Skip to main content

Como trocar pontos TAM por passagens aéreas.

Muitas pessoas me perguntam como trocar pontos da TAM por passagens aéreas para poder viajar praticamente de graça, claro, no que diz respeito à parte aérea. Assim, a seguir trago um passo a passo de como emitir um bilhete aéreo pela TAM usando seus pontos (ou  milhas) do programa de fidelidade.

Bem, mas para trocar pontos por passagens aéreas da TAM, primeiro você deve se cadastrar no programa Multiplus desta companhia aérea. Clique neste link, preencha seus dados e se cadastre.

Devidamente cadastrado, após acumular pontos no seu cartão de crédito (seu cartão de crédito deve ter essa opção de acúmulos de pontos e recomenda-se consultar a operadora antes de contratá-lo), ligue para a operadora do cartão e peça a transferência dos pontos ou do número x de pontos que você quiser, para o seu programa Multiplus. Pode levar alguns dias para finalizar a operação. Na minha última transferência, os pontos estavam disponíveis dois dias após a ligação. Depois da transferência, então, siga o passo a passo a seguir.

Eu estava juntando milhas havia tempos e alguns pontos acumulados estavam próximos de expirar. Claro que não iria deixar isso acontecer. Simbora viajar!

Em fevereiro de 2017 eu e a família vamos à Alemanha com milhas. Melhor, vamos à Europa. Frankfurt é destino, mas também um ponto de chegada e retorno, porque dali iremos a outros lugares de nosso desejo. Aliás, já escrevi sobre isso (leia aqui). Escolhi a Alemanha porque para lá encontrei a oportunidade de emitir bilhetes de ida e volta sem uma quantidade absurda de pontos. Mostro a seguir o que fiz.

1. Acesse o site TAM:

Meu primeiro passo foi entrar no site da TAM. Ao abrir o site no seu navegador, você vai se deparar com a página de pesquisa de voos e preencher os campos em destaque na figura abaixo.

2. Preencha os dados para a pesquisa de voos:

Marque a opção “utilizar meus pontos Multiplus” e insira os dados de pesquisa (origem, destino, datas e quantidade de passageiros), conforme indicado na figura abaixo. Também marque se seu resgate de milhas será para ida e volta ou se é trecho simples (ida ou volta). Clique em “troque seus pontos“.

A tela abaixo mostra a quantidade de pontos necessária para você emitir o bilhete aéreo. Observe logo abaixo que todos os voos disponíveis serão mostrados. É nesta fase da reserva que você também pode alternar o dia de ida ou de volta, dependendo da sua conveniência e disponibilidade.

À direita de sua tela está a barra de rolagem. Desça até encontrar as opções para o seu retorno (caso sua pesquisa seja de ida e volta).

Observe que também aqui é possível alterar o dia de retorno. Se o dia inicialmente escolhido exige uma quantidade de pontos exagerada, altere sua data nesta etapa. Observe: a tela de escolha apresenta dezenas de voos, nem sempre disponíveis com a mesma quantidade de pontos.

3. Escolha o seu voo e clique em comprar:

Após selecionar seus voos de ida e de volta, desça a barra de rolagem até o final e clique em comprar. Neste momento o site pede que você faça o login. A partir deste instante esteja com seu celular em mãos (item 7).

Feito o login, insira as informações dos passageiros, conforme indicado na tela abaixo. Sempre leve a barra de rolagem até o final para conferir se não há informações complementares a serem preenchidas. Clique em prosseguir.

4. Marcar assentos:

É hora de marcar os assentos. Clique em mapa de assentos. Atenção: se você necessita de atendimento ou serviço especial no voo, a hora é esta. Clique em “sim, será necessário atendimento/serviço especial”.

Se o seu voo parte direto de São Paulo, por exemplo, há um único trecho a selecionar o assento. Caso haja conexões em voos feitos pela TAM aqui no Brasil, haverá um número de abas igual ao número de conexões. Observe na tela abaixo que eu fiz dois círculos para destacar a necessidade de marcar os assentos dos voos (Florianópolis a Guarulhos e Guarulhos a Frankfurt). Nesta etapa também é possível selecionar assentos com mais espaço (custos são aplicáveis).

A seleção dos assentos no voo de retorno é feito também nesta etapa. Não se esqueça de rolar a barra de rolagem até o final para completar e fornecer todos os dados e informações exigidos. Selecionados os assentos, clique em “salvar e fechar” e, na sequência, em “prosseguir.’

5. Pagamento das taxas aeroportuárias:

Bom, surge o pagamento das tarifas aeroportuárias. É neste momento que você irá pagar as despesas por meio de cartão de crédito ou de débito.

6. Aceite as condições do contrato:

Ao final desta etapa você deve aceitar as condições do contrato.

7. Receba o código para emissão do bilhete:

Por fim, a confirmação da operação, que é o recebimento de um código, emitido pela TAM, para emitir o bilhete. No meu caso, escolhi a opção de receber o código numérico por SMS. Em poucos segundos o código chegou no meu celular. Insira o código no campo da foto abaixo:

8. Pontos trocados por passagem aérea TAM:

Pronto. Em pouco tempo você receberá um e-mail de confirmação da emissão dos bilhetes eletrônicos e confirmação da operação de resgate.

Faço uma observação final. Não encontrei a opção múltiplos destinos para emitir passagens com pontos na TAM, o que me impediu de fazer a emissão de bilhetes de Florianópolis a Frankfurt e de Frankfurt a Jaguaruna (SC) em uma única operação. Assim, por exemplo, você não conseguiria emitir São Paulo a Paris e Paris a Rio de Janeiro em uma única operação. Como há mais de dois destinos envolvidos, o processo de emissão deve ser dividido em duas etapas. No exemplo que citei, primeiro emita São Paulo a Frankfurt. Encerrada a operação, faça uma nova emissão, agora para o voo de volta: Frankfurt a Rio de Janeiro.

Agora que você já sabe como trocar seus pontos TAM por passagens aéreas e assim conseguir viajar gastando bem menos, nós podemos ajudar ainda na economia da sua viagem, através destes links:

Hotel ou apartamento: reserve o seu por este link no Booking.

Aluguel de carro: reserve no Rentalcars.

Seguro Viagem: faça o seu aqui (leia neste post tudo sobre seguro viagem).

Todos os sites acima, Booking, Rentalcar e Real Seguro Viagem, fazem cotações em diversas empresas, garantindo assim os melhores preços e opções para todos os gostos e gastos.

Não fique por fora das novidades e promoções do Mapa na Mão, seu blog de viagens:

  • Entra lá no Facebook, curta nossa página e convide amigos para curtir também: Mapa na Mão
  • Inscreva-se em nosso canal do YouTube: Mapa na Mão
  • Siga nosso Instagram: @mapanamao
  • E inscreva-se no nosso blog ali ao lado onde está escrito: ASSINE NOSSO BLOG

Você pode salvar este texto no seu Pinterest para futuras consultas, pinando a foto abaixo:

Dilamar.

4 thoughts to “Como trocar pontos TAM por passagens aéreas.”

Oi! Tem alguma dúvida, sugestão, dica ou comentário, deixe aqui para nós e viajemos juntos!

%d blogueiros gostam disto: