Outro dia estava conversando com uma amiga (oi, Isa!) e ela me contou que não fazia ideia de que havia tanto furto a objetos dentro de malas no próprio aeroporto, na área onde nossas malas deviam estar seguras. Sim, no trajeto do despacho da bagagem (quando tu a entregas no balcão de check-in) até o porão de bagagens do avião. Pois é, não deveria, mas furto de malas acontecem.
Naqueles momentos, a mala é de responsabilidade da empresa aérea, e deveria voltar às nossas mãos do mesmo jeito que foi… Mas, infelizmente, muitas vezes isso acontece de forma diferente, e alguns funcionários mal intencionados abrem propositalmente as malas para furtar o que há dentro.
É algo tão ridículo e absurdo que já me estressou durante um tempo! Hoje eu me protejo, evitando que isso aconteça, e que isso estrague alguns minutos da minha viagem. Quer saber como evitar ou dificultar esses furtos? Vem que te conto!
Mas antes de te passar minhas dicas anti furto de malas, hehe, quero te convidar a assinar nossa newsletter e receber e-mails atualizados com todas as novidades e promoções do blog. Não quer mais receber? Simples, é só sair da lista a qualquer momento. Deixe seu e-mail no campo abaixo. Não compartilhamos seus dados com ninguém, pode ficar tranquilo.
Outros posts sobre arrumação de malas que podem te ajudar:
Bagagens – o que pode e o que não pode
Arrumando as malas: seja econômico até nisso (checklist de inverno)
Novas regras de franquias de bagagem no Brasil
O que vestir em um frio intenso em uma viagem
Quando acontece o furto de malas?
Bom, primeiro, é necessário saber que também não é incomum o furto de malas inteiras quando se está no saguão do aeroporto. Naqueles momentos de descuido, quando não se está olhando a mala porque se está na fila para pagar a casquinha do Mc Donald’s, hahah. Então, enquanto não tiver despachado sua mala ainda, todo cuidado é preciso. Quando eu cochilo no aeroporto, é sempre em cima da própria mala, hahha.
Outra coisa que pode acontecer é sua mala ser extraviada enquanto está em poder da companhia aérea. Falo um pouco disso abaixo. Mas o furto de malas do qual estamos falando aqui nesse post é de objetos dentro da tua mala. Esses furtos acontecem quando a mala está a cargo da cia aérea, depois de tu tê-la despachado no balcão de check-in e antes de ela chegar no porão de bagagens do avião – uma área que é restrita a funcionários.
Então, sim, quem pratica esses furtos são alguns funcionários mal intencionados. Já li sobre passageiros também terem praticado esses furtos, mas, para isso, eles teriam que entrar nessas áreas restritas – bandidagem pura. Isso quer dizer que tuas malas podem estar desprotegidas nesse caminho, mas dá para fazer alguns truques que dificultam o furto, já que, muitas vezes, os bandidos têm pouco tempo para furtar ou precisam ser discretos. Então, as malas mais desprotegidas serão visadas.
Ah, olha só, dá uma olhada no vídeo que fizemos com estas dicas:
Evitando o furto de malas – dicas:
1. NUNCA, JAMAIS, leve bens de valor na mala
Dinheiro, joias, qualquer tipo de eletrônico… Isso tem que ir na mão, contigo! De preferência na tua bolsa ou mochila pessoal, mas se não couber, te planeja para levar uma mala de bordo para levar especialmente esse artigo! Mas também cuide muito das dimensões da mala de bordo para não correr o risco de chegar no check-in e a empresa obrigar você a despachá-la.
Ah, e se levar mala de bordo, coloca cadeado nela. Já ouvi falar de furtos dentro do próprio avião! Ainda mais agora, em que mais gente tem viajado com mala de bordo por conta das restrições de bagagem, tem sido bem comum que não haja lugar para a tua mala logo acima da tua poltrona e tu tenhas que colocar ela um pouco longe de ti. Ninguém viaja com a cabeça virada para conferir se a mala está segura durante todo o voo, né? Então fecha ela com um cadeado para a viagem ser mais tranquila.
Mas, voltando ao papo de segurança: gente, isso é MUITO sério! Independente de todas as dicas que vou dar aqui, quando um cara vê que tem uma câmera fotográfica ou algo do tipo dentro da mala, ele vai se arriscar para tentar pegar. Então não, nunca leve, sob nenhuma hipótese na mala depachada. Mas, mesmo não levando essas coisas de mais valor, vez ou outra levamos malas visadas por levar, por exemplo, maquiagens, sapatos novos, perfumes (que precisam ser despachados caso tenham mais de 100 ml ou não caibam naquele saco plástico)… Então, vale prestar atenção às outras dicas.
2. Contrate um seguro viagem
Seguro viagem é essencial, gente. Primeiro porque ele é obrigatório para boa parte dos países para onde viajamos. Isso significa que, caso te peçam a apólice de seguro na entrada do país (nunca nos pediram, mas pode acontecer) e tu não tiver, eles podem te barrar. Segundo porque, como o nome mesmo diz, é um seguro! Ninguém sai de casa esperando coisas ruins acontecerem, mas a verdade é que sair de casa é estar sujeito a tretas.
Caso ocorra o extravio da tua mala, ou seja, ela não chegue ao teu destino, o seguro fica responsável pela busca dela, e isso se torna muito mais tranquilo do que ficar ligando para a cia aérea para ficar cobrando a mala ou o ressarcimento – porque sim, é teu direito, mas é um saco ter que ir atrás! Já falamos nesse post aqui sobre seguro viagem. Para contratar um seguro viagem com valor interessante, clique aqui.

3. Olhar a bagagem assim que sai da esteira de bagagem
Tens direito de reclamar devido a um furto de objetos dentro da tua mala para a cia aérea enquanto ainda estiver no aeroporto, teoricamente em qualquer ambiente, mas preferencialmente ainda na área de desembarque. No site de algumas cias diz que fora da área de embarque também vale, mas eu não arriscaria… Sempre olho ainda dentro da área.
Quando carrego produtos mais visados dentro da mala – como roupas ou sapatos novos, ou mesmo quando acho que a mala está um pouco desprotegida -, sempre abro a mala logo que ela sai da esteira, ainda na área de desembarque. Confiro se o que é de mais valor está ali e sigo viagem. Sim, é chato, mas já aconteceu com uma tia minha de ela só dar falta de produtos extraviados quando já tinha chegado em casa, e a cia aérea disse que não poderia fazer mais nada, porque ela já estava fora do aeroporto.

4. Cadeado de mala, sempre!
Um bom cadeado é básico. Eu recomendo comprar um com abertura para a chave da TSA. Explico: em viagens para os EUA, é bem comum que a TSA, agência de segurança americana, abra as malas para inspecionar quanto à segurança do que está viajando nas malas daquele avião. Não tem nada a ver com cobrança de impostos, gente! Não confundam! E no geral eles avisam quando abrem, deixando um bilhete dentro da mala.
Se for um cadeado comum, sem essa abertura para a chave, eles vão estourá-lo, sem dó nem piedade (e, dali para a frente, a tua mala vai sem cadeado, desprotegida). Se for um cadeado com essa abertura, eles abrem com a chave especial que eles têm, olham o que têm que olhar e voltam a trancar o cadeado. Ah, eu prefiro os cadeados com senha aos com chave, porque chave é mais um negócio pra se perder por aí né hahaha e me parece que os com senha são mais resistentes… Mas isso é preferência pessoal.

5. Já ouviu falar no golpe da cesárea?
5.a. Com os lacres da seal bag
5.b. Com uma cinta para malas


5.c. Comprando aquelas malas que têm lugar para prender os puxadores do zíper
Essas malas, além de dispensarem o cadeado, fazem com que também seja impossível movimentar o cadeado para fechar o buraco do golpe da cesárea, dificultando bastante o furto.

6. Truquezinhos que evitam o furto
Caso esteja voltando de algum destino de compras, cheio das roupas, bolsas e outras coisas novas na mala, tire a etiqueta de tudo. Além disso, já ouvi falar de alguns truques – e até já usamos alguns – quando achamos que a mala está muito “atrativa”, haha.
São eles:
- dividir os pares de sapatos que foram comprados na viagem (caso se esteja viajando com mais de uma mala, dá para colocar um pé de sapato em cada mala, porque dificilmente alguém vai querer roubar um pé isolado de sapato);
- dificultar o furto colocando os objetos visados mais no fundo da mala, ou no meio da pilha de roupas, ou mesmo embalado em muitos produtos;
- tem gente que leva um lençol e forra a mala com ele, fazendo um nó com tudo o que for levar dentro dessa trouxa de lençol, o que dificulta bastante a vida de quem quiser desatar o nó para furtar algo;
- e uma dica meio porqueira, mas que pode funcionar, é espalhar umas roupas sujas sobre a pilha de artigos dentro da mala. Joga umas cuecas por cima, e quero ver se alguém vai ter coragem de enfiar a mão ali pra roubar, hahaha!
- e finalmente, esta não seria propriamente um dica para evitar o furto, mas para o caso de ocorrer um: tire fotos da mala após arrumá-la para provar quais objetos estavam dentro nela. Confesso que nunca fizemos, mas já li de pessoas que sempre se precavem desta forma.
No mais, viaje sem muita neura para não estragar o passeio, mas nunca é demais se cuidar e evitar um imprevisto desagradável, não é mesmo?
Roteiro personalizado e assessoria de viagem
Queres facilidade e um roteiro personalizado para qualquer lugar do mundo? Sabia que o Mapa na Mão faz roteiro completamente personalizado? 100% de acordo com o teu gosto, com sugestão de lugares para comer, de como se locomover e com dicas especiais? Também podemos te ajudar a encontrar hospedagem que caiba no teu gosto e bolso e sem custo algum, além de passagens aéreas. Deixa um comentário abaixo ou nos envie um e-mail: contato@mapanamao.com ou mapanamaoviagens@gmail.com. Também podes entrar em contato através de nosso Whatsapp: 48 99816-8535. Saiba mais detalhes clicando no quadro abaixo, e viaje sem passar trabalho:
Monte as tuas viagens aqui:
Agora que já sabes algumas dicas de como evitar o roubo de malas nas áreas restritas dos aeroportos, queres ajudar a manter o Mapa na Mão funcionando? É só usar os nossos links para a tua viagem! NÃO VAIS PAGAR NADA A MAIS POR ISSO e nós ganhamos uma pequena taxa, ajudando a manter nosso trabalho de pé! E reservando com nossos parceiros, consegues ótimos preços e qualidade:
É só clicar nos quadros logo mais abaixo e pesquisar. Vou te deixar umas dicas:
Hotel ou apartamento: o Booking buscará opções para o lugar pesquisado e podes comparar preços e qualidade. Uma dica: dê uma olhada nas avaliações dos hóspedes antes de escolher. Está sem tempo ou com preguiça? Nós procuramos para ti sem custo. Ah, podes ainda fazer uma reserva com opção de cancelamento gratuito e deixar para pagar só na hora do check-in. Então, garanta a tua reserva agora mesmo!
Aluguel de carro: o site irá buscar os melhores preços em diversas locadoras, o que é muito legal. Podes pagar em real, sem a cobrança do IOF. Vais garantir carros mais baratos alugando com antecedência. Ainda, podes parcelar em 12 vezes no cartão ou pagar no boleto com 5% de desconto.
Seguro Viagem: olha só, com a Seguros Promo, utilize o nosso cupom MAPANAMAO5 e ganhe 5% de desconto. É legal cotar nas duas empresas dos quadros abaixo (Real e Seguros Promo) para escolher o melhor. Ah, e por experiência própria, os valores destes dois sites geralmente são melhores que de agências, isso porque eles cotam em várias seguradoras. O pagamento pode ser em até 12 parcelas no cartão ou com mais desconto no boleto. Ficou com alguma dúvida? Clique e leia aqui tudo sobre seguro viagem.
Chip para celular: chegue tranquilo com o celular funcionando no teu destino. Comprando pelo link do Mapa na Mão, é só incluir o código de cupom RBBVGRATIS e não vais pagar frete! Queres saber se vale a pena ou não sair do Brasil com chip? Leia aqui tudo sobre o chip internacional da Easysim4U.
Passeios e atrações pelo mundo afora: compre antes da viagem para evitar filas, o término dos tickets e surpresas no orçamento. Temos 3 parceiros ali abaixo: Get Your Guide, Tiqets e Touron. Clique e confira!
Câmbio (compra de moeda): faça uma proposta para a agência de câmbio da tua cidade. Caso ela aceite a proposta, vais receber um e-mail confirmando. Corra para finalizar a transação e garantir o valor. Além de comprar moeda com valores melhores, no final da negociação vais receber um email com cupons de desconto para alguns produtos. Então, confirme que queres finalizar a compra através da proposta feita no site Melhor Câmbio.

Pingback: Onde ficar em Capitólio: simplicidade com aconchego
Pingback: Onde comer em Gramado - os melhores restaurantes de todos os tipos
Pingback: Onde ficar em Gramado - um refúgio aconchegante bem no centro
Pingback: O que fazer em Bichinho MG - 9 atrações imperdíveis
Pingback: O que fazer em Tiradentes - MG: mais de 20 atrações imperdíveis
Pingback: O que fazer em Ouro Preto: mais de 20 atrações incríveis e dicas
Pingback: Onde ficar em Ouro Preto: charme em uma casa histórica
Pingback: O que fazer em Gramado de graça - as 22 melhores atrações
Pingback: Minha história de viagem: Gramado - RS
Pingback: O que fazer em Capitólio: atrações, onde ficar, onde comer, quantos dias...
Pingback: O que fazer em Maragogi de dia e de noite: passeios e praias
Pingback: O que fazer em Nova Veneza: as 18 melhores atrações e dicas especiais
Pingback: O que fazer em Olinda em 1 dia a pé: mais de 16 atrações
Pingback: Onde ficar em Atins, nos Lençóis Maranhenses: a nossa escolha
Pingback: Lençóis Maranhenses: o que fazer em Barreirinhas e Atins - o melhor