ASSESSORIA DE VIAGENS
Search
Generic filters
Exact matches only
Filter by Custom Post Type

Documentos para viajar pela Europa

publicado em: 25/04/2019 atualizado em: 24/04/2019

Conhecer quais são os documentos para viajar pela Europa é o primeiro passo para planejar o seu tour pelo velho continente. Para pegar o avião tranquilo, confira a lista detalhada com toda documentação necessária para essa aventura.

* Publipost

Passaporte

O passaporte é o primeiro dos documentos para viajar pela Europa que você precisa providenciar. Essa é uma obrigatoriedade determinada pelo Tratado de Schengen para todos os turistas que pretendem conhecer os países do continente europeu.

Mas isso não é tudo, o Tratado ainda exige que a validade do passaporte seja de, no mínimo, 90 dias depois do seu retorno ao seu país de origem. Na prática, se a sua viagem está marcada para o dia 04/04/2019 até o dia 15/04/2019, o seu passaporte deve ser válido até dia 15/07/2019.

Uma dica bacana é renovar o seu passaporte com seis meses de antecedência da data de validade. Tanto o processo de renovação quanto a emissão do passaporte podem ser realizados pelo site da Polícia Federal.

Seguro viagem

Com a assinatura do Tratado de Schengen, tornou-se obrigatório que os turistas de países fora da Europa tenham um seguro viagem para entrar nos países que fazem parte do acordo. Ele deve ter uma cobertura mínima de 30 mil euros para as despesas hospitalares e médicas.

Por isso, recomenda-se que os viajantes recorram à contratação do Seguro de viagem Europa para aproveitar uma ampla cobertura médico-hospitalar com um excelente custo-benefício.

Esse é o segredo para você aproveitar ao máximo a sua viagem, sem precisar se preocupar com transtornos ou incidentes. Aliás, isso evita que você tenha gastos excessivos durante a sua estadia em um país europeu.

Comprovante de hospedagem

O comprovante de hospedagem é um dos documentos para viajar pela Europa que podem ser solicitados pela imigração no momento do desembarque. Ele tem como principal objetivo comprovar que você não pretende permanecer ilegalmente no país.

As reservas em hotéis, hostels ou pousadas servem como documento. Por isso, busque fazer a sua reserva com antecedência em sites de reservas como o Booking.com e apresente-a no desembarque.

Mas, se você pretende se hospedar na casa de amigos ou familiares é preciso comprovar que eles estão legalizados no país ou sejam cidadãos. Além disso, eles necessitam emitir uma carta-convite informando o período e o local onde você ficará hospedado.

Comprovação de condições financeiras

Antes de embarcar para a sua viagem pela Europa, é preciso reunir os documentos que comprovem a sua condição financeira. Isso é essencial para que a imigração saiba que você pode se manter durante a sua permanência no país.

Para tanto, são exigidos os seguintes comprovantes:

  • dinheiro em espécie;
  • cópia de cartão Travel Money;
  • cópia do limite do cartão de crédito;
  • saldo da conta corrente.

É importante lembrar que o valor exigido para cada dia na Europa irá depender do acordo de cada país. No entanto, estima-se que o mínimo exigido seja 70 euros/dia.

A exigência da Embaixada de Portugal é um excelente exemplo da variação de preço. Afinal, para que você possa viajar para lá é preciso ter 75 euros por cada entrada no território, mais 40 euros por dia de permanência no país.

Passagem de regresso

A passagem de regresso para o Brasil é outro documento necessário para viajar pela Europa e que pode ser solicitado pelos oficiais da imigração. Segundo o Tratado de Schengen, o período da sua estadia como turista nos países do acordo não pode ultrapassar 90 dias.

Agora que você já sabe quais são os documentos para viajar pela Europa, é só fazer as malas e boa viagem!

*Publipost: este é um post publicitário. Os posts publicitários trazem informações escritas e fornecidas pelo próprio anunciante. O Mapa na Mão não tem relação direta com os anunciantes e não influencia ou se responsabiliza pelo texto e pela mensagem.

Curtidas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Monte sua viagem

Ou nós montamos para você

Avatar
Mapa na mão
Voltar

Eu sou o Dilamar, Bacharel em Direito, viajante nas horas vagas e não vagas. Sou admirador de viagens rodoviárias, principalmente aquelas bem longas e focadas em regiões montanhosas. E também sou ciclista amador e apaixonado por motos.

Eu sou a Letícia, tenho 14 anos e sou estudante. Gosto muito de pintar quadros, escrever poemas, ler e, principalmente, viajar. Para mim, o mundo é o meu quintal.

Eu sou a Ester. Tenho 26 anos e sou estudante de medicina. Moro em Floripa, sou apaixonada por Paris e frequentadora assídua de São Paulo, mas com os pés sempre em Criciúma, minha cidade natal. Amo sair do lugar, seja por poucos metros ou por muitos quilômetros, e de todas as formas possíveis. Das mais confortáveis viagens de trem às mais insanas viagens de carro. Conhecer o desconhecido me fascina! Viajar é minha maior paixão, mas devo arriscar dizer que sou quase tão apaixonada por montar os roteiros antes de viajar quanto pela viagem em si!

Olá, eu sou a Michela, Bacharela em Direito, pós graduada em Direito Constitucional, colecionadora de ímãs e de viagens. Conheci mais de 20 países, aliás, muito mais do que um dia imaginei conseguir, e vários recantos escondidos bem aqui pertinho de mim. Se canso? Jamais. Isso só aguça ainda mais meu desejo de percorrer este mundão. O que mais amo? Deus, minha família e viajar, claro.