Skip to main content

Museu Oceanográfico da Univali

Museu Oceanográfico da Univali – minhas percepções:

O Museu Oceanográfico da Univali é o terceiro do mundo no ramo, e quase ninguém nunca ouve falar! E o melhor: fica em Piçarras, Santa Catarina, que é uma região belíssima!

Fui numa sexta-feira com a escola neste museu e, posso garantir, vale muito a pena! O museu tem de fósseis e ossadas de animais até animais vivos!

Lá, encontrei ossadas de baleia (:0), um tubarão VIVO (mas não se engane não, ele é bem pequeno e é um dos únicos que consegue respirar parado, e por isso ele quase não se mexe!), fósseis, roupas de mergulho antigas, tubarões empalhados, cabeças de martelo, peixes, anêmonas (a coisa mais linda!) e até a maior tartaruga do mundo!

VOCÊ VAI CURTIR LER TAMBÉM: Trilhas de Bombinhas

Fizemos uma visita guiada pelo museu, e por isso ficamos sabendo de um monte de coisas interessantes! Por exemplo: você sabia que existe uma baleia com dentes? Isso mesmo! O nome dela é Cachalote. Pra quem não sabe, as baleias  não tem dentes, e sim sardas dentárias.

Você sabe por que os tubarões não comem carne humana (exceto o tubarão tigre)? Primeiro: porque a carne humana não é a das mais saborosas (nem pra isso nós servimos, se bem que, ainda bem né!) e segundo: os tubarões são peixes cartilaginosos, e seus dentes não são feitos de ossos, e sim de cartilagem. Isso significa que são menos resistentes que os nossos dentes. A carne humana é dura, então você já deve imaginar a dor de dente que os tubarões sentem quando tentam comê-la, além do gosto não muito bom – nem vou reclamar muito.

VOCÊ VAI CURTIR LER TAMBÉM: Tudo o que você precisa saber para ir a Florianópolis

Você sabia que existe um tubarão chamado Tubarão Charuto? Ele é bem pequeno, e quando morde, gira, e assim arranca pedaços da sua próxima refeição (ai!). Eu é que não queria ser atacada por um desses! Opa, esqueci, não faço o gosto dele, ufa!

Existem, ao todo, 7 espécies de tartarugas no mundo, e 5 delas há no Brasil (inclusive a maior de todas!). A maior de todas tem um casco de couro, e no museu existe um filhote dela empalhado (o filhote já é gigante, imagina o adulto!). No museu há 5 cascos de tartarugas na parede, e você pode tocar! Isso mesmo! Tocando, dá para perceber a diferença entre o casco de couro e os outros cascos.

No final do museu tem uma lojinha, se você quiser levar uma lembrancinha para casa! Minha dica é: em um dia vá neste museu, e no outro vá no Beto Carrero World, que por sinal é bem pertinho!

Como eu disse, este é o terceiro maior museu do mundo, e o maior da América Latina, em se tratando de museu oceanográfico, então, imagine o tanto de coisas que tem pra ver! Você não pode perder, pois é muito legal e interessante.

VOCÊ VAI CURTIR LER TAMBÉM: Praias de Bombinhas

Horário de funcionamento:

O Museu Oceanográfico da Univali abre de terça a sexta das 14h às 20h, e aos sábados e domingos, das 10h às 18h.

Valor do ingresso:

O valor da entrada é R$20,00, e a meia entrada é R$10,00. Idosos com mais de 60 anos, estudantes com identificação, professores com identificação, portadores de necessidades especiais, colaboradores da Univali e membros do ICOM com identificação pagam meia entrada. Crianças de até 3 anos não pagam.

Endereço e contato:

Endereço: Avenida Sambaqui, 318 – Santo Antônio, Piçarras – SC, 88380-000

Facebook: Museu Oceanográfico Univali

Telefone: (47) 3261-1403

Onde se hospedar em Itajaí:

Fizemos uma seleção de hotéis (é só clicar aqui) ordenada pelas principais escolhas do site. Porém, logo no início, antes dos hotéis, podes escolher outros filtros como preço mais baixo primeiro, distância do centro da cidade, estrelas, e outros. Na coluna laranja à esquerda, preencha os campos com a data da entrada e da saída, o número de quartos, de adultos e crianças e clique em pesquisar. Só depois escolha o filtro que mais te agrada. Escolha teu hotel clicando nele e finalize a reserva. Qualquer dúvida, é só mandar nos comentários lá embaixo. Boa estada!

Você pode salvar este texto no seu Pinterest para futuras consultas, pinando a foto abaixo:

Letícia

36 thoughts to “Museu Oceanográfico da Univali”

  1. Que sítio mais giro! Os aquários fazem lembrar o oceanário de Lisboa, mas tem a componente da história da exploração marítima (com o barco e tudo mais). E adorei ler as curiosidades, não fazia ideia que apenas haviam 7 espécies de tartaruga no mundo!

  2. Nossa que bacana! Não vazia ideia que o Brasil tem o terceiro maior Museu Oceanográfico do mundo!
    Amei também as curiosidades! Realmente é um alivio saber que a maioria dos tubarões não gostam de carne humano, acho que graças a isso existem mergulhos com tubarões.
    Valeu pelas dicas, com certeza visitar o museu quando eu for pra esses lados! Como você disse, Beto Carreiro em um dia e esse museu no outro! =)

  3. Como você disse bem: quase ninguém ouviu falar nesse museu. Eu me incluo nesse grupo. Adorei conhecer pelo seu post. Parabéns pela dica.

Oi! Tem alguma dúvida, sugestão, dica ou comentário, deixe aqui para nós e viajemos juntos!

%d blogueiros gostam disto: