ASSESSORIA DE VIAGENS
Search
Generic filters
Exact matches only
Filter by Custom Post Type

Malas para viagem – a bagagem feminina perfeita

publicado em: 21/06/2018 atualizado em: 03/09/2018

Eu já te contei que não gosto muito de arrumar malas, né? Eu fico ansiosa, com medo de esquecer algo importante, enfim, prefiro viajar, hehehehe. Mas como não inventaram ainda uma máquina que faça esse serviço por nós, resolvi fazer uma série para te ajudar nesta tarefa fundamental quando se fala em viagens. Neste primeiro post, vou dar dicas para a mala feminina perfeita com check list de verão e inverno para que não esqueças nada. Bora arrumar as malas com mais leveza?

Menos é mais:

E por falar em leveza, aqui vai a minha primeira dica – ninguém merece carregar um contêiner. To falando sério, não vais te arrepender em levar uma mala leve, mas o contrário, ah o contrário vai te fazer lamentar muito quando estiveres no teu destino lindo, carregando pedra, heheh. E outra vantagem de se levar uma mala não muito cheia, é poder fazer compras na viagem sem se preocupar em como trazê-las. Então, vamos caprichar na economia porque geralmente, geralmente não, no meu caso, nunca usei tudo o que levo nas viagens e cada vez mais aprendo a levar menos. Então, gruda aqui que vou te dar dicas para levar só o necessário.

Como se organizar antes de arrumar as malas:

O princípio de tudo – saber para onde vai, quando vai e o que vai fazer. Como assim? Claro que sei para onde vou né Michela, afinal, fui eu que comprei as passagens! Sim, claro, sabes o destino escolhido. Mas já pesquisaste para saber como são os costumes por lá, os caminhos, a maneira de conhecer os lugares, o clima, etc? Isto é fundamental para levar somente o que será importante e confortável usar.

Por exemplo, se vais a algum país onde é obrigatório tapar ombros e pernas para entrar em alguns lugares, tens que pensar no traje para estes momentos. Por exemplo, para entrar em algumas igrejas em Jerusalém, é necessário tapar os ombros e usar saias abaixo do joelho. Então, neste caso, como estava calor em nossa viagem, levei echarpes para poder esconder o que fosse necessário ou até colocar na cabeça, se fosse imprescindível em mesquitas, por exemplo.

O clima é o mais básico a ser pesquisado em uma viagem. Eu gosto de pesquisar neste site da BR Weather. Coloco meus destinos e tenho uma ideia de temperatura. Como serão os passeios também é interessante pensar para levar o calçado apropriado e confortável, por exemplo, e claro, a roupa também.

mala feminina perfeita

Qual o tamanho de mala ideal?

Para uma viagem curta e dentro do Brasil, eu levaria uma mala de mão. É pequena, fácil de carregar, não precisa pagar para transportá-la, pegar fila para despachá-la, nem aguardar uma eternidade para retirar a bagagem no desembarque. Ah, e por falar em pagar para despachar bagagem, leia tudo aqui sobre as novas regras de franquia de bagagem e não seja pego de surpresa. Ah, não esqueça de verificar também neste post do qual falei na frase anterior o peso permitido para bagagem de mão. Além disso, consulte no site da cia aérea as dimensões exigidas.

Para viagens mais longas e internacionais, gosto de levar uma mala média por pessoa. Claro, estou falando da minha experiência e gosto. Há quem seja mochileiro e goste mesmo de levar uma boa mochila. Mas se não é o teu caso e gostas mesmo de levar mala de rodinha, pense comigo na mala média. Não é gigante e, por isso, não corre o risco de ficar pesada e desconfortável para carregar. No entanto, tem um bom tamanho para caber tudo o que é preciso. A propósito, é mais difícil passar do peso máximo permitido com uma mala média. Já a grande, se estiver cheia, corre sério risco de passar dos 23 kg da franquia de bagagem.

Além disso, se vamos para um destino convidativo para compras, como nos Estados Unidos, por exemplo, levamos uma mala média por pessoa pela metade. Assim, caso façamos alguma compra, não precisamos nos preocupar com bagagem para carregar o que não coube. Então, sendo econômico nos itens a levar, uma mala média já é suficiente, mesmo em viagens de mais dias, como 20, 30 dias.

Qual a mala ideal?

Em primeiro lugar, as melhores são as com rodinhas 360º, ou seja, que giram para todos os lados. Procure também uma mala com alça firme e que retraia e levante com facilidade. Outro item imprescindível em uma mala – que ela seja expansiva, ou seja, que ela aumente de tamanho ao abrir outro zíper. Assim, à medida que vamos comprando algo, por exemplo, podemos expandi-la para que caiba mais coisas no seu interior.

Há quem prefira as rígidas, como as de fibra, outros as de material mais flexível, como lona. Para mim tanto faz, mas uma coisa analiso ao comprar uma mala: se as duplas de rodinhas estão cada uma em uma extremidade da mala. Deixa eu ver se consigo explicar isso, heheheh. Uma vez comprei uma mala com 4 rodinhas 360º, só que os pares ficavam próximos um dos outros e quando a mala estava cheia, ela perdia o equilíbrio e não parava em pé. Isso chateia quando queres dar uma paradinha e largar a mala.

mala feminina

Economizando espaço:

Dica número um e importantíssima: leve tudo o que puder em miniatura. Coloque xampu, condicionador, creme para pentear e creme hidratante em potes pequenos. Os originais são grandes e pesam bastante na mala. Há destes potes para vender em lojas de departamento ou de bagagens. De repente, também nas de R$ 1,99. Creme dental, escolha também os menores para levar e assim tudo o que encontrares e tiveres em tamanho menor.

Calçados, leve os menos volumosos possíveis e também não muitos porque ocupam bastante espaço. Roupas, dê preferência as que dêem para enrolar, que ficam pequenas e não amassam com facilidade.

Os casacos volumosos, no caso de destinos de frio, leve na mão, não dentro da mala. Claro, se a bagagem estiver cheia e principalmente no retorno.

Necessaire, dê preferência as de material flexível, pois entram em qualquer espacinho na mala.

E por fim, aproveite cada buraquinho. Por exemplo, coloque meias dentro dos calçados e aproveite bem cada compartimento da bagagem.

arrumando as malas

Coloque xampu, condicionador, creme para pentear, creme hidratante, nestes potes pequenos

Segurança:

No post que linko a seguir, tem dicas incríveis para evitar furto de malas nos aeroportos. Não deixe de ler! Mas aqui deixo o básico para ti que não pode faltar em uma mala segura. Cadeados e faixa ou cinta de segurança com abertura para a chave da TSA. Esta abertura é representada por este losango vermelho da foto abaixo. Por que deves sempre comprar estes itens com esta abertura? Porque muitas vezes o setor de segurança de alguns países, principalmente os Estados Unidos, abrem as malas para verificação. Se os cadeados e faixas possuem esta abertura, o setor consegue abrir com uma chave especial. Se não tem, eles arrebentam sem dó nem piedade.

E olha só, eu falei cadeado e faixa e não cadeado ou faixa, pois com os dois itens em uma mesma mala fica muito mais difícil algum engraçadinho arrombá-la para tirar algo do seu interior.

Jamais leve objetos de valor na mala despachada, como eletrônicos ou joias, e sempre fique de olho em suas bagagens quando elas ainda estiverem contigo nos aeroportos ou fora.

Ah, e lembre-se que nem todos os objetos podem ser levados na bagagem de mão. Por isso, sugiro que leias o post linkado com detalhes do que pode e o que não pode ser levado nas bagagens – de mão e despachadas – e fique por dentro.

mala segura

Esta é a faixa de segurança e veja que há um losango vermelho. Significa que há a abertura TSA. Adquira cadeados com este símbolo também.

Como dispor as peças na mala?

Para que uma mala fique bem arrumada, que as peças não amassem e até para sobrar espaço, é preciso organização. Coloque primeiro no fundo da mala as peças mais pesadas, grosseiras e que não amassam com facilidade, como calças jeans, blusas de lã, casacos. Depois vá colocando as peças mais finas e por último as que amassam facilmente. Uma dica legal, até mesmo para evitar que as roupas amassem, é enrolá-las fazendo rolinhos e distribuindo-os pelos cantinhos da mala. Echarpes, pijamas, luvas, cachecóis, são ótimas peças para colocar nos cantinhos que sobram. Não esqueça de colocar calçados em sacos plásticos para não misturar com as roupas por higiene e levar também alguns vazios para as roupas sujas.

O que levar na bagagem feminina:

Agora vamos para a parte prática do negócio. E lembre-se de sempre arrumar a bagagem como se a viagem fosse de no máximo 15 dias, mesmo que dure mais. Assim, não vais carregar peso à toa. Claro, se a viagem é mais curta, leve o suficiente para os dias em que estarás fora. Mas aí dou minha dica: na verdade, leve sempre menos, ou seja, para uma viagem de 7 dias, não precisa levar 7 blusas, 7 calças, etc. Sempre sobram coisas sem usar.

Agora vou passar um check list de inverno e um de verão e mais abaixo uma tabela para cada estação, que poderás imprimir e usá-la sempre que necessário para te ajudar na tarefa de arrumar as malas. Ah, e não deixes de clicar aqui e ver o que levar para uma viagem com frio intenso e não passe frio, ufa.

O que levar em uma viagem de inverno de 15 dias ou mais:

Roupas e acessórios:

  • Calças: no máximo duas na mala, pois já irás com uma vestida – dê preferência para as mais confortáveis possível;
  • Blusas de manga longa finas: três;
  • Blusas mais grossas ou de lã: três;
  • Blusas de manga curta (de verão): duas;
  • Pijamas: um curto e um longo, se a viagem for mais longa;
  • Um par de luvas;
  • Um cachecol e uma echarpe;
  • Um gorro ou chapéu para o frio;
  • Uma meia calça de lã ou legging térmica para usar embaixo da calça;
  • Calcinhas e meias: sete calcinhas e sete pares de meia;
  • Casacos: um grosso e bem quente, dependendo do destino, claro, e um um pouco menos grosso. Lembre-se que se o espaço ficar comprometido na mala, leve o mais grosso na mão. Pode, inclusive ser útil dentro do avião se o ar condicionado estiver gelado.

Calçados:

  • Uma sandália de dedo para usar no hotel;
  • Como costumo viajar de tênis por ser mais confortável, levo apenas mais uma bota (térmica ou não, caso você não tenha uma) muito confortável.

O que levar em uma viagem de verão de 15 dias ou mais:

Roupas e acessórios: 

  • Calças: uma já irá vestida e no máximo mais duas, de preferência mais finas;
  • Blusas de manga curta: sete;
  • Blusas de manga longa finas ou camisas: três;
  • Casaquinho: um ou dois (interessante levar um na mão, caso o ar condicionado do avião esteja frio, ou esfrie em algum momento da viagem);
  • Shorts ou bermudas: três;
  • Vestidos: três;
  • Pijama: um curto;
  • Calcinhas e meias: sete calcinhas e três pares de meia (se levar tênis);
  • Biquinis ou maiôs: dois;
  • Saídas de praia: duas;
  • Chapéu, boné ou viseira: um.

Calçados:

  • Uma sandália de dedo para usar no hotel, na praia e nos passeios;
  • Como costumo viajar de tênis por ser mais confortável, levo apenas mais uma sapatilha ou sandália de sair, sempre muito confortável.

Itens de higiene para todas as estações:

Levo em necessaire, dentro da mala para não me preocupar com mais uma bagagem solta.

  • Escova de dente;
  • Creme dental;
  • Desodorante;
  • Creme hidratante;
  • Hidratante labial;
  • Escova de cabelo;
  • Protetor solar;
  • Absorventes, se for o caso;
  • Pinça e tesourinha pequena;
  • Lixa de unha;
  • Lâmina de depilação, se for o caso;
  • Xampu, condicionador e óleo ou creme para pentear – coloco em pequenos potes dentro da necessaire para não levar os frascos originais grandes.

Medicamentos (principalmente para viagens internacionais):

Como vamos para um país estranho, que não fala nossa língua, costumo levar medicamentos básicos para alguma emergência:

  • Para febre: um frasco pequeno ou uns 8 comprimidos;
  • Para dor, como de cabeça e muscular;
  • Para enjoo;
  • Antigripal;
  • Descongestionante nasal;
  • Anticoncepcional, se for o caso;
  • Curativo adesivo (band aid).

Outro itens indispensáveis:

  • Máquina fotográfica e seu carregador de bateria;
  • Celular e seu carregador de bateria;
  • Bateria extra;
  • Dinheiro do país a ser visitado (no caso de viagem internacional);
  • Passaporte ou outro documento pessoal, dependendo do tipo de viagem;
  • Cartão de crédito internacional (não esqueça de ligar para a operadora e solicitar autorização para uso no exterior ou fazer isso pelo site);
  • Adaptadores de tomada;
  • Óculos de sol.
  • Os itens deste último tópico, na sua maioria, devem ser levados na mala de mão, mochila ou bolsa, jamais despachá-los com a bagagem que irá no porão da aeronave. Sempre ande com seus documentos, cartão de crédito, dinheiro, celular.

Dica MnM: Perceba que mesmo para uma viagem de 15 dias ou mais, não coloco 15 peças de roupas ou roupas íntimas. Isso porque geralmente lavo, no banheiro mesmo, o que for necessário. Assim, não precisa levar muita coisa, nem gastar com lavanderia. Claro, se preferir, podes também utilizar o serviço de lavanderia. Mas dá perfeitamente para lavar no banheiro e estender também no banheiro ou nos cabides. Assim, leve sabão para esta finalidade ou compre no local do destino.

Dica MnM 2: prefira casacos, calçados e calças mais básicas, de cores mais neutras, já que não vais levar muitas peças e assim, não enjoarás, nem parecerá tanto serem looks repetitivos. Para mudar de vez em quando, capriche em acessórios como lenços, echarpes e blusas coloridas.

Check list:

Aproveite as tabelas a seguir para arrumar as tuas malas. Caso queira imprimir, é só clicar neste link para a de inverno, e neste aqui para a de verão. Imprima, faça tuas anotações, como quantidade nos quadrinhos, ou use-os para ticar o que já está dentro da mala. Será mais difícil esquecer algo importante.

check list mala feminina de inverno

 

check list mala feminina de verão

Seguro viagem:

Não viajamos para o exterior sem seguro viagem por segurança. E sabias que muitos dos seguros cobrem extravio ou atraso de bagagens? Isto pode ser uma mão na roda, porque vais receber uma quantia em dinheiro para comprar itens necessários e não estragar a viagem tão planejada. Além disso, nunca sabemos se podemos ficar doentes ou sofrer um acidente. Ainda, muitos seguros também indenizam em caso de cancelamento ou atraso de voo. Isto é tranquilidade e vou te contar, os seguros não são caros a ponto de dispensá-los e depois ter de quebrar a cabeça em caso de imprevistos.

Nós contamos sobre a importância de se fazer um seguro viagem e como fazer neste link. Aqui no blog temos duas empresas parceiras de seguro com preços ótimos. Isso porque elas cotam em várias seguradoras e podes comparar preços e serviços. Dá uma olhada:

Clique aqui para fazer a tua cotação pela Real Seguros.

E clique aqui para cotar com a Seguros Promo. Ah, olha só, cotando por este link da Seguros Promo, podes conseguir um desconto de 5%. Basta colocar o código MAPANAMAO5 no cupom de desconto.

Minha sugestão: cote nas duas empresas, veja o seguro e cobertura que mais te agrada, e, claro, o preço. Escolha o que mais gostaste e viaje com tranquilidade, segurança e com a certeza de que caso ocorra qualquer zebra, não ficarás desamparado lá longe.

Roteiro personalizado e assessoria de viagem:

Sabia que agora o Mapa na Mão faz roteiro completamente personalizado de acordo com o teu gosto, com sugestão de lugares para comer, de como se locomover e com dicas gerais e especiais? Pois é, nós podemos criar um especialmente para ti. Precisa também que te ajude a encontrar hospedagem que caiba no teu gosto e bolso, nós te ajudamos sim. Ou se ainda precisa encontrar passagens aéreas e está sem tempo para isso, nós pesquisamos com o maior prazer. Deixa um comentário abaixo ou nos envie um e-mail: mapanamaoviagens@gmail.com. Vais perceber que viajar é mais fácil do que se pensa.

Monte as tuas viagens aqui:

Agora que já sabes como arrumar uma mala feminina perfeita, estás com viagem marcada ou planejada para qualquer lugar e queres ajudar a manter o Mapa na Mão funcionando? É só usar os nossos links para a tua viagem! NÃO PAGARÁS NADA A MAIS POR ISSO e nós ganhamos uma pequena taxa, ajudando a manter nosso trabalho de pé! 

Hotel ou apartamento: reserve a tua hospedagem por este link aqui no Booking.

Aluguel de carro: reserve aqui. O site irá buscar os melhores preços dentre diversas locadoras.

Seguro Viagem: faça o teu pela Real Seguros aqui ou pela Seguros Promo aqui – neste, utilize o cupom de desconto MAPANAMAO5, exclusivo para nossos leitores, e ganhe 5% de desconto. Saiba tudo sobre seguro neste link aquiPreços ótimos de acordo com nossas pesquisas. Agora, viajas mais de uma vez por ano para o exterior? Então este plano é mais convidativo.

Chip para celular: adquira o teu chip neste link e chegue tranquilo com o celular funcionando no teu destino. Comprando por este link aqui do Mapa na Mão, é só incluir o código de cupom RBBVGRATIS e não vais pagar frete! Maravilha né? E leia aqui tudo sobre o Chip Easysim4U, inclusive porque ele vale a pena.

Passeios e atrações pelo mundo afora: pesquise, compre e evite filas clicando aqui ou aqui se preferir pesquisar pela Tiqets.

Câmbio (compra de moeda): neste link aqui, podes encontrar a melhor cotação para a compra de moeda estrangeira e ainda fazer uma proposta para a agência de câmbio. Confira!

Acompanhe o Mapa na Mão:

E não fique por fora das novidades e promoções do Mapa na Mão:

  • Entra lá no Facebook, curta nossa página e convide amigos para curtir também: Mapa na Mão
  • Inscreva-se em nosso canal do YouTube: Mapa na Mão
  • Siga nosso Instagram: @mapanamao
  • E inscreva-se no nosso blog ali ao lado onde está escrito: ASSINE NOSSO BLOG

Espero que tenhas curtido comigo estas dicas para arrumar a tua mala feminina! E agora o que te desejo? Que tenhas uma ótima viagem! Ah, esqueci de algo ou tens alguma sugestão? Deixa nos comentários. Vou amar saber…

blog de viagem mapa na mão

 

 

 

 

 

 

Podes salvar este texto no teu Pinterest para futuras consultas, pinando a foto abaixo:

como arrumar mala feminina

Buscando Curtidas...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Monte sua viagem

Ou nós montamos para você

Michela
Voltar

Eu sou o Dilamar, Bacharel em Direito, viajante nas horas vagas e não vagas. Sou admirador de viagens rodoviárias, principalmente aquelas bem longas e focadas em regiões montanhosas. E também sou ciclista amador e apaixonado por motos.

Eu sou a Letícia, tenho 14 anos e sou estudante. Gosto muito de pintar quadros, escrever poemas, ler e, principalmente, viajar. Para mim, o mundo é o meu quintal.

Eu sou a Ester. Tenho 26 anos e sou estudante de medicina. Moro em Floripa, sou apaixonada por Paris e frequentadora assídua de São Paulo, mas com os pés sempre em Criciúma, minha cidade natal. Amo sair do lugar, seja por poucos metros ou por muitos quilômetros, e de todas as formas possíveis. Das mais confortáveis viagens de trem às mais insanas viagens de carro. Conhecer o desconhecido me fascina! Viajar é minha maior paixão, mas devo arriscar dizer que sou quase tão apaixonada por montar os roteiros antes de viajar quanto pela viagem em si!

Olá, eu sou a Michela, Bacharela em Direito, pós graduada em Direito Constitucional, colecionadora de ímãs e de viagens. Conheci mais de 20 países, aliás, muito mais do que um dia imaginei conseguir, e vários recantos escondidos bem aqui pertinho de mim. Se canso? Jamais. Isso só aguça ainda mais meu desejo de percorrer este mundão. O que mais amo? Deus, minha família e viajar, claro.