Skip to main content

Pinterest: o que é, para que serve e como usar

Ô Michela, que que é isso? O que o Pinterest tem a ver com viagem? Calma, calma, deixa-me explicar. Hoje não vou falar de viagem propriamente dito. Mas acaba ficando dentro do assunto também. Sabes por que? Porque o Pinterest pode ser um grande aliado também dos amantes de viagens. Continue lendo que eu te conto melhor.

Pinterest: o que é?

É uma espécie de rede social, como se fosse um mural, um quadro, onde são pendurados (no caso, salvos) lembretes, fotos, posts, e coisas de nosso interesse. Daí o nome: pin = alfinete e interest = interessar, despertar a atenção. A própria rede se autointitula “catálogo mundial de ideias”, porque temos acesso a posts, ideias, fotos de todo o mundo que está conectado a esta rede. Legal né?

E cada foto existente no Pinterest se chama Pin. Assim, se eu salvo uma foto que remete a um link de um post meu sobre o que fazer em Chicago, por exemplo, esta foto com as informações se chama Pin.

A rede foi criada nos Estados Unidos entre 2010 e 2011 e já é um dos websites mais usados no mundo, sendo uma ótima ferramenta de divulgação e marketing para os mais variados negócios como moda, decoração, artesanato, fotografia e viagens e de inspiração para nós, usuários.

o que é pinterest

Para que serve:

Agora é que a coisa começa a ficar interessante para nós, amantes de viagens. Viu só como o assunto também não foge tanto assim dos nossos interesses? Quando a gente começa a planejar uma viagem, ou sonha ir para algum lugar, por exemplo, qual seria a melhor maneira de guardar as informações legais e ainda por cima, com fotos ilustrando tudo isso? (   ) numa agenda; (   ) no e-mail (   ) no computador ocupando espaço (   ) num quadro físico como o da foto acima ( x ) no amigo Pinterest.

É muito prático, pois podemos criar boards, que seriam pastas. Por exemplo: vou viajar para Paris e quero guardar informações interessantes sobre este destino. Crio uma pasta Paris, ou Próximo destino Paris, ou Paris 2018, ou com qualquer nome que eu desejar e vou salvando ali dentro todos os pins que me interessarem sobre o destino sonhado. É uma forma organizada, prática e bonita de guardar assuntos ou informações de nosso interesse.

E podes criar pastas diversas, não somente sobre viagens. De moda para te inspirar na hora de escolher looks ou comprar roupas, sobre receitas, podendo criar uma para cada tipo de refeição ou prato, sobre decoração para quando aparece aquela dúvida na hora de embelezar a casa, sobre fotografia para te dar aquelas dicas básicas e te motivar a clicar mais e com melhor qualidade, enfim, sobre variados assuntos.

Olha só o exemplo da foto abaixo. É da nossa pasta Distrito Federal – Brasília. Nesta pasta eu salvo fotos e posts sobre este destino. Então, caso tu tenhas vontade ou estejas com viagem marcada para Brasília, podes criar uma pasta no teu perfil e ir salvando tudo de interessante que vais achando ou lendo por aí. Fica fácil depois de encontrar tudo assim organizado e com ilustrações.

pinterest como fazer
A pasta Distrito Federal do nosso perfil

Pinterest para empreendedores:

E além desta rede social ser uma grande aliada para todos que curtem notícias, dicas, fotos, é também uma mão na roda para quem tem algum negócio, vende produtos, ou possui um blog e queira difundir as suas notícias, por exemplo, pois esta é a rede que mais vem crescendo no mundo, sendo a nova queridinha aqui também no Brasil. Então, use-a e abuse-a para divulgar os teus produtos, as tuas ideias, as tuas dicas, as tuas fotos.

E para ter um perfil profissional e crescer com esta ferramenta, sugiro este e-book que eu também comprei e tem dicas bem valiosas, desde como criar pins, até aumentar o tráfego do seu blog. E custa apenas R$ 30.

Como se inscrever no Pinterest:

Acesse o link, e podes criar uma conta colocando o teu e-mail e cadastrando uma senha em Create a password, entrar através da tua conta no Facebook, clicando no botão azul, ou ainda entrar através da tua conta no Google, clicando no botão azul mais claro. Faça o cadastro, selecione os teus principais interesses para que a rede classifique melhor o tipo de conteúdo que será sugerido e comece a usar.

pinterest

Como usar o Pinterest:

Conta criada, hora de brincar com a rede social. Podes começar a criar as tuas pastas e ir salvando pins de interesse. Na foto abaixo, a página inicial com pins que são apresentados na timeline.

como usar o pinterest

 

No canto superior esquerdo, aparecerá o teu perfil. Clique ali ou na última bolinha no canto superior direito, e vais para o teu perfil. Aliás, nesta bolinha também podes configurá-lo em Configurações, inclusive colocando foto em imagem. E clicando em Meu perfil, podes começar a criar pastas e a salvar pins. Veja na foto abaixo. Basta clicar em Pastas e aparecerá uma opção Criar pasta. Crie quantas quiser ou vá criando à medida do possível e de acordo com o teu interesse.

 

Pasta criada, na barra superior “Pesquisar” como no exemplo da foto acima, podes pesquisar pins que te interessam e, colocando o mouse nas fotos, aparecerá um botão vermelho “salvar”. É só clicar nele, escolher a pasta e salvar. Pronto, o pin já estará lá na pasta. E tanto em pesquisar, ou na timeline vais encontrar vários pins. Gostou, salve. Também podes salvar direto de um post, caso o blog tenha perfil na rede. É só colocar o mouse também em uma foto do post e aparecerá um botão salvar, ou pin (veja aqui no nosso blog como aparece), ou um P vermelho. Clique e salve no teu perfil, na pasta que combina com ele (é só clicar na pasta e no botão salvar).

Veja na foto a seguir que ao salvar um pin, abaixo das pastas há também aqui a opção de criar pasta (no sinal de + vermelho), onde podes criar uma, caso ainda não exista a que combine com o assunto.

como usar o pinterest

Depois, para ver todas as tuas pastas, basta ir novamente em Meu perfil e acima das fotos aparecerão três palavras cinzas – Pins, Pastas e Experimentados. Clique em Pastas e prontinho. E para ir para a timeline, é só clicar no P vermelho no canto superior esquerdo da tela do Pinterest.

Descubra as funcionalidades e comece já a usar essa ferramenta muito útil e legal para guardar tudo o que interessa, sem ocupar espaço no computador e de uma forma prática, organizada e lúdica. E não esquece de entrar lá no nosso perfil Mapa na Mão – blog de viagens, e clicar na botão vermelho Seguir para ficar por dentro de todos os nossos pins e novidades e salve nossos posts, e também os que nós salvamos de outros blogs, à vontade, para futuras pesquisas ou só para namorar um destino, quem sabe. E bora pinar!!

Neste post do Neil Patel ele demonstra como aumentar o tráfego do seu site usando o Pinterest. Caso tenhas um blog ou site, é muito útil.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o Pinterest, quer nos ajudar a manter o Mapa na Mão funcionando? É só usar os nossos links para planejar sua viagem! Você NÃO PAGA NADA A MAIS POR ISSO e nós ganhamos uma pequena taxa, ajudando a manter nosso trabalho de pé! 🙂

Hotel ou apartamento: reserve o seu por este link no Booking.

Aluguel de carro: reserve no Rentalcars.

Seguro Viagem: faça o seu aqui e saiba tudo sobre seguro neste postPreços ótimos – experiência própria.

Câmbio (compra de moeda): esta é uma novidade do blog. Através deste link, você pode encontrar a melhor cotação para a compra de moeda estrangeira. Confira!

E não fique por fora das novidades e promoções do Mapa na Mão:

  • Entra lá no Facebook, curta nossa página e convide amigos para curtir também: Mapa na Mão
  • Inscreva-se em nosso canal do YouTube: Mapa na Mão
  • Siga nosso Instagram: @mapanamao
  • E inscreva-se no nosso blog ali ao lado onde está escrito: ASSINE NOSSO BLOG

Abraço,

 

 

 

 

 

 

Você pode começar a usar a ferramenta salvando este texto no seu Pinterest para futuras consultas, pinando a foto abaixo (clique em salvar que aparece na foto ao passar o mouse em cima):

o que é o pinterest

SalvarSalvar

SalvarSalvarSalvarSalvarSalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvarSalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvarSalvarSalvarSalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvarSalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

19 thoughts to “Pinterest: o que é, para que serve e como usar”

  1. Oi Michela, sabe que ainda não uso o pintarest? O conceito é engraçado, mas é tanta coisa para sugar o nosso tempo. Sou um pouco avessa a redes sociais, só tenho G+, IG e Twitter por causa do blog. Um dia destes tenho que arranjar tempo para criar uma conta.
    A sua explicação está muito clara

    1. Verdade, já não tenho tempo para mais nada, hehehe, mas deixei o G+ de lado e não tenho Twitter, então consigo ainda cuidar do Pinterest, eheheheh. Correria doida né?

  2. uso Pinterest desde a época da faculdade quando fazia os moodboards para meus projetos de design! ai depois comecei a planejar minhas viagens com ele e a escolher minhas novas cores de cabelo aheauhe pinterest eh muito amor!

    1. Olha Martina, pelo que tenho lido é interessante sim se queres divulgar um produto, uma marca ou um blog, por exemplo. Nossa estatística tem crescido desde que comecei a caprichar mais no Pinterest. Uma dica é seguir e compartilhar pins de outras pessoas também para movimentar bem a tua conta, e, claro, sempre pinar junto os teus. Como as pessoas também usam esta rede social para se inspirar, coloque fotos lindas dos teus produtos ou negócios e mãos à obra. Beijos.

  3. Confesso que não uso a rede. Por falta de “tempo”, já que ser blogger de viagens não é a minha profissão. Gerir 1001 redes é um “trabalho” bem complicado 🙂 Ainda assim, depois de ter a vossa explicação, fiquei bem mais ciente dos benefícios do Pintrest. Puseram-me a pensar… 🙂

    1. Então, eu também sou funcionária Rui e quase me quebro para dar conta. Já deixei de lado o Google+ por exemplo, e agora foco mais no Face, Pinterest e Instagram para dar conta. hehehehe. Haja tempo, né? Mas vamos levando…

Oi! Tem alguma dúvida, sugestão, dica ou comentário, deixe aqui para nós e viajemos juntos!

%d blogueiros gostam disto: