Novembro). Preciso nem dizer que a vista é incrível por todo o caminho, né? Vá até o final da rodovia, chegando até a Ponta do Sambaqui. Nesse ponto é importante chegar de dia, por conta da vista e porque o local é muito vazio durante a noite. Estacione o carro por ali mesmo em uma das vagas gratuitas e siga em pé a pequena trilha que há entre as árvores. Parece que não vai dar em lugar nenhum, mas a vista ao final da trilha de cinco minutos é incrível!

Pela estrada do Sambaqui além da Ponta do Sambaqui, salvo engano, não dá para continuar muito além, pois se chega em uma propriedade particular. Se alguém souber de informação diferente, por favor avise nos comentários!

Para quem quer chegar no bairro de ônibus, a linha 365 chega até lá, saindo do TISAN. Nesse link, podes ver os horários da linha.

Vista da Ponta do Sambaqui
Vista da Ponta do Sambaqui

Onde se hospedar em Florianópolis:

Fizemos uma seleção de hotéis (é só clicar aqui) ordenada pelas principais escolhas do site. Porém, logo no início, antes dos hotéis, podes escolher outros filtros como preço mais baixo primeiro, distância do centro da cidade, estrelas, e outros. Na coluna laranja à esquerda, preencha os campos com a data da entrada e da saída, o número de quartos, de adultos e crianças e clique em pesquisar. Só depois escolha o filtro que mais te agrada. Escolha teu hotel clicando nele e finalize a reserva. Qualquer dúvida, é só mandar nos comentários lá embaixo. Boa estada!

Se decidir vir conhecer esse roteiro por Florianópolis, use os nossos links para fazer as reservas da tua viagem:

Hotel ou apartamento: reserve o seu por este link no Booking.

Aluguel de carro: reserve no Rentalcars.

Seguro Viagem: faça o seu aqui.

Todos os sites acima, Booking, Rentalcar e Real Seguro Viagem, fazem cotações em diversas empresas, garantindo assim, melhores preços e opções para todos os gostos e gastos. E o melhor: reservando seu hotel, alugando seu carro, ou fazendo seu seguro pelo nosso blog, você não paga nada a mais por isso e contribui conosco para continuarmos a trazer novidades para você!

E não fique por fora das novidades e promoções do Mapa na Mão:

  • Entra lá no Facebook, curta nossa página e convide amigos para curtir também: Mapa na Mão
  • Inscreva-se em nosso canal do YouTube: Mapa na Mão
  • Siga nosso Instagram: @mapanamao
  • E inscreva-se no nosso blog ali ao lado onde está escrito: ASSINE NOSSO BLOG

 

Espero que tenham curtido o roteiro por essa parte da Ilha. Logo, logo, mais roteiros por Florianópolis, então não deixe de nos acompanhar pelas redes sociais para não perder nenhum post!

Você pode salvar este texto no seu Pinterest para futuras consultas, pinando a foto abaixo:

cacupé-santo-antonio-de-lisboa-sambaqui-florianopolis

SalvarSalvar

One thought to “Roteiro por Florianópolis – Cacupé, Santo Antônio de Lisboa e Sambaqui”

Oi! Tem alguma dúvida, sugestão, dica ou comentário, deixe aqui para nós e viajemos juntos!

%d blogueiros gostam disto: