Logo Mapa Na Mão

Destinos de inverno no Brasil: 14 lugares para se apaixonar

publicado em: 23/07/2020 atualizado em: 06/08/2020

Quem disse que o Brasil é somente um destino de verão? Sim, temos praias maravilhosas, rios e cachoeiras deslumbrantes, mas também possuímos destinos de inverno no Brasil incríveis.

E eu vou te deixar aqui os meus preferidos. E se tu tiver o teu preferido, manda nos comentários. Vou adorar saber e ainda podemos ajudar outros viajantes a escolherem onde passear nos dias frios.

Querido leitor – DESCONTO de 10% só aqui no blog:
O seguro viagem não pode faltar na tua viagem, mesmo para as nacionais. Uma doença, um acidente, a perda da mala, o cancelamento do voo, podem estragar as férias. E o seguro não é caro. Por isso, vale a pena.
* Brasil: aproximadamente 5 reais por dia.
* Europa: aproximadamente 20 reais por dia.
** Clique aqui e faça a cotação do seguro, sem custo. Este link já garante 10% de desconto aos leitores do Mapa na Mão.

Quero te convidar a assinar nossa newsletter e receber e-mails atualizados com todas as novidades do blog. Não quer mais receber? Simples, é só sair da lista a qualquer momento. Deixe o teu e-mail no campo abaixo. Não compartilhamos teus dados com ninguém, pode ficar tranquilo.

Dica especial

Antes de eu te mostrar os incríveis destinos de inverno no Brasil, quero te deixar uma dica. Nós conhecemos vários deles de carro. Então, não deixe de alugar um com antecedência. É que a viagem fica muito mais proveitosa, dando, também, para conhecer lugares próximos, por exemplo. No Brasil, tirando algumas excessões de cidades, prefiro sempre me locomover assim. É mais tranquilo, fácil e confortável.

Eu vou deixar no quadrinho laranja abaixo um link de uma empresa que busca carros em várias locadoras. Assim, fica mais fácil escolher e alugar.

Alugue o teu carro aqui

Serra Catarinense

Eu preciso começar a lista com este destino, porque amo e amo de paixão. É também o mais gelado do Brasil, então merece estar no topo. Muitas vezes até neva por lá. E com mais frequência, a geada pode ser apreciada nas manhãs frias. Um lugar ideal para um chocolate quente, casacos pesados, luvas e cachecóis.

Conheça o mirante da Serra do Rio do Rastro, Bom Jardim da Serra, São Joaquim, Urupema e Urubici. Ah, e não deixes de ir também até a Serra do Corvo Branco.

Queres saber mais sobre este destino? Então abre aí em outra aba este post que escrevi com atrações para curtir um dia na Serra do Rio do Rastro e este com passeios guiados na Serra Catarinense. Aproveite, muito!

Onde ficar em Bom Jardim

Onde ficar em São Joaquim

Onde ficar em Urubici

Nova Veneza

Outro lugarzinho romântico que amo e combina muito com o inverno. Nova Veneza é um recanto catarinense, pólo da gastronomia italiana, principalmente. Um lugar para descansar e se esbaldar com as delícias imperdíveis.

Eu contei tudo aqui sobre o que fazer em Nova Veneza. Deixa aberto para ler depois. Tem as atrações, fotos e outras dicas legais. Eu sei que tu vais amar!

Ah, e dá para aproveitar Nova Veneza e a Serra Catarinense em uma mesma viagem. Massa, né?

Onde se hospedar em Nova Veneza

Rancho Queimado

Rancho Queimado é uma cidadezinha gelada que fica próxima de Florianópolis. Um lugar com gostinho de interior. Nos dias frios em Santa Catarina, frequentemente ocorre geada por lá. Que tal um café colonial? E conhecer as montanhas da região?

Dá uma olhada neste roteiro de 1 dia em Rancho Queimado e planeje a visita.

Onde se hospedar em Rancho Queimado

Gramado e Canela

Gramado e Canela são destinos muito especiais para mim. Teve uma época em que íamos muitas vezes ao ano para lá. E são destinos que cabem bem no inverno, porque ambas cidades ficam na serra gaúcha. Faz bastante. Curtir o friozinho comendo um fondue é muito romântico. E em Gramado e Canela isso tem de sobra e muito mais.

Estás com tempo? Visite também Bento Gonçalves, Carlos Barbosa e Caxias do Sul.

Ah, só um detalhe. As cidades lotam no inverno, principalmente nas férias de julho e finais de semana. Então, ou te programes com bastante antecedência, ou tente fugir destes períodos.

Dá uma olhada nas dicas de o que fazer em Gramado e Canela do blog Destinos notáveis.

Onde se hospedar em Gramado

Onde se hospedar em Canela

Pomerode

Eu amo Pomerode. É uma graça a cidade mais alemã do Brasil. Suas casas em estilo enxaimel, suas ruas tranquilas, a gastronomia, as montanhas próximas, fazem este encanto de lugar entrar aqui na lista de destinos de inverno no Brasil. Veja o que escrevi sobre o que fazer em Pomerode e não deixe de conferir as dicas que deixei. Sei que tu também vais amar este lugar.

Onde se hospedar em Pomerode

Destinos do Quiriri

Destinos do Quiriri é uma microrregião turística de Santa Catarina que abrange 4 cidades serranas. São elas: Campo Alegre, Corupá, Rio Negrinho e São Bento do Sul. E por fazer parte da serra catarinense, esta região é geladinha no inverno e perfeita aqui na nossa lista de destinos de inverno no Brasil.

Em Rio Negrinho tu podes fazer o passeio de maria fumaça que transcorre um trecho da serra e te maravilhar com as paisagens deslumbrantes.

Em São Bento do Sul, apreciar a culinária típica do sul da Alemanha.

Mas quero aqui destacar Campo Alegre no inverno, pelo aconchego e romantismo do lugar.

Bem, saiba mais detalhes desta região no post do Beneth do blog Tire a bunda do sofá sobre Destinos do Quiriri.

Onde ficar em São Bento do Sul

Onde ficar em Campo Alegre

Foto: Tire a bunda do sofá

Campos do Jordão

Campos do Jordão é chique, linda, romântica e fria no inverno. Fomos de carro duas vezes e no inverno. Que lugar encantador! Pegamos noites geladas e dias ensolarados lindos. Tomamos chocolate quente e comemos fondue.

Aproveite a paisagem da região, as belas construções, a gastronomia e as atrações.

Ah, e por falar em atrações, dá uma olhada no post que a filha escreveu com dicas incríveis de o que fazer em Campos do Jordão e aproveite o inverno na serra paulista.

Onde ficar em Campos do Jordão

Monte Verde

Ela fica próxima a Campos do Jordão, então dá para conciliar em uma mesma viagem. Monte Verde é uma pequena cidade charmosa e delicinha para incluir na lista de destinos de inverno no Brasil.

Aproveite o frio e prove fondue e chocolate quente, ai, coisa boa. E não deixe de passear pelo centrinho com suas construções em estilo europeu.

Vou deixar aqui este post com muitas dicas de o que fazer em Monte Verde. Vai te ajudar a preparar a viagem, com certeza.

Onde ficar em Monte Verde

Petrópolis – destinos de inverno no Brasil

Já faz um tempo fomos a Petrópolis de carro em uma viagem de inverno passando também por Campos do Jordão e Visconde de Mauá. Esta cidade serrana do Rio é muito gostosa e por ser um destino friozinho no inverno e charmoso, merece estar aqui na nossa lista de destinos de inverno no Brasil imperdíveis.

Aproveite para ver tudo o que a cidade tem de bom neste post com dicas de o que fazer em Petrópolis do blog Tire a bunda do sofá.

E este aqui deixa um roteiro de 1 dia em Petrópolis também com dicas muito legais.

Onde se hospedar em Petrópolis

destinos de inverno no brasil

Visconde de Mauá

Nós fomos a Visconde de Mauá de carro, em uma viagem onde também conhecemos Campos do Jordão e Petrópolis, como te contei acima. Como eu vou te dizer. Esta cidadezinha é gostosa demais. Ela tem um ar de tranquilidade e te faz ter contato com a natureza. Além disso, possui pousadas bem gostosas e românticas.

Coloquei aqui na lista de destinos de inverno no Brasil, porque fomos no inverno e achei muito agradável. Não fez frio, frio, então, também daria para aproveitar os passeios em meio à natureza. Mas à noite era fresco e muito gostoso de passear pelo centrinho.

A Marcelle do blog Viciada em viajar fez um roteiro bem legal de o que fazer em Visconde de Mauá. Dá uma olhada.

E a Denise do blog Chicas Lokas deixou dicas bem legais também sobre Visconde de Mauá.

E a Gisele do blog Aprontando as malas deu dicas de o que fazer em Visconde de Mauá e mais duas vilas próximas.

De brinde vou deixar aqui duas graças de cidadezinhas próximas: Itatiaia e Penedo. Aproveite.

Onde ficar em Visconde de Mauá

Caldas Novas

Caldas Novas é conhecida por suas águas quentes. Há rios, fontes naturalmente aquecidas, piscinas e praia artificial. E como estamos falando de friozinho, uma boa pedida é tomar banho de água termal.

Veja aqui neste post da Daniela do D & D Mundo afora o que fazer em Caldas Novas e Rio Quente. Há muitas opções de banhos quentinhos.

E como Caldas Novas também dispõe de outras atrações, vou deixar também este post de o que fazer em Caldas Novas do blog Vamos por aí. Aproveite!

Onde ficar em Caldas Novas

Águas de Lindóia

Mais um destino com águas quentinhas e por isso também pode ser aproveitado no inverno. Ainda não conhecemos, mas está na lista de desejos faz tempo. Vai e me conta se vale mesmo a pena. Enquanto não vamos, vou te deixar aqui este post com dicas de o que fazer em Águas de Lindóia do Transportal.

Quero deixar aqui uma dica de hotel fazenda em Águas de Lindóia da Lu do blog Turistando com a Lu.

Onde ficar em Águas de Lindóia

Ouro Preto, Tiradentes – cidades históricas de Minas

Ah, como gostei de conhecer Tiradentes e Ouro Preto. Estamos devendo a volta para conhecer também outras cidades históricas de Minas. Elas são uma graça! A gastronomia mineira também é deliciosa. E no friozinho, nada melhor que experimentar as guloseimas maravilhosas de lá.

Dá uma olhada neste roteiro de o que fazer em Tiradentes do blog Viajei bonito para te ajudar nos preparativos.

E aqui o que fazer em Ouro Preto do blog Em algum lugar do mundo.

E que tal curtir museus de Ouro Preto com crianças? Dá uma olhada nas dicas do blog Expedições em família.

Dá também para fazer um bate e volta de Belo Horizonte até Ouro Preto. Veja estas dicas da Gisele do blog Destinos por onde andei com roteiro de 1 dia por lá.

Eu vou deixar aqui para ti este post bem legal com um roteiro de viagem de 7 dias por Minas Gerais que inclui cidades históricas.

destinos de inverno no brasil

Pirenópolis – destinos de inverno no Brasil

Pirenópolis é uma pequena cidade simpática de Goiás. O centro histórico é uma graça. Seus vales, montanhas e cachoeiras também. Por isso, ela é um destino de ano todo. Mas, por seu centrinho romântico e pela culinária deliciosa, vai também para a nossa lista de destinos de inverno no Brasil.

Veja aqui os melhores pontos turísticos de Pirenópolis com o blog Viagens e caminhos.

E aqui pode ver o que fazer em Pirenópolis saindo de Brasília ou Goiânia.

Onde ficar em Pirenópolis

Então, gostou da lista de destinos de inverno no Brasil? Tens mais sugestões? Manda para nós! E lembrando que o Brasil é lindo para visitar todos os dias do ano e estes destinos são também especiais em outras estações. Boa viagem e grande abraço!

Viaje por conta própria e economize muito

Planejar a própria viagem é uma forma de ter liberdade e economizar. Além disso, usando os links abaixo, sem custo adicional algum, vais ajudar a manter o Mapa na Mão funcionando. Você NÃO PAGA NADA A MAIS POR ISSO e ajuda a manter nosso trabalho de pé!

Hotel ou apartamento: Booking – compare preços e qualidade. Podes ainda fazer reserva com opção de cancelamento gratuito e deixar para pagar só na hora do check-in.

Aluguel de carro: Rentcars – os melhores preços em diversas locadoras. Pague em real, sem o IOF. Carros mais baratos alugando com antecedência. Podes parcelar em 12 vezes no cartão ou pagar no boleto com 5% de desconto.

Seguro Viagem: Real – nosso link exclusivo já dá 10% de desconto. Seguros Promoutilize o nosso cupom MAPANAMAO5 e ganhe 5% de desconto. Cote nas duas e escolha o melhor. Por experiência própria, os valores destes dois sites geralmente são melhores que de agências.

Aéreo: Passagens Promo 

Outras informações para reservar tudo sozinho: monte a tua viagem sozinho 

Michela
Michela
Curtida

2 respostas para “Destinos de inverno no Brasil: 14 lugares para se apaixonar”

  1. Avatar Carol Miranda disse:

    Adorei as dicas de destinos para curtir o inverno. Caldas Novas é mesmo uma ótima opção. Já fui várias vezes e super recomendo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Monte sua viagem

Ou nós montamos para você

Voltar

Eu sou o Dilamar, Bacharel em Direito, viajante nas horas vagas e não vagas. Sou admirador de viagens rodoviárias, principalmente aquelas bem longas e focadas em regiões montanhosas. E também sou ciclista amador e apaixonado por motos.

Eu sou a Letícia, tenho 16 anos e estou no terceiro ano do ensino médio. Gosto muito de ler, desenhar, pesquisar e, é claro, viajar. Quando viajo, procuro sempre conhecer a história do local. Ser fascinada por esse aspecto explica o meu grande sonho: visitar o Egito e conhecer um pouco mais dessa civilização antiga.

Eu sou a Ester. Tenho 28 anos e sou médica. Moro em Florianópolis, sou apaixonada por Paris e frequentadora assídua de São Paulo, mas com os pés sempre em Criciúma, minha cidade natal. Amo sair do lugar, seja por poucos metros ou por muitos quilômetros, e de todas as formas possíveis. Das mais confortáveis viagens de trem às mais insanas viagens de carro. Conhecer o desconhecido me fascina! Viajar é minha maior paixão, mas devo arriscar dizer que sou quase tão apaixonada por montar os roteiros antes de viajar quanto pela viagem em si!

Olá, eu sou a Michela, Bacharela em Direito, pós graduada em Direito Constitucional, colecionadora de ímãs e de viagens. Conheci mais de 20 países, aliás, muito mais do que um dia imaginei conseguir, e vários recantos escondidos bem aqui pertinho de mim. Se canso? Jamais. Isso só aguça ainda mais meu desejo de percorrer este mundão. O que mais amo? Deus, minha família e viajar, claro.