ASSESSORIA DE VIAGENS
Search
Generic filters
Exact matches only
Filter by Custom Post Type

10 destinos pouco conhecidos no Brasil para curtir os feriadões de 2018

publicado em: 15/12/2017 atualizado em: 15/12/2017

2018 chegando, vários feriados prolongados pela frente e o que a gente mais quer são inspirações de lugares para conhecer, certo? Pois, nesse post, eu te trago uma proposta diferente: juntei 10 destinos pouco conhecidos no Brasil, aqueles fora do eixo turístico, que ainda não foram 100% descobertos pelo grande público. Assim, fica um destino para cada feriadão prolongado para te inspirar a viajar mais no ano que vem! Sem falar que vários destinos desses estão aí bem pertinho de grandes capitais, o que facilita o acesso e faz com que uma viagem para lá em 3 ou 4 dias seja bem possível. Vem comigo!

Aproveite e leia agora este post com 10 motivos para explorar Santa Catarina!

10 destinos pouco conhecidos no Brasil

1. Sul de SC:

Como a Aline, do Vem que te conto, mencionou no post abaixo, Santa Catarina é um estado muito conhecido e voltado para o turismo, não podemos negar. Mas algumas regiões do estado permanecem ainda não descobertas, apesar do potencial que não se pode negar. É o caso da região Sul de SC, mais especificamente a região carbonífera. Unindo a cultura dos imigrantes que ajudaram a construir as cidades da região do zero, principalmente os italianos, à rica gastronomia e às belezas naturais como a Serra do Rio do Rastro, o sul de SC merece sua visita. Sem falar que combina muito com um feriado prolongado, como a Aline mostrou no post!

https://vemqueteconto.com.br/2017/11/30/conheca-sul-santa-catarina/

 

criciuma

Estação de trem no Parque das Nações, em Criciúma. Foto do blog Vem que te Conto

 

nova veneza

Gôndola vinda de Veneza como presente para Nova Veneza, no sul de SC. Foto do blog Vem que te Conto

 

Serra do Rio do Rastro. Foto do blog Vem que te Conto

 

Casas de pedra em Nova Veneza. Foto do blog Vem que te Conto

2. Jalapão, em Tocantins:

É bem verdade que o Jalapão está começando a ser visado em termos de turismo, principalmente após a ampla exposição na atual novela das 8 da Globo. Ainda assim, esse destino do estado de Tocantins tem um quê de exclusividade misturada a exoticismo por estar fora (e longe) dos eixos turísticos do país. Bem, o Jalapão, além de agregar cinco áreas de preservação devido à sua natureza ímpar, possibilita, em uma viagem só, o acesso a paisagens variadas (e lindas demais!) como canyons, fervedouros, prainhas, cachoeiras e dunas. A Carol fez um resumão da região nesse post:

Jalapão, um tesouro descoberto no Tocantins

jalapao

Foto do blog Viajar Correndo

 

jalapão turismo

Foto do blog Viajar Correndo

 

o que fazer no Jalapão

Foto do blog Viajar Correndo

 

cachoeiras do jalapão

Foto do blog Viajar Correndo

3. São Francisco do Sul, em SC:

A nossa carinhosamente apelidada de São Chico é a cidade mais antiga de SC e a terceira mais antiga do Brasil. Fica em uma ilha localizada em uma baía lindíssima e junta um belo litoral a atrações ligadas à história da cidade. O resultado não poderia ser melhor! Destaque também para atrações como o Museu Nacional do Mar, que apresenta 91 embarcações de todo o Brasil em tamanhos diversos, o Mercado Público, o Museu de Arte Sacra e o Parque Ecológico, com vários mirantes para observar a cidade. É uma pena (e ao mesmo tempo uma delícia) que a cidade ainda não tenha sido descoberta pelo grande público!

http://www.casadedoda.com/2017/11/18/sao-francisco-do-sul-o-que-fazer-na-cidade-mais-antiga-de-santa-catarina/

 

São Francisco do Sul. Foto do blog Casa de Doda

Ladeiras de São Chico. Foto do blog Casa de Doda

4. Aiuruoca, em MG:

Aiuruoca fica no sul de MG e, apesar de ainda desconhecida do grande público, propicia uma conexão com a natureza similar à de destinos famosos de ecoturismo. Talvez até melhor, porque tudo lá é autêntico: dos simples restaurantes às inúmeras cachoeiras. Para quem curte um banho revigorante de cachoeira, ou simplesmente gosta de esquecer dos estresses da cidade, vale muito a visita!

https://www.odiariodeumaviajante.com.br/2015/09/12/aiuruoca/

 

aiuruoca

Cachoeira do Batuque. Foto do blog O Diário de Uma Viajante

aiuruoca

Poço Joaquim Bernardo, em Aiuruoca. Foto do blog O Diário de Uma Viajante

 

5. Urubici, em SC:

Urubici fica na linda serra catarinense, mas vai muito além de um destino de serra: confesso que mesmo eu, catarinense de nascença e vivência (hahah), não sabia que havia tanto para fazer na cidade. É possível curtir por lá várias cachoeiras, cascatas, locais com inscrições rupestres, morros com belas vistas e até uma gruta! Além do famoso Morro da Igreja, o ponto mais alto do Sul do país (e onde foi registrada a temperatura mais baixa do país, de -17,8 graus. Mesmo que não estejas acreditando muito na minha palavra de que vale a visita, vale conferir o post do Beneth, do Tire a Bunda do Sofá, cujo link está abaixo. Fiquei de boca aberta com as fotos.

https://tireabundadosofa.com.br/o-que-fazer-em-urubici/

 

Inscrições rupestres em Urubici. Foto do blog Tire a Bunda do Sofá

 

Morro do Campestre, em Urubici. Foto do blog Tire a Bunda do Sofá

 

 

 

Cascata do Avencal, em Urubici. Foto do blog Tire a Bunda do Sofá

6. Passa Quatro, em MG:

 

Passa Quatro é uma cidade gracinha localizada a pouco mais de 200 km tanto do Rio quanto de SP. Uma de suas principais atrações é um passeio de Maria Fumaça, que por si só já é um motivo suficiente para ir para lá, ainda mais aqui no Brasil, onde os passeios de trem, infelizmente, foram se tornando escassos. Mas há outros motivos, como um centrinho todo histórico e muito simpático, um parque (Floresta Nacional) de conservação lindíssimo, algumas cachoeiras e um museu muito legal com várias maquetes e miniaturas que retratam períodos e locais históricos do Brasil, o Mundo das Miniaturas! Adorei e fiquei morrendo de vontade de conhecer!

https://ninhodejiripoca.com.br/2017/11/05/o-que-fazer-em-passa-quatro-mg-com-criancas/

Foto do blog Ninho de Jiripoca

 

Centrinho de Passa Quatro. Foto do blog Ninho de Jiripoca

 

Museu de Miniaturas, em Passa Quatro. Foto do blog Ninho de Jiripoca

 

Floresta Nacional de Passa Quatro. Foto do blog Ninho de Jiripoca

 

7. Alter do Chão, no Pará:

Alter do Chão é daqueles lugares que são mais conhecidos pelos estrangeiros do que pelos próprios brasileiros. Para se ter ideia, a vila, que pertence a Santarém, já foi eleita pelo jornal britânico The Guardian como uma das melhores praias brasileiras, sendo apelidada de “Caribe brasileiro”. Na vila, além das praias de água doce (você está na Bacia Amazônica!!), pode-se curtir uma Floresta Nacional e um belíssimo pôr-do-sol – e tudo isso praticamente sem precisar dividir espaço. Vale ou não a pena?

https://www.aprendizdeviajante.com/10-motivos-para-conhecer-alter-do-chao-no-para/

 

8. Garopaba, em SC:

Garopaba até é conhecida entre alguns públicos específicos como surfistas, mas, na extensa lista de praias lindas de SC (também, olha a concorrência!), Garopaba muitas vezes ainda é deixada de lado. E isso é muito injusto! Garopaba fica ao sul de Floripa e conjuga várias praias (de diferentes estilos, das mais intocadas às mais centrais) a uma ótima estrutura e ruas super bonitinhas. É uma delícia passear pelas suas ruazinhas com várias opções de restaurantes e lojinhas. Sem falar que uma das minhas vistas preferidas da vida fica em Garopaba, no Morro do Vigia. Amo Garopaba e acho que tu deverias dar uma chance a ela!

https://mapanamao.com.br/2016/08/09/o-que-fazer-em-garopaba-santa-catarina/

Morro do Vigia, em Garopaba

 

Ferrugem, uma das praias mais conhecidas de Garopaba (e, ainda assim, com essa carinha selvagem!)

9. Pomerode, em SC:

Se tu é super ligado em cultura alemã, talvez até já tenha ouvido falar na cidade que é considerada a “mais alemã do Brasil”. Mas aposto que ainda não planejou uma viagem para lá! Deixa eu te convencer: Pomerode fica super bem localizada, podendo ser conjugada em uma mesma viagem com Blumenau, litoral norte catarinense ou mesmo São Francisco do Sul, sobre a qual falei acima, e a cidade é uma fofurinha, de boneca, e tudo lá parece que é feito para agradar aos olhos do turista, apesar de ser tudo autêntico. Além disso, podemos destacar sua rica gastronomia, a rota enxaimel, com as casas em estilo enxaimel, de encher os olhos, e a maior árvore com cascas de ovos do mundo, a Osterbaum. Sem falar na Festa Pomerana, a Festa que celebra a cultura germânica e acontece sempre em janeiro!

https://mapanamao.com.br/2017/06/13/o-que-fazer-em-pomerode/

pomerode sc

Casa enxaimel em Pomerode

 

Casa enxaimel Pomerode

destinos pouco conhecidos no brasil

A Osterbaum!

10. Fazenda São Jerônimo, na Ilha do Marajó, no Pará:

Provavelmente já tenhas ouvido falar da Ilha do Marajó, até porque o local já foi local de gravações de programas para a TV. Mas muita gente ainda não sabe do que se trata (e não coloca em seus roteiros turísticos) a Ilha e uma de suas atrações, a Fazenda São Jerônimo. Pois eu te explico: a grande graça da Fazenda São Jerônimo é que passarelas sobre raízes e caules tortuosos, tudo isso no meio de um mangue, levam até uma praia fluvial deserta! O cenário é sem igual. Ah! De tempos em tempos, em meio a essas passarelas, é realizada uma apresentação de… Ópera!

https://www.360meridianos.com/2016/04/fazenda-sao-jeronimo-marajo.html

 

Monte a tua viagem aqui:

 

Agora que já conheces 10 destinos pouco conhecidos no Brasil para onde viajar nos feriados de 2018, quer nos ajudar a manter o Mapa na Mão funcionando? É só usar os nossos links para planejar sua viagem! NÃO PAGARÁS NADA A MAIS POR ISSO e nós ganhamos uma pequena taxa, ajudando a manter nosso trabalho de pé! 

Hotel ou apartamento: reserve o seu por este link no Booking.

Aluguel de carro: reserve no Rentalcars.

Seguro Viagem: faça o seu aqui e saiba tudo sobre seguro neste postPreço ótimo de acordo com nossas pesquisas.

Câmbio (compra de moeda): esta é uma novidade do blog. Através deste link, você pode encontrar a melhor cotação para a compra de moeda estrangeira. Confira!

E não fique por fora das novidades e promoções do Mapa na Mão:

  • Entra lá no Facebook, curta nossa página e convide amigos para curtir também: Mapa na Mão
  • Inscreva-se em nosso canal do YouTube: Mapa na Mão
  • Siga nosso Instagram: @mapanamao
  • E inscreva-se no nosso blog ali ao lado onde está escrito: ASSINE NOSSO BLOG

Você pode salvar este texto no seu Pinterest para futuras consultas, pinando a foto abaixo:

destinos diferentes no brasil

Buscando Curtidas...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Monte sua viagem

Ou nós montamos para você

Michela
Michela
Voltar

Eu sou o Dilamar, Bacharel em Direito, viajante nas horas vagas e não vagas. Sou admirador de viagens rodoviárias, principalmente aquelas bem longas e focadas em regiões montanhosas. E também sou ciclista amador e apaixonado por motos.

Eu sou a Letícia, tenho 14 anos e sou estudante. Gosto muito de pintar quadros, escrever poemas, ler e, principalmente, viajar. Para mim, o mundo é o meu quintal.

Eu sou a Ester. Tenho 26 anos e sou estudante de medicina. Moro em Floripa, sou apaixonada por Paris e frequentadora assídua de São Paulo, mas com os pés sempre em Criciúma, minha cidade natal. Amo sair do lugar, seja por poucos metros ou por muitos quilômetros, e de todas as formas possíveis. Das mais confortáveis viagens de trem às mais insanas viagens de carro. Conhecer o desconhecido me fascina! Viajar é minha maior paixão, mas devo arriscar dizer que sou quase tão apaixonada por montar os roteiros antes de viajar quanto pela viagem em si!

Olá, eu sou a Michela, Bacharela em Direito, pós graduada em Direito Constitucional, colecionadora de ímãs e de viagens. Conheci mais de 20 países, aliás, muito mais do que um dia imaginei conseguir, e vários recantos escondidos bem aqui pertinho de mim. Se canso? Jamais. Isso só aguça ainda mais meu desejo de percorrer este mundão. O que mais amo? Deus, minha família e viajar, claro.