ASSESSORIA DE VIAGENS
Search
Generic filters
Exact matches only
Filter by Custom Post Type

Roteiro de 1 dia em Nice

publicado em: 01/08/2019 atualizado em: 01/08/2019

A cidade de Nice na França é mesmo incrível! O mar em tons de azul, o charme que só as cidades francesas sabem ter e um estilo tranquilo, bem diferente de outros lugares do mesmo tamanho. Ela é um ótimo ponto de partida para outros municípios da região, por estar bem localizada e facilmente acessível por transporte público. Em Nice, acredito que um ou dois dias inteiros sejam suficientes para conhecer o essencial. Ela não é muito grande e dá para tranquilamente percorrê-la a pé. Dá uma olhada no roteiro dos dois bate-e-volta que fizemos de Nice, para Mônaco e Antibes. E aproveite este guia de o que fazer em Nice com outras dicas gerais até o final, para uma viagem perfeita. Tens outras dicas para me dar? Deixa nos comentários que vou amar.

Bom, esse foi o roteiro de 1 dia pela cidade de Nice na França que fizemos! Ele foi feito picotado em alguns dias, mas pode tranquilamente ser feito em um dia inteiro. Vamos lá?

CLIQUE AQUI para agendar com antecedência os melhores passeios em Nice

Mas antes de mostrar todas as dicas que tenho de Nice França, quero te convidar a assinar a nossa newsletter e receber todas as novidades e promoções do Mapa na Mão. Faça parte desta lista de amigos viajantes:

Seguro viagem – item obrigatório

Antes de começarmos o roteiro, acho importante te lembrar que para viagens à Europa, é obrigatório fazer um seguro viagem com cobertura mínima de 30 mil euros, de acordo com o Tratado de Schengen. Isto é para garantir que terás cobertura em caso de doença ou acidente. E já ouvi relato de pessoas que tiveram que fazer uma cirurgia de emergência, por exemplo, que custaria milhares de euros. Portanto, não dá para ir para fora do país sem seguro. Não esqueças de fazer o teu antes da viagem.

Neste post escrevi tudo sobre seguro viagem – como fazer, porquê fazer, etc. E o valor não é tão alto. A empresa do quadrinho abaixo faz cotações em várias seguradoras e podes escolher a cobertura que mais te agrada, além, claro, do preço que cabe no teu bolso. E por experiência própria, há opções com preços bem interessantes. E neste link há desconto de 10% para nossos amigos.

Pesquise aqui com a Real Seguros

O que fazer em Nice

Hotel Negresco

Começamos saindo do nosso hotel e indo em direção ao Hotel Negresco. Ah, depois eu te conto sobre esse nosso hotel que foi uma ótima escolha. Bem, fomos andando pela Boulevard Victor Hugo, uma rua lindíssima que vale muito a visita! Se estiver pela região, não deixe de andar por essa Boulevard, que é muito arborizada e tem prédios belíssimos ao estilo parisiense. Viramos à esquerda na Rue Rivoli (entre nessa rua e vá andando em direção ao mar) e fomos andando até chegar ao Hotel Negresco. Admiramos bastante a fachada dele, sonhamos bastante (haha) e fomos andando pela orla da praia, na Promenade des Anglais.

Orla da praia de Nice França

Viramos à esquerda, mas, se desejar, vire à direita para conhecer mais da orla. Ali é uma região muito gostosa de caminhar. Há a opção de se caminhar no calçadão ou na areia da praia. Optamos pela primeira opção, pois lá havia menos vento, tínhamos uma visão melhor dos prédios da orla e porque é difícil caminhar sobre as pedras da praia de Nice. Verdade, não é areia, hehehe. Na beira do mar de Nice há muitas pedras, diferente do que estamos acostumados no Brasil. O nome do famoso calçadão da beira mar é Promenade des Anglais.

Mas não deixe também de descer até o mar. Ele é lindo e estas pedras formam um cenário inusitado e lindo demais. Curta o som das ondas batendo nelas e uma praia, caso esteja quente.

O que fazer na cidade de Nice na França: Boulevard Victor Hugo

Boulevard Victor Hugo

O que fazer em Nice

O Hotel Le Negresco, onde eu tive a honra de… Passar na frente. E só. Haha!

Alberto 1er

Fomos caminhando até um grande jardim, o Albert 1er. Ali, se olhares no mapa abaixo, começa um caminho em forma de parque que segue na direção da cidade. Ele vai se afastando da praia, que mais parece um canteiro central entre duas avenidas. Fomos andando por esse canteiro central.

Mais para a frente chegarás a uma fonte simpática onde há um pequeno show de águas algumas vezes por hora. Perto dali havia também, na época em que fomos, um pequeno parque de diversões com roda gigante e uma barraca de doces que parecia daquelas de filme! Servia de tudo: crepe francês, churros espanhóis, algodão doce, maçã do amor, waffle e muitas outras delícias. Recomendo!

turismo em nice frança

Tá vendo o caminho verde entre a Avenue Félix Faure e a Boulevard Jean Jaurès?

Place Massena e Avenue Jean Médecin

Após andar por esse caminho, voltamos até a Place Massena, ali na região do parque de diversões. Esta praça é o coração de Nice com um lindo calçadão, construções cor-de-rosa e esculturas do artista espanhol Jaume Plensa.

Da praça sai a Avenue Jean Médecin, que se afasta do mar. Andamos por ali. Essa rua é famosa por suas lojas. Lá há lojas de grifes e também mais em conta, como fast fashions, além de uma FNAC (incrível por sinal!). Há também restaurantes, incluindo alguns de fast food.

Nice França

Final de tarde na orla de Nice

Marché aux Fleurs

Em outro dia, fomos à feira de Nice, chamada de Marché aux Fleurs. Como eu disse, esse roteiro é tranquilo de se fazer em um dia, mas preste atenção ao horário em que irás ao Marché. Ele, como outros mercados e feiras, fecha cedo. No começo da tarde a maioria das barracas já está sendo desmontada. Por esse motivo deixamos para ir logo que acordamos no nosso último dia em Nice. Mas se optar por fazer o roteiro em um mesmo dia, atente para o horário que irá chegar lá. Pode ser interessante inverter a ordem do roteiro, começando por aqui! O Marché aux Fleurs fica localizado na Place Charles Félix, bem próximo do mar.

O que fazer na cidade de Nice na França: roteiro de 1 dia

As fontes (desligadas no momento da foto) próximas do parque de diversão montado na Place Massena.

O Mercado de Nice é muito legal! Há várias barracas com sabonetes da Provence, obras de arte, produtos de padaria e outras mais. Mas há uma barraca em especial que foi a que eu amei. Uma banca enorme com uma atendente muito simpática e fluente na língua inglesa cheia de temperos, chás e aromas! Se existe algum tempero raro no mundo, ele provavelmente está lá. Apaixonante para quem curte o mundo gastronômico.

Havia também chás que imagino serem deliciosos, como o de caramelo e o de baunilha. Não levei porque achei caro, 9 euros por 100 gramas, mas me arrependo! A moça disse que esses dois últimos chás ficam sensacionais com leite, aiai. Havia também vários tipos de sal e açúcar aromatizados. Realmente uma perdição. Os preços não eram uma pechincha , mas eu acredito que valha a pena investir para quem curte, porque não é todo dia que se encontra uma barraca tão abrangente e com uma atendente tão disposta.

O que fazer na cidade de Nice na França: roteiro de 1 dia

De novo as fontes!

Morro do Castelo

Depois de sair do mercado, fomos até o morro do Castelo. Sim, a cidade de Nice na França já teve um castelo! Hoje o local é um parque com ruínas. Essas ruínas existem porque, em 1706, o rei Luís XIV mandou que fosse destruído o castelo que havia ali com a função de proteger a cidade. O Parque do Castelo tem entrada gratuita e os seguintes horários de funcionamento:

  • Mês de setembro: 8:00 às 19:00.
  • 1 de outubro até 31 de março: 8:00 às 18:00
  • 1 de abril a 31 de maio: 8:00 às 19:00
  • 1 de junho a 31 de agosto: 8:00 às 20:00

Há uma escada ao final da orla de Nice, em direção à esquerda de quem olha para o mar, para subir o morro das ruínas. A subida é um pouco pesada, mas nada impossível. Há um elevador também, mas quando fomos estava desativado “temporariamente”. No ano anterior, meus pais tinham ido lá e ele também não estava funcionando, hehe.

Esse parque do castelo não é realmente imperdível, mas a vista é. Não andamos muito por ele até por conta do cansaço, mas é só ir seguindo as placas para descobrir o lugar, bem fácil.

O que fazer na cidade de Nice na França: roteiro de 1 dia

A vista do Castelo! Pena que nesse dia o tempo estava bem nublado, mas o sol dos outros dias compensou.

Cidade antiga – Vieille Ville

Ao sair do castelo (só voltar pelo mesmo caminho!), podes passear um pouco pela cidade antiga. Ela que fica do lado direito da Boulevard Jean Jaurès para quem está de costas para o mar. Não andamos tanto por lá, mas dá para caminhar bastante pelas ruas e aproveitar o lindo comércio.

Nós fizemos um trajeto começando pela Fontaine du Soleil, junto da Place Masséna, e seguimos pela Rue Alexandre Mari. Ao chegarmos à Place du Palais de Justice, viramos à esquerda, atravessamos a praça e viramos à direita, seguindo pela Carriera dou Gouvernou. Viramos à esquerda três quadras depois, na Rue Sainte-Reparate. Seguimos por essa rua, passando pela Place Rosseti, e continuamos pela Rue du Pont Vieux (é só seguir reto!), até chegar à Boulevard Jean Jaurès. Eu sugiro esse trajeto porque passamos por muitas lojas simpáticas que valem a visita! Mas, como em qualquer centro antigo, caminhe sem pressa, pode se perder também que vale a pena, rsssss.

Tens mais dias e queres aproveitar melhor a cidade? Vou te deixar outras dicas para incrementar o roteiro de o que fazer em Nice.

O que fazer em Nice – outras opções

Porto – Le Port

Depois da Colina do Castelo, em direção oposta à cidade antiga, caminhe pelo calçadão até a beira do mar em direção ao porto. Ali há uma marina organizada, com lindos iates, barcos de pesca, pequenos barcos e barcos gigantes. É um charme. Além disso, o bairro onde fica o porto possui casas coloridas e muito bonitas e bancos para sentar e apreciar a vista. Uma das melhores atrações. Não coloquei lá no começo porque acabamos não conhecendo o porto, ah, que pena! Mas deixo aqui como sugestão de o que fazer em Nice para ti. Promete que vai e depois me conta?

porto nice

Aproveite o porto, a orla e o bairro com suas casas coloridas.

Cruzeiro de 1 hora até a Baía de Villefranche

Este cruzeiro navega pela Riviera Francesa, passando por Nice, Saint-Jean-Cap-Ferrat e Villefranche-sur-Mer. Tem duração de uma hora e comentários em francês e inglês. Do barco, a vista da região por uma outra perspectiva. Caso queiras conferir mais detalhes e também comprar com antecedência o ticket, é só clicar aqui.

Ônibus hop-on hop-off

Sabes aqueles ônibus abertos em cima, que fazem um tour pelos principais pontos da cidade? Estes são os ônibus hop-on, hop-off. Comprando o ticket, é possível descer e subir em qualquer ponto de embarque. Isto é legal para aproveitar melhor o ponto de interesse. E também gosto destes ônibus por darem um panorama bem interessante do que a cidade tem a oferecer. Então uma boa ideia é começar a viagem com este passeio. Depois, voltar nos lugares onde mais gostaste. É possível comprar ticket para um ou dois dias, mas eu sugiro somente o de um. Acho que já seria suficiente para conhecer Nice França. Confira aqui o valor e compre com antecedência.

Parasailing na Riviera Francesa

Sabes aqueles parapentes puxados por um barco com uma corda? Acho muito massa! Então, vais para Nice em dias quentes? Dá também para fazer esse passeio. Clique aqui para ver a foto e lembrar do que estou falando e também comprar o ingresso com antecedência. Ele alcança altura de até 50 metros e voa sobre o mar de Nice.

Musée National du Sport – Museu Nacional do Esporte

Tu gostas? Eu confesso que não curto muito este tipo de museu, mas se tu és fascinado em esportes em geral, vais gostar deste acervo. A entrada é gratuita para menores de 18 anos e pessoas com deficiência. Também é gratuito no primeiro domingo de cada mês, de outubro a março. Caso precises pagar, o ticket não é caro e podes comprá-lo aqui.

Excursão Turística Guiada com Dispositivo Digital

Achei legal! Dá para baixar um aplicativo e visitar os pontos turísticos de Nice com áudio e recursos visuais. Ele ainda vem com um mapa de navegação off-line. E como ele é válido por 72 horas após a primeira ativação, permite conhecer a cidade no teu próprio ritmo. Queres conferir valor e reservar antes da viagem? Clique aqui.

Free walking tour

Acho muito legal fazer um free walking tour quando visito os lugares. Pessoas do local, ou que conhecem bem a região, levam uma turma para conhecer pontos turísticos à pé. E vão contando a história, curiosidades e dando dicas. E é gratuito. Melhor dizendo, no final, eles pedem que demos uma gorjeta ao guia. Dê, pois ele se dispõe a passear com a gente e é o trabalho dele, muitas vezes. Eu já contei como os free walking tours mudaram o meu jeito de ver as cidades. Clique ali e confira melhor do que se trata. Ah, e encontrei este site com informações de um free walking tour em Nice, como dias, horários e ponto de encontro. Reserve por ali. É uma maneira também de organizar o que fazer em Nice, sabendo onde ficam as principais atrações.

Onde ficar na cidade de Nice na França

Nós ficamos no Saint Gothard, que é um hotel simples, porém muito bem localizado e um dos melhores preços que encontramos por lá. Nice é uma cidade cara, por isso pesquisamos várias hospedagens e acabamos escolhendo esta. Deixo como sugestão para facilitar na tua pesquisa.

Outras opções interessantes:

E caso tu queiras ver todas as opções em Nice, é só clicar no quadrinho laranja abaixo e conferir. Dá uma olhada sempre na nota, nas avaliações dos hóspedes e na descrição do hotel.

Hospedagem em Nice

O que fazer na cidade de Nice na França: roteiro de 1 dia

Uma das lojas desse caminho que indiquei! Sabonetes são ótimos (e baratos) souvenirs de Nice.

O que fazer na cidade de Nice na França: roteiro de 1 dia

Pausa para a La Cure Gourmand, essa loja linda da foto, com todo tipo de guloseima que se possa imaginar e com embalagens lindas para presentear! Ela fica no número 2 da Rue Sainte-Reparate.

O que fazer na cidade de Nice na França: La Cure Gourmand

La Cure Gourmand

O que fazer na cidade de Nice na França: roteiro de 1 dia

Premiere Pression Provence, com vários produtos típicos da Provence

O que fazer na cidade de Nice na França: roteiro de 1 dia

Segurança em Nice

Em momento algum passamos por situação de medo. Nice é um local muito seguro e tranquilo. Claro que em todo lugar do mundo sugiro que cuides dos teus pertences pessoais como bolsas, mochilas, celulares, mas andamos por toda a cidade à pé sem receio, inclusive à noite.

Tomada

Pino duplo redondo:

IMG_5056

Internet ilimitada em Nice França

Nós utilizamos este chip da Easysim4U em algumas de nossas viagens na Europa e funcionou muito bem. O legal deste chip é que funciona em toda a Europa e tu não vais precisar comprar um em cada país, caso vás para outro lugar na mesma viagem. Queres saber todos os detalhes? Leia aqui o que escrevi sobre chip de internet ilimitada para usar fora do Brasil, e decida se vale ou não a pena.

Clima em Nice no inverno

Fomos no inverno duas vezes. Nice é um local frio no inverno, mas não dos mais gelados como em outras regiões da Europa. Nada que impeça os passeios, mas vá agasalhado. Na dúvida do que vestir ou levar, leia aqui e fique tranquilo e não precisa exagerar na vestimenta. Como buscamos sempre economizar, viajamos geralmente no inverno. Claro que há momentos em que alguns passeios ficam prejudicados e o dia é mais curto. Porém, há a vantagem de se caminhar sem o calor dos verões quentes. Também tem a vantagem de ser baixa temporada. Logo, não se pega pontos turísticos abarrotados, nem preços assustadores. Mas procure usar calçados que protejam os pés do frio e da umidade, pois é comum chover no inverno por lá.

Quando ir a Nice França

Para aproveitar aquele marzão azul lindo, a melhor época é o verão ou o final da primavera. De abril a setembro. Se não fazes questão de curtir a praia, então, qualquer época será boa. No inverno, frio, porém, com menos gente. Na primavera e verão, a cidade fica mais agitada, mas também muito interessante. Então, vai do teu gosto. Mas este roteiro com o que fazer em Nice pode ser aproveitado o ano todo. Enjoy!

O que levar na mala

Caso tu sejas menina, escrevi aqui sobre malas para viagem – a bagagem feminina perfeita. O legal é que deixei um check list tanto para o inverno, quanto para o verão. Leia ali, imprima a lista, que vai ajudar na hora de arrumar as malas.

Como neste tipo de viagem a gente caminha bastante, leve roupas e sapatos confortáveis.

No verão:

  • Calças leves e confortáveis;
  • Calçados muito confortáveis como tênis, sapatilhas ou até mesmo sandálias boas para caminhada;
  • Blusas ou camisetas leves e de manga curta;
  • Casaquinho, pois podem ter dias mais frescos ou mesmo para usar à noite;
  • Bermudas;
  • Vestidos, caso te agrade;
  • Protetor solar.

No inverno:

  • Calças confortáveis;
  • Blusas de manga longa finas e de lã para colocar por cima;
  • Casacos grossos;
  • Luvas, meias calças de lã ou ceroulas longas para pôr embaixo da caça, gorro, toca ou chapéu e cachecol;
  • Tênis ou botas, de preferência impermeáveis e quentes;
  • Hidratante labial e corporal;
  • Capa de chuva ou sombrinha, principalmente se estás viajando com crianças.

Quantos dias ficar em Nice

Um dia é o suficiente para conhecer a parte principal da cidade. Porém, eu sugiro dois só em Nice. Agora, se vais curtir a praia, então fique o tempo que desejar, heheeh. Mas Nice é também um bom local para se hospedar e conhecer cidades  próximas como Mônaco, Antibes e Cannes. Nós fizemos isso e foi muito gostoso. Vou deixar abaixo sugestões para se locomover até Antibes e Mônaco.

Como se locomover em Nice

Andar. Sim, a melhor forma de conhecer e por em prática o guia de o que fazer em Nice é a mais econômica que existe, para a noooossaaa alegria! Caminhe. Caminhando se aprecia com mais calma cada detalhe que esta cidadezinha francesa dos sonhos tem a oferecer. Caminhando se descobre lojinhas encantadoras, cores, arquitetura e detalhes, becos. Enfim, é de graça e é assim mesmo a melhor maneira de conhecer o lugar. Agora, para apreciar os locais próximos a Nice, é muito legal estar de carro. Fizemos uma viagem pelo litoral assim e foi maravilhosa. Gente, as vistas, o mar, as paisagens, olha, de emocionar. Clique no quadrinho azul para alugar carro de forma econômica e desfrute o litoral sul da França.

Alugue carro aqui

Ah, deixa eu te contar desta viagem de carro pelo litoral sul da França. Foi demais!

E agora vou deixar outras sugestões de locomoção.

Como ir de Nice a Antibes de ônibus

A maneira mais fácil e barata para ir de Nice a Antibes é de ônibus. A passagem custa € 1,50 o trecho, por pessoa, e tu podes pagar para o motorista em dinheiro, na hora. Basta dizer quantas pessoas são e, caso ele pergunte, que vai a Antibes.

Nós pegamos o ônibus na estação Congrés/Promenade, em Nice. As estações ficam na Promenade Des Anglais, que é a avenida beira-mar de Nice. Procure a mais próxima do teu hotel, pedindo informações na recepção do hotel, ou utilizando o aplicativo de mapas maps.me. Aliás, esse aplicativo é muito útil para os viajantes, não deixe de baixá-lo grátis.

linhas-de-ônibus-nice-antibes-como-chegar

Descemos na estação Pôle d’Échanges d’Antibes, em Antibes, onde também pegamos o ônibus de volta. O ônibus é o número 200, na ida, sentido Cannes, e na volta, sentido Nice. Dentro dele há telinhas que mostram as próximas paradas.

Mais informações sobre os ônibus.

Como ir de Nice a Mônaco

Para aproveitar a vista, que aliás, é fantástica, fomos de trem e voltamos de ônibus. Em Nice, pegamos o trem na Gare de Nice-Ville (endereço) e saltamos no Principado de Mônaco, na Gare Mônaco/Monte Carlo (endereço).

Principado de Monaco: roteiro de 1 dia no sul da França

O ticket custa € 3,90 (preços em 2016) e tu podes comprar na própria estação em Nice. Maiores informações aqui.

Na volta pegamos o ônibus 100 na parada na Rue Grimaldi, próxima da esquina Saint Dévote. O trajeto dura em média 20 minutos, é lindíssimo (aliás, uma das ruas que mais amei na vida, com paisagens de tirar o fôlego) e a passagem custa € 1,50.

Moeda

Euro. Leve euro em espécie, sempre lembrando que cartões de crédito internacionais são amplamente aceitos no local, mas vais pagar IOF na fatura depois. Aqui neste link podes verificar a cotação da moeda aí na tua cidade e ainda fazer uma proposta com valor menor. Costumo comprar ali, neste link, pois sempre consigo melhores valores que direto na casa de câmbio. Mas lembre de avisar à casa que fizeste a proposta no Melhor Câmbio para que o valor seja mantido e para receberes cupons de desconto de outros produtos via e-mail.

Souvenirs

Não é difícil comprar souvenirs em Nice, pois há lojas espalhadas em vários lugares. Há saquinhos de lavanda e sabonetes perfumados, além de outras opções de lembrancinhas bem legais.

Língua

Francês, mas dá para se virar muito bem com o inglês. A maioria das pessoas com quem falamos conseguia se comunicar nesta língua. Então, não terás problema em colocar em prática o teu roteiro de o que fazer em Nice.

Confira também outros posts que podem te ajudar a planejar tua viagem para a cidade de Nice na França:

Como iniciar uma viagem (dicas para economizar na compra de passagem de avião)

Como ter uma viagem de avião mais confortável

Como fazer mala de inverno

E que tal viajar pela cidade de Nice na França em nosso vídeo de apenas 1 minuto? Vai te animar a planejar o que fazer em Nice vendo estas imagens encantadora!

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

Curtidas

Uma resposta para “Roteiro de 1 dia em Nice”

  1. […] Roteiro de 1 dia em Nice Por Ester do blog Mapa na mão. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Monte sua viagem

Ou nós montamos para você

Ester
Ester
Voltar

Eu sou o Dilamar, Bacharel em Direito, viajante nas horas vagas e não vagas. Sou admirador de viagens rodoviárias, principalmente aquelas bem longas e focadas em regiões montanhosas. E também sou ciclista amador e apaixonado por motos.

Eu sou a Letícia, tenho 14 anos e sou estudante. Gosto muito de pintar quadros, escrever poemas, ler e, principalmente, viajar. Para mim, o mundo é o meu quintal.

Eu sou a Ester. Tenho 26 anos e sou estudante de medicina. Moro em Floripa, sou apaixonada por Paris e frequentadora assídua de São Paulo, mas com os pés sempre em Criciúma, minha cidade natal. Amo sair do lugar, seja por poucos metros ou por muitos quilômetros, e de todas as formas possíveis. Das mais confortáveis viagens de trem às mais insanas viagens de carro. Conhecer o desconhecido me fascina! Viajar é minha maior paixão, mas devo arriscar dizer que sou quase tão apaixonada por montar os roteiros antes de viajar quanto pela viagem em si!

Olá, eu sou a Michela, Bacharela em Direito, pós graduada em Direito Constitucional, colecionadora de ímãs e de viagens. Conheci mais de 20 países, aliás, muito mais do que um dia imaginei conseguir, e vários recantos escondidos bem aqui pertinho de mim. Se canso? Jamais. Isso só aguça ainda mais meu desejo de percorrer este mundão. O que mais amo? Deus, minha família e viajar, claro.