
10 destinos pouco conhecidos no Brasil para curtir os feriadões de 2018
Quando avistamos feriados pela frente e o que a gente mais quer são inspirações de lugares para conhecer, certo? Pois, nesse post, eu te trago uma proposta diferente: juntei 10 destinos pouco conhecidos no Brasil, aqueles fora do eixo turístico, que ainda não foram 100% descobertos pelo grande público. Sem falar que vários destinos desses estão aí bem pertinho de grandes capitais, o que facilita o acesso e faz com que uma viagem para lá em 3 ou 4 dias seja bem possível. Vem comigo! Espero te inspirar…
Aproveite e leia agora este post com 10 motivos para explorar Santa Catarina!
10 destinos pouco conhecidos no Brasil
1. Sul de SC
Como a Aline, do Vem que te conto, mencionou no post abaixo, Santa Catarina é um estado muito conhecido e voltado para o turismo, não podemos negar. Mas algumas regiões do estado permanecem ainda não descobertas, apesar do potencial que não se pode negar. É o caso da região Sul de SC, mais especificamente a região carbonífera. Unindo a cultura dos imigrantes que ajudaram a construir as cidades da região do zero, principalmente os italianos, à rica gastronomia e às belezas naturais como a Serra do Rio do Rastro, o sul de SC merece sua visita. Sem falar que combina muito com um feriado prolongado, como a Aline mostrou no post!

Estação de trem no Parque das Nações, em Criciúma. Foto do blog Vem que te Conto

Gôndola vinda de Veneza como presente para Nova Veneza, no sul de SC. Foto do blog Vem que te Conto

Serra do Rio do Rastro. Foto do blog Vem que te Conto

Casas de pedra em Nova Veneza. Foto do blog Vem que te Conto
2. Jalapão, em Tocantins
É bem verdade que o Jalapão está começando a ser visado em termos de turismo, principalmente após a ampla exposição na atual novela das 8 da Globo. Ainda assim, esse destino do estado de Tocantins tem um quê de exclusividade misturada a exoticismo por estar fora (e longe) dos eixos turísticos do país. Bem, o Jalapão, além de agregar cinco áreas de preservação devido à sua natureza ímpar, possibilita, em uma viagem só, o acesso a paisagens variadas (e lindas demais!) como canyons, fervedouros, prainhas, cachoeiras e dunas. A Carol fez um resumão da região nesse post:
Jalapão, um tesouro descoberto no Tocantins

Foto do blog Viajar Correndo

Foto do blog Viajar Correndo

Foto do blog Viajar Correndo

Foto do blog Viajar Correndo
3. São Francisco do Sul, em SC
A nossa carinhosamente apelidada de São Chico é a cidade mais antiga de SC e a terceira mais antiga do Brasil. Fica em uma ilha localizada em uma baía lindíssima e junta um belo litoral a atrações ligadas à história da cidade. O resultado não poderia ser melhor! Destaque também para atrações como o Museu Nacional do Mar, que apresenta 91 embarcações de todo o Brasil em tamanhos diversos, o Mercado Público, o Museu de Arte Sacra e o Parque Ecológico, com vários mirantes para observar a cidade. É uma pena (e ao mesmo tempo uma delícia) que a cidade ainda não tenha sido descoberta pelo grande público!
Vou deixar aqui um guia completo de São Francisco do Sul para que tu conheça melhor este encanto de lugar.

São Francisco do Sul. Foto do blog Casa de Doda

Ladeiras de São Chico. Foto do blog Casa de Doda
4. Aiuruoca, em MG
Aiuruoca fica no sul de MG e, apesar de ainda desconhecida do grande público, propicia uma conexão com a natureza similar à de destinos famosos de ecoturismo. Talvez até melhor, porque tudo lá é autêntico: dos simples restaurantes às inúmeras cachoeiras. Para quem curte um banho revigorante de cachoeira, ou simplesmente gosta de esquecer dos estresses da cidade, vale muito a visita!

Cachoeira do Batuque. Foto do blog O Diário de Uma Viajante

Poço Joaquim Bernardo, em Aiuruoca. Foto do blog O Diário de Uma Viajante
5. Urubici, em SC
O que fazer em Urubici – Um paraíso natural de Santa Catarina

Inscrições rupestres em Urubici. Foto do blog Tire a Bunda do Sofá

Morro do Campestre, em Urubici. Foto do blog Tire a Bunda do Sofá

Cascata do Avencal, em Urubici. Foto do blog Tire a Bunda do Sofá
6. Passa Quatro, em MG
Passa Quatro é uma cidade gracinha localizada a pouco mais de 200 km tanto do Rio quanto de SP. Uma de suas principais atrações é um passeio de Maria Fumaça, que por si só já é um motivo suficiente para ir para lá, ainda mais aqui no Brasil, onde os passeios de trem, infelizmente, foram se tornando escassos. Mas há outros motivos, como um centrinho todo histórico e muito simpático, um parque (Floresta Nacional) de conservação lindíssimo, algumas cachoeiras e um museu muito legal com várias maquetes e miniaturas que retratam períodos e locais históricos do Brasil, o Mundo das Miniaturas! Adorei e fiquei morrendo de vontade de conhecer!

Foto do blog Ninho de Jiripoca

Centrinho de Passa Quatro. Foto do blog Ninho de Jiripoca

Museu de Miniaturas, em Passa Quatro. Foto do blog Ninho de Jiripoca

Floresta Nacional de Passa Quatro. Foto do blog Ninho de Jiripoca
7. Alter do Chão, no Pará
Alter do Chão é daqueles lugares que são mais conhecidos pelos estrangeiros do que pelos próprios brasileiros. Para se ter ideia, a vila, que pertence a Santarém, já foi eleita pelo jornal britânico The Guardian como uma das melhores praias brasileiras, sendo apelidada de “Caribe brasileiro”. Na vila, além das praias de água doce (você está na Bacia Amazônica!!), pode-se curtir uma Floresta Nacional e um belíssimo pôr-do-sol – e tudo isso praticamente sem precisar dividir espaço. Vale ou não a pena?
8. Garopaba, em SC
Garopaba até é conhecida entre alguns públicos específicos como surfistas, mas, na extensa lista de praias lindas de SC (também, olha a concorrência!), Garopaba muitas vezes ainda é deixada de lado. E isso é muito injusto! Garopaba fica ao sul de Floripa e conjuga várias praias (de diferentes estilos, das mais intocadas às mais centrais) a uma ótima estrutura e ruas super bonitinhas. É uma delícia passear pelas suas ruazinhas com várias opções de restaurantes e lojinhas. Sem falar que uma das minhas vistas preferidas da vida fica em Garopaba, no Morro do Vigia. Amo Garopaba e acho que tu deverias dar uma chance a ela!

Morro do Vigia, em Garopaba

Ferrugem, uma das praias mais conhecidas de Garopaba (e, ainda assim, com essa carinha selvagem!)
9. Pomerode, em SC
Se tu é super ligado em cultura alemã, talvez até já tenha ouvido falar na cidade que é considerada a “mais alemã do Brasil”. Mas aposto que ainda não planejou uma viagem para lá! Deixa eu te convencer: Pomerode fica super bem localizada, podendo ser conjugada em uma mesma viagem com Blumenau, litoral norte catarinense ou mesmo São Francisco do Sul, sobre a qual falei acima, e a cidade é uma fofurinha, de boneca, e tudo lá parece que é feito para agradar aos olhos do turista, apesar de ser tudo autêntico. Além disso, podemos destacar sua rica gastronomia, a rota enxaimel, com as casas em estilo enxaimel, de encher os olhos, e a maior árvore com cascas de ovos do mundo, a Osterbaum. Sem falar na Festa Pomerana, a Festa que celebra a cultura germânica e acontece sempre em janeiro!
O que fazer em Pomerode, a cidade mais alemã do Brasil

Casa enxaimel em Pomerode

A Osterbaum!
10. Fazenda São Jerônimo, na Ilha do Marajó, no Pará
Provavelmente já tenhas ouvido falar da Ilha do Marajó, até porque o local já foi local de gravações de programas para a TV. Mas muita gente ainda não sabe do que se trata (e não coloca em seus roteiros turísticos) a Ilha e uma de suas atrações, a Fazenda São Jerônimo. Pois eu te explico: a grande graça da Fazenda São Jerônimo é que passarelas sobre raízes e caules tortuosos, tudo isso no meio de um mangue, levam até uma praia fluvial deserta! O cenário é sem igual. Ah! De tempos em tempos, em meio a essas passarelas, é realizada uma apresentação de… Ópera!
Espero que teus próximos feriados, finais de semana, folgas e férias sejam simplesmente inesquecíveis. Conhece destinos especiais ainda pouco conhecidos por aqui? Conta pra nós nos comentários. Vamos adorar conferir.
Monte as tuas viagens aqui
Agora que já conheces 10 destinos pouco conhecidos no Brasil para onde viajar nos feriados de 2018, quer nos ajudar a manter o Mapa na Mão funcionando? É só usar os nossos links para planejar sua viagem! NÃO PAGARÁS NADA A MAIS POR ISSO e nós ganhamos uma pequena taxa, ajudando a manter nosso trabalho de pé!
Hotel ou apartamento: reserve o seu por este link no Booking.
Aluguel de carro: reserve no Rentalcars.
Seguro Viagem: faça o seu aqui e saiba tudo sobre seguro neste post. Preço ótimo de acordo com nossas pesquisas.
Câmbio (compra de moeda): esta é uma novidade do blog. Através deste link, você pode encontrar a melhor cotação para a compra de moeda estrangeira. Confira!
Você pode salvar este texto no seu Pinterest para futuras consultas, pinando a foto abaixo:
Posts Relacionados

Deixe um comentário