ASSESSORIA DE VIAGENS
Search
Generic filters
Exact matches only
Filter by Custom Post Type

Capital da Eslovênia – o que fazer em Liubliana, guia da cidade amada

publicado em: 19/02/2019 atualizado em: 19/02/2019

Estes dias li algo sobre Liubliana, ou Ljubljana na linguagem local, ser a capital amada da Europa. Fiquei sem entender ao certo, pois há tantas capitais maravilhosas para se conhecer neste continente, não é mesmo? Mas então incluímos ela em nossa eurotrip deste ano. Nem havíamos cogitado, mas a filha Ester estava estudando com uma eslovena que deu a sugestão e acatamos. Depois de chegar na capital da Eslovênia pude entender um pouco deste amor todo por este lugar. Passei a amá-la também. Vou te contar o que fazer em Liubliana, te falar o que fizemos e tentar te passar o que senti neste lugar para que tu também sintas vontade de ir e te apaixonar.

Mas antes, quero te convidar a assinar nossa newsletter e receber e-mails atualizados com todas as novidades e promoções do blog. Não quer mais receber? Simples, é só sair da lista a qualquer momento. Deixe o teu e-mail no campo abaixo e faça parte desta lista de amigos viajantes.

Onde fica Liubliana

Liubliana é a capital da Eslovênia, um pequeno país no sudeste da Europa, que faz divisa com a Itália, a Áustria, a Hungria e a Croácia. A Eslovênia era integrante da extinta Iugoslávia e faz parte da região dos Balcãs na Europa. Liubliana além de ser a capital do país, é também a maior cidade com pouco mais de 272 mil habitantes. O rio que corta a cidade se chama Liublianica. Ele divide o centro de Liubliana em dois. De um lado fica a parte antiga e o castelo e do outro, a parte mais comercial e política da cidade.

onde fica liubliana

Onde se hospedar em Liubliana

Nós ficamos no Hotel Emonec (clique ali para ver as tarifas e as avaliações dos hóspedes). E contei todos os detalhes deste hotel em Liubliana aqui. Eu ficaria novamente porque o hotel possui localização perfeita, ótimo quarto, atendimento muito bom e café da manhã gostoso. E o preço também é um atrativo, fazendo com que ele tenha um ótimo custo x benefício.

Não gostou do hotel que experimentamos ou das opções acima? Dá uma olhada no quadrinho laranja abaixo, onde deixo outras hospedagens na cidade. Mas olha com carinho, porque esta cidade é lindinha demais. Clicando ali abaixo, após abrir o site, no quadro laranja à esquerda, preencha com as datas e a quantidade de pessoas e depois de clicar em pesquisar, podes escolher os filtros para te ajudar. São eles: nossas principais escolhas, ou seja, o que o Booking elege como interessante primeiro, preço, nota de avaliação e preço e estrelas. Dá uma olhada na nota de avaliação no cantinho superior direito de cada hotel. Abra para ler o que os hóspedes estão falando. Confira o que a hospedagem oferece e reserve, se for do teu agrado.

Outros hotéis em Liubliana

Seguro viagem

Para viagens à Europa, é obrigatório fazer um seguro viagem com cobertura mínima de 30 mil euros, de acordo com o Tratado de Schengen, isto para garantir que terás cobertura em caso de doença ou acidente. E já ouvi relato de pessoas que tiveram que fazer uma cirurgia de emergência, por exemplo, que custaria milhares de euros. Portanto, não dá para ir para fora do país sem seguro. Não esqueças de fazer o teu antes da viagem.

Neste post escrevi tudo sobre seguro viagem – como fazer, porquê fazer, etc. E o valor não é tão alto. Vou deixar dois links abaixo para dares uma olhada. Ambas as empresas fazem cotações em várias seguradoras e podes escolher a cobertura que mais te agrada, além, claro, do preço que cabe no teu bolso. E por experiência própria, há opções com preços bem interessantes.

Ah, olha só, no Seguros Promo, caso seja mais interessante o seguro escolhido, utilize o cupom MAPANAMAO5 e ganhe 5% de desconto. E caso pagues com boleto, mais 5%.

Pesquise aqui com a Real Seguros    Aqui com a Seguros Promo

O que fazer em Liubliana, capital da Eslovênia

Vou te falar pela ordem assim mesmo como fizemos. E estes passeios fizemos com calma em dois dias. Dá de fazer mais rápido em um dia só, mas acho que se perderia a graça de caminhar pela capital da Eslovênia sem pressa, assim como a cidade pede. Liubliana é um encanto e o gostoso é apreciar cada detalhe, a movimentação das pessoas, o clima deste lugar. Vais amar também, tenho certeza.

Free walking tour

No primeiro dia, para nos ambientarmos, escolhemos primeiro fazer um free walking tour. A minha filha Ester contou aqui neste post sobre como os free walking tour mudaram o jeito dela de ver as cidades, o quanto é legal esta modalidade de passeio. Olhamos no site The Ljubljana Free Tour o horário do tour e o ponto de encontro. O passeio sai diariamente às 11h e o ponto de encontro é a igreja rosa na Prešeren Square, a Franciskanska Cerkev, ou Franciscan Church. Dura aproximadamente 2 horas e passa por pontos importantes bem no centro da cidade. A guia conta histórias interessantes. Por exemplo, ela nos disse que Liubliana significa ser amado. Deve ser por isso que a capital da Eslovênia é vista com tanto amor, hehehe.

Prešeren Square

Esta é a praça mais gracinha da cidade. É ali que tudo acontece. Pessoas se encontram, outras caminham com seus cachorros, homenagens ao dia de Prešeren, o poeta que deu nome à praça, são feitas, um homem toca seu acordeão. Um dos lugares que mais gostei em Liubliana e nosso hotel ficava a poucos passos dela. Ah, vimos homenagens ao poeta porque no dia 8 de fevereiro foi feriado lá, por conta do aniversário da morte de Prešeren. Encontram-se na praça, dois pontos turísticos importantes:

  • a Franciskanska cerkev, ou Franciscan Church, a igreja rosa da praça;
  • o monumento de Prešeren, o poeta famoso esloveno que através de seus poemas ajudou a dar uma identidade ao país.

O interessante é que fizeram a sua estátua olhando para a de uma mulher que fica em um edifício amarelo. A mulher também olha para ele. Isso porque quiseram eternizar o amor dos dois que foram proibidos de ficarem juntos. Ela era rica e seus pais proibiram o namoro. História muito parecida com a de Romeu e Julieta. Ela seria a musa inspiradora de Prešeren.

Ah, nesta praça há também uma maquete da cidade e uma loja variada, a Galeria Emporium, além de outras lojas e comércio.

o que fazer na eslovênia

Tromostovje ou Triple Bridge

Bem ali ao lado do monumento de Prešeren fica a Triple Bridge, três pontes de concreto que passam por sobre o rio Liublianica. A primeira, mais larga, foi construída em 1842 pelo arquiteto italiano Giovanni Picco, em substituição a outras pontes anteriormente construídas no local. Visto que ela se tornou pequena para o fluxo de pedestres e de carros e evitando que ela fosse destruída para então se construir uma maior, em 1929 o arquiteto Joze Plecnik projetou a extensão dela criando outras duas estreitas ao lado para que pudessem ser usadas pelos pedestres. O conjunto da obra proporcional uma elegante entrada para a cidade velha.

A partir de 2007, todas passaram a ser utilizadas somente por pedestres, pois é proibido circular de carro por uma área do centro antigo.

Legal passar pelas pontes de dia e tirar fotos do rio e das construções ribeirinhas e também à noite, quando elas ficam charmosas com sua iluminação acesa.

mapa centro liubliana

A ponte tripla fica ali mesmo, bem ao lado do monumento, na praça

pontos turísticos liubliana

A ponte e a igreja

Glavna trznica ou Central Market

Neste local, bem ao lado da catedral de Liubliana, que é a próxima atração, fica o mercado central. Há uma construção com colunas que lembram edifícios gregos e romanos onde há bares e lanchonetes. E nas calçadas os feirantes armam barracas com artesanato em vidro, cerâmica, madeira, souvenirs, roupas com letreiro de Liubliana, mel, que é um produto tradicional esloveno e outros produtos. Em frente, barracas que vendem desde produtos vegetais como frutas e verduras, até sapatos e roupas.

Também chegam carros que armam seus trailers com comidas e muitos almoçam ali. O preço é interessante e é legal comer nas mesinhas de rua, vendo a movimentação do mercado.

Funciona de segunda a sexta até às 16h e sábados até as 15h.

central market liubliana

Da ponte tripla ao mercado são só algumas passadinhas

Stolnica sv. Nikolaja ou Cathedral of St. Nicholas

A Catedral de São Nicolau é lindíssima por dentro. Tente entrar. A entrada é gratuita. Ela é toda adornada em dourado e com pinturas belíssimas no teto. A catedral foi construída entre 1701 e 1708.

Detalhe para a porta principal esculpida em relevo que representa a história da Eslovênia. O artista deixou seu rosto como assinatura bem no final dela, embaixo, onde o nariz brilha. Isto porque as pessoas tocam nele para dar sorte, heheheh. Bom, pelo menos dá para identificar o artista.

catedral de liubliana mapa

A Catedral de Liubliana fica bem ao lado do mercado

catedral de liubliana

O interior da catedral de Liubliana

Zmajski most ou Dragon Bridge

Esta é outra ponte famosa do Rio Liublianica, a Ponte do Dragão. Nela há quatro dragões, dois em cada extremidade, que são símbolos da cidade. Esta foi a primeira estrutura de concreto da capital da Eslovênia e uma herança da Art Nouveau, construída entre 1900 e 1901 e a primeira ponte asfaltada por toda a Eslovênia. Por ser símbolo da cidade, uma das formas de provar que esteve em Liubliana é tirando uma foto tua ao lado dos dragões, hehehehe. Pior que esqueci. Mas tirei foto do bichano sim, olha ali que lindo logo abaixo do mapa.

mapa dragón bridge liubliana

o que fazer em liubliana

Mesarski most ou Butcher’s Bridge

Esta é a ponte do amor. Isto porque casais apaixonados penduram cadeados por suas grades e jogam as chaves no rio para que o amor seja eterno. A ponte, de arquitetura simples, é adornada com esculturas do escultor esloveno Jakov Brdar. Combina com o ar romântico da capital da Eslovênia, hehehe.

pontes de liubliana

atrações em Ljubljana

Mestna Hisa ou Town Hall

Este foi o primeiro edifício construído na cidade em 1484 e reconstruído em 1718. Abriga a prefeitura de Liubliana. Quase em frente encontra-se a famosa fonte com três esculturas que representam três rios do país e um obelisco.

prefeitura de liubliana

o que fazer em Ljubljana

O edifício do centro com bandeiras é a prefeitura

roteiro ljubljana

Esta é a fonte com as três estátuas

Ljubljana grad ou Ljubljana Castle

Este é o símbolo da capital da Eslovênia por 900 anos. Primeiro foi construído para ser o forte. Depois virou sede do governo. Posteriormente, uma prisão. Já foi morada de pessoas carentes na época da recessão. E hoje é uma atração muito visitada na região. Este castelo fica em um monte e de várias partes da cidade é possível avistá-lo. Ele está situado no lado do rio onde fica a cidade velha.

É possível subir de funicular ou à pé. Nós fomos à pé. Cansa um pouquinho, mas é tranquilo. Dá para visitar o jardim e o pátio do castelo sem pagar, ou adquirir o ingresso com ou sem áudio guia ou com guia pessoal. É interessante comprar o ingresso pois é necessário mostrá-lo para subir na torre mais alta. Este é o melhor atrativo do castelo, pois de lá se tem uma vista bonita da cidade. Em dias limpos, é possível avistar 1/3 da Eslovênia!

Valores dos ingressos:

  • € 7,50
  • € 19 para um casal e um filho de até 18 anos
  • € 10 com áudio guia
  • € 23 com áudio guia um casal e um filho de até 18 anos
  • € 4 o funicular
  • € 10 o funicular um casal e um filho de 18 anos.

Caso queiras um passeio pelo centro histórico com guia local, um snack, o passeio pelo funicular e pelo castelo, podes olhar aqui on-line este passeio completo.

Ljubljana castle mapa

castelo de liubliana

O castelo está em um lugar bonito e a vista da torre é bem legal

Cevljarski most ou Cobbler’s Bridge

Outra ponte famosa na cidade. A Ponte dos Sapateiros, em português. Originalmente havia ali uma ponte de madeira coberta que servia de espaço para sapateiros oficiarem. Hoje é uma ponte de concreto com pilares. Dela também se aprecia uma vista linda do rio e das construções no seu entorno.

mapa da capital da Eslovênia

roteiro liubliana

Narodna in Univerzitetna Knjiznica ou National and University Library

Esta biblioteca nacional, construída entre 1936 e 1941, além de outras coisas, possui em seu acervo, telas medievais. Detalhe para as janelas pequenas mais altas que lembram livros abertos. É possível visitá-la por dentro. Estava fechada por ser feriado, e acabamos não entrando.

biblioteca nacional de liubliana

atrações liubliana

Biblioteca Nacional da capital da Eslovênia

Kongresni try ou Congress Square

Uma das mais importantes praças de Liubliana. Nesta praça encontra-se a Universidade da Eslovênia, a maior do país. Além disso, outras construções importantes como a Slovenian Philharmonic também se encontram ali. E é uma praça charmosinha com árvores e um coreto.

congress square liubliana

capital da eslovenia

Esta é a Universidade de Liubliana

Neboticnik ou Skyscraper

No terraço deste edifício chamado Skyscraper fica o café, restaurante e bar chamado Neboticnik. No último andar o café, no penúltimo o bar e no antepenúltimo o restaurante. Nós fomos ao café, que tem preços bem ok. O chocolate quente, cremoso, foi € 2,80, a torta de chocolate € 3,50 e a torrada € 2,50. Mas o melhor mesmo é a vista do terraço. Podes ir de dia e ver a cidade com clareza ou à noite e vê-la iluminada. Não deu tempo de irmos de dia, então aproveitamos o café à noite.

mapa Skyscraper liubliana

café skyscraper liubliana

Aproveitamos o café no topo do Skyscraper

Trg Republike ou Republic Square

Este é o centro político da Eslovênia com edifícios importantes, dentre eles o parlamento (o da foto abaixo). Não achei um ponto tão interessante ou bonito da cidade. Portanto, deixe por último como fizemos e vá se der tempo e te interessar.

mapa parlamento liubliana

capital da eslovênia

Este é o parlamento da Eslovênia

Metelkova Mesto ou Autonomous Cultural Centre Metelkova Mesto

Também deixamos por último por curiosidade e porque sobrou tempo. Trata-se de uma localidade onde vivem, na maioria, estudantes, com grafites nas paredes e frequentes apresentações artísticas e culturais. No local funcionou um quartel militar. Se gostas de arte de rua, podes gostar deste local. Depois caminhe pelo bairro para retornar ao centro antigo e vais passar por ruas interessantes. Passe pela Rua Trubarjeva Cesta, já bem próxima ao centro. Ela tem restaurantes, lanchonetes e comércio. É uma rua estreita e combina com o Metelkova. A caminhada até o Metelkova leva uns 25 minutos desde o centro. Fomos à pé.

mapa cidade liubliana

Caminhe pela beira do Rio Liublianica

O Rio Liublianica é um charme no centro. Para fazer estes passeios acima, vais passar em vários momentos por ele. Mas não deixe de caminhar por suas laterais, tanto de dia, quanto de noite. A paisagem do rio com as construções é belíssima, o ar é gostoso. A caminhada sem pressa, sem dúvida nenhuma, foi uma das coisas mais agradáveis que fizemos. Além disso, há restaurantes em alguns lugares, uns com mesas na rua. É muito legal ver as pessoas conversando, comendo, aproveitando o sol de dia ali ou o aquecimento dos aquecedores à noite.

passeios em liubliana

Outros pontos turísticos de Liubliana

Estes aí de cima foram os lugares que visitamos na capital da Eslovênia e este roteiro inclui o melhor do que fazer em Liubliana. Nos hotéis ou no centro de informações turísticas há mapas da cidade. Há outras atrações como museus e outras construções importantes. Daria para incrementar o roteiro e aproveitar ainda mais, mas ficamos muito satisfeitos com estes passeios. Então, caso tenhas mais tempo, podes também incluir no teu planejamento:

  • Narodni muzej Slovenije ou Museu Nacional da Eslovênia;
  • Narodna galerija ou Galeria Nacional da Eslovênia;
  • Prirodoslovni muzej Slovenije ou Museu de História Natural da Eslovênia;
  • Parque Tivoli – inclusive estava na nossa lista, mas não deu tempo;
  • Secesijska Miklosiceva ulica ou Art Nouveau Miklosic street – chegamos a passar nesta rua para pegarmos nosso ônibus e um edifício rosa, com detalhes em vermelho me chamou muito a atenção. Não deu tempo de apreciar mais, mas podes colocar na lista também e fica bem próximo ao centro;
  • Botanicni vrt ou Jardim Botânico;
  • Mestna muzej ou Museu da Cidade de Liubliana;
  • Moderna galeria ou Museu de arte moderna;
  • Excursão gastronômica de 3 horas pelo rio;
  • 3 horas de bike com guia em inglês;
  • Excursão à pé e cruzeiro pelo rio – deve ser uma delícia este cruzeiro!

Tens mais tempo? Pense em ir a Bled. Eu quase chorei por não ter podido ir. Separe um dia, se for possível. Podes ir por conta própria ou aproveitar este tour com guia pelo Lago Bled e pelo Lake Bohinj.

Enfim…

Liubliana é tranquila. Um lugar para degustar sem pressa. Não sei bem explicar o porquê, mas sim, é de se amar. Já estou com saudade e quero muito voltar para este recanto europeu, onde o tempo parece andar mais devagar. Já falei ao marido que quero fazer uma road trip para conhecer um pouco mais deste país encantador. Espero que este desejo se concretize, em breve.

Agora quero te passar mais umas informações importantes para o teu planejamento.

Como se locomover em Liubliana

Para as melhores atrações de Liubliana, com certeza, a melhor maneira é caminhando. A maioria dos pontos de interesse ficam no centro histórico, um lugar que nem permite a entrada de carros e nem possui transporte público. O lugar mais distante que fomos, e também à pé, levou cerca de 20 minutos do centro. Portanto, para mim, a maneira mais interessante de se locomover na capital da Eslovênia, aproveitando cada detalhe, é mesmo andando, e melhor ainda, sem pressa.

Agora, uma coisa que fiquei com muita vontade de fazer e já te deixo aqui como sugestão, é uma road trip pela Eslovênia. Só pela capital e por Bled, que não deu para conhecermos nesta viagem, imagino que deva ser uma delícia conhecer o país de carro. Está nos nossos planos futuros.

Caso também queiras planejar uma viagem assim, de carro, e desfrutar de Liubliana, arredores e todo o país, abaixo podes ver os melhores preços entre dezenas de locadoras:

Faça aqui a cotação entre dezenas de locadoras de carros

Onde comer barato em Liubliana

Os restaurantes na beira do Rio Liublianica, apesar de estarem em um local muito charmoso, não são baratos. Pelo que vi, os pratos variam de 12, 15 euros ou mais. O único que nos pareceu mais em conta, foi o que jantamos em uma noite. Comemos pizza, macarrão e uma lasanha. A pizza foi 5 euros, o macarrão 9 e lasanha também 9 euros. Se chama Pizzeria Ljubljanski dvor e fica em uma das margens do rio.

Outro lugar que achei interessante e bem no centro também foi a Rua Čopova ulica. Nela há um MC Donald’s, que apesar de não ser a melhor escolha, quebra um galho legal na hora da fome e do aperto. Neste há hambúrguer vegetariano por € 2,40. O completo com fritas e suco ou refrigerante, aproximadamente € 4. Nesta rua há também uma padaria, mercado Spar, kebab e outras lanchonetes com preços mais convidativos.

Onde funciona o mercado público, a feirinha com produtos locais e artesanato bem ao lado da Catedral de Liubliana, há também uns trailers com comidinha barata. O marido almoçou frango com batata frita por € 4,70. Lá também há hambúrguer por € 3,70. Dá uma olhada na placa com os preços abaixo.

onde comer em liubliana

Prato do marido, frango e fritas

restaurantes em liubliana

Aí estão os outros lanches

Também encontramos caminhando a Rua Trubarjeva Cesta. É um local mais descontraído e que tem comércio e alguns restaurantes. Vi pizzaria, falafel, padaria e outras opções para petiscar com preços interessantes.

rua de liubliana

Esta é a rua que te falei

Outra maneira de se salvar na hora de economizar e encher o buchinho, é procurando no Google Maps por restaurantes estrangeiros, como kebabs, comida tailandesa ou de outras nacionalidades e também pelo Subway que conhecemos no Brasil. Há um Subway a 500 metros da praça principal da cidade.

Dica MnM:

Quando pesquisares restaurante, exemplo, digitando no Maps “kebab”, clique no pin que aparece no mapa que abaixo aparece o nome do restaurante, a nota que vai de 0 a 5 e as estrelas amarelas. Clicando nas estrelas e arrastando para cima, podes ver as avaliações dos clientes. Entramos numa fria em um kebab em Estrasburgo. O proprietário nos enrolou cobrando 6 euros a mais. Tentei questionar, mas ele disse que estava certo. E nas avaliações as pessoas diziam exatamente isso, que ele enganava na hora da cobrança.

Subway em liubliana

Clicando no pin vermelho, aparece a foto abaixo, as estrelas amarelas e a nota. Arrastando para cima, as avaliações dos clientes. Muito útil na escolha.

Comida Eslovena com bom preço

No nosso último dia experimentamos um restaurante de comida típica eslovena, o Slovenska Hisa Figovec. Fica no endereço Gosposvetska cesta 1, 1000. Comi uma polenta feita de fubá com creme de leite, diferente da nossa, mas gostosa, por € 2,70. Pedimos também batata assada com creme de ricota por € 4,80. O marido pediu um prato com frango grelhado e polenta por € 11,20.

comida eslovena

Aí estão a polenta diferente da nossa e a batata com ricota

Internet ilimitada e de qualidade

Nós utilizamos este chip da Easysim4U em Liubliana na nossa viagem e funcionou muito bem. O legal deste chip é que funciona em toda a Europa e tu não vais precisar comprar um em cada país, caso vás para outro lugar na mesma viagem. Queres saber todos os detalhes? Leia aqui o que escrevi sobre chip de internet ilimitada para usar fora do Brasil, e decida se vale ou não a pena.

Roteiro personalizado e assessoria de viagem

Queres facilidade e um roteiro personalizado de o que fazer em Liubliana, capital da Eslovênia, ou para qualquer lugar do mundo? Sabia que o Mapa na Mão faz roteiro completamente personalizado? 100% de acordo com o teu gosto, com sugestão de lugares para comer, de como se locomover e com dicas especiais? Também podemos te ajudar a encontrar hospedagem que caiba no teu gosto e bolso e sem custo algum, além de passagens aéreas. Deixa um comentário abaixo ou nos envie um e-mail: contato@mapanamao.com ou mapanamaoviagens@gmail.com. Também podes entrar em contato através de nosso Whatsapp: 48 99933-1849. Saiba mais detalhes clicando no quadro abaixo, e viaje sem passar trabalho:

Assessoria de viagem

Segurança em Liubliana

Perguntamos ao recepcionista do hotel se a capital da Eslovênia era segura. Ele nos disse que muito. No entanto, é comum batedores de carteira passarem as mãos nas coisas dos mais desavisados e descuidados. Em momento algum passamos por situação de medo, inclusive à noite. Claro que em todo lugar do mundo sugiro que cuides dos teus pertences pessoais como bolsas, mochilas, celulares, mas andamos por toda a cidade à pé sem receio.

Tomada

Pino duplo redondo:

IMG_5056

Clima em Liubliana no inverno

Fomos no inverno. Liubliana é um local frio no inverno. Nada que impeça os passeios, mas vá bem agasalhado. Na dúvida do que vestir ou levar, leia aqui o que vestir no frio intenso em uma viagem e fique tranquilo. Como buscamos sempre economizar, viajamos geralmente no inverno. Claro que há momentos em que alguns passeios ficam prejudicados e o dia é mais curto. Porém, há a vantagem de se caminhar sem o calor dos verões quentes. Também tem a vantagem de ser baixa temporada. Logo, não se pega pontos turísticos abarrotados, nem preços assustadores. Mas procure usar calçados que protejam os pés do frio e da umidade, pois é comum chover no inverno por lá.

O que levar na mala

Caso tu sejas menina, escrevi aqui sobre malas para viagem – a bagagem feminina perfeita. O legal é que deixei um check list tanto para o inverno, quanto para o verão. Leia ali, imprima a lista, que vai ajudar na hora de arrumar as malas.

Como neste tipo de viagem a gente caminha bastante, leve roupas e sapatos confortáveis.

No verão:

  • Calças leves e confortáveis;
  • Calçados muito confortáveis como tênis, sapatilhas ou até mesmo sandálias boas para caminhada;
  • Blusas ou camisetas leves e de manga curta;
  • Casaquinho, pois podem ter dias mais frescos ou mesmo para usar à noite;
  • Bermudas;
  • Vestidos, caso te agrade;
  • Protetor solar.

No inverno:

  • Calças confortáveis;
  • Blusas de manga longa finas e de lã para colocar por cima;
  • Casacos grossos;
  • Luvas, meias calças de lã ou ceroulas longas para pôr embaixo da caça, gorro, toca ou chapéu e cachecol;
  • Tênis ou botas, de preferência impermeáveis e quentes;
  • Hidratante labial e corporal;
  • Capa de chuva ou sombrinha, principalmente se estás viajando com crianças.

Quando ir

Eu não sou assim muito a favor de dizer “olha, vai em tal época para tal lugar”, tirando, claro, lugares com clima inóspito em algumas estações do ano. Isto porque há gosto para tudo nesta vida, não é mesmo? Tem gente que não gosta do frio, então, evite ir para Liubliana no inverno que sim, é uma cidade fria. Mas o verão europeu também pode não ser agradável, principalmente porque se anda bastante.

Nós fomos no inverno, como te contei no item acima. Passamos frio, mas não deixou de ser uma viagem legal. Caso tenhas disponibilidade financeira e de férias, penso que o melhor clima é na primavera ou no outono, quando ainda não está nem tão quente, nem tão frio. Mas quer um conselho, hahahah? Vá. Anote estas dicas de Liubliana, a capital da Eslovênia, e vá de qualquer jeito e em qualquer momento, naquele que for melhor para ti.

Quantos dias ficar

Nós ficamos três dias e quatro noites em Liubliana, até porque havíamos planejado fazer um bate-e-volta até Bled em um dia da viagem. Não deu certo, pois o marido gripou e no dia choveu. Em um dia é possível conhecer o que há de melhor em Liubliana. No entanto, a menos que tu estejas em outro lugar e queiras fazer um bate-e-volta ficando na cidade somente por um dia, eu aconselharia a ficar dois. Em dois dias é possível conhecer melhor a cidade, com mais calma, saboreando cada detalhe desta graça que é a capital da Eslovênia. Amei tanto este lugar que ficaria até mais para vivenciar a cidade. Mas claro, como geralmente escolhemos conhecer outros lugares em uma viagem destas, eu diria para separar dois dias. Tens mais tempo e pensas em ir a Bled também, então três dias seria o ideal.

Este roteiro com estas sugestões de o que fazer em Liubliana que deixei aí para ti acima, dá para fazer com tranquilidade em dois dias. Com mais pressa, tirando o Metelkova Mesto e a praça da República, dá para fazer em um dia.

Moeda

Euro. Leve euro em espécie, sempre lembrando que cartões de crédito internacionais são amplamente aceitos no local, mas vais pagar IOF na fatura depois. Aqui neste link podes verificar a cotação da moeda aí na tua cidade e ainda fazer uma proposta com valor menor. Costumo comprar ali, neste link, pois sempre consigo melhores valores que direto na casa de câmbio. Mas lembre de avisar à casa que fizeste a proposta no Melhor Câmbio para que o valor seja mantido e para receberes cupons de desconto de outros produtos via e-mail.

Língua:

Esloveno, mas dá para se virar muito bem com o inglês. Todas as pessoas com quem falamos conseguiam se comunicar nesta língua.

Monte as tuas viagens aqui

Agora que tu já sabes o que fazer em Liubliana, a capital da Eslovênia, quer nos ajudar a manter o Mapa na Mão funcionando? É só usar os nossos links para planejar a tua viagem! NÃO PAGAS NADA A MAIS POR ISSO e ajudas a manter nosso trabalho de pé! E reservando com nossos parceiros, consegues ótimos preços e qualidade:

É só clicar nos quadros logo mais abaixo e pesquisar. Vou te deixar umas dicas:

Hotel ou apartamento: o Booking buscará opções para o lugar pesquisado e podes comparar preços e qualidade. Uma dica: dê uma olhada nas avaliações dos hóspedes antes de escolher. Está sem tempo ou com preguiça? Nós procuramos para ti sem custo. Ah, podes ainda fazer uma reserva com opção de cancelamento gratuito e deixar para pagar só na hora do check-in. Então, garanta a tua reserva agora mesmo!

Aluguel de carro: site irá buscar os melhores preços em diversas locadoras, o que é muito legal. Podes pagar em real, sem a cobrança do IOF. Vais garantir carros mais baratos alugando com antecedência. Ainda, podes parcelar em 12 vezes no cartão ou pagar no boleto com 5% de desconto.

Seguro Viagem: olha só, com a Seguros Promo, utilize o nosso cupom MAPANAMAO5 e ganhe 5% de desconto. É legal cotar nas duas empresas dos quadros abaixo (Real e Seguros Promo) para escolher o melhor. Ah, e por experiência própria, os valores destes dois sites geralmente são melhores que de agências, isso porque eles cotam em várias seguradoras. O pagamento pode ser em até 12 parcelas no cartão ou com mais desconto no boleto. Ficou com alguma dúvida? Clique e leia aqui tudo sobre seguro viagem.

E mais…

Chip para celular: chegue tranquilo com o celular funcionando no teu destino. Comprando pelo link do Mapa na Mão, é só incluir o código de cupom RBBVGRATIS e não vais pagar frete! Queres saber se vale a pena ou não sair do Brasil com chip? Leia aqui tudo sobre o chip internacional da Easysim4U.

Passeios e atrações pelo mundo afora: compre antes da viagem para evitar filas, o término dos tickets e surpresas no orçamento. Temos 3 parceiros ali abaixo: Get Your Guide, Tiqets e Touron. Clique e confira!

Câmbio (compra de moeda): faça uma proposta para a agência de câmbio da tua cidade. Caso ela aceite a proposta, vais receber um e-mail confirmando. Corra para finalizar a transação e garantir o valor. Além de comprar moeda com valores melhores, no final da negociação vais receber um email com cupons de desconto para alguns produtos. Então, confirme que queres finalizar a compra através da proposta feita no site Melhor Câmbio.

Curtidas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Monte sua viagem

Ou nós montamos para você

Michela
Michela
Voltar

Eu sou o Dilamar, Bacharel em Direito, viajante nas horas vagas e não vagas. Sou admirador de viagens rodoviárias, principalmente aquelas bem longas e focadas em regiões montanhosas. E também sou ciclista amador e apaixonado por motos.

Eu sou a Letícia, tenho 14 anos e sou estudante. Gosto muito de pintar quadros, escrever poemas, ler e, principalmente, viajar. Para mim, o mundo é o meu quintal.

Eu sou a Ester. Tenho 26 anos e sou estudante de medicina. Moro em Floripa, sou apaixonada por Paris e frequentadora assídua de São Paulo, mas com os pés sempre em Criciúma, minha cidade natal. Amo sair do lugar, seja por poucos metros ou por muitos quilômetros, e de todas as formas possíveis. Das mais confortáveis viagens de trem às mais insanas viagens de carro. Conhecer o desconhecido me fascina! Viajar é minha maior paixão, mas devo arriscar dizer que sou quase tão apaixonada por montar os roteiros antes de viajar quanto pela viagem em si!

Olá, eu sou a Michela, Bacharela em Direito, pós graduada em Direito Constitucional, colecionadora de ímãs e de viagens. Conheci mais de 20 países, aliás, muito mais do que um dia imaginei conseguir, e vários recantos escondidos bem aqui pertinho de mim. Se canso? Jamais. Isso só aguça ainda mais meu desejo de percorrer este mundão. O que mais amo? Deus, minha família e viajar, claro.