Skip to main content
o-que-fazer-em-laguna-santa-catarina

O que fazer em Laguna

Laguna é uma joia no Sul do Brasil com muita história para contar. Antes de falarmos sobre o que fazer em Laguna, vamos primeiro viajar no tempo.

Esta é a segunda cidade mais antiga de Santa Catarina, fundada em 1676. Foi palco de muitos acontecimentos históricos de grande importância nacional. Além da linha imaginária do Tratado de Tordesilhas ter passado por Laguna, em 1839 a cidade foi conquistada pelos soldados farroupilhas, liderados pelo italiano Garibaldi, por David Canabarro e Teixeira Nunes, que declararam a República Catarinense ou República Juliana – uma tentativa de separar o Rio Grande do Sul e Santa Catarina do comando do império.

Foi na Câmara de Vereadores que foi proclamada a independência em sessão presidida por Vicente Francisco de Oliveira, como descrito abaixo no Museu de História Anita Garibaldi.

Em 4 de novembro de 1839 ocorreu a batalha naval em Imbituba entre farroupilhas e imperialistas com a participação da heroína lagunense Anita, nesta época ja apaixonada pelo revolucionário Garibaldi.

Esta linda história de amor e também o triste cenário de revolução são contados em muitos lugares nesta encantadora cidade catarinense. Inclusive, há um espetáculo imperdível chamado A Tomada de Laguna que conta toda esta história ao ar livre. Procure mais informações e não perca o próximo. Vamos então ao que fazer em Laguna?

MUSEU CASA DE ANITA:

Este museu fica ao lado da igreja matriz de Laguna, na Travessa Luis Neri, esquina com a Rua Dr. Angelo Novi. Anita Garibaldi não morou nesta casa, mas se vestiu ali para o seu primeiro casamento. Dentro, possui alguns objetos e móveis antigos, bem como quadros e um com a árvore genealógica de Anita. O Museu Casa de Anita é aberto todos os dias das 9h às 18h e o ingresso custa R$ 3,00 por pessoa, sendo que menores de 8 anos não pagam e estudantes com carteirinha e maiores de 60 anos com RG pagam meia.

PRAÇA E IGREJA MATRIZ:

A Praça da Igreja Matriz fica na Rua Santo Antonio, e bem próxima ao Museu Casa de Anita. É uma praça tranquila e bem arborizada. A Igreja Matriz Santo Antônio do Anjos fica em frente à praça e a construção atual, erguida em 1735, substituiu a antiga capela de pau-a-pique construída por Domingos de Brito Peixoto em 1696. Nesta igreja Anita Garibaldi se casou com “Manoel dos Cachorros”.

MUSEU DE HISTÓRIA ANITA GARIBALDI:

O Museu Anita Garibaldi fica na Rua Raulino Horn, em frente a uma pequena praça com o monumento de Anita Garibaldi. Este prédio foi sede da Câmara Municipal e cadeia, com 4 celas, no século XVIII, onde foi assinado o decreto da proclamação da República Juliana. Hoje possui objetos antigos, artefatos indígenas, moedas de várias épocas, móveis e quadros contando a história de Laguna. Esta edificação foi a primeira construída para a fundação da vila, em 1735. O museu é aberto todos os dias das 9h às 18h e o ingresso custa R$ 5,00 por pessoa. Menores de 8 anos não pagam e estudantes portando a carteirinha e maiores de 60 anos com seu RG pagam meia entrada.

FONTE DA CARIOCA:

A Fonte da Carioca fica na Av. Professora Júlia Nascimento e é a conhecida fonte dos namorados e da juventude. Não sei se rejuvenesce, mas que fica num bonito local em Laguna, disto tenho certeza. Foi construída em 1863, ampliada em 1906 e restaurada em 1990. A água nasce da terra e até hoje a população se abastece desta fonte que possui água fresca, cristalina e gelada em seus tanques de mármore carrara. Historiadores dizem que quem motivou a localização da cidade por seu fundador, foi a Fonte da Carioca.

CASA PINTO D’ULISSÉA:

A Casa Pinto D’Ulisséa é uma construção totalmente revestida com azulejos importados de Portugal, considerada de muito luxo para a época de sua fundação em 1866. É uma réplica de uma quinta portuguesa (fazenda ou casa de campo). A Casa Pinto D’Ulisséa está localizada bem ao lado da Fonte da Carioca.

CENTRO HISTÓRICO:

Iniciando seu passeio pelo Museu Casa de Anita, você pode estacionar seu carro na praça da igreja matriz, onde há estacionamentos gratuitos, e ir caminhando pelo Centro Histórico de Laguna, apreciando as lindas construções com arquitetura européia, principalmente portuguesa, de encher os olhos. A cidade possui cerca de 600 construções tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Por este motivo, Laguna é praticamente um museu a céu aberto.

o que fazer em laguna

RUA GUSTAVO RICHARD – BEIRA DA LAGOA DE SANTO ANTONIO:

Do Centro Histórico e ainda nele, caminhe até à beira da lagoa, onde você encontrará o Mercado Público e um calçadão, além de belas construções antigas. No cais, pequenas embarcações e iates podem ancorar até hoje. É um lugar muito bonito para apreciar a lagoa de um lado e as construções históricas do outro.

o que fazer em laguna

MARCO DE TORDESILHAS:

Este monumento fica na Av. Engenheiro Colombo Machado Salles e foi erguido no local onde passa a linha imaginária do Tratado de Tordesilhas assinado em 1494. Portugal e Espanha assinaram este tratado visando dividir as terras fora da Europa “descobertas e por descobrir” por ambos os países. De acordo com o Tratado de Tordesilhas, as terras situadas até 370 léguas a leste de Cabo Verde pertenciam a Portugal e as terras a oeste do mesmo local, à Espanha. O trecho de terra limitado pelo tratado se estendia de Belém do Pará (ao norte) até Laguna (ao sul).

MOLHES DA BARRA:

Os molhes da barra têm cerca de um quilômetro de extensão e é o local onde as águas da lagoa desembocam no mar. Fica ao sul da Praia do Mar Grosso e é apreciado por pescadores, moradores e turistas diante da bela paisagem. Na ponta dos molhes há um pequeno farol e um mirante de onde você poderá ter o privilégio de avistar botos e baleias francas, além de apreciar a pesca com o auxílio dos botos e a prática do surf.

PRAIA DO MAR GROSSO:

A Praia do Mar Grosso é a mais bem estruturada de Laguna, com vários prédios, restaurantes, hotéis e bares e é a mais próxima do centro da cidade. Possui 3 km de extensão, e é a mais frequentada por moradores e turistas, sendo muito apreciada pelos surfistas.

PRAIA DO IRÓ:

A Praia do Iró é uma pequena faixa de areia e rochas cor-de-rosa entre a Praia do Gi e a do Mar Grosso. A rampa do conhecido hotel Laguna Tourist Hotel  desemboca nesta praia.

BALNEÁRIO LAGUNA INTERNACIONAL:

Ao norte da Praia do Mar Grosso e da pequena Praia do Iró, está o Balneário Laguna Internacional, onde há um condomínio de casas com o mesmo nome. Tem menos infraestrutura que a Praia do Mar Grosso, mas é um belo local com casas muito bonitas.

PRAIA DO GI:

Ao norte do Balneário Laguna Internacional está a Praia do Gi, com 6 km de extensão. Esta praia encontra-se fixada numa pequena elevação de terras e rochas denominada Ponta do Gi. É um local muito bonito para visitar e tomar banho, mas sem infraestrutura.

PONTE ANITA GARIBALDI:

A Ponte Anita Garibaldi foi inaugurada em 16 de julho de 2015 e virou cartão postal do sul do estado, devido à sua beleza e importância para a região. Construída sobre a Lagoa de Imaruí, está localizada na BR 101, entre os quilômetros 313,1 e 315,9. A Ponte Anita Garibaldi é a única ponte estaiada em curva do país.

Somente mencionei as praias por onde passamos no último dia em que estivemos em Laguna, porém, a cidade possui 16 praias!! Então, não deixe de visitar este lindo destino e conhecer muito mais do que aqui foi relatado. Inclusive, sobre o Farol de Santa Marta, mais um local incrível e imperdível, a Ângela do blog Viajando em 3, 2, 1 escreveu neste post.

COMO CHEGAR:

DE CARRO: Laguna fica ao sul de Florianópolis, a 120 km de distância. No km 311,8 da BR 101, sentido sul-norte, entre no viaduto à direita e pegue a Av. Calistrato Müller Salles e você chegará ao centro do município..

DE AVIÃO: a 56 km de Laguna há o Aeroporto Humberto Ghizzo Bortoluzzi, que fica no município de Jaguaruna-SC. Este aeroporto recebe voos do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. E em Florianópolis, você pode pousar no Aeroporto Hercílio Luz, que fica a 120 km de Garopaba, com voos de Porto Alegre, São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Chapecó, Brasília, Buenos Aires.

QUANDO IR:

Laguna é uma delícia de cidade e você pode visitá-la o ano todo. Porém, se você deseja tomar banho de mar, as águas, como em todo o sul do Brasil, são frias no inverno, bem como o clima. As fotos deste post tiramos no mês passado, ou seja, no inverno, pois adoramos aproveitar esta cidade em qualquer estação. Inclusive, para passear pelo centro histórico, é mais tranquilo nesta época.

ONDE SE HOSPEDAR EM LAGUNA:

Fizemos uma seleção de hotéis (é só clicar aqui) ordenada pelas principais escolhas do site. Porém, logo no início, antes dos hotéis, podes escolher outros filtros como preço mais baixo primeiro, distância do centro da cidade, estrelas, e outros. Na coluna laranja à esquerda, preencha os campos com a data da entrada e da saída, o número de quartos, de adultos e crianças e clique em pesquisar. Só depois escolha o filtro que mais te agrada. Escolha teu hotel clicando nele e finalize a reserva. Qualquer dúvida, é só mandar nos comentários lá embaixo. Boa estada!

Gostou deste post sobre Laguna? Então não deixe de ler também sobre estes outros destinos imperdíveis e próximos, em SC:

O que fazer em Imbituba

O que fazer em Garopaba

Roteiro por Florianópolis – Cacupé, Santo Antônio de Lisboa e Sambaqui

Agora que você já sabe o que fazer em Laguna, não deixe de conhecer Santa Catarina, incluindo no roteiro este pedaço de paraíso. Nós podemos ajudar na economia da viagem, através destes links:

Hotel ou apartamento: reserve o seu por este link no Booking.

Aluguel de carro: reserve no Rentalcars.

Seguro Viagem: faça o seu aqui.

Todos os sites acima, Booking, Rentalcar e Real Seguro Viagem, fazem cotações em diversas empresas, garantindo assim os melhores preços e opções para todos os gostos e gastos.

Não fique por fora das novidades e promoções do Mapa na Mão, seu blog de viagens:

  • Entra lá no Facebook, curta nossa página e convide amigos para curtir também: Mapa na Mão
  • Inscreva-se em nosso canal do YouTube: Mapa na Mão
  • Siga nosso Instagram: @mapanamao
  • E inscreva-se no nosso blog ali ao lado onde está escrito: ASSINE NOSSO BLOG

Você pode salvar este texto no seu Pinterest para futuras consultas, pinando a foto abaixo:

o que fazer em laguna

 

 

 

 

 

 

Viaje conosco neste vídeo de Laguna em 1 minuto:

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

2 thoughts to “O que fazer em Laguna”

Oi! Tem alguma dúvida, sugestão, dica ou comentário, deixe aqui para nós e viajemos juntos!

%d blogueiros gostam disto: