Logo Mapa Na Mão

Inverno em Santa Catarina: os melhores destinos

publicado em: 23/02/2020 atualizado em: 23/02/2020

Vamos combinar. Santa Catarina é uma delícia em qualquer estação. Eu mostrei aqui 5 destinos maravilhosos para curtir o verão em Santa Catarina. Dá uma espiada que tenho certeza, tu vais gostar. Mas e o inverno em Santa Catarina? Dá para curtir? Ôô, e como! Há destinos delicinhas, outros, gelados, outros com uma gastronomia de se apaixonar.

Enfim, deixa eu te mostrar meus destinos preferidos para curtir esta estação aconchegante da melhor maneira neste lindo estado.

Querido leitor – DESCONTO de 10% só aqui no blog:
O seguro viagem não pode faltar na tua viagem, mesmo para as nacionais. Uma doença, um acidente, a perda da mala, o cancelamento do voo, podem estragar as férias. E o seguro não é caro. Por isso, vale a pena.
* Brasil: aproximadamente 5 reais por dia.
* Europa: aproximadamente 20 reais por dia.
** Clique aqui e faça a cotação do seguro, sem custo. Este link já garante 10% de desconto aos leitores do Mapa na Mão.

Antes, quero te convidar a assinar nossa newsletter e receber e-mails atualizados com todas as novidades e promoções do blog. Não quer mais receber? Simples, é só sair da lista a qualquer momento. Deixe seu e-mail no campo abaixo. Não compartilhamos seus dados com ninguém, pode ficar tranquilo.

Serra Catarinense – inverno em Santa Catarina

Impossível pensar em inverno em Santa Catarina e não lembrar de cara da Serra Catarinense. Ela está frequentemente em destaque durante a estação. Isto porque é ali que se encontram as cidades mais geladas do Brasil. Muitas vezes, durante a estação, há ocorrência de geada. Outras, neva. E há hotéis fazendas que são um aconchego só.

As principais cidades? São Joaquim, Bom Jardim, Urubici e Lages. Cada uma vale a visita. E não deixe de fora a estrada da Serra do Rio do Rastro. E também a Serra do Corvo Branco, se possível.

Vou te deixar uns posts que fizemos para te ajudar no planejamento da viagem. Olha só:

Um dia na Serra do Rio do Rastro

Passeios guiado na Serra Catarinense

E agora vou te deixar as opções de hospedagem nas principais cidades da serra. O ideal é ficar, ao menos, 2 dias por lá. Caso queiras aproveitar hotéis fazendas, até mais tempo seria melhor.

Hospedagem em São Joaquim

Hospedagem em Bom Jardim

Hospedagem em Urubici

Hospedagem em Lages

inverno em Santa Catarina

Nova Veneza

Nova Veneza é uma pequena cidade perto de Criciúma, no sul do estado. Ela é gostosa e muito bonitinha. Mas o destaque aqui para apreciá-la no inverno é a sua gastronomia tipicamente italiana. Comer uma polenta quentinha, com uma fortaia derretendo, ah, é uma ótima pedida para o inverno em Santa Catarina.

Dá uma olhada no que escrevi sobre Nova Veneza e as melhores atrações da cidade:

O que fazer em Nova Veneza

O ideal seria dormir ao menos uma noite em Nova Veneza. Por isso vou te deixar opções de hotéis em Nova Veneza e também em Criciúma, que tem maior infraestrutura:

Hospedagem em Nova Veneza

Hospedagem em Criciúma

cidades inverno Santa Catarina

Região dos Cânions em Praia Grande

Pausa para tirar o fôlego! Este, para mim, é um dos destinos mais lindos que conheci. Ainda pouco explorado turisticamente, mas com paisagens de encher o coração.

Os cânions estão na lista da Unesco para serem avaliados como geoparques mundiais. E merecem ganhar o título. Este lugar possui natureza exuberante e merece a visita em qualquer estação. Mas no inverno, é bem friozinho e se aconchegar em algum hotel para aproveitar a região é uma delícia! Dá uma olhada nas opções de hospedagens:

Hospedagem em Praia Grande

cânion em Santa Catarina

Gravatal

Gravatal fica a uns 23 km de Tubarão, também no sul de Santa Catarina. É uma pequena cidade não tão cheia de atrativos, mas gostosa para descansar. Fica em um vale entra a serra e o mar. E o destaque aqui são as águas termais. É um dos principais destinos turísticos de termalismo do Brasil. Por isso, está aqui nesta lista de destinos de inverno, porque banhar-se em águas quentes terapêuticas no friozinho, ai, é gostoso né?

O ideal seria ao menos dormir uma noite em Gravatal para aproveitar as águas termais.

Vou te deixar a relação com os principais hotéis termais de Gravatal:

Hotel Internacional Gravatal

Termas do Lago

Hotel Termas

Outras opções de hospedagem em Gravatal

São Martinho

São Martinho é mais um município próximo de Tubarão, com uma pegada rural e paisagens muito bonitas. Eu adoro passar um dia em São Martinho relaxando com aquela natureza. Daria para conciliar com Gravatal, ou até mesmo dormir em São Martinho para descansar.

Destaque para o Fluss Haus, um restaurante com café colonial, fábrica de bolachas e peixes em um canal criado pelos proprietários que é uma graça.

Dá uma olhada nos posts que escrevi deste destino:

O que fazer em São Martinho

Fluss Haus Café Colonial

Caso decidas dormir em São Martinho, dá uma olhada no quadrinho a seguir:

Hospedagem em São Martinho

atrações em Santa Catarina

Baleias no inverno em Santa Catarina

A temporada da Baleia Franca inicia em julho em Santa Catarina, bem no auge do inverno. Por isso, entra aqui também para a nossa listinha de o que conhecer no inverno em Santa Catarina.

As cidades onde elas mais aparecem são Garopaba e Imbituba. Eu escrevei todos os detalhes deste passeio neste post aqui sobre a Baleia Franca. Aproveite para ler também:

O que fazer em Garopaba

O que fazer em Imbituba

E para se hospedar, tanto é possível ficar em Garopaba, quanto em Imbituba. Vou deixar as duas opções para te ajudar:

Hospedagem em Garopaba

Hospedagem em Imbituba

Santo Amaro da Imperatriz

Mais um destino famoso em Santa Catarina por suas fontes de águas termais terapêuticas. Perfeito para curtir o inverno. Mas a região também é uma graça com montanhas, rios e cachoeiras, em seu território coberto pela Mata Atlântica.

Fique ao menos uma noite em Santo Amaro ou mais para aproveitar também a região da grande Florianópolis, que fica a 37 km de Santo Amaro. Dá uma olhada nas opções de hospedagem em Santo Amaro da Imperatriz:

Hospedagem em Santo Amaro da Imperatriz

Rancho Queimado

Rancho Queimado fica a 67 km de Florianópolis. Como tem o clima da Serra Catarinense, é mais um destino para incluir na lista de o que aproveitar no inverno em Santa Catarina.

É geladinho no inverno por estar localizada em uma região montanhosa. Destaque para a gastronomia campeira e produtos coloniais e agrícolas. Há charmosas pousadas e hotel fazenda. Dá uma conferida nas opções que vou te deixar a seguir:

Hospedagem em Rancho Queimado

Pomerode – inverno em Santa Catarina

Ah que delícia esta cidade. Pomerode é a cidade mais alemã do Brasil e é uma graça. Há muitas atrações e opções de passeios, tanto em Pomerode, quanto na região do Valeu Europeu.

Mas eu não vou estragar a surpresa. Vou te deixar clicar no que escrevi aqui sobre o que fazer em Pomerode. Aí tu vais ver tudo o que dá para aproveitar neste encanto.

O ideal é dormir ao menos uma noite em Pomerode. E para se hospedar, dá uma olhada no quadrinho abaixo:

Hospedagem em Pomerode

Blumenau

Blumenau é famosa pela Oktober, que não ocorre no inverno, mas em outubro. Mas Blumenau merece mais destaque, porque é um lugar gostoso também para se conhecer no inverno. De forte influência alemã, há atrativos e culinária que vale a pena.

Olha só o que fazer em Blumenau. Tenho certeza de que tu vais gostar das nossas dicas. E o ideal seria dormir ao menos uma noite. Mas toda a região, compreendendo Jaraguá do sul, é também aproveitável. No quadro abaixo, opções para ficar em Blumenau:

Hospedagem em Blumenau

Joinville

Joinville fica a 123 km de Blumenau, então dá para conciliar a ida aos dois lugares e mais Balneário Camboriú que é a próxima atração da lista de destinos de inverno em Santa Catarina.

Esta é a maior cidade de Santa Catarina. Pólo industrial e famosa por sua pujança econômica. Mas tem atrativos bem legais que vale a visita. Para te ajudar no planejamento, dá uma olhada no que escrevemos sobre o que fazer em Joinville.

E para se hospedar, dá uma olhada no quadrinho abaixo:

Hospedagem em Joinville

Balneário Camboriú

Ô Michela, como assim Balneário Camboriú na lista de destinos de inverno em Santa Catarina? Esta é uma das praias mais famosas do estado!

Mas não te enganes. Já aproveitamos Balneário Camboriú também no inverno e ela é uma delícia em qualquer momento. No inverno a cidade fica mais tranquila e ainda é cheia de atrações, além das praias.

Dá uma olhada neste post do blog Apure guria, 13 coisas para fazer em Balneário Camboriú.

Fique, no mínimo, uma noite. Dá uma olhada nas opções de hospedagem abaixo:

Hospedagem em Balneário Camboriú

Treze Tílias – inverno em Santa Catarina

Cidadezinha charmosa, no meio oeste catarinense, com forte influência austríaca da região do Tirol. Destaque para as construções em estilo tirolês.

Ela fica em uma região montanhosa que pode ser bem gelada no inverno. Por isso, entra sim aqui para a nossa lista de destinos para conhecer no inverno em Santa Catarina.

Veja aqui o que fazer em Treze Tílias neste post do blog Viagens e caminhos.

E para se hospedar:

Hospedagem em Treze Tílias

São Bento do Sul

Cidade com forte influência europeia, destaque para a alemã. São Bento do Sul fica no planalto norte do estado. Por ser serrana, também é um atrativo de inverno. Mas dá para voltar no verão e aproveitar os rios e cachoeiras da região.

Veja aqui o que fazer em São Bento do Sul neste post do blog Tire a bunda do sofá.

E para ficar:

Hospedagem em São Bento do Sul

Espero ter te deixado com muita vontade de vir para Santa Catarina no inverno. E tens outras sugestões de destinos imperdíveis? Me conta nos comentários. Vou amar saber.

Viaje por conta própria e economize muito

Planejar a própria viagem é uma forma de ter liberdade e economizar. Além disso, usando os links abaixo, sem custo adicional algum, vais ajudar a manter o Mapa na Mão funcionando. Você NÃO PAGA NADA A MAIS POR ISSO e ajuda a manter nosso trabalho de pé!

Hotel ou apartamento: Booking – compare preços e qualidade. Podes ainda fazer reserva com opção de cancelamento gratuito e deixar para pagar só na hora do check-in.

Aluguel de carro: Rentcars – os melhores preços em diversas locadoras. Pague em real, sem o IOF. Carros mais baratos alugando com antecedência. Podes parcelar em 12 vezes no cartão ou pagar no boleto com 5% de desconto.

Seguro Viagem: Real – nosso link exclusivo já dá 10% de desconto. Seguros Promoutilize o nosso cupom MAPANAMAO5 e ganhe 5% de desconto. Cote nas duas e escolha o melhor. Por experiência própria, os valores destes dois sites geralmente são melhores que de agências.

Aéreo: Passagens Promo 

Outras informações para reservar tudo sozinho: monte a tua viagem sozinho 

Michela
Michela
Curtidas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Monte sua viagem

Ou nós montamos para você

Voltar

Eu sou o Dilamar, Bacharel em Direito, viajante nas horas vagas e não vagas. Sou admirador de viagens rodoviárias, principalmente aquelas bem longas e focadas em regiões montanhosas. E também sou ciclista amador e apaixonado por motos.

Eu sou a Letícia, tenho 14 anos e sou estudante. Gosto muito de pintar quadros, escrever poemas, ler e, principalmente, viajar. Para mim, o mundo é o meu quintal.

Eu sou a Ester. Tenho 26 anos e sou estudante de medicina. Moro em Floripa, sou apaixonada por Paris e frequentadora assídua de São Paulo, mas com os pés sempre em Criciúma, minha cidade natal. Amo sair do lugar, seja por poucos metros ou por muitos quilômetros, e de todas as formas possíveis. Das mais confortáveis viagens de trem às mais insanas viagens de carro. Conhecer o desconhecido me fascina! Viajar é minha maior paixão, mas devo arriscar dizer que sou quase tão apaixonada por montar os roteiros antes de viajar quanto pela viagem em si!

Olá, eu sou a Michela, Bacharela em Direito, pós graduada em Direito Constitucional, colecionadora de ímãs e de viagens. Conheci mais de 20 países, aliás, muito mais do que um dia imaginei conseguir, e vários recantos escondidos bem aqui pertinho de mim. Se canso? Jamais. Isso só aguça ainda mais meu desejo de percorrer este mundão. O que mais amo? Deus, minha família e viajar, claro.