ASSESSORIA DE VIAGENS
Search
Generic filters
Exact matches only
Filter by Custom Post Type

101 atrações e passeios gratuitos em São Paulo

publicado em: 18/11/2018 atualizado em: 19/11/2018

É bem verdade que São Paulo é uma cidade de custo de vida alto. Estada, transporte e alimentação podem custar bem caro por lá. Mas outra verdade é que a cidade conta com muitas atrações gratuitas! Sim, é possível passar vários dias na maior cidade do Brasil sem precisar colocar a mão no bolso nenhuma vez para curtir dezenas de atrações.

Para provar isso, fucei bastante e hoje trago esse post com 101 atrações e passeios gratuitos em São Paulo, todos de alta qualidade! Até os museus mais famosos da cidade têm dias de entrada gratuita. Espero que essa lista te seja útil! Vamos lá?

Ah! Sempre estão saindo posts novos sobre São Paulo por aqui, então, se não quiser perder nada, acompanha a gente no nosso Facebook e Instagram e assina a nossa newsletter!

Confira outros posts sobre São Paulo:

Review: Sal Gastronomia – o Restaurante do Fogaça
Rooftop em SP – The View Bar
Restaurante na Liberdade – Espaço Kazu, muito além de sushi
Esther Rooftop – o rooftop do Olivier Anquier no Centro de SP
CEPAM, padaria em SP: a maior padaria do Brasil!

Onde se hospedar em São Paulo

São Paulo tem diversas opções de hospedagem, para todos os gostos e bolsos possíveis. Para mim, uma das melhores regiões para se hospedar é próximo à Av. Paulista.

Nessa região, recomendo o Meliá Paulista, no qual já ficamos. Aqui tem um review completo sobre o Meliá Paulista. Outro hotel em que já ficamos em SP foi o Holiday Inn Anhembi, o maior hotel do Brasil. Aqui tem review completo sobre o Holiday Inn.

Coloquei abaixo algumas ofertas de hospedagens em São Paulo. Se nada do quadrinho te agradar, é só clicar nele que vais ver todas as centenas de opções da hospedagem da cidade!

Booking.com

Salve essa imagem abaixo com as 101 atrações e passeios gratuitos em São Paulo no teu Pinterest:

101 atrações e passeios gratuitos em são paulo

101 atrações e passeios gratuitos em São Paulo

1. Catavento Cultural às terças-feiras

O Catavento Cultural é um museu de ciências interativo super legal e um programa imperdível para crianças, além de ser localizado no lindo Palácio das Indústrias. 


Fica na Avenida Mercúrio, Parque Dom Pedro II. Aberto de terça a domingo, das 9 às 17h, com entrada gratuita às terças feiras.

2. MASP às terças-feiras

O Museu de Arte de São Paulo dispensa apresentações! Além da arquitetura inconfundível, reúne exposições com nomes de grandes artistas mundiais. E às terças a entrada é gratuita! Avenida Paulista, 1578. Aberto de quarta a domingo, das 10 às 18h, e às terças das 10 às 20h.

3. MAC USP

O Museu de Arte Contemporânea da USP fica no Parque do Ibirapuera e foi projetado por ninguém menos do que Oscar Niemeyer. Mas, se não for grande fã de museus, entre pelo menos para conferir a vista linda a partir do terraço! Fica na Avenida Pedro Álvares Cabral, 1301, e é aberto de terça a domingo, das 10 às 21 horas.

4. Parque do Povo

O Parque do Povo é meu parque preferido em SP! Ele tem uma área ampla para prática de esportes e atividades, e um clima meio de Central Park por conta dos prédios de luxo ao redor. Fica no Itaim Bibi.

atrações gratuitas em são paulo

Parque do Povo

5. Parque da Aclimação

O Parque da Aclimação é um belo parque com um laguinho em meio a uma região cheia de prédios. Abre todos os dias das 6 as 20h e fica na Rua Muniz de Sousa, 1119.

6. Trianon

O Trianon é um oásis verde bem em meio à avenida mais famosa de SP! Fica bem em frente ao MASP.

7. Pinacoteca aos sábados

A Pinacoteca, além de estar em um belíssimo edifício, é um ótimo museu de arte. Abre de quarta a segunda, das 10 às 17h30. Fica na Praça da Luz, número 2.

8. Museu do Futebol às terças

O Museu do Futebol é um programa incrível e conta a história a fundo desse esporte! A Ana do Livre Embarque contou aqui sobre a visita dela ao Museu do Futebol de São Paulo.

9. Tour Banco Imobiliário

Meses atrás eu fiz um roteiro por São Paulo passando pelas ruas e bairros de SP que estão no tabuleiro do Banco Imobiliário! Ficou um roteiro super legal e saudosista, e aqui podes conferir o roteiro completo desse passeio em São Paulo.

10. Tour Sala São Paulo aos sábados e domingos

A Sala São Paulo já foi eleita uma das melhores salas de concerto do mundo. Construída dentro de uma linda antiga estação de trem, ela tem um tour gratuito e cheio de detalhes pelas suas dependências aos sábados e domingos. Aqui podes conferir todos os detalhes sobre a visita guiada à Sala São Paulo.

11. Concertos aos domingos na Sala São Paulo

A mesma Sala São Paulo tem um concerto gratuito com a orquestra sinfônica do estado de São Paulo em quase todos os domingos. Contei mais detalhe sobre esse concerto aqui.

12. IMS

O Instituto Moreira Salles é um museu super legal em plena Paulista (número 2424) focado principalmente em fotografia. Vale a visita. Aberto de terça a domingo, das 10 às 20h.

13. Tour Edifício Matarazzo

O Edifício Matarazzo é a sede da prefeitura de SP, além de ser um belíssimo e estiloso prédio com um jardim no terraço inacreditável de tão lindo. E há tour gratuito por lá! Contei tudo sobre o tour pelo Edifício Matarazzo aqui.

14. Ibirapuera

O parque mais famoso da cidade não poderia faltar, né? Lugar perfeito para praticar esportes ou apenas curtir o verde em meio à cidade.

15. Museu da Imigração aos sábados

O Museu da Imigração, na minha opinião, é um dos museus mais legais da cidade! Conta a linda história dos milhares de imigrantes que ajudaram a formar a tão variada população paulistana. Fica em um belíssimo prédio na Moóca que era aonde os imigrantes chegavam a partir do Porto de Santos, muitos deles ficando em quarentena por lá. Vale demais a visita! Aberto de terça a sábado, das 9 às 17h, e aos domingos, das 10 às 17h. Rua Visconde de Parnaíba, 1316.

museu imigração gratuito

Museu da Imigração

16. Tour do Shopping Light

O icônico Shopping Light, no centro de São Paulo, que ocupa um lindíssimo prédio tombado, faz mensalmente um tour gratuito pelo centro de São Paulo que termina nas suas próprias instalações, contando os segredos do prédio. Tenho muita vontade de fazer esse tour! O tour acontece todo último domingo do mês, saindo às 10h30min da frente do Novotel Jaraguá (Rua Martins Fontes, 71). Mais informações pelo e-mail atendimento.light@gazitbrasil.com.

17. Galeria do Rock

O icônico prédio no centro de São Paulo abriga dezenas de lojas para várias tribos, dos geeks aos roqueiros. E é um prédio com uma arquitetura bem interessante! Vale a visita. Fica na Av. São João, 439. Abre de segunda a sexta, das 10 às 18h30min, e aos sábados, das 10 às 18h.

18. Subir no topo do Copan

O Copan, aquele prédio em S projetado por ninguém menos que Niemeyer, é um verdadeiro patrimônio de São Paulo. E é possível visitar o seu terraço, com uma bela vista da cidade! Nesse post do Let’s Fly Away podes conferir como é a vista do alto do edifício Copan. 

Terraço do Copan

19. Mirante 9 de Julho

O Mirante 9 de Julho é um espaço super legal com alguns cafés e que por décadas esteve abandonado, tendo sido recentemente recuperado. Ele está localizado atrás do MASP, sobre a Avenida 9 de Julho, e tem uma vista incrível da avenida. O Malas pra que te quero falou aqui sobre o Mirante 9 de Julho.

20. Tour Teatro Municipal

O lindíssimo Teatro Municipal tem sua arquitetura inspirada na Ópera Garnier de Paris. E a visita guiada é imperdível! O Casa de Doda escreveu sobre a visita ao Teatro Municipal de São Paulo aqui. 

21. Livraria Cultura do Conjunto Nacional

Que tal conhecer a maior livraria do Brasil? A Livraria Cultura do shopping Conjunto Nacional é super bonita por dentro e mega convidativa a pegar um livro e sentar em um canto por longas horas curtindo a leitura. Aberto de segunda a sábado, das 9 às 22h, e aos domingos e feriados das 11 às 20h. Fica na Avenida Paulista, 2073.

Paulista no fim de tarde

22. Paulista aberta aos domingos

Se puder fazer apenas uma coisa em São Paulo, visite a Avenida Paulista aos domingos ou feriados. Que clima incrível! Ela fica fechada para carros das 10 da manhã às 6 da tarde e todas as tribos possíveis tomam a Avenida. De manhã, ela tem um clima mais família, e no final da tarde, um clima mais jovem, com mais música.

23. Beco do Batman

O fotogênico Beco do Batman, uma verdadeira galeria de arte a céu aberto com suas dezenas de graffitis, não poderia faltar nesse lista! O Malas pra que te quero falou sobre o Beco do Batman aqui. 

24. Oscar Freire

A Oscar Freire é uma das ruas mais ostentação de São Paulo, com dezenas de lojas de grifes e um clima gostoso para caminhada.

25. Faria Lima

A Avenida Faria Lima tem um clima de ostentação misturado com um clima executivo! Acho bem gostoso pedalar por lá com uma paradinha no Iguatemi para assumir a minha pobreza, hahaha.

Faria Lima

26. Igreja da Sé

Não pode faltar a lindíssima igreja, né? O Casa de Doda contou tudo sobre a Catedral da Sé aqui. 

27. Estação da Luz

A Estação da Luz data de 1867, sendo uma das estações de trem mais importantes de São Paulo. A sua estrutura é lindíssima! Vale muito a visita.

28. Rua Augusta

A Rua Augusta é famosa pelas suas atrações boêmias. O Baixo Augusta (o trecho ao Norte da Avenida Paulista) tem dezenas de barzinhos que bombam durante a noite. Já o trecho ao sul da Paulista é mais luxuoso, com restaurantes e cafés de alto padrão.

29. Por do sol no Parque do Por do Sol

O Parque do Por do Sol é sem dúvidas é um dos pontos mais famosos para assistir ao espetáculo da natureza na cidade. O nome oficial da praça é Praça Coronel Custódio Fernandes Pinheiro.

30. Minhocão aos domingos

O polêmico Minhocão vira um parque aos finais de semana, pois é fechado para carros, sendo tomado por pedestres.

31. Feirinha da Liberdade

A Feirinha rola aos finais de semana, das 9 às 17h, na Praça da Liberdade, e é imperdível! Há muitas comidinhas orientais por lá!

Liberdade

32. Praça da República

A Praça da República é rodeada por alguns dos prédios mais famosos da cidade: o inconfundível Copan, o icônico Edifício Itália e o charmoso prédio que leva o meu nome (hahaha), o Edifício Esther! Inclusive há um rooftop no Edifício Esther com bela vista da praça, que visitei recentemente.

33. Feirinha no vão do MASP

A feira rola aos domingos embaixo do MASP e é um grande clássico da cidade!

34. Alugar uma bike do Bradesco na Paulista

Aos domingos, é possível alugar uma das bikes do Bradesco gratuitamente. O ponto para retirada é na esquina da Paulista com a Bela Cintra. Basta chegar com um documento de identidade por pessoa.

35. Tour autoguiado de arquitetura pelo centro de SP

Contei tudo sobre esse tour de arquitetura pelo centro de São Paulo nesse post aqui. É um tour autoguiado e super especial! Eu não fazia ideia que o centro de São Paulo guardava tantos segredos!

36. Pateo do Collegio

O Pateo do Collegio é o local onde São Paulo começou. O Casa de Doda contou tudo sobre o Pateo do Collegio aqui. 

37. Largo do Arouche

Sempre tive uma vontade de conhecer o Largo do Arouche por conta do Sai de Baixo, uma série que eu adorava, haha! Eles moravam nesse local. O Largo do Arouche fica no centro de SP e tem um clima puxado para o francês, com algumas floriculturas charmosas. E está sendo todo revitalizado!

38. Parque da Independência

O Parque da Independência, onde fica o Museu do Ipiranga (que infelizmente está fechado para reformas) é lindíssimo! Fica na Avenida Nazaré e abre todos os dias, das 5 às 20h.

39. Visita guiada ao Palácio dos Bandeirantes

O Palácio dos Bandeirantes é a sede do governo de São Paulo e visitas guiadas são realizadas de terça a domingo, das 10 às 16 horas, de hora em hora. Avenida Morumbi, 4500.

40. Cemitério da Consolação

O Cemitério da Consolação é belíssimo, sendo um verdadeiro ponto turístico. Aqui podes conferir um mapa com os principais mausoléus do local. 

41. Parque da Água Branca

O Parque da Água Branca é ótimo para crianças! Há playgrounds, grande variedade de árvores e algumas aves soltas. Aberto todos os dias, das 6 às 20h. Avenida Francisco Matarazzo, 455.

Parque da Água Branca

42. Térreo do MIS

As exposições do térreo do incrível Museu e da Imagem e do Som (algumas das exposições mais incríveis da cidade já passaram por lá) são sempre gratuitas. O museu é aberto de terça a sábado das 10 às 21h e aos domingos das 9 às 18h. Avenida Europa, 158.

43. MUBE

O Museu Brasileiro da Escultura é aberto de terça a domingo, das 10 às 18h.

44. Mercado Municipal

Impossível ir a São Paulo sem conhecer o Mercado Municipal! Só a estrutura do Mercado e a beleza das barraquinhas já valem a visita! O Let’s Fly Away fez um post bem completo sobre o Mercado Municipal de São Paulo. 

45. Mercado de Pinheiros

Outro mercado gastronômico super especial! O Let’s Fly Away contou mais sobre o Mercado Municipal de Pinheiros aqui. 

46. Itaú Cultural

O Itaú Cultural é um grande espaço com o objetivo de mapeamento de e incentivo a manifestações artísticas. Aqui podes conferir a programação. Fica na Avenida Paulista, 149. Aberto de terça a sexta das 9 às 20h, e aos finais de semana das 11 às 20h.

47. Japan House

O incrível centro de difusão da cultura japonesa impactou o cenário da cultura paulistana com a sua recente inauguração! É um local muito especial. O Let’s Fly Away contou tudo sobre a Japan House aqui.

48. CCBB

O Centro Cultural Banco do Brasil abriga diversas exposições interessantes. Aqui podes conferir a programação. Aberto de quarta a segunda, das 9 às 21h. R. Álvares Penteado, 112.

49. MAM aos sábados

O Museu de Arte Moderna é um dos museus de arte mais importantes do país, tendo sua estrutura sido projetada por Niemeyer. Foi inspirado no MoMA de Nova York. E foi o museu que criou a Bienal de São Paulo! Aberto de terça a domingo, das 10 às 18h. Fica na Avenida Pedro Álvares Cabral, no Parque Ibirapuera.

50. Parque Buenos Aires

O Parque Buenos Aires, apesar de pequeno, é super bonitinho, aconchegante e com clima familiar. Fica na Avenida Angélica, em Higienópolis, e é aberto todos os dias, das 6 às 20 horas.

Parque Buenos Aires

51. Parque Villa Lobos

Esse é um parque bem gostoso à beira do Rio Pinheiros, na Av Prof Fonseca Rodrigues, 2001. Aberto todos os dias, das 5h30min às 19h.

52. Casa das Rosas

A Casa das Rosas é um casarão em estilo clássico francês, com espaço para diversas manifestações culturais com enfoque em literatura e poesia. E ainda possui um jardim com rosas! Aberto de terça a sábado, das 10 às 22h, e aos domingos, das 10 às 18 horas. Avenida Paulista, 37.

53. Museu da Casa Brasileira aos sábados e domingos

Esse museu é dedicado ao estudo, preservação e exposição cultural da casa brasileira nos aspectos de arquitetura e design. Muito legal! Abre de terça a domingo, das 10 às 18 horas. Fica na Brigadeiro Faria Lima, 2705.

54. 25 de Março

A rua de comércio popular mais famosa de São Paulo não poderia ficar de fora!

55. Horto Florestal

O Horto é um espaço incrível e gigante (187 hectares de área) com espaços de lazer, muita Mata Atlântica, lagos e animais soltos. Fica na Rua do Horto, 931, e é aberto todos os dias, das 6 às 18h.

56. Roteiro São Paulo Geek

O Cidade de São Paulo tem um roteiro que pode ser feito pelas principais atrações geeks de São Paulo. E é autoguiado, então podes fazer quando quiser e no teu ritmo! Aqui tem um link para o roteiro. 

57. Roteiro São Paulo do Futebol

Outro roteiro super legal é o com o tema de Futebol. Aqui podes fazer o download do roteiro. 

58. Roteiro Zona Leste de São Paulo

A tradicional Zona Leste tem vários pontos de interesse que podem ser visitados nesse tour auto guiado. Aqui tem o link para download do roteiro. 

59. Museu do Transporte

Olha só que incrível: um museu que conta a história do transporte público de São Paulo e Brasil! Lá estão o primeiro bonde a circular no Brasil, de 1859, e o primeiro trolebus de fabricação nacional, de 1960. O acervo tem sete veículos, 1500 fotos e 1500 livros. Há até um jardim com bancos e luminárias que remetem à década de 20. Funciona de terça a domingo, das 9 às 17 horas. Avenida Cruzeiro do Sul, 780.

60. Museu de Belas Artes

O MUBA é um museu universitário que conserva e expõe um acervo artístico e histórico acumulado desde 1925. Aberto de segunda a sexta das 10 às 20 horas e aos sábados das 10 às 16 horas. Rua Dr Álvaro Alvim, 76.

61. Planetário do Carmo

O Planetário do Carmo tem algumas sessões gratuitas, a “sessão cidadã”. Aqui podes conferir a programação do planetário.

62. Museu de Arte Brasileira

O museu tem cerca de 3 mil obras de arte, dentre elas, algumas relacionadas ao modernismo, inclusive à Semana de Arte Moderna de 1922. Há obras de artistas como Anita Malfatti, Cândido Portinari e Tarsila do Amaral. Aberto às segundas e de quarta a sexta, das 10 às 19h, e aos finais de semana das 10 às 18h. Rua Alagoas, 903.

63. Parque Burle Marx

O lindíssimo parque projetado pelo famoso paisagista responsável por vários projetos de Brasília tem uma proposta mais de contemplação, sendo um verdadeiro museu de arte ao ar livre. Avenida Dona Helena Pereira de Moraes, 200. Aberto todos os dias, das 7 às 19 horas.

64. Museu Afro Brasil aos sábados

Esse museu é voltado à pesquisa, conservação e exposição de objetos relacionados ao universo cultural do negro no Brasil. Fica no portão 10 do Parque Ibirapuera. Aberto de terça a domingo, das 10 às 17 horas.

65. Centro Cultural Fiesp

O centro cultural da Federação das Indústrias do estado de São Paulo é um espaço enorme em plena Paulista com diversos espetáculos acontecendo de forma gratuita. Vale conferir a programação aqui.  Avenida Paulista, 1313.

66. Instituto Tomie Ohtake

O enorme centro cultural que leva o nome da conceituada artista plástica nipo-brasileira é um patrimônio paulistano e brasileiro! Revela jovens artistas por meio de sete salas expositivas, além de expor as obras da própria artista. Rua Coropé, 88. Aberto de terça a domingo, das 11 às 20h.

67. Fundação Ema Klabin aos sábados e domingos

A Fundação divulga e conserva o acervo artístico, histórico e científico da colecionadora Ema Klabin, com 1500 peças de diferentes civilizações pelo mundo. Aberto de quarta a domingo, das 14 às 17h. Rua Portugal, 43.

68. Roteiro São Paulo Afro

Esse roteiro (link para download aqui) autoguiado resgata a história dos descendentes negros na cidade por meio da visita a atrativos relacionados a essa cultura.

69. Roteiro A São paulo do café

É impossível dissociar a história de São Paulo da história do café! Entender essa atividade econômica ajuda a entender a origem da cidade. Esse roteiro circula pelos principais pontos de São Paulo associados à história cafeeira, contando detalhes dessa época. Aqui tem link para download do roteiro. 

70. Mirante do SESC Paulista

O SESC Paulista foi recentemente aberto e uma de suas principais atrações é o terraço com uma bela vista da Paulista. E há um café lá! Fica na Avenida Paulista, 119, e é aberto de terça a sexta, das 10 às 21h30min, e aos finais de semana, das 10 às 18h30min.

71. São João do Centro de Tradições Nordestinas

O Centro de Tradições Nordestinas é um espaço super legal com várias barraquinhas e restaurantes de comida nordestina, além de apresentações e shows frequentes, também exaltando essa linda cultura. Ainda não fui lá, mas é um dos lugares aonde mais tenho vontade de ir na cidade! E, como não poderia deixar de ser, um lindo São João é organizado todo ano, e ano que vem eu não perco por nada, haha. Aqui podes conferir toda a programação do centro e ficar de olho nas datas do próximo São João. Também rolam vários festivais de forró gratuitos por lá.

72. Varejão do CEAGESP

O CEAGESP é a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo e três vezes na semana são realizadas enormes feiras com vendas de produtos para o consumidor final. São oferecidos frutas, legumes, verduras, peixes, ovos, aves, cereais, salgados, pães, bolos e, claro, pastéis. É uma baita oportunidade para ver uma feira livre mega raiz!

Os varejões são realizados às quartas das 14 às 22h no Pavilhão Praça da Batata – entrada pelo portão 7-, aos sábados das 7 às 12h30min no Pavilhão Mercado Livre do Produtor (MLP) – entrada pelo portão 3 – e aos domingos das 7 às 13h30min, no mesmo local. Todos esses pavilhões ficam no Entreposto Terminal São Paulo, que é a maior central de abastecimento da América Latina, e fica na Avenida Dr Gastão Vidigal, 1946.

73. Pico do Jaraguá

Esse é o ponto mais alto da cidade de São Paulo, com uma vista que chega a alcançar dezenas de km nos dias claros. O pico fica no Parque Estadual do Jaraguá, que abre todos os dias, das 7 às 17h.

74. Planetário do Ibirapuera

Algumas das sessões, as “sessões cidadãs”, são gratuitas. Aqui podes conferir a programação. 

75. Missa com canto gregoriano no Mosteiro de São Bento

O lindíssimo Mosteiro de São Paulo tem, aos domingos, missas com belos cantos gregorianos. É um programa mega tradicional da cidade. A Doda contou nesse post tudo sobre o Mosteiro de São Bento e suas missas especiais.

76. Jockey Club

As corridas de cavalos no Jockey são gratuitas. Mas, mesmo que tu não seja muito adepto do esporte, vale a visita ao local porque de lá se tem uma bela vista do skyline de São Paulo! Aqui tem o calendário de corridas do Jockey. Avenida Lineu de Paula Machado, 1263. Aberto todos os dias, das 8 às 17h.

77. Free walking tour pela Vila Madalena

Fiz esse free walking tour pela Vila Madalena e recomendo muito! Ele passa pelos principais pontos e conta a história de um dos bairros mais boêmios e diversos da cidade. O tour rola em inglês às terças, quintas e domingos às 11h, saindo da entrada da estação de metrô Fradique Coutinho. Basta aparecer lá para participar. Nesse post aqui eu expliquei como funcionam os free walking tours. 

78. Free walking tour pelo Centro Histórico

Outro free walking tour oferecido pela mesma empresa é pelo Centro Histórico de São Paulo. O tour rola em inglês às segundas, quartas, sextas e sábados às 11h30min saindo da Praça da República, próximo do centro de informações turísticas. Mais informações aqui.

79. Free walking tour pela Avenida Paulista

Mais um tour dessa empresa: um pela Avenida Paulista! Esse sai da esquina da Paulista com a Rua Augusta, às terças, quintas e domingos, às 15h30min. Mais informações aqui. 

80. Fundação Maria Luisa e Oscar Americano aos sábados

O casal Maria Luisa e Oscar Americano cedeu a sua antiga residência para a cidade de São Paulo, que além de funcionar como museu com coleção de arte e objetos artísticos, é um espaço super legal com mata fechada ao redor. Fica na Av. Morumbi, 4077, e abre de terça a domingo, das 10 às 17h30min.

81. Biblioteca de São Paulo

A Biblioteca de São Paulo foi reconstruída como parte do projeto de revitalização do espaço onde ficava o Carandiru. Ela tem uma arquitetura contemporânea, convidativa e colorida, sem ter “cara de biblioteca”. Super legal e a ver com o espaço! E agradou tanto que a biblioteca foi finalista em um prêmio internacional que queria eleger a melhor biblioteca do mundo, junto com outras bibliotecas europeias. Aberta de terça a domingo, das 9h30min às 18h30min. Av. Cruzeiro do Sul, 2630.

82. Visita à Bovespa

A Bolsa de Valores de São Paulo oferece uma visita guiada super legal, inclusive explicando como funciona o mercado financeiro! As visitas ocorrem de segunda a sexta, e aqui podes conferir quando há datas e horários disponíveis.

83. Festa das Cerejeiras do Parque do Carmo

Sim, São Paulo tem lindíssimas cerejeiras! O festival acontece geralmente em agosto. Aqui podes conferir a página com as datas do próximo festival.

84. Mesquita Brasil

Essa é a mesquita mais antiga do Brasil! Fica na Av. do Estado, 5382.

85. Apreciar a bela vista do Viaduto do Chá

Uma das coisas que eu mais curto em São Paulo são as vistas! São Paulo tem uma topografia naturalmente recortada e cheia de vales, e isso acaba fazendo com que muitas vezes tu esteja andando pela cidade e se depare com uma vista aberta do skyline de São Paulo, sabe? Que é algo que nem sempre tu espera de uma cidade com tantos prédios! E uma das minhas vistas preferidas é a do Vale do Anhangabaú, a partir do Viaduto do Chá. Acho lindo!

86. SESC 24 de Maio

O SESC 24 de Maio é um dos mais tradicionais da cidade e tem uma programação super legal, que podes conferir aqui. Fica na Rua 24 de Maio, 109. Abre de terça a sábado das 9 às 21 horas e aos domingos e feriados das 9 às 18 horas.

87. Roteiro pela Arte Urbana de São Paulo

Que tal um roteiro por toda a arte de rua de São Paulo? Os grafitis são a cara da cidade e esse roteiro autoguiado passa por vários deles. Aqui podes conferir o roteiro.

88. Solar da Marquesa de Santos

Esse casarão pertenceu a ninguém menos que Domitila, a Marquesa de Santos, famosa amante de D Pedro I! O solar fica bem no centro de São Paulo e é um lugar super legal para se visitar. A Doda contou muitos detalhes sobre o Solar da Marquesa de Santos nesse incrível post.

89. Escadaria das Bailarinas

Essa escadaria fica no charmoso bairro de Pinheiros e é daqueles lugares secretos e ótimos para se fotografar, sabe? É mega colorida e rende ótimas fotos! R. Alves Guimarães, 754.

90. Museu de Arte Sacra aos sábados

O acervo desse museu começou a ser montado em 1907, a partir de igrejas que estavam sendo destruídas. Nunca visitei, mas fiquei com muita vontade! Parece super legal. Aberto de terça a domingo, das 9 às 17h. Avenida Tiradentes, 676.

91. Eataly

O Eataly é uma verdadeira Disney para foodies! Há vários restaurantes no local, além de um mercado enorme com vários produtos diferentes para quem ama comer e cozinhar. Sim, tudo lá dentro é pago, mas a entrada é gratuita e acho que vale a visita ao local, mesmo sem gastar! Aqui fiz um post mega completo sobre o Eataly SP! 

92. Museu de Zoologia da USP

O Museu da USP é um museu de história natural, com temática sobre animais. Parece super legal! Abre de quarta a domingo, das 10 às 17 horas. Fica na Av. Nazaré, 481.

93. Parque Municipal Chácara do Jockey

Esse parque tem um espaço super legal para esportes e lazer. Fica na Av. Prof. Francisco Morato, 5257, e abre todos os dias, das 6 às 20 horas.

94. Roteiro São Paulo Criativa

Esse roteiro autoguiado foca no espírito inovador e criativo da cidade que nunca para! Aqui podes conferir o roteiro.

95. Biblioteca Mario de Andrade

A primeira e principal biblioteca pública da cidade fica na Rua da Consolação, 94, e abre todos os dias. Nos dias de semana, das 8 às 22 horas, e, aos finais de semana, das 8 às 20 horas.

96. Feira da Benedito Calixto

Uma das mais famosas feiras de pulgas da cidade acontece na Praça Benedito Calixto, no Jardim Paulista, das 9 às 19 horas dos sábados.

97. Centro da Memória do Circo

Quase caí para trás de tanta alegria quando fiquei sabendo que existe um museu dedicado à história do circo! Quem me contou foi a Doda nesse post aqui, onde ela conta tudo sobre o Centro da Memória do Circo.

98. Memorial da América Latina

O Memorial é um complexo gigante com espaço para eventos e exposições. Rolam frequentemente por lá eventos gastronômicos e foi lá que aconteceu uma das exposições mais incríveis que já vi, a sobre o Castelo Rá-Tim-Bum! Confere a página do Memorial para não perder nenhum evento! Fica na Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664.

99. Jardim Oriental da Liberdade

A Liberdade tem um Jardim em estilo oriental, com carpas e tudo! Fica na Rua Galvão Bueno, 72, e é aberto todos os dias, das 10 às 16 horas.

Jardim Japonês

100. Caixa Cultural

A Caixa Cultural tem uma programação cultural extensa e para todos os gostos! Podes conferir aqui a programação. Fica na Praça da Sé, 111, e abre de terça a domingo, das 9 às 19 horas.

101. Casa da Imagem

A Casa da Imagem abriga exposições fotográficas, inclusive sobre a São Paulo das décadas passadas. Fica na Rua Roberto Simonsen, 136, e é aberta de terça a domingo, das 9 às 17 horas.

Roteiro personalizado e assessoria de viagem

Sabia que agora o Mapa na Mão faz roteiro completamente personalizado de qualquer lugar do mundo? 100% de acordo com o teu gosto, com sugestão de lugares para comer, de como se locomover e com dicas especiais! Também podemos te ajudar a encontrar hospedagem que caiba no teu gosto e bolso, sem custo, além de passagens aéreas. Deixa um comentário abaixo ou nos envie um e-mail: contato@mapanamao.com. Também podes entrar em contato através de nosso Whatsapp: 48 99816-8535. Saiba mais detalhes sobre a nossa assessoria de viagem clicando no botão abaixo:

Assessoria de viagem

Espero que tenham curtido esse post com 101 atrações e passeios gratuitos em São Paulo!

Monte as tuas viagens aqui

Agora que tu já conheces 101 atrações e passeios gratuitos em São Paulo, quer nos ajudar a manter o Mapa na Mão funcionando? É só usar os nossos links para planejar a tua viagem! NÃO PAGAS NADA A MAIS POR ISSO e ajudas a manter nosso trabalho de pé! E reservando com nossos parceiros, consegues ótimos preços e qualidade:

É só clicar nos quadros logo mais abaixo e pesquisar. Vou te deixar umas dicas:

Hotel ou apartamento: o Booking buscará opções para o lugar pesquisado e podes comparar preços e qualidade. Uma dica: dê uma olhada nas avaliações dos hóspedes antes de escolher. Está sem tempo ou com preguiça? Nós procuramos para ti sem custo. Ah, podes ainda fazer uma reserva com opção de cancelamento gratuito e deixar para pagar só na hora do check-in. Então, garanta a tua reserva agora mesmo!

Aluguel de carro: site irá buscar os melhores preços em diversas locadoras, o que é muito legal. Podes pagar em real, sem a cobrança do IOF. Vais garantir carros mais baratos alugando com antecedência. Ainda, podes parcelar em 12 vezes no cartão ou pagar no boleto com 5% de desconto.

Seguro Viagem: olha só, com a Seguros Promo, utilize o nosso cupom MAPANAMAO5 e ganhe 5% de desconto. É legal cotar nas duas empresas dos quadros abaixo (Real e Seguros Promo) para escolher o melhor. Ah, e por experiência própria, os valores destes dois sites geralmente são melhores que de agências, isso porque eles cotam em várias seguradoras. O pagamento pode ser em até 12 parcelas no cartão ou com mais desconto no boleto. Ficou com alguma dúvida? Clique e leia aqui tudo sobre seguro viagem.

Chip para celular: chegue tranquilo com o celular funcionando no teu destino. Comprando pelo link do Mapa na Mão, é só incluir o código de cupom RBBVGRATIS e não vais pagar frete! Queres saber se vale a pena ou não sair do Brasil com chip? Leia aqui tudo sobre o chip internacional da Easysim4U.

Passeios e atrações pelo mundo afora: compre antes da viagem para evitar filas, o término dos tickets e surpresas no orçamento. Temos 3 parceiros ali abaixo: Get Your Guide, Tiqets e Touron. Clique e confira!

Câmbio (compra de moeda): faça uma proposta para a agência de câmbio da tua cidade. Caso ela aceite a proposta, vais receber um e-mail confirmando. Corra para finalizar a transação e garantir o valor. Além de comprar moeda com valores melhores, no final da negociação vais receber um email com cupons de desconto para alguns produtos. Então, confirme que queres finalizar a compra através da proposta feita no site Melhor Câmbio.

Buscando Curtidas...

6 respostas para “101 atrações e passeios gratuitos em São Paulo”

  1. Monica disse:

    Adorei o post muito interessante mesmo.
    https://numerodosfamosos.com.br/

  2. Maria disse:

    BABEI nesse post, muito rico, vou levar uns 10 anos até completar tudo (até porque só costumo estar lá por 2 dias, geralmente pra fazer concurso, aí é 1 dia pra sofrer e outro pra passear)! Brigadaça pelas dicas, Esterrrrr

  3. Márcia Silveira Pessoa disse:

    Eu adorei o post! Ele é informativo, uma utilidade pública para quem vai para a terra da garoa! E não me canso de olhar o blog novo. Ficou muito fofo! Parabéns! Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Monte sua viagem

Ou nós montamos para você

Ester
Ester
Voltar

Eu sou o Dilamar, Bacharel em Direito, viajante nas horas vagas e não vagas. Sou admirador de viagens rodoviárias, principalmente aquelas bem longas e focadas em regiões montanhosas. E também sou ciclista amador e apaixonado por motos.

Eu sou a Letícia, tenho 14 anos e sou estudante. Gosto muito de pintar quadros, escrever poemas, ler e, principalmente, viajar. Para mim, o mundo é o meu quintal.

Eu sou a Ester. Tenho 26 anos e sou estudante de medicina. Moro em Floripa, sou apaixonada por Paris e frequentadora assídua de São Paulo, mas com os pés sempre em Criciúma, minha cidade natal. Amo sair do lugar, seja por poucos metros ou por muitos quilômetros, e de todas as formas possíveis. Das mais confortáveis viagens de trem às mais insanas viagens de carro. Conhecer o desconhecido me fascina! Viajar é minha maior paixão, mas devo arriscar dizer que sou quase tão apaixonada por montar os roteiros antes de viajar quanto pela viagem em si!

Olá, eu sou a Michela, Bacharela em Direito, pós graduada em Direito Constitucional, colecionadora de ímãs e de viagens. Conheci mais de 20 países, aliás, muito mais do que um dia imaginei conseguir, e vários recantos escondidos bem aqui pertinho de mim. Se canso? Jamais. Isso só aguça ainda mais meu desejo de percorrer este mundão. O que mais amo? Deus, minha família e viajar, claro.