Skip to main content

13 Cheiros que nos lembram lugares e viagens

Faz um tempo que tô com a ideia desse post na cabeça. A ideia de fazer ele surgiu de um cheiro que me lembra viagens e que, bom, digamos que não é a coisa mais poética do mundo, haha (contei abaixo qual é esse cheiro). Mas, revirando a memória (e convoquei a família Mapa na Mão inteira para contar para vocês quais são as nossas memórias olfativas de viagem), me vieram vários outros cheiros à cabeça. Essas são memórias muito fortes para mim – sempre que sinto esses cheiros, me vem na cabeça um turbilhão de imagens que eu nem sabia que ainda estavam guardadas na minha memória péssima. Gente, tem coisa mais deliciosa do que essas memórias? Mas agora fiquei curiosa: também tens memórias olfativas de viagens ou isso é loucura da minha cabeça? Fiquei curiosa!

Memórias olfativas da Ester:

1. Subway

Essa foi a inspiração para o post! Já contei aqui que costumamos usar bastante o Subway quando viajamos. O resultado não poderia ser outro: toda vez que passo em frente a algum Subway e sinto aquele cheirinho (bem gostoso, por sinal!), alguma viagem vem à minha cabeça. Vou até contar um segredo, haha: bem perto da minha casa em Floripa tem um Subway e, uma vez, entrei lá para comprar um lanche e, na hora, fui teletransportada pelo meu cérebro sem noção para algum lugar nesse mundão onde eu já tinha comido um Subway (até porque geralmente usamos o Subway fora do país mesmo, porque no Brasil, quando queremos comer barato, procuramos restaurante a quilo – como eu também já contei nesse post aqui). E o que aconteceu foi que eu quase, mas quase mesmo, fiz o pedido em inglês. Juro. Cheguei a abrir a boca para começar a falar em inglês com o atendente, mas tive tempo de evitar a vergonha, haha.

2. Cheiro de lenha

Em Criciúma, de onde sou natural, faz bastante friozinho no inverno, e a lareira lá de casa trabalha bastante no meio do ano. O cheiro de lenha sapecando invade a casa inteira (meu namorado ooooooooodeia hahaha e eu amo!), e para mim, esse é o verdadeiro cheiro de inverno! Quando sinto o cheiro de lenha, na hora me vêm todos os meus destinos preferidos de inverno, como a nossa linda Serra do Rio do Rastro.

3. Creme de cabelo

Há alguns anos, alguém estava usando um creme de cabelo e, na hora em que eu senti o cheiro, me veio uma lembrança de viagem na cabeça e eu não entendi o por quê. Daí fui vasculhar minhas lembranças e descobri do que se tratava: quando fizemos um cruzeiro de navio em 2008, eu comprei um creme de cabelo da Seda (e lembro até a linha, era a de verão, haha) e, depois de passar o dia inteiro na piscina, eu voltava para a cabine, tomava banho e ia para a sacada da cabine para pentear o cabelo (tinha um cabelão gigante naquela época, nada de saudades haha) com o meu creme olhando aquele marzão lindo. No fim, o cheiro daquele creme me associava muito àquela cena. Pena que o creme não foi mais fabricado, haha.

4. Comida de avião

Podem me julgar: eu gosto de comida de avião. Haha! Só acho que vem pouca quantidade, mas isso não chega a ser um problema para mim, porque nunca cheguei a sentir fome no avião (tô lá paradona, sem gastar energia nenhuma). Mas conheço gente (oi, namorado) que já aceitou o pão da tia desconhecida do lado quando ela ofereceu, HAHAHA. Bom, sabe quando os comissários começam a servir a refeição e sobe aquele cheirão no avião? Então, é um cheiro muito específico e me traz muitas emoções! Primeiro me traz a fome mesmo, porque geralmente nessa parte do voo eu já tô com bastante fome (porque eu nunca raramente como em aeroporto, apesar de que já descobrimos alguns lugares baratinhos para comer em Guarulhos, Congonhas e Floripa), e eu sempre, seeeeeeeempre sou uma das últimas a receber a comida, independente de onde eu sente no avião. Se eu sento bem na frente, eles começam a entregar a comida por trás e vice versa, hahaha.

5. Perfume de Paris

Em 2015, quando estava no Aeroporto Charles de Gaulle, entrei em uma daquelas lojas de souvenir. Lá eram vendidos alguns perfumes simples, sem marca, bem com cara de souvenir para dar de presente mesmo. Provei um desses perfumes e era muito delicioso! Comprei, até porque era baratinho (lembro até o preço, 25 euros, que naquela época não valia tanto). Toda vez que eu usava, me sentia muito em Paris! Não sei bem explicar o por quê, mas para mim, aquele era o cheiro de Paris – romântico, doce… Mas tô falando tudo no passado porque esse perfume foi furtado 🙁 Em 2015 mesmo arrombaram o carro do meu namorado e meu perfume estava dentro, quase cheio, e levaram ele. Tá fazendo alguém feliz a essa hora, haha. Com certeza vou procurar por esse perfume quando for a Paris de novo.

Memórias olfativas da Michela:

6. Cheiro das lojas de perfumes:

Eu sou muito indecisa com esse negócio de escolher perfume. E sempre me pergunto e pergunto para minhas filhas e para o marido: por que não criam um perfume com o aroma das lojas de perfume? Adoroooooo. Ah, e como não lembrar de viagens com o cheiro das perfumarias, se logo no aeroporto já fico doida por essas lojas? Este cheiro me lembra de aeroportos, da Lafayette, da Macy’s, do El Corte Inglés, de tudo que é loja de cosméticos e perfumes por aí.

Aí, como não tenho dinheiro tempo para viajar o tempo todo, tento matar a saudade nas lojas de perfume por aqui. Mas aí, né, isso vira uma tortura!

 

7. Cheiro de protetor solar:

Amo praia! Amo mar! Amo lagoa! Amo piscina! Viajar para lugares assim é mesmo uma delícia para mim. Então, não tem jeito. Quando chega o verão e passo protetor solar aqui mesmo na minha cidade ou na Praia do Rincão, que é a praia mais próxima de Criciúma, não tem como não lembrar de viagens e lugares muito legais.

Aproveite para conhecer uma das praias que mais gosto no mundo aqui.

8. Chocolate quente:

Eu já contei aqui que frequentemente viajamos no inverno para o exterior porque é mais barato por ser baixa temporada. Esta é uma deliciosa desculpa para um chocolatinho quente de vez em quando. Aí, não tem jeito. Sentir o cheiro de chocolate quente logo remete para viagens geladas para outros continentes. Hum, que saudade…

Memórias olfativas da Letícia:

9. Cheiro de queijo:

Queijo derretido, hummmm. Isto me lembra a Itália. Aquela pizzas, aquelas massas com queijo, risoto aos 4 queijos… Tão típico daquela delícia de país que não podia faltar neste post. Ah, olha só nossas dicas sobre a Itália!

10. Cheiro de Nutella:

Sempre que eu sinto aquele cheirinho de Nutella, me vem à lembrança Paris. Não sei porque, mas também sempre que ouço falar de Paris, eu me lembro da Nutella. Talvez porque isto me lembra andar pelas ruas parisienses com aquele cheirinho de crepe francês com Nutella, que é uma delícia, diga-se de passagem.

Tem vezes que esse aroma me lembra torradas com Nutella no café da manhã no hotel. Nada melhor do que acordar em um país frio e comer torradas quentinhas com este creme. Em alguns hotéis há pequenos potinhos de Nutella no café da manhã, tipo os de geleia ou manteiga. Hum, delícia!

 

11. Cheiro de sopa pronta:

Na última viagem a Barcelona uma gripe atormentou a família. Quase todo mundo ficou gripado, inclusive eu. Pedi então para minha mãe comprar sopinha pronta no mercado para eu tomar no almoço. Era uma sopa de galinha e eu tomava de caneca. Gostei tanto que sempre que dava certo, comprava também nos outros dias para comer. Assim, sempre quando sinto cheiro de sopa pronta, lembro daquele apartamento alugado em Barcelona, daquela gripe terrível e da internet horrível que tinha no nosso apartamento, rsssss.

Memórias olfativas do Dilamar:

12. Cheiro de café da manhã:

Outro cheiro típico e que toca minha memória é o do café da manhã no hotel. O sutil barulho causado pelo toque de xícaras com outras porcelanas soma-se ao delicioso aroma do café, combinação que me faz relembrar que, naquele dia, não precisarei preparar minha primeira e principal refeição. Sem dúvida, penso eu, estou em férias.

13. Cheiro de aeroporto:

Se há algo que me lembra viajar é o cheiro de aeroporto. Não falo do cheiro das inúmeras perfumarias espalhadas por todos os cantos e quiosques, mas da mistura de malas (novas ou não), esteiras e dos caríssimos restaurantes à cata de clientes.

A propósito, leia aqui tudo o que precisas saber quando viajares de avião pela primeira vez.

Agora estamos curiosos para saber o cheiro que te traz lembranças de viagens. Conte-nos nos comentários que vamos adorar saber!

E aproveita para economizar na próxima viagem que será bem aromática, acessando estes links:

Hotel ou apartamento: reserve o seu por este link no Booking.

Aluguel de carro: reserve no Rentalcars.

Seguro Viagem: faça o seu aqui.

Todos os sites acima, Booking, Rentalcar e Real Seguro Viagem, fazem cotações em diversas empresas, garantindo assim, melhores preços e opções para todos os gostos e gastos.

Não fique por fora das novidades e promoções do Mapa na Mão, seu blog de viagens:

  • Entra lá no Facebook, curta nossa página e convide amigos para curtir também: Mapa na Mão
  • Siga nosso Instagram: @mapanamao
  • E inscreva-se no nosso blog ali ao lado onde está escrito ASSINE NOSSO BLOG e não perca nada mesmo.

Você pode salvar este texto no seu Pinterest para futuras consultas, pinando a foto abaixo:

 

Ester

9 comentários em “13 Cheiros que nos lembram lugares e viagens

  1. Que post legal, nunca havia pensando em algo parecido. Assim de bate e pronto não sei algum cheiro que me lembre viagem. Acho que Lavanda lembra nossa viagem pela Provença ou café que me faz lembrar a cidade de São Paulo. Gostei bastante das suas lembranças…

  2. Que legal!!! Adorei esse post… conforme eu lia me lembranva tambem de alguns cheiros que me lembram determinados lugares e coisa, momentos, etc. Amei 🙂

Oi! Tem alguma dúvida, sugestão, dica ou comentário, deixe aqui para nós e viajemos juntos!

%d blogueiros gostam disto: