ASSESSORIA DE VIAGENS
Search
Generic filters
Exact matches only
Filter by Custom Post Type

Esther Rooftop, o rooftop do Olivier Anquier no centro de SP

publicado em: 12/04/2018 atualizado em: 12/04/2018

O centro de São Paulo passa por altos e baixos há algum tempo. Já foi moradia para os barões do café, onde tudo acontecia. Se tornou, infelizmente, reduto de pessoas em situação de rua que simplesmente não têm para onde ir. E, hoje, aparentemente, o Centro, apesar de ainda ter muitos defeitos e ser palco de problemas sociais gravíssimos, volta a ser olhado com bons olhos. Alguns empresários, em especial, apostam no centro há anos, indo contra a tendência de levar o cool para longe do centro. Tendência essa, inclusive, que agora parece estar sendo revertida. É o caso do casal Rueda, ambos chefs e donos da Casa do Porco Bar e do Bar da Dona Onça, icônicos e localizados no centro. É o caso também de Olivier Anquier, proprietário do Esther Rooftop, em plena Praça da Rebública, uma das partes mais legais do Centro.

Ambiente interno

Na verdade, o Esther Rooftop se trata de uma adaptação do apartamento onde o próprio Olivier morava, na cobertura de um dos edifícios mais icônicos do centro, o Edifício Esther. Saber disso já torna a experiência de ir até o Esther mais incrível ainda. Isso porque Olivier peitou quem não dava nada para o centro ocupando aquela área com um Rooftop fino. Além disso, ele abriu literalmente seu próprio apartamento (quem diria que um apartamento teria vocação para restaurante?) em um prédio antigo para o público em geral, convidando seus clientes a entrarem em elevadores originais para subirem até o seu glamouroso (ao mesmo tempo que despretensioso) restaurante.

Podes até nunca ter ouvido falar do Edifício Esther, mas ele está cravado na história de São Paulo. Inaugurado em 1936, foi a casa do pintor Di Cavalcanti e era lá que se reunia o clube dos artistas e amigos da arte. Além disso, foi lá a primeira sede do Instituto dos Arquitetos do Brasil. O Edifício Esther foi um verdadeiro ponto de encontro da arte e inteligência paulistanas durante as décadas de 40 e 50.

Confira também:

Passeio em SP: andando pelas ruas do Banco Imobiliário

Sal Gastronomia, o restaurante do Fogaça em SP

Restaurante na Liberdade: Espaço Kazu, muito além do sushi

Eataly SP – Guia completo: O que vale ou não a pena?

Rooftop em SP: The View Bar, na região da Paulista

 

Espaço do bar e ambiente interno

 

Ambiente externo – varanda

Caso não estejas lembrando de Olivier Anquier pelo nome, é só eu mencionar que se trata do famosíssimo, simpaticíssimo e belíssimo chefe francês que estrela as propagandas da Cacau Show (aquela em que ele passa comendo um La Créme e a mulherada fica de olho no chocolate).

Aí que eu, que não tenho o nome mais comum do mundo, tive um treco de felicidade quando fiquei sabendo que havia um rooftop com o meu nome. Ou quase, porque meu nome não tem H, ao contrário do que muita gente insiste em escrever hahaha. Coloquei na lista de restaurantes desejados em SP na hora. Mas a lista é bem grande, e o Esther estava lá no meio. Até que o namorado, numa surpresa anunciada (“vou te levar para jantar, mas não vou dizer onde, só vais saber quando chegarmos”), me levou ao Esther Rooftop. Que noite, amigos!

Vista do bar a partir da nossa mesa na varanda

O Esther conta com três ambientes: o bar, as mesas internas e as externas. As mesas externas são as mais disputadas, obviamente. Chegamos um pouco antes das 20h da noite e foi uma decisão acertada não ir tão tarde: tivemos que esperar por uma mesa na varanda, mas por pouco tempo. A espera não demorou mais do que 20 minutos. Ótimo! Para quem não se importa de ficar nas mesas internas, acredito que não precise ir tão cedo. Me pareceu que a disputa maior no Esther Rooftop era pelas externas mesmo. Mas, para quem deseja as mesas externas, vale não ir tão tarde para não precisar esperar tanto.

Varanda

Os três ambientes do Esther Rooftop são super legais. Apesar de a casa não ser grande, as mesas têm pouco espaço entre si, então acaba cabendo muito mais gente do que parece. Sim, as mesas, principalmente as da varanda, são aquelas em que rola conversa grupal de tão perto que tu estás do casal do lado, hahaha. Mas, apesar disso geralmente me incomodar bastante, nesse caso não me incomodou nem atrapalhou o jantar. Poucas das mesas da varanda ficam realmente coladas ao vidro de forma a aproveitar o máximo da vista, acredito que por conta do pouco espaco. Ainda assim, a varanda é um espaço muito agradável, por se poder aproveitar a vista e por conta do teto retrátil, que traz uma sensação de ar fresco da noite.

Bom, vamos aos pratos do Esther Rooftop. O cardápio de entradas tinha algumas opções bem saborosas. Fiquei com vontade de provar várias coisas. Mas, na hora em que bati o olho no tutano com crosta de cogumelos, farinha de rosca e avelãs, decidi. Já fazia um tempo que queria provar tutano. Sobre o sabor: diferente! Está longe de ser o prato mais saboroso que comi na vida, mas foi muito interessante provar. O sabor é bem distinto de tudo que já provei, por isso um pouco de estranheza.

Restaurantes centro sp

Tutano

O Rodrigo pediu um prato com sardinhas recheadas acompanhadas de salada. Um prato bem fresco, bem verão. As sardinhas estavam saborosas e bem diferentes das maneiras que costumamos comer.

rooftop esther

Sardinhas

De prato principal, O Rodrigo pediu lula recheada com siri em um caldo de palmito pupunha com leite de coco. Também bem diferente para nós. Como disse o Ro, ele nunca tinha comido lula dessa forma, inteira, sem ser anéis de cebola borrachudos, haha. Ele gostou do prato, apesar de não ter sentido muito o gosto do siri. A lula vinha em um caldo de palmito pupunha brunoise no leite de coco reduzido. Quando eu provei do caldo, falei na hora: tem gosto de Tailândia. A combinação do leite de coco com os temperos deixou o prato com um sabor muito parecido dos pratos que comi no país asiático!

restaurantes em sp

Lula

Eu escolhi um prato mais “normal”, já que as outras opções do cardápio do Esther Rooftop não me agradaram muito. Na verdade, eu até achei que as opções do cardápio giravam em torno demais de frutos do mar e algumas carnes exóticas. Como não queria nem um nem outro, senti falta de uma variedade maior. Mas isso é percepção minha. Pedi então uma alcatra com redução de vinho tinto, meia lua de abóbora assada e cebola roxa caramelizada. A alcatra, perfeita, no ponto em que eu pedi. Acho que eu aceitaria um pouco mais de sal. A meia lua de abóbora, crocante e saborosa. O purê de abóbora, talvez um pouco demais de abóbora para o meu gosto, hahaha.

onde comer em SP

Alcatra

Agora, sobre o menu de sobremesas: sabe o que é olhar para um menu e ter vontade de pedir absolutamente TUDO? Se eu tivesse visto antes, acho que eu teria pulado a entrada e o prato principal e meu jantar teria sido 100% de sobremesas, hahaha. O namorado tinha lido antes muita gente elogiando o tal do brioche, então pedimos um para dividir. Misericórdia. Não consigo descrever. O ponto alto da noite no Esther Rooftop, sem dúvida. Se trata de uma fatia de brioche extremamente macia, servido com peras assadas, sorvete e calda de caramelo. Para mim, perfeito!

Restaurante Olivier Anquier

Brioche

Eu adorei a experiência no Esther. Acho que é diferente de qualquer outro restaurante em São Paulo por conta de toda a ousadia do projeto que comentei lá em cima. Sem falar que o atendimento foi ótimo e impecável em todos os momentos. Voltaria, com certeza!

Vista a partir da varanda

 

Vista da Praça da República

Abaixo, coloquei o menu do restaurante, como nunca falta nos reviews de restaurante aqui no blog. Afinal, não tem coisa que me irrita mais em restaurantes do que tu não achar o valor dos pratos em nenhum lugar antes de ir ao local! Não é normal querer que o cliente saia de casa sem ter ideia do quanto vai gastar! Ainda mais no Brasil e especialmente em São Paulo, onde restaurante é uma coisa muito cara!

Pergunta se a bairrista aqui não ficou empolgada com as “ostras de Santa Catarina”, o “camembert de Santa Catarina”, hahaha

 

Serviço do Esther Rooftop:

R. Basílio da Gama, 29 – República

Aberto de segunda a sexta das 12 às 15h e das 18 às 23h, aos sábados do meio dia à meia noite, e aos domingos do meio dia às 17h

Telefone: (11) 3256-1009

 

Onde se hospedar em São Paulo:

Hotel com ótima localização:

Meliá Paulista (clique, avalie e reserve) – este hotel fica na Av. Paulista, próximo de restaurantes, bares, lojas e shoppings e bem em frente à estação de metrô Consolação. Neste post fizemos uma avaliação completa do hotel. Leia e confira.

Hotel com ótima qualidade:

Holiday Inn Parque Anhembi (clique e reserve) – este é o maior hotel da América do Sul, com ótimo café da manhã não incluso na diária, transfer para a estação de metrô Portuguesa – Tietê e avaliado como muito bom pelos clientes. Leia aqui nossa avaliação completa sobre o hotel.

Hotel com ótimo custo x benefício:

Ibis Style São Paulo Anhembi (clique e avalie) – o Ibis Style fica bem ao lado da estação Portuguesa – Tietê de metrô e rodoviária, ou seja, possui uma ótima localização, porém em um lugar com alguns moradores de rua. No entanto, já nos hospedamos algumas vezes lá e não vimos nenhuma situação de perigo (claro que sempre é bom tomar certos cuidados). Porém, este hotel tem um ótimo preço e café da manhã bem gostoso incluído.

Outras opções de hospedagem em São Paulo: 

Fizemos uma seleção de hotéis (é só clicar aqui) ordenada pelas principais escolhas do site. Porém, logo no início, antes dos hotéis, podes escolher outros filtros como preço mais baixo primeiro, distância do centro da cidade, estrelas, e outros. Na coluna laranja à esquerda, preencha os campos com a data da entrada e da saída, o número de quartos, de adultos e crianças e clique em pesquisar. Só depois escolha o filtro que mais te agrada. Escolha teu hotel clicando nele e finalize a reserva. Qualquer dúvida, é só mandar nos comentários lá embaixo. Boa estada!

Monte as tuas viagens aqui:

Agora que você já leu sobre o Esther Rooftop, está com viagem marcada ou planejada para qualquer lugar e quer ajudar a manter o Mapa na Mão funcionando? É só usar os nossos links para a sua viagem! Você NÃO PAGA NADA A MAIS POR ISSO e nós ganhamos uma pequena taxa, ajudando a manter nosso trabalho de pé! 

Hotel ou apartamento: reserve a tua hospedagem por este link aqui no Booking.

Aluguel de carro: reserve aqui. O site irá buscar os melhores preços dentre diversas locadoras.

Seguro Viagem: faça o teu pela Real Seguros aqui ou pela Seguros Promo aqui – neste, utilize o cupom de desconto MAPANAMAO5, exclusivo para nossos leitores, e ganhe 5% de desconto. Saiba tudo sobre seguro neste link aquiPreços ótimos de acordo com nossas pesquisas. Agora, viajas mais de uma vez por ano para o exterior? Então este plano é mais convidativo.

Chip para celular: adquira o teu chip neste link e chegue tranquilo com o celular funcionando no teu destino, já no desembarque. E leia aqui todos os detalhes deste chip, inclusive porque ele vale a pena.

Passeios e atrações pelo mundo afora: pesquise, compre e evite filas clicando aqui ou aqui se preferir pesquisar pela Tiqets.

Câmbio (compra de moeda): neste link aqui, podes encontrar a melhor cotação para a compra de moeda estrangeira e ainda fazer uma proposta para a agência de câmbio. Confira!

Passagens aéreas: confira no Passagens Promo e fique de olho nas promoções:

Acompanhe o Mapa na Mão:

E não fique por fora das novidades e promoções do Mapa na Mão:

  • Entra lá no Facebook, curta nossa página e convide amigos para curtir também: Mapa na Mão
  • Inscreva-se em nosso canal do YouTube: Mapa na Mão
  • Siga nosso Instagram: @mapanamao
  • E inscreva-se no nosso blog ali ao lado onde está escrito: ASSINE NOSSO BLOG

Espero que tenham curtido o review do Esther Rooftop!

Você pode salvar este texto sobre o Esther Rooftop no seu Pinterest para futuras consultas, pinando a foto abaixo:

Esther rooftop olivier anquier cardapio menu

Buscando Curtidas...

2 respostas para “Esther Rooftop, o rooftop do Olivier Anquier no centro de SP”

  1. […] em SP – The View Bar Restaurante na Liberdade – Espaço Kazu, muito além de sushi Esther Rooftop – o rooftop do Olivier Anquier no Centro de SP CEPAM, padaria em SP: a maior padaria do Brasil! Tour autoguiado de arquitetura no Centro de […]

  2. […] em SP – The View Bar Restaurante na Liberdade – Espaço Kazu, muito além de sushi Esther Rooftop – o rooftop do Olivier Anquier no Centro de SP CEPAM, padaria em SP: a maior padaria do […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Monte sua viagem

Ou nós montamos para você

Michela
Michela
Voltar

Eu sou o Dilamar, Bacharel em Direito, viajante nas horas vagas e não vagas. Sou admirador de viagens rodoviárias, principalmente aquelas bem longas e focadas em regiões montanhosas. E também sou ciclista amador e apaixonado por motos.

Eu sou a Letícia, tenho 14 anos e sou estudante. Gosto muito de pintar quadros, escrever poemas, ler e, principalmente, viajar. Para mim, o mundo é o meu quintal.

Eu sou a Ester. Tenho 26 anos e sou estudante de medicina. Moro em Floripa, sou apaixonada por Paris e frequentadora assídua de São Paulo, mas com os pés sempre em Criciúma, minha cidade natal. Amo sair do lugar, seja por poucos metros ou por muitos quilômetros, e de todas as formas possíveis. Das mais confortáveis viagens de trem às mais insanas viagens de carro. Conhecer o desconhecido me fascina! Viajar é minha maior paixão, mas devo arriscar dizer que sou quase tão apaixonada por montar os roteiros antes de viajar quanto pela viagem em si!

Olá, eu sou a Michela, Bacharela em Direito, pós graduada em Direito Constitucional, colecionadora de ímãs e de viagens. Conheci mais de 20 países, aliás, muito mais do que um dia imaginei conseguir, e vários recantos escondidos bem aqui pertinho de mim. Se canso? Jamais. Isso só aguça ainda mais meu desejo de percorrer este mundão. O que mais amo? Deus, minha família e viajar, claro.