Skip to main content

De carro pelo litoral sul da França – sugestão de roteiro pela Europa

Em janeiro/fevereiro de 2015, fizemos uma viagem para a Europa, onde passamos alguns dias em Praga, Viena, Barcelona e Sul da França. Após ficarmos 3 dias em Nice, com roteiro muito similar a este aqui, passando um dia em Mônaco, pegamos nosso carro alugado e nos dirigimos pelo litoral sul da França até Marselha, onde dormimos.

O trajeto não é tão longo – são 206 km de Nice a Marselha pela estrada principal – mas como fomos costeando o mar, parando e apreciando o caminho, levamos praticamente um dia para chegarmos ao nosso destino para pernoite.

Esta estrada que costeia o Mediterrâneo é simplesmente incrível! Diria para você mais, imperdível! Ao menos uma vez na vida, caminho obrigatório se você puder percorrê-lo, é claro. Mas antes de descrever um pouco mais o caminho de carro pelo sul da França, vou deixar a sugestão de roteiro que fizemos nesta viagem pela Europa.

Sugestão de roteiro pela Europa:

Este roteiro que fizemos pela Europa foi muito bom. Vou deixar aqui como uma sugestão de roteiro um tanto quanto variado, pois incluiu cidades do centro europeu com clima mais frio e depois, cidades situadas mais ao sul do continente, com clima e cultura um pouco diferentes.

Então, partimos de Guarulhos rumo a Praga, na República Tcheca, com conexão em Zurique, já que a empresa aérea era suíça. Em Praga ficamos 3 noites e depois pegamos um ônibus para Viena, Áustria (aliás, este trajeto mereceu ir para a seção Mão de vaca, pois foi muito barato, uma descoberta muito legal da filha Ester – leia aqui). Em Viena ficamos 4 noites e pegamos um avião até Barcelona, na Espanha, onde dormimos 3 noites. De Barcelona começamos nossa viagem de carro.

A viagem de carro pelo litoral da França:

De Barcelona viajamos até Nice, sul da França, em um trajeto de 665 km, lá permanecendo 3 dias. Em um deles, fomos também de carro até Mônaco, fazendo um bate-e-volta a partir de Nice. E depois de Nice, fomos costeando o Mediterrâneo até Marselha, viagem esta que inspirou a criação deste post. De fato, foram vistas muito inspiradoras.

Esta viagem pode ser feita pela rodovia principal, a A8, mas achamos um pecado não aproveitar para conhecer as cidades praianas. Assim, logo na saída de Nice, costeamos o mar até chegarmos em Antibes, nossa primeira parada para fotos e apreciar a linda vista daquela água azul – não é à toa que este litoral se chama Costa Azul, ou em francês, Côte d’Azur. De Antibes, seguimos pela D6007 até Cannes. Mais um lugar incrível à beira do mar, com ricas marinas e uma graça de cidade. Vasculhamos um pouco Cannes de carro e partimos pela D6098 cortando lindas cidadezinhas, contornadas por um mar de uma cor incrível.

Continuamos pela rodovia D559, sempre bem junto ao mar. Frequentemente há mirantes. Pare, sinta a brisa do mar, tire lindas fotos e grave este azul na sua memória. Em um destes observatórios, havia ruínas e bancos para sentar, um lugar bem bonito.

Sempre que passávamos por uma cidadezinha, entrávamos com nosso carro para conhecê-la melhor e mais de perto. Neste trajeto você passará por lugares lindos e conhecidos, como Saint-Tropez. Pare e aproveite para conhecer a cidade, afinal, você está no Sul da França, um dos lugares mais charmosos do mundo!

Assim percorremos nosso caminho até Marselha onde somente dormimos (vou ter de voltar, pois não conheci Marselha, que dó). E no outro dia, seguimos para Carcassonne, pela rodovia A9, num trajeto de 312 km. Em Carcassonne chegamos cedo, conhecemos esta graça de cidadezinha medieval e lá dormimos. No outro dia, partimos cedo de Carcassonne rumo à Barcelona para pegarmos nosso voo de volta para o Brasil.

Esta é uma sugestão de roteiro pela Europa, passando de carro pelo litoral sul da França, de Nice a Marselha. Se você tem dúvidas de onde ir, aproveite as dicas para usar na sua próxima viagem a este continente de destinos inesgotáveis. E caso você vá para lá, ou para qualquer outro lugar, nós podemos ajudar na economia da sua viagem, através destes links:

Hotel ou apartamento: reserve o seu por este link no Booking.

Aluguel de carro: reserve no Rentalcars.

Seguro Viagem: faça o seu aqui (leia neste post tudo sobre seguro viagem).

Todos os sites acima, Booking, Rentalcar e Real Seguro Viagem, fazem cotações em diversas empresas, garantindo assim os melhores preços e opções para todos os gostos e gastos.

Não fique por fora das novidades e promoções do Mapa na Mão, seu blog de viagens:

• Entra lá no Facebook, curta nossa página e convide amigos para curtir também: Mapa na Mão
  • Inscreva-se em nosso canal do YouTube: Mapa na Mão
  • Siga nosso Instagram: @mapanamao
  • E inscreva-se no nosso blog ali ao lado onde está escrito: ASSINE NOSSO BLOG

Você pode salvar este texto no seu Pinterest para futuras consultas, pinando a foto abaixo:

Michela.

6 comentários em “De carro pelo litoral sul da França – sugestão de roteiro pela Europa

1. Olá Michela!
    Estou começando a planejar uma viagem pra Europa em setembro e outubro de 2017, onde pretendo conhecer algumas cidades da Espanha e depois seguir viagem de carro pelo litoral, passando pelo sul da França e litoral da Italia até a Sicília.
    Vi que você alugou um carro em Barcelona e seguiu para a França, que é o que pretendo fazer também…gostaria de saber se houve alguma dificuldade em atravessar a fronteira e gostaria de saber se vc possui a informação quanto ao custo e possibilidade de retirar um carro em barcelona e devolver em Roma, ou alugar um em cada Pais?
    Desde já agradeço a atenção!

Tatiane.

1. Olá Tatiane, obrigado pelo contato com o Mapa na Mão.

Fizemos a viagem em 2015 e não havia controle aduaneiro ou mesmo imigratório nas fronteiras. Foi assim entre Espanha e França e entre França e Mônaco. A livre circulação é consequência do Acordo de Schengen, então, não haveria controle também entre a França e Itália. Mas…. os últimos acontecimentos na França e a crise migratória no Velho Continente deixaram sequelas e não duvido que algum tipo de controle tenha sido imposto. Falo isso porque estive novamente em Nice neste ano de 2016 e ao descer no aeroporto enfrentamos um rígido controle de segurança, coisa não vista antes nos voos entre países europeus. De qualquer modo, estando com os documentos em ordem, acredito que não haverá problemas.

Sobre a locação do veículo

Não recomendo alugar o carro na Espanha para devolver em Roma, pois acredito que tu pagarás uma considerável taxa de entrega. Mas não deixe de pesquisar! Geralmente retiramos e devolvemos o veículo na mesma agência, o que reduz o custo. Na nossa viagem, o custo foi em torno de 280,00 euros (Golf a diesel), por 6 dias, incluindo alguns seguros.

Tua viagem me pareceu muito interessante. Eu faria todo o trajeto de carro (ida e volta), por caminhos diferentes e não necessariamente só por autoestradas, mas, claro, a decisão é tua. Para que tenhas ideia, levamos um dia inteiro de viagem entre Barcelona e Nice (só por autoestradas) e gastamos mais com pedágios do que com combustível (diesel).

Outra decisão que tomamos foi não ter obedecido ao GPS no trajeto de volta, preferindo conhecer as lindas cidades litorâneas da França (a todo tempo o GPS nos remetia para a autoestrada). Foi assim que conhecemos Cannes e Antibes, ambas na França (aliás, te convido a ler os posts sobre o que fazer em Nice e Antibes).

Espero ter ajudado e, precisando de alguma informação adicional, contacte o Mapa na Mão.

Ah, aproveite e colabore com o blog assinando ele ali na coluna da direita, curtindo nossa página no Face e nos seguindo no Instagram.

Abraço e ótima viagem!

1. Olá Rosane, tudo bem?

Bom, só no sul da França ficamos 3 dias em Nice, pegamos o carro para o sul, dormimos uma noite em Marsella, acodamos cedo e fomos para Carcassonne, onde dormimos uma noite. Mas se queres todo o roteiro desta viagem, não só do sul da França, chegamos primeiro em Praga, onde ficamos 3 noites. Fomos de ônibus para Viena (há um post sobre este trajeto), onde dormimos 4 noites. Fomos então para Barcelona, onde dormimos 3 noites e pegamos o carro para irmos para a França, chegando em Nice.

Fomos no final de janeiro e é muito frio em Praga e Viena, mas Barcelona e Sul da França foi tranquilo. Claro, frio, mas tranquilo. E como vais final de fevereiro, acho que estará mais tranquilo ainda.

Abraço.

2. Oi, Rosane, tudo bem?
    Irei em julho com minha filha e quero fazer o trajeto de Marselha a Nice, é boa ideia? Quero saber também se é só alugar um carro ou se tenho que tem alguma licença para dirigir. Mais uma coisa, é possível alugar o carro em uma cidade e devolver em outra?
    Rita

1. Olá Rita, tudo bem? É uma ótima ideia. Nós amamos este trajeto de carro. Tem muitas paisagens lindas e cidadezinhas gracinhas no caminho, como Antibes, Cannes e outras. Não precisa licença não. Sempre alugamos carros na Europa somente com nossas CNHs e cartão de crédito internacional, claro, não esquecendo de levar os passaportes. Dá sim para alugar em uma cidade e devolver em outra. Geralmente sai mais caro. Faça a cotação das duas formas. Como nosso voo seria em Barcelona, pegamos o carro lá e devolvemos lá novamente. Então, se teu voo para o Brasil chegar e partir da mesma cidade, faça a cotação do aluguel do carro das duas formas e, caso fique muito caro, volte também de carro para o ponto de partida para devolver o carro onde pegastes.

Abraço e ótima viagem!!

Michela.

Oi! Tem alguma dúvida, sugestão, dica ou comentário, deixe aqui para nós e viajemos juntos!