Skip to main content
o que fazer em santa catarina no verão

5 destinos para curtir o verão em Santa Catarina

Sou catarinense e posso ser suspeita em afirmar, mas afirmo mesmo assim, hehehe: este estado tem possibilidades e atrativos para todo tipo de gosto e para todas as estações do ano. Mas como o verão está chegando, este post é para te ajudar a escolher um ou vários destinos para as próximas férias. Por isso, resolvi listar os top 5 destinos para curtir o verão em Santa Catarina, na visão do Mapa na Mão. Mas já alerto, a lista não é conclusiva. Eu poderia escrever uma com centenas, talvez milhares de coisas para aproveitar por aqui, mas ficaria longa e cansativa 🙂 Por isso, te convido a acompanhar o blog e descobrir outros destinos interessantes do nosso estado e deste mundo afora.

Este post faz parte de uma blogagem coletiva cujo tema é Top 5 lugares para curtir o verão. A Analuiza do blog Espiando pelo Mundo, a Débora do Foco no Mundo, a Juliana do Turistando.in, a Klécia do Fui Ser Viajante, a Lívia do O Mundo e Minhas Voltas, a Marcia do Mulher Casada Viaja e a Maytê do Passaporte com Pimenta vão também te contar a lista de lugares especiais para ajudar na escolha do próximo destino de férias. No final do post vou deixar o link delas e não deixes de conferir. Agora, veja a minha lista top que escolhi para te deixar aqui como sugestão.

Top 5 destinos para curtir o verão em Santa Catarina:

Bombinhas:

E já que verão tem tudo a ver com muito sol, praia e mar, quero te apresentar meu destino preferido no litoral catarinense: Bombinhas. E não é para menos. Lá há mais de 30 praias paradisíacas. Mar calmo verde esmeralda, mar agitado queridinho dos surfistas, praia com muita gente e ótima infraestrutura, praia em vila de pescadores que é um charme só, praia inabitada, praia com natureza exuberante, trilhas, enfim, há muito o que se conhecer e muito para se divertir no verão.

Deixa eu te contar um pouquinho das principais.

Bombas e Bombinhas:

São as primeiras praias do município e muito bem estruturadas com hotéis e pousadas, lojas, restaurantes, lanchonetes, opções de lazer náutico, como aluguel de caiaque e lojas de mergulho, enfim, duas praias movimentadas que vão te garantir momentos felizes de dia e de noite, já que suas avenidas principais rendem boas caminhadas com seu comércio aberto até tarde. O mar, geralmente um pouco calmo e às vezes, dependendo do vento, mais agitado, mas não ideal para o surf.

Praia de Quatro Ilhas:

Da praia é possível avistar 4 ilhas em seu mar, daí o nome do lugar. Não chega a possuir a infraestrutura das primeiras, mas há boas opções de restaurantes, hotéis e pousadas. O mar, geralmente um pouquinho mais agitado que Bombas e Bombinhas, mas em dia sem vento, chega a ser um tanto calmo. Uma enseada com vegetação preservada que merece a tua visita.

Mariscal:

Mariscal é a maior praia de Bombinhas, embora também seja uma enseada. Boa infraestrutura com pousadas e hotéis, restaurantes, mercado, farmácia, lojas, possui mar mais agitado e é bem frequentada pelos surfistas. A natureza, mais preservada, onde para se chegar ao mar deve-se passar por passarelas para não danificar a vegetação das dunas.

Sepultura:

Ai, ai, coisa mais linda, minha gente. A Praia da Sepultura é uma pequena enseada que mais parece uma obra-prima. Mar calmo e transparente, um lugar para apreciar a natureza e tomar aquele banho de mar inesquecível. Não há muita infraestrutura, mas tem um barzinho com petiscos e aluguel de caiaque.

Zimbros:

Uma praia mais tranquila, em uma vila de pescadores, para os que buscam descanso. Linda, de mar calmo e paisagem bucólica repleta de barquinhos, não deixe de conhecer e se encantar. Possui boa infraestrutura com pousadas, bares e restaurantes.

Praia da Tainha:

Agora respire fundo! Só o trajeto até esta praia já é um passeio e tanto. Prepare-se para paisagens de tirar o fôlego. E a cereja do bolo, o pote de ouro lá no final do caminho? A Praia da Tainha – um pedaço do paraíso da única península do sul do Brasil. Uma pequena enseada de mar calmo, com bares e petiscaria, aluguel de caiaque, equipamentos de mergulho e pesca.

Deixo aqui maiores informações para o preparo do teu roteiro e da tua ida a Bombinhas, até porque há mais lugares para se desfrutar por lá:

Onde se hospedar em Bombinhas:

Aqui neste link podes ver as opções de hospedagem em Bombinhas. Use os filtros para facilitar a pesquisa, leia os comentários dos hóspedes para ajudar na escolha, reserve e divirta-se à vontade.

bombinhas santa catarina

Florianópolis:

Florianópolis é a capital do estado, então, terás muito o que fazer e opções para todos os gostos por lá. E não bastasse tudo isso, Floripa é uma ilha baby! Logo, claro, alternativas para o verão não vão faltar. São mais de 40 praias para se esbaldar e muita, mas muita opção de lazer.

As minhas praias preferidas? Praia da Daniela, bem familiar, com seu mar calmo e ótima infraestrutura, Praia da Ponta das Canas, com mar bem calmo, também ambiente ótimo para famílias e natureza linda, Praia da Lagoinha, ao lado da anterior e bem no canto da enseada, parece mesmo uma lagoa e é uma delícia, Cachoeira do Bom Jesus com boa infraestrutura e mar delicioso para banho e Praia do Campeche, com natureza mais intocada e ótima estrutura.

E como toda cidade grande, além das praias, Florianópolis tem shoppings, supermercados, lojas e restaurantes conhecidos por muitos. Diversão? Não falta. Podes praticar sandboard nas dunas da Joaquina, brincar com esportes náuticos na maioria das praias da ilha, fazer stand up na Lagoa da Conceição, conhecer o centro histórico e comer um belo pastel tomando caldo de cana no Mercado Público, caminhar, andar de bike, patins ou skate na Av. Beira Mar Norte, voar de parapente em alguns pontos da ilha. Enfim, há variadas opções para todas as idades e gostos.

Ah, e além das praias delícias para banho, as da parte central da ilha possuem um charme especial e te convido a conhecer e se apaixonar como eu. São elas Cacupé, Santo Antônio de Lisboa e Sambaqui. Leia aqui mais detalhes deste roteiro.

E não deixe de ler também:

  • Tudo o que precisas saber para ir a Florianópolis – leia aqui.
  • Onde comer barato no aeroporto de Florianópolis – leia aqui.
  • Voando de parapente pela capital de Santa Catarina – leia aqui.

Onde se hospedar em Florianópolis:

Aqui neste link podes ver as opções de hospedagem por lá. Use os filtros para facilitar a pesquisa, leia os comentários dos hóspedes para ajudar na escolha, reserve e divirta-se à vontade nesta ilha maravilhosa que ouso dizer, um dos lugares mais lindos do mundo.

verão em santa catarina

Balneário Camboriú:

Balneário Camboriú é um dos destinos mais badalados de Santa Catarina, tanto no verão, quanto no inverno e tanto de dia, quanto de noite. É um lugar com muito a oferecer, desde uma incrível infraestrutura com shoppings, restaurantes, hotéis, até, claro, praias paradisíacas.

É a cidade dos sonhos de muitos para conhecer e até para morar, por possuir uma ótima qualidade de vida.

Praias? Há 8 no total. As minhas preferidas? A Praia de Laranjeiras e a do Estaleiro. Porém, a Praia Central é a de melhor infraestrutura e muito frequentada, principalmente na alta temporada. É onde ficam os famosos arranha céus, que conferem um ar diferenciado à cidade, mas que prejudicou um pouco a praia que fica na sombra muito cedo, logo no início da tarde.

Dica MM: chegue cedo à Praia de Laranjeiras pois todos gostam do que é bom não é mesmo? Ela fica incrivelmente lotada na alta temporada.

Além das praias, a cidade conta com montanhas, com o Cristo Luz – estátua de 33 metros localizada em um mirante com vista panorâmica – com zoológico e o Parque Unipraias, um parque imperdível que conta com teleféricos, arvorismo, tirolesa e trenó de montanha – uma espécie de montanha russa menos radical que desce uma montanha de verdade. Há também em BC esportes como parapente, parques, passeio de barco e passeio de helicóptero.

Já que estarás em Balneário Camboriú, não deixes de conhecer Itapema que dista 15 km de BC e é igualmente uma praia lindíssima.

Onde se hospedar em Balneário Camboriú:

Aqui neste link podes ver as opções de hospedagem por lá. Use os filtros para facilitar a pesquisa, leia os comentários dos hóspedes para ajudar na escolha, reserve e aproveite muito esta cidade que ferve em todas as estações do ano, mas em especial no verão.

lugares para curtir o verão em santa catarina

Garopaba:

Mais ao sul de Santa Catarina, te convido a conhecer este recanto especial do litoral catarinense e um dos lugares mais belos e especiais do estado. Apreciada por turistas e moradores da região, Garopaba possui 10 praias e ótima infraestrutura, com lojas, mercados, pousadas e hotéis, restaurantes, camping e muito mais. Gosto bastante da Praia de Garopaba, a central e bem movimentada, da Praia da Vigia em forma de ferradura e com pouca faixa de areia e da Praia do Siriú.

Além das praias, divirta-se praticando sandboard nas dunas do Macacú, suba até o Morro do Vigia e até o Morro das Antenas e deleite-se com a visão que terás de lá, vá até suas cachoeiras e tenha um encontro especial com a natureza, aprecie a vila dos pescadores e o centrinho histórico charmoso com suas casas em estilo açoriano e depois me conte se não te apaixonaste também por Garopaba.

  • E como quero te ajudar de maneira mais completa, leia aqui o que fazer por lá.

Onde se hospedar em Garopaba:

Aqui neste link podes ver as opções de hospedagem em Garopaba. Use os filtros para facilitar a pesquisa, leia os comentários dos hóspedes para ajudar na escolha, reserve e relaxe neste destino incrível do sul de Santa Catarina.

garopaba santa catarina

Serra do Rio do Rastro:

Como assim serra, Michela? Não estamos falando de verão e verão não combina com praia? Mas claro que sim e sim. Porém, há os que preferem montanha e não posso deixar esta opção de fora, até porque estamos falando de um dos destinos mais incríveis do Brasil, com uma estrada listada como uma das mais lindas do mundo. Vais querer deixar de fora? Se eu fosse você, nem pensava duas vezes.

Aproveite que estarás em Santa Catarina e dê uma fugidinha do calor e do agito do litoral e suba a serra em busca do frescor e de paisagens que ficarão gravadas para sempre na tua memória.

Suba e/ou desça pela Serra do Rio do Rastro, um trajeto de 12 km com um penhasco de um lado e paredões rochosos do outro, desenhados por vezes, por fios de água cristalinos. Aproveite os seus mirantes e tenha vistas incrivelmente riquíssimas de uma natureza magnífica.

Não perca de jeito nenhum o mirante principal logo no final da subida da serra, do lado direito da rodovia (bem onde fica a Polícia Rodoviária), onde há restaurante e café, além de quiosques com produtos locais e, claro, a vista mais fascinante da estrada que serpenteia as montanhas.

E se tiveres tempo, dê uma alongadinha até Bom Jardim da Serra e São Joaquim, as tão conhecidas cidades geladas no inverno. Tens um pouco mais de tempo? Ah, então não deixes de conhecer Urubici e o Morro da Igreja com a Pedra Furada. Mais tempo ainda? Que tal uma passadinha até a Serra do Corvo Branco? Viram como há opções deliciosas neste destino mais gelado do Brasil, que no verão fica com temperaturas bem agradáveis e muitas vezes faz calor também.

Para ajudar na tua aventura pela serra catarinense:

  • Um dia na Serra do Rio do Rastro – leia aqui.
  • Onde comer em Bom Jardim da Serra e São Joaquim – leia aqui.
  • Serra do Rio do Rastro, meu encanto – leia aqui.

Onde se hospedar na serra:

Aqui neste link podes ver as opções de hospedagem em Bom Jardim da Serra. Neste aqui, opções em São Joaquim. E aqui, pousadas e hotéis em Uribici. Use os filtros para facilitar a pesquisa, leia os comentários dos hóspedes para ajudar na escolha, reserve e desfrute de um dos destinos mais lindos do Brasil.

5 lugares para curtir o verão em santa catarina
Esta é a Serra do Rio do Rastro, cuja rodovia serpenteia a montanha

Estas são minhas sugestões para o verão, os meus top 5 lugares para curtir o verão em Santa Catarina. Mas como eu disse, daria para fazer uma lista quase interminável de destinos legais para curtir por aqui. Aos poucos vamos aprimorando nossa seção Santa Catarina, aí, cada vez mais vais tendo opções para aproveitar nosso estado ao máximo. Tens alguma dúvida ou sugestão, deixe nos comentários, combinado?

Nossa blogagem coletiva:

Somos cinco mulheres apaixonadas por viagem e apaixonadas por levar as novidades e o que vemos e gostamos neste mundão aos nossos queridos leitores, afinal, meu lema é “o que bom, o que gosto, não guardo para mim, não sou egoísta”, hehehehe. Então agora quero te apresentar os lugares para curtir o verão de cada amiga escritora:

Espero que tenhamos ajudado a escolher onde ir neste verão. Beijos e até a próxima!

Como sei que gostas de viajar como nós, podemos ajudar na economia das tuas viagens com estes links a seguir para as reservas:

Hotel ou apartamento: reserve o seu por este link no Booking.

Aluguel de carro: reserve no Rentalcars.

Seguro Viagem: faça o seu aqui e saiba tudo sobre seguro neste postPreços ótimos – experiência própria.

Câmbio (compra de moeda): esta é uma novidade do blog. Através deste link, você pode encontrar a melhor cotação para a compra de moeda estrangeira. Confira!

Não fique por fora das novidades e promoções do Mapa na Mão, seu blog de viagens:

  • Entra lá no Facebook, curta nossa página e convide amigos para curtir também: Mapa na Mão
  • Inscreva-se em nosso canal do YouTube: Mapa na Mão
  • Siga nosso Instagram: @mapanamao
  • E inscreva-se no nosso blog ali ao lado onde está escrito: ASSINE NOSSO BLOG

 

 

 

 

 

 

Você pode salvar este texto no seu Pinterest para futuras consultas, pinando a foto abaixo:

5 lugares para curtir o verão em santa catarina

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvarSalvarSalvarSalvarSalvarSalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

22 thoughts to “5 destinos para curtir o verão em Santa Catarina”

  1. Praia nao é meu forte, mas jà quis fazer uma road trip para conhecer as praias do sul (e eu queria descer até o Uruguai) apenas pelas lindas fotos que eu vi destes lugares.
    Infelizmente nao deu certo, mas ainda é plano!

    O mais curioso é que eu conheci teu blog quando vc começou a escrever sobre Bombinhas e tive a sensação de nunca ter visto alguém tao apaixonada por uma cidade como você.
    Beijinhos e obrigada por participar conosco desta blogagem!
    😉
    Adorei tuas dicas!

    1. Ah Ju, eu amo Bombinhas, já olhei várias vezes apartamento para comprar, ahahahaa, mas não deu certo, ainda. Que bom que gostaste! Venha sim, vais amar!

  2. O litoral Sul fez parte da minha infância, fui muuuuitas vezes, por morar em Campo Grande MS era a praia mais perto depois de São Paulo e eu e minha família somos apaixonados pelo mar!! 😀 Conheço a maioria dos lugares que citou, mas faz taaaaanto tempo que fui… Foi ótimo matar a saudade no seu post! Beijoo

  3. Oi Michela! Eu já contei pra vocês que sou apaixonada por SC né? Já fiz uma road trip cervejeira há muitos anos por aí, e acabei conhecendo Balneario Camboriú. Outra vez, fui pra Floripa curtir um final de semana e nunca mais esqueco o por do sol na Ilha da Magia!
    Os outros destinos ainda estão na minha wishlist! Espero voltar em breve para mais uma road trip, quem sabe?
    Beijos e obrigada pelas lindas inspirações! 🙂

  4. Gente, mas isso é um guia, não é um simples post.

    Adoreeeeeiii!!!

    Sou louca para conhecer Balneário, preciso tomar vergonha na cara e explorar o sul do pais. Amei o artigo, muuuuuito bem explicadinho!

  5. Michela, você tem razão: Santa Catarina agrada a todos os gostos! Das praias, só conheço mesmo Floripa – também gostei muito da Daniela, na verdade gosto de quase todas, exceto as mais urbanizadas, ao Norte. Sentar nas dunas da Campeche e observar o skysurf é dos programas que mais curti, mas também adorei pegar o barco usado pelos moradores na Lagoa da Conceição e almoçar num dos restaurantes sobre a lagoa, num sossego só.
    Faz tempo quero fazer a Rio do Rastro, então certamente voltarei aqui pra pegar suas dicas quando acontecer. abraços!

  6. Ah, Santa Catarina… deve mesmo ser uma delícia passar um verão ai! Sabia que isso fez parte dos meus sonhos por muitos anos?! 😁

    Ja estive em Floripa mais de uma vez. A mais recente tem uns 3 ou 4 anos. Fui correr a meia maratona. Achei a cidade tão mudada! Mas continua linda. Pena que não era verão.

    Camboriú fui há mais de 20 anos: ou seja, nem conheço mais.

    Bombinhas me atraiu muito pelo que você conta. A praia da Sepultura em especial. Fechei os olhos e desejei estar lá!!!! Ah… quem sabe um dia eu ainda passe um verão por ai?! 😁😀 beijinhos

  7. Michela, que gostoso esse post e poder descobrir tantas praias lindas! Eu não conheço nenhuma e preciso confessar que ouvi falar de pouquíssimas desses destinos mencionados. Vivendo e aprendendo, adoro descobrir destinos e rechear ainda mais minha lista.

    Com certeza Garopaba já entrou, subir no morro e aproveitar a vista =D Adoro as vistas. Mas eu sou da turma que prefere Serra no verão e por isso a Serra do Rio do Rastro com certeza seria uma ótima pedida.

Oi! Tem alguma dúvida, sugestão, dica ou comentário, deixe aqui para nós e viajemos juntos!

%d blogueiros gostam disto: