Logo Mapa Na Mão

O que fazer em Balneário Camboriú – todas as atrações

publicado em: 11/02/2021 atualizado em: 10/10/2021

É importante saber o que fazer em Balneário Camboriú, Santa Catarina, para tornar a viagem ainda mais deliciosa. Sim, porque BC é vibrante e incrível.

E como passamos 10 dias em nossas férias nesta maravilha catarinense, vou te contar um pouquinho de cada atração que a cidade oferece. E com empolgação, porque sou catarinense e amo mostrar o melhor do meu estado para ti.

Vou te mostrar o que fazer em BC, o que aproveitar perto da cidade, onde ficar, e muito mais. Fica comigo até o final que aqui têm dicas para que a tua viagem seja inesquecível.

LEIA TAMBÉM: o que não fazer em um avião

🌎 SEGURO VIAGEM: querido leitor – DESCONTO de 10% só aqui no blog:
O seguro viagem não pode faltar na tua viagem, mesmo para as nacionais. Uma doença, um acidente, a perda da mala, o cancelamento do voo, podem estragar as férias. E o seguro não é caro. Por isso, vale a pena.
* Brasil: aproximadamente 5 reais por dia.
* Europa: aproximadamente 20 reais por dia.
** Clique aqui e faça a cotação do seguro, sem custo. Este link já garante 10% de desconto aos leitores do Mapa na Mão 🌎

Mas antes de te contar tudo sobre Balneário Camboriú, que tal assinar a nossa newsletter e fazer parte da lista de amigos viajantes recebendo todas as novidades do Mapa na Mão. É só colocar o teu e-mail a seguir:

O que fazer em Balneário Camboriú

Como eu te contei acima, Balneário Camboriú é vibrante e incrível. Uma das minhas cidades preferidas em Santa Catarina. E engana-se quem pensa que lá só há praias, que é um destino de verão. Balneário vibra o ano todo e tem atrações variadas e para todos os gostos.

Vou te contar um pouquinho de cada uma, mas antes quero te falar onde ficar em BC. Porque por ser uma cidade muito procurada, principalmente em época de férias, é melhor reservar a tua hospedagem com antecedência. Logo depois já te conto o que fazer em Balneário Camboriú.

LEIA TAMBÉM: fazer ou não fazer um cruzeiro

Onde ficar em Balneário Camboriú

Um hotel que recomendo em Balneário é o Hotel Negriniclique aqui para ver valores e reservar, caso te agrades. E recomendo porque ele fica próximo ao mar, possui quarto confortável e espaçoso, um delicioso café da manhã e um preço justo.

Mas caso queiras pesquisar outro hotel, ou mesmo apartamentos para alugar, clique no quadrinho laranja a seguir e dá uma olhada. Podes filtrar por tipo de acomodação na coluna da esquerda e por preço mais baixo, por exemplo, nas abinhas superiores. Tanto o Negrini, quanto as outras opções abaixo permitem reserva com cancelamento, caso mudes as datas ou de ideia. Mas o ideal é reservar o quanto antes para garantir lugar e não perder as melhores opções.

Onde ficar em BC

Quarto do Hotel Negrini bem espaçoso.

Café da manhã diversificado do Hotel Negrini.

Sala de reuniões do Hotel Negrini, caso viajes a trabalho.

City tour com a BC by Bus

Agora vamos voltar ao o que fazer em Balneário Camboriú. Uma maneira legal de iniciar o passeio é fazendo um city tour com ônibus aberto e com guia que vai contando as curiosidades e os pontos turísticos da cidade.

O nosso guia era muito simpático e contou várias histórias da cidade, dando dicas bem legais.

Nós pegamos o ônibus da BC by Bus no horário combinado em frente ao Atlântico Shopping, na Av. Brasil. O passeio começou no Pontal Sul, passando por toda a Av. Atlântica, atravessando a montanha da Estrada da Rainha, chegando até a Praia Brava, em Itajaí.

Na Praia Brava, uma parada de 30 minutos no Brava Mall, um shopping que fica em um complexo bem interessante. Depois, volta novamente ao centro de BC. Aproveita e reserva o passeio no telefone abaixo:

Pontal Sul – o que fazer em Balneário Camboriú

Vou começar a te contar o que fazer em Balneário Camboriú pelo Sul da Praia Central. Bem no canto sul há um píer. Caminhe por ele para lindas fotos da praia.

Há também quiosques que vendem água de coco, bebidas e outros lanches, a marina com barcos lindos, letreiro Eu amo BC, parquinho para crianças e bem próximo, a Passarela Estaiada da Barra, uma passarela para pedestre suspensa, que leva ao Bairro da Barra, no outro lado do rio.

Atravessamos a passarela que é gratuita. Pegue o elevador e clique no último andar. Gostei da vista de Balneário Camboriú lá de cima da passarela e uma igrejinha muito simpática do outro lado, a Igreja de Santo Amaro do Bairro da Barra. A vi do vidro da passarela, descemos e fomos até lá tirar fotos.

Olha só, não deixe de assistir ao nosso vídeo com dicas de Balneário Camboriú, beleza? E te inscreve no canal para dar aquela força ao nosso trabalho:

eu amo bc letreiro
igreja bairro da barra em Balneário Camboriú

Esta acima é a igrejinha simpática do outro lado do rio com acesso pela Passarela Estaiada da Barra.

passarela estaiada da barra em balneário camboriú

E aí acima, a vista lá da passarela.

Parque Unipraias

Este parque, o de Unipraias, é o do bondinho. Tanto dá para pegar o bondinho no Pontal Sul quanto na Praia de Laranjeiras. Na primeira estação, no Pontal Sul, há a bilheteria, banheiros, praça de alimentação, pipocas.

A primeira parada do bondinho é na estação Mata Atlântica. Nesta estação há banheiros, lanchonetes, lojas. Fora do edifício da estação, trilha pela reserva natural, uma caminhada bem gostosa no meio da mata, com mirantes de vistas lindas. Também fica nesta estação a tirolesa, incrível, por sinal, o Youhoo, um trenó que desce pela montanha e o trenzinho na Fantástica Floresta.

A Fantástica Floresta, o Youhoo e a tirolesa são atrações com ingressos a parte.

A terceira estação é na Praia de Laranjeiras, para mim, a melhor praia de Balneário Camboriú. Mas dela falo mais abaixo.

  • Site
  • Telefone: (47) 3404-7600
  • Instagram
  • Horário de funcionamento: das 9h às 17h30min
  • Endereço: Avenida Atlântica, 6006 
parque unipraias em Balneário Camboriú

Barco Pirata

O píer de saída do Barco Pirata fica no Pontal Sul, bem ao lado da estação do Parque Unipraias. A primeira saída geralmente ocorre às 10h.

No local há lojinha de souvenirs e os barcos piratas aportados. Legal para fotos.

O barco sai deste local, percorre uma parte da Praia Central de BC, de onde se tem uma vista linda de toda a orla, passa pela Ilha das Cabras e para na Praia de Laranjeiras. Ali, é possível descer e aproveitar a praia, pegando o barco de volta à tarde.

Amei a vista da orla da Praia Central deste ângulo diferente, ou seja, lá do alto mar.

No barco, os piratas são muito animados e nos fizeram rir bastante. Há também bar e sorvete a bordo.

barco pirata em bc
barco pirata

Oceanic Aquarium

O Oceanic Aquarium é uma atração para os amantes de animais marinhos e para toda a família. A criançada em especial. E também uma atração bem legal para os dias nublados ou chuvosos.

Há um andar de animais aquáticos de água doce, outro de animais de água salgada, há também pinguins e exposição de arte educativa. Quando fomos, havia uma exposição em prol do meio ambiente chamada Salve o Oceano, com peças e quadros feitos de lixo encontrado nas águas.

Os aquários com peixes de várias espécies, as tartarugas, as lontras, os tubarões, os jacarés, são lindos e vale muito a visita e a apreciação. Aproveite e leve toda a família!

  • Site
  • Instagram
  • Horário de funcionamento: das 09h às 20h
  • Endereço: Rua 4000, 133 / Barra Sul
aquário em Balneário Camboriú

Orla da Praia Central e Av. Atlântica

A Avenida Atlântica é a da beira mar da orla da Praia Central. É uma avenida muito gostosa para caminhar. Há um calçadão na beira mar com quiosques, bancos, árvores com sombra e no outro lado da avenida, bares, restaurantes, sorveterias. Enfim, uma avenida que não pode ficar de fora do roteiro de o que fazer em Balneário Camboriú.

E caso estejas de bike ou alugue uma, há ciclovia. Então, curta a praia, caminhe pelo calçadão, ande de bike, sente em um dos bancos, aproveite o visual.

LEIA TAMBÉM: 8 dicas para viajar barato na Europa

Avenida Brasil e Calçadão da Central

A Av. Brasil é paralela à Av. Atlântica e é também uma avenida muito badalada com várias lojas, supermercado, bares, restaurantes, lanchonetes, sorveterias. O Atlântico Shopping também fica nesta avenida.

O Calçadão da Central fica no centro da Praia Central. E a Av. Brasil na proximidade do calçadão possui lojas bem legais e é bem movimentada na alta temporada.

Então, gostei de caminhar tanto pela Av. Brasil quanto no Calçadão da Central. Paramos em uma padaria para comer uma torta, compramos pipoca, e caminhamos sem pressa, mais de uma vez, sempre no final da tarde ou noite. Aproveite!

LEIA TAMBÉM: 10 comidas que tu precisa provar quando vier para Santa Catarina

Praia Central

Estamos falando de o que fazer em Balneário Camboriú, então, a Praia Central não pode ficar de fora. Já falamos em caminhar pelo calçadão da Av. Atlântica, mas não deixe também de pegar uma praia ou simplesmente sentar na areia e relaxar.

E olha só, sentamos na areia em família inclusive à noite, quando a praia fica toda iluminada. Há muitas pessoas no local e esta experiência foi muito gostosa. Recomendo.

A Praia Central é toda a enseada da parte principal da cidade, onde há os grandes edifícios. Do centro para o sul, o mar é mais tranquilo. Do centro para o norte, mais agitado e com surfistas.

praia central Balneário Camboriú

Cristo Luz – o que fazer em Balneário Camboriú

O Cristo Luz é uma estátua de 33 metros de altura localizada em um dos pontos mais altos da cidade. Então, já dá para imaginar a vista de lá, né? Nesta viagem não conseguimos ir, mas lembro de ter ido em 2003 e gostei muito da vista do mirante.

E o monumento se ilumina durante as noites e fica lindo. Então uma sugestão é ir à atração no final da tarde para ver BC do alto e ficar até anoitecer para aproveitar o Cristo Luz iluminado.

No local há restaurante e pizzaria com rodízio.

Na Av. Brasil há pontos onde passa um microônibus que leva até a atração sem custo algum. Consulte no site os locais de parada e horários.

  • Site
  • Horário da atração: verifique no site pois depende do dia e da época do ano.
  • Ingresso: o ingresso é mais caro à noite. Caso queiras economizar, chegue antes de anoitecer.

Pontal Norte

O Pontal Norte, como o nome diz, é o canto norte da Praia Central. Lá fica a próxima atração, a roda gigante. Então, é fácil encontrar a região, porque a roda é vista de qualquer parte da orla.

No Pontal Norte também há um píer todo iluminado à noite e um deck de madeira que leva à Prainha e à Praia do Buraco, uma praia sem infraestrutura, com ondas e mais deserta.

É muito gostoso caminhar pelo deck, mas prefira ir de dia porque é mais seguro. O marido foi após anoitecer e não gostou muito não. Caminhe também pelo píer para ver a orla de dia e de noite. Neste é seguro e iluminado à noite.

pontal norte de Balneário Camboriú

FG Big Wheel – roda gigante

A roda gigante é mais uma atração imperdível. Portanto, tente colocar na tua lista de o que fazer em Balneário Camboriú.

A FG Big Wheel é a maior roda gigante estaiada da América Latina. É muito bonita. E a vista lá de cima é fantástica.

As cabines são climatizadas e no térreo há loja de souvenirs e chocolate, pipoca, bilheteria e um bar em um deck mais elevado com vista também linda e agradável da praia.

Nós fomos às 18 horas e pegamos o pôr do sol lá em cima na roda gigante. Foi muito lindo. Depois, fomos até o bar para aproveitar mais um pouco da vista, da brisa, do local.

De manhã o dourado do sol batendo nos prédios da orla também deve ser incrível da roda. Então, aproveite a atração em qualquer horário do dia ou da noite. Vale a pena!

Ah, comprando os ingressos pelo site é um pouco mais barato e evita a fila da bilheteria.

  • Site
  • Endereço: Estrada da Rainha, 1009 – Pioneiros
  • Instagram
  • Horário de funcionamento: das 09h às 21h
  • Não há estacionamento na atração
o que fazer em Balneário Camboriú roda gigante
fg big wheel roda gigante em Balneário Camboriú

Morro do Careca

Infelizmente, desta vez não conseguimos conhecer o Morro do Careca. Mas como ouvi falar bem, vou te deixar aqui como sugestão.

Ele fica aproximadamente a 100 metros acima do nível do mar. Está no limite entre a Praia Central de Balneário Camboriú e a Praia Brava de Itajaí.

A vista dizem que é linda e dali partem os voos de parapente.

O acesso à trilha se dá pela Estrada da Rainha, que é a estrada que passa ao lado da roda gigante, na Praia dos Amores.

Vai e me conta como é, combinado?

Interpraias – o que fazer em Balneário Camboriú

A Interpraias é uma avenida que costeia praias lindas e confere ao visitante vistas incríveis.

O nome da avenida é Rodesindo Pavan ou simplesmente Av. Interpraias. Pare em um dos mirantes, destaque para o mirante da Barra e o de Laranjeiras, curta as praias de Laranjeiras, de Taquaras, do Estaleiro e Estaleirinho.

Então minha dica é ir de carro para percorrer toda a avenida e ir parando nos mirantes e também nas praias para conhecer e/ou tomar banho.

interpraias o que fazer em Balneário Camboriú

Praia de Laranjeiras

A Praia de Laranjeiras fica do outro lado da montanha do Pontal Sul da Praia Central. O acesso pode se dar pelo bondinho do Parque Unipraias, ou pela BR 101, chegando até a Interpraias.

Para mim é a melhor praia de Balneário Camboriú. É linda, de água calma e clara. Há restaurantes, barraquinhas e souvenirs, lojas, aluguel de stand up, cadeiras de praia e guarda sóis, banana boat. Vale a pena passar algumas horas neste paraíso. Porém, vá cedo ou durante os dias de semana, porque a faixa de areia é pequena e a praia fica lotada facilmente.

Há vários estacionamentos próximos à praia com ducha por R$ 15 ou R$ 10 o dia.

praia de laranjeiras em bc

Passeio São Miguel

O Passeio São Miguel é um boulevard charmoso e gostoso para curtir na cidade. Dê preferência para ir à noite, depois de um dia maravilhoso nas praias.

Lá há gastronomia variada que vai desde pizza à comida mexicana e muito mais. Além disso, no Passeio São Miguel há também arte, música ao vivo, moda feminina e eventos regulares.

Fica na Av Brasil nº 3322. Há estacionamento pago no local, mas indo à noite, com sorte, nas ruas próximas também é possível estacionar sem pagar nada.

Shoppings – o que fazer em Balneário Camboriú

Tu gostas de shoppings? Há quem não, mas eu sim. Gosto de olhar as lojas, de comer na praça de alimentação onde costuma ter opções interessantes e de preço modesto, de caminhar no ambiente climatizado.

Bem, se tu gostas também, ou quer aproveitar à noite ou em dias de chuva, destaco dois shoppings que podes conhecer na cidade. O Atlântico Shopping, que fica bem na área central, próximo da Praia Central, na Av. Brasil e o Balneário Shopping, amplo e de uma rede de shoppings que gosto bastante. Este fica na Av. Santa Catarina , 1, Bairro dos Estados.

Porto Belo Out Let Premium

Nós escrevemos tudo sobre o Porto Belo Out Let Premium aqui. Clique para saber mais detalhes. A filha já tinha ido há algum tempo e escrito sobre ele.

Eu sempre passava na frente e morria de vontade de conhecer. Ele lembra muito os out lets Premium dos EUA. Então, aproveitamos e fomos em uma noite. É muito bonito e com lojas conhecidas dos brasileiros como Guess, Levi’s e outras de marcas brasileiras como Karsten e Altenburg.

Comemos uma pizza no Havaí BBQ Churrascaria e Pizzaria com preço bem legal.

Há estacionamento gratuito. Então, se tens tempo e queres conferir as lojas do out let, fica esta sugestão para incrementar o teu roteiro de o que fazer em Balneário Camboriú.

  • Endereço: BR 101, Km 159.

Praias em Porto Belo

Porto Belo fica a apenas 25 km de Balneário Camboriú e possui praias lindíssimas. Eu te convido a conhecer as enseadas de Caixa D’Aço e Estaleiro. Também é possível pegar um barco no centro de Porto Belo e ir até a Ilha de Porto Belo. Sugestão: leve lanches e passe o dia lá, é incrível!

Bom, se queres aumentar o teu conceito sobre paraíso e caso tenhas tempo, não perca estas praias e a ilha de Porto Belo.

Cidades próximas que valem a visita

Caso tenhas mais tempo, vale a pena incluir uma, duas, todas, fica a teu critério, cidades que vou te falar a seguir na lista de o que fazer em Balneário Camboriú. Todas são cidades muito gostosas de Santa Catarina:

  • Itapema: esta é uma cidade praiana vizinha de BC e muito gostosa. Fica a 13 km de distância. Destaque para a praia chamada Meia Praia. Veja mais aqui onde escrevemos o que fazer em Meia Praia.
  • Bombinhas: ah, eu sou suspeita porque amo demais Bombinhas. Para mim, nesta península se encontram as praias mais lindas de SC. Fica a 35 km de distância. Escrevi 3 posts sobre o destino. Um que fala das praias, outro das trilhas e outro das demais atrações. Veja aqui este das demais atrações de Bombinhas onde linkei os demais.
  • Blumenau: a cidade alemã queridinha do estado. Fica a 63 km de distância. Veja o que escrevemos de lá neste post de o que fazer em Blumenau em 1 dia.
  • Joinville: esta é a maior cidade do estado e com atrações bem interessantes. Caso queiras conhecer, veja aqui o que escrevemos sobre o que fazer em Joinville. Ela fica a 103 km de distância.
  • São Francisco do Sul: uma cidade histórica e praiana. Amo São Chico. Veja o que há de melhor neste artigo que escrevi sobre o que fazer em São Francisco do Sul e aproveite esta belezura. Ela fica a 110 km de distância.
  • Governador Celso Ramos: outra cidade praiana que é um paraíso. Eu amo! Ela fica a 60 km de distância e possui cenários encantadores. Veja tudo o que escrevi aqui em o que fazer em Governador Celso Ramos.

Alugue um carro

A região de Balneário Camboriú é uma delícia. Em pouco tempo chega-se a outras cidades lindas, enfim, dá para passear muito e aproveitar.

Portanto, caso não tenhas vindo de carro próprio, eu sugiro alugar um carro aqui e aproveitar muito mais a região com um possante. Vais gostar.

Quantos dias ficar em Balneário Camboriú

Queres curtir o básico? Então sugiro o mínimo de 3 dias. Queres pegar uma prainha e aproveitar a lista de o que fazer em BC que te passei aqui? Separe uns 7 ou 10 dias. Nós ficamos 10 e aproveitamos bastante. Mas sei que vais amar e querer voltar para ficar mais, hehehehe.

Utilidade pública

Achei muito interessante estes totens da guarda municipal existentes em várias partes da cidade. Há um botão de emergência. Então, caso ocorra algo ou uma criança se perca, por exemplo, pode apertar o botão e aguardar atendimento. Mostre os totens aos teus filhos pequenos.

Espero que tenhas curtido estas minhas dicas de o que fazer em Balneário Camboriú. Esqueci alguma? Deixa aí nos comentários para nos ajudar e ajudar também outros viajantes.

Um grande abraço!

Viaje por conta própria e economize muito

Planejar a própria viagem é uma forma de ter liberdade e economizar. Além disso, usando os links abaixo, sem custo adicional algum, vais ajudar a manter o Mapa na Mão funcionando. Você NÃO PAGA NADA A MAIS POR ISSO e ajuda a manter nosso trabalho de pé!

Hotel ou apartamento: Booking – compare preços e qualidade. Podes ainda fazer reserva com opção de cancelamento gratuito e deixar para pagar só na hora do check-in.

Aluguel de carro: Rentcars – os melhores preços em diversas locadoras. Pague em real, sem o IOF. Carros mais baratos alugando com antecedência. Podes parcelar em 12 vezes no cartão ou pagar no boleto com 5% de desconto.

Seguro Viagem: Real – nosso link exclusivo já dá 10% de desconto. Seguros Promoutilize o nosso cupom MAPANAMAO5 e ganhe 5% de desconto. Cote nas duas e escolha o melhor. Por experiência própria, os valores destes dois sites geralmente são melhores que de agências.

Aéreo: Passagens Promo 

Outras informações para reservar tudo sozinho: monte a tua viagem sozinho 

Michela
Curtidas

Uma resposta para “O que fazer em Balneário Camboriú – todas as atrações”

  1. […] LEIA TAMBÉM: o que fazer em Balneário Camboriú […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Monte sua viagem

Ou nós montamos para você

Voltar

Eu sou o Dilamar, Bacharel em Direito, viajante nas horas vagas e não vagas. Sou admirador de viagens rodoviárias, principalmente aquelas bem longas e focadas em regiões montanhosas. E também sou ciclista amador e apaixonado por motos.

Eu sou a Letícia, tenho 16 anos e estou no terceiro ano do ensino médio. Gosto muito de ler, desenhar, pesquisar e, é claro, viajar. Quando viajo, procuro sempre conhecer a história do local. Ser fascinada por esse aspecto explica o meu grande sonho: visitar o Egito e conhecer um pouco mais dessa civilização antiga.

Eu sou a Ester. Tenho 28 anos e sou médica. Moro em Florianópolis, sou apaixonada por Paris e frequentadora assídua de São Paulo, mas com os pés sempre em Criciúma, minha cidade natal. Amo sair do lugar, seja por poucos metros ou por muitos quilômetros, e de todas as formas possíveis. Das mais confortáveis viagens de trem às mais insanas viagens de carro. Conhecer o desconhecido me fascina! Viajar é minha maior paixão, mas devo arriscar dizer que sou quase tão apaixonada por montar os roteiros antes de viajar quanto pela viagem em si!

Olá, eu sou a Michela, Bacharela em Direito, pós graduada em Direito Constitucional, colecionadora de ímãs e de viagens. Conheci mais de 20 países, aliás, muito mais do que um dia imaginei conseguir, e vários recantos escondidos bem aqui pertinho de mim. Se canso? Jamais. Isso só aguça ainda mais meu desejo de percorrer este mundão. O que mais amo? Deus, minha família e viajar, claro.