Logo Mapa Na Mão

Tudo o que você precisa saber sobre o ETIAS para a Europa

publicado em: 24/05/2020 atualizado em: 24/05/2020

De ensolarados resorts à beira-mar a montanhas nevadas, cidades vibrantes a cênicas cidades medievais, a Europa tem algo para todos.

Principais pontos turísticos como França, Itália e Espanha estão entre os países mais visitados da Europa, enquanto territórios do norte como a Letônia registraram um número recorde de visitantes nos últimos anos.

Graças à política de liberalização de vistos da UE, como portador de passaporte brasileiro, você pode desfrutar de até 90 dias na Europa sem visto. No entanto, você precisa estar atento a nova isenção de visto ETIAS a ser lançada em 2022. Para saber quais destinos exigem o ETIAS, confira aqui.

Este artigo explica como o ETIAS irá funcionar, seus efeitos nas viagens pela Europa e o que você precisa fazer para se inscrever.

Querido leitor – DESCONTO de 10% só aqui no blog:
O seguro viagem não pode faltar na tua viagem, mesmo para as nacionais. Uma doença, um acidente, a perda da mala, o cancelamento do voo, podem estragar as férias. E o seguro não é caro. Por isso, vale a pena.
* Brasil: aproximadamente 5 reais por dia.
* Europa: aproximadamente 20 reais por dia.
** Clique aqui e faça a cotação do seguro, sem custo. Este link já garante 10% de desconto aos leitores do Mapa na Mão.

Antes de falar sobre a nova isenção de visto ETIAS para a Europa, quero te convidar a assinar nossa newsletter e receber e-mails atualizados com todas as novidades e promoções do blog. Não quer mais receber? Simples, é só sair da lista a qualquer momento. Deixe seu e-mail no campo abaixo. Não compartilhamos seus dados com ninguém, pode ficar tranquilo.

Aproveite as viagens sem fronteiras no Espaço Schengen

O Espaço Schengen Europeu é uma zona de viagem sem fronteiras composta por 26 países. Isso significa que, depois de atravessar a fronteira externa, você pode mover-se de um destino para outro sem passar por verificações adicionais, facilitando o movimento e tornando mais fácil a exploração de vários lugares em uma viagem.

Atualmente, é necessário apenas um passaporte válido para atravessar a fronteira para o espaço Schengen, mas, a partir de 2022, você também precisará se registrar com ETIAS. Embora o sistema atual tenha facilitado muito a visita e viagem dentro do Espaço Schengen, a cobrança por mais segurança levou ao desenvolvimento do novo sistema.

O Sistema Europeu de Informações e Autorização de Viagem está em desenvolvimento desde 2016 e agora está quase completo. A data de lançamento é final de 2022. Se você está familiarizado com o ESTA para os Estados Unidos, o ETIAS é o equivalente europeu. É uma isenção de visto que será obrigatória para cidadãos não europeus de países isentos de visto.

A boa notícia é que o processo de inscrição está totalmente online e leva apenas alguns minutos para ser concluído. As autoridades da UE esperam que a grande maioria dos pedidos seja aprovada em minutos após o envio.

Como o ETIAS funciona?

O objetivo do ETIAS é aumentar a segurança entre os 26 países de Schengen. Não apenas os cidadãos de países como Holanda e Alemanha serão beneficiados, mas, como visitante, você poderá aproveitar sua estada com mais tranquilidade do que nunca.

Após enviar um pedido do ETIAS, os detalhes que você fornecer serão automaticamente verificados nas bases de dados de segurança: Europol, Interpol, Sistema de Informação Schengen (SIS) e Sistema de Informação sobre Vistos (VIS) são alguns dos consultados.

Se houver um problema em um desses sistemas, o aplicativo será processado manualmente pela Unidade Central do ETIAS e pelas Unidades Nacionais. Cada caso é revisado individualmente e qualquer pessoa considerada um risco para o público terá sua solicitação negada e a entrada recusada.

Esses sistemas permitem às autoridades identificar indivíduos potencialmente perigosos antes de chegarem à Europa e os impedem de entrar legalmente. Em particular, o processo de triagem procura indicações de que o requerente possa estar envolvido em crimes ou terrorismo transfronteiriço.

Além de combater a atividade criminosa, o ETIAS também desempenhará um papel fundamental para impedir que as doenças infecciosas se espalhem de um país para outro, o que pode levar, em última análise, a epidemias e pandemias.

Uma vez que seu ETIAS for aprovado, ele será vinculado eletronicamente ao seu passaporte. Por isso, você não precisa levar uma autorização em papel, pois a isenção de visto é detectada quando o seu passaporte é escaneado no aeroporto.

Solicitando o ETIAS com um passaporte brasileiro

Como cidadão brasileiro, será rápido e fácil obter este documento essencial de viagem para a Europa. Tudo o que você precisa é seu passaporte, que deve ser válido por pelo menos três meses a partir da data de chegada à Europa, e um cartão de débito ou crédito para pagar as taxas de visto ETIAS.

O ETIAS não é um visto e é muito mais fácil de obter. Você pode solicitar desde casa a qualquer hora do dia e não precisa apresentar a documentação pessoalmente em um consulado ou embaixada. Toda a comunicação é feita via e-mail e você também recebe notificações sobre o andamento da sua solicitação.

Você precisará preencher o formulário online do ETIAS, fornecendo apenas alguns detalhes pessoais básicos, como nome e data de nascimento, além de detalhes do passaporte. Existem também algumas questões relacionadas à saúde e segurança. Certifique-se de preencher todas as informações corretamente, pois quaisquer erros ou omissões podem levar à recusa do pedido.

Principais fatos sobre o ETIAS

É importante lembrar que o ETIAS será obrigatório para os cidadãos brasileiros logo após sua disponibilização no final de 2022. O ETIAS é necessário para turismo, negócios e trânsito.

A isenção de visto é válida por 3 anos à partir da data de emissão. É também múltipla entrada, o que significa que você pode retornar à Europa várias vezes usando a mesma autorização. A isenção de visto não pode, no entanto, ser transferida de um passaporte para outro. Se o seu expirar enquanto o ETIAS permanecer válido, você precisará se inscreve novamente usando o documento de viagem renovado.

Pelo mesmo motivo, se você tiver dupla cidadania, precisará fornecer os detalhes do passaporte que você apresentará ao viajar para a Europa.

Com um ETIAS aprovado, você pode permanecer no Espaço Schengen por até 90 dias em um período de 180 dias sem visto, tempo suficiente para descobrir vários países em uma única viagem. Além disso, como a autorização é válida para todo o Espaço Schengen, os titulares do ETIAS podem aproveitar ao máximo seu tempo no continente para ver vários destinos principais.

Portanto, se você planeja visitar a Europa à partir de 2022, esteja preparado para o ETIAS e lembre-se de aplicar pelo menos três dias antes da partida.

* Publipost

Viaje por conta própria e economize muito

Planejar a própria viagem é uma forma de ter liberdade e economizar. Além disso, usando os links abaixo, sem custo adicional algum, vais ajudar a manter o Mapa na Mão funcionando. Você NÃO PAGA NADA A MAIS POR ISSO e ajuda a manter nosso trabalho de pé!

Hotel ou apartamento: Booking – compare preços e qualidade. Podes ainda fazer reserva com opção de cancelamento gratuito e deixar para pagar só na hora do check-in.

Aluguel de carro: Rentcars – os melhores preços em diversas locadoras. Pague em real, sem o IOF. Carros mais baratos alugando com antecedência. Podes parcelar em 12 vezes no cartão ou pagar no boleto com 5% de desconto.

Seguro Viagem: Real – nosso link exclusivo já dá 10% de desconto. Seguros Promoutilize o nosso cupom MAPANAMAO5 e ganhe 5% de desconto. Cote nas duas e escolha o melhor. Por experiência própria, os valores destes dois sites geralmente são melhores que de agências.

Aéreo: Passagens Promo 

Outras informações para reservar tudo sozinho: monte a tua viagem sozinho 

Avatar
Mapa na mão
Curtidas

3 respostas para “Tudo o que você precisa saber sobre o ETIAS para a Europa”

  1. Avatar Marco Antonio Spolidoro disse:

    Gostei, quero receber mais dicas

  2. Avatar Rafael Casagrande disse:

    Não falou o valor da taxa do ETIAS.

    • Avatar Mapa na mão disse:

      Oi Rafa, tudo bem? Aquele foi um post patrocinado pela empresa que fornecerá o serviço para retirada do Etias. Sabe, acho que eles ainda não possuem este dado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Monte sua viagem

Ou nós montamos para você

Voltar

Eu sou o Dilamar, Bacharel em Direito, viajante nas horas vagas e não vagas. Sou admirador de viagens rodoviárias, principalmente aquelas bem longas e focadas em regiões montanhosas. E também sou ciclista amador e apaixonado por motos.

Eu sou a Letícia, tenho 16 anos e estou no terceiro ano do ensino médio. Gosto muito de ler, desenhar, pesquisar e, é claro, viajar. Quando viajo, procuro sempre conhecer a história do local. Ser fascinada por esse aspecto explica o meu grande sonho: visitar o Egito e conhecer um pouco mais dessa civilização antiga.

Eu sou a Ester. Tenho 28 anos e sou médica. Moro em Florianópolis, sou apaixonada por Paris e frequentadora assídua de São Paulo, mas com os pés sempre em Criciúma, minha cidade natal. Amo sair do lugar, seja por poucos metros ou por muitos quilômetros, e de todas as formas possíveis. Das mais confortáveis viagens de trem às mais insanas viagens de carro. Conhecer o desconhecido me fascina! Viajar é minha maior paixão, mas devo arriscar dizer que sou quase tão apaixonada por montar os roteiros antes de viajar quanto pela viagem em si!

Olá, eu sou a Michela, Bacharela em Direito, pós graduada em Direito Constitucional, colecionadora de ímãs e de viagens. Conheci mais de 20 países, aliás, muito mais do que um dia imaginei conseguir, e vários recantos escondidos bem aqui pertinho de mim. Se canso? Jamais. Isso só aguça ainda mais meu desejo de percorrer este mundão. O que mais amo? Deus, minha família e viajar, claro.