Skip to main content

Trilhas de Bombinhas – Santa Catarina

Engana-se quem pensa que Bombinhas, que fica no litoral norte de Santa Catarina, resume-se a praias e mais praias. Que tem sim, praias e mais praias e das mais lindas que conheço, ah, isso tem. E podes conferir essas maravilhas neste post. Mas nesta última vez que tivemos lá, descobrimos as trilhas de Bombinhas que são uma loucura! E olha que não tivemos tempo de fazer todas – está nos nossos planos, logo que voltarmos. Mas as três que fizemos, conto aqui:

Trilha da Costeira de Zimbros:

– O senhor sabe onde fica a trilha de Zimbros? – perguntei eu

– Alguém aí usa marcapasso? – respondeu ele perguntando.

– Não!

– Alguém tem problema de coração?

– Não, por quê?

– Porque se preparem para muitas emoções. Esta é a trilha mais linda do Brasil!

Assim começou meu diálogo com um pescador na Praia de Zimbros, ao perguntar a ele onde iniciava a Trilha da Costeira de Zimbros. Rimos muito e partimos rumo a ela com mais ansiedade ainda. E advinha só!! Não é que não foi história de pescador? A trilha é linda mesmo. A cada dezenas de metros, paisagens encantadoras.

O acesso a algumas praias paradisíacas e desertas de Bombinhas só é possível a partir desta trilha, como a Praia do Cardoso, a Praia da Lagoa, a Praia Triste e a Praia Vermelha. Neste dia, somente conseguimos chegar até a Praia do Cardoso e a da Lagoa, onde, inclusive, há um lindo manguezal preservado naquele recanto quase intocado.

O início da trilha se dá no canto direito de quem olha para o mar da Praia de Zimbros, onde há uma placa, conforme a foto abaixo. É uma trilha um pouco longa, principalmente se quiseres chegar até o fim. Até a Praia da Lagoa, levamos uns 40 minutos na ida, isso porque fomos parando para apreciar as enseadas pelo caminho. Apesar de longa, a trilha é leve, dando, inclusive, para fazer de sandália de dedo. No entanto, quando eu voltar, acho que vou preferir ir de tênis, por questão de maior conforto. Agora, da uma olhada nas fotos e programe a próxima ida até lá.

VAIS ADORAR LER TAMBÉM: O que fazer em Garopaba, SC.

Do Ribeiro:

Como contamos neste post aqui, na Praia do Ribeiro só se chega através de trilha. Esta trilha inicia logo após atravessar o riozinho entre Bombas e Bombinhas. No final da Praia de Bombas (lado direito de quem olha para o mar), há um rio. Atravesse-o até chegar às pedras e o início da trilha, onde há uma placa, conforme a foto abaixo.

Então, caminhe até o final da trilha para chegar na Praia do Ribeiro. É uma trilha leve, de aproximadamente 5 minutos o trecho e garanto, vale mesmo a pena, pois a natureza caprichou neste lugar. Não se preocupe com o rio, a menos que a maré esteja muito alta, mas, mesmo assim, ele não é profundo.

VAIS ADORAR LER TAMBÉM: O que fazer em Laguna, SC.

Trilha da Sepultura:

A Praia da Sepultura já é a coisa mais linda. A trilha, não deixa por menos. Suba a rampa ao lado do Ohana Bar, na Praia da Sepultura, vire à esquerda e inicie a trilha ao lado da placa que fica pendurada em uma garagem, conforme a foto abaixo. Um pouco mais adiante, encontrarás uma porteira de madeira. Passe por ela e siga em frente.

A trilha bifurca em algumas ocasiões. Bem, virando à esquerda, encontrarás o mar e paisagens de tirar o fôlego. Na foto abaixo, da pedra conseguimos avistar Bombas e Bombinhas ao fundo. Indo reto e subindo cada vez mais, chegarás ao final da trilha que termina em uma ponta de Bombinhas com o oceano todo pela frente e aos teus pés.

A trilha é leve, com trechos em subida, e leva-se aproximadamente 20 minutos para chegar ao final.

VAIS ADORAR LER TAMBÉM: Tudo o que você precisa saber para ir a Florianópolis.

Além destas três trilhas, Bombinhas tem ainda a Trilha da Galheta, que fica no costão esquerdo da Praia de Bombas, a Trilha do Retiro dos Padres, na praia de mesmo nome (e que tem um restaurante delicioso, o Restaurante Retiro dos Padres), a Trilha de Quatro Ilhas, na praia de mesmo nome, a Trilha do Morro do Macaco e a Trilha da Tainha, que ficam no canto esquerdo da Praia de Canto Grande (mar de dentro). Pegue um mapa no Centro de Atendimento ao Turista na Av. Leopoldo Zarling. Não tivemos tempo de ir em todas, mas essas que fizemos foram o suficiente para querermos voltar logo e terminar o que não terminamos.

Agora que já sabes que Bombinhas é um paraíso aqui na terra com lindas praias e não só por isso, mas com trilhas de encher os olhos de tanta beleza, comece já a planejar a sua ida a este que é um dos destinos mais lindos do Brasil. Não, não só do Brasil. Do mundo! Ah, e um detalhe importante: a maioria das fotos foram feitas em dias nublados, pois o tempo não colaborou muito com nosso feriadão. Agora, imagine este mar com um lindo céu azul? O Caribe fica vermelho de vergonha.

E como expliquei no primeiro post da série Bombinhas, são tantas coisas para se fazer neste lugar, que dividi a postagem em três: a das praias, este das trilhas e o que Bombinhas tem além das praias? Não perca por nada, afinal, o verão está logo ali.

Ah, nesta página, a Mariscal_Bombinhas_SC, há vídeos e fotos incríveis de Mariscal para teres uma ideia do que é tudo isto que estou falando.

Onde ficar:

Em Bombinhas há muitos hotéis, pousadas e apartamentos para alugar. Procure no Booking ou no Google por hotéis e pousadas ou até mesmo por imobiliárias, se for para alugar um apartamento, casa ou sobrado. Vou deixar aqui duas sugestões de hotéis onde ficamos e gostamos muito:

EM BOMBAS: Bombinhas Summer Beach Hotel e Spa. Fica bem no início da praia, no costão de Bombas, e é uma ótima sugestão de hotel. Sobre ele contei tudo neste post – confira!

EM BOMBINHAS: Bombinhas Praia Apart Hotel. Contei tudo sobre este apart hotel neste post. Dá uma olhada e fique com mais vontade de ir a este lugar maravilhoso.

Quando ir:

Em qualquer estação do ano, vais amar Bombinhas, por ser este um lugar de natureza exuberante e muito bonito.  No entanto, se fazes questão de um banho de mar, então a melhor época é a primavera e melhor ainda, o verão, pois as águas no sul costumam ser frias nas outras estações do ano. Mas saibas que no verão a cidade é muito agitada e lotada, com congestionamento em vários momentos do dia.

Minha dica: para entrar ou sair da cidade, vá muito cedo e saia bem tarde, pois as filas costumam ser grandes e demoradas. E vá com paciência, sabendo que valerá a pena.

Quanto ao comércio em geral, no verão funciona a todo vapor e abre até tarde. No inverno, muitas lojas e restaurantes não abrem.

As atrações nas praias, como aluguéis de caiaques, pranchas, stand up, etc, não funcionam no inverno. Mas como as trilhas estão lá à disposição o tempo todo e são de graça, podes aproveitá-las a qualquer momento.

Como chegar:

Bombinhas está localizada no litoral norte de Santa Catarina. Na BR 101, Km 155, entre no viaduto em direção a Porto Belo e siga pela SC 412 até chegar em Bombas, a primeira praia de Bombinhas.

DE AVIÃO: em Florianópolis há o Aeroporto Hercílio Luz. Bombinhas fica a 73 km de Florianópolis. Dali, pegue a BR 101, sentido norte. Em Navegantes, a 69 km de Bombinhas, há o Aeroporto Internacional de Navegantes. Dali, pegue a BR 101, sentido sul.

VAIS ADORAR LER TAMBÉM: Roteiro por Florianópolis.

Agora que já sabes o que fazer em Bombinhas e já conheces três de suas trilhas, não deixe de conhecer Santa Catarina, incluindo no roteiro este pedaço de paraíso. Nós podemos ajudar na economia da viagem, através destes links:

Hotel ou apartamento: reserve o seu por este link no Booking.

Aluguel de carro: reserve no Rentalcars.

Seguro Viagem: faça o seu aqui.

Todos os sites acima, Booking, Rentalcar e Real Seguro Viagem, fazem cotações em diversas empresas, garantindo assim, melhores preços e opções para todos os gostos e gastos.

Não fique por fora das novidades e promoções do Mapa na Mão, seu blog de viagens:

• Entra lá no Facebook, curta nossa página e convide amigos para curtir também: Mapa na Mão
  • Inscreva-se em nosso canal do YouTube: Mapa na Mão
  • Siga nosso Instagram: @mapanamao
  • E inscreva-se no nosso blog ali ao lado onde está escrito: ASSINE NOSSO BLOG

Você pode salvar este texto no seu Pinterest para futuras consultas, pinando a foto abaixo:

Michela.

18 comentários em “Trilhas de Bombinhas – Santa Catarina

1. Faz tempo que ando para visitar o Estado de Santa Catarina e ler posts como este só me faz ficar com mais vontade ainda. Adoro fazer caminhadas em espaços como esse, que você tão bem retrata aqui no post. Já registei: trilha de Zimbros, em Bombinhas 🙂 . Obrigado pela partilha.

2. Tá aí algo que eu ainda quero visitar na minha vida de viajante aqui no Brasil, não acredito que ainda não conheço esses lugares! Abraço e seu post fez Bombinhas entrar pra minha lista de próximos destinos a visitar 🙂

3. Adorei a dica de fazer a trilha, adoro! E está tudo bem explicadinho. Sem falar nessa paisagem linda ! Nosso Brasil tem muito a se explorar ! Adorei 😉

4. Quantos bons dias, quantos bons finais de semana, que ótimo final de ano passei nessa cidade! Muito legal! Tenho de voltar a frequentar essa cidade. Quantas alegrias e experiências sem iguais passei nessa cidade! Nadar com tartarugas, snorkel, apneia, água verde cristalina, paisagens, encontrar tanta vida marinha, as trilhas. Estive no dia anterior a aparecer o tubarão baleia perto da Praia da Sepultura, por pouco não tive mais essa experiência. Até no Inverno já fomos ver a pesca da tainha. Todos que levamos pra conhecer a cidade, puxamos pra fazer a trilha da Sepultura, pois o trajeto e final recompensam. Obrigado pela postagem!

5. Nem parece, mas já faz 5 anos desde a última vez que estive em Bombinhas e para mim a cidade era só praia. Vou no início do próximo ano e não vou deixar de fazer essa trilha. E mais: vou levar todo mundo junto 😀

6. Excelente post… Eu conheço a Praia do Ribeiro, fui lá em no ano passado 03/2016 conheci o Sr Dario um carioca que conheceu bombinha e aposentado não voltou mais para o RJ, ajuda a limpar a trilha e conservar o local limpo. Eu fiquei encantada por bombinhas e por todas as praias que existem naquele lugar maravilhoso!!! Super indico a trilha que leva ao mirante 360 simplesmente divino tbem. Este ano vou novamente…. não há como não voltar depois de conhecer o paraíso.

7. Gente! olha que moro aqui mesmo em Bombinhas há 2 anos ! e gostei de mais este post, porque dá a sensação de que estou morando em outro planeta ! parabéns por o jeito de contar algo tão lindo ! Dá para conhecer tuuuudooooo!

Oi! Tem alguma dúvida, sugestão, dica ou comentário, deixe aqui para nós e viajemos juntos!