Logo Mapa Na Mão

O que fazer em Berlim em 2 dias – Alemanha

publicado em: 16/01/2020 atualizado em: 14/04/2020

Vou confessar: visitar Berlim, Alemanha, não estava nos meu planos recentes ou sonhos de consumo. Mas como nossa passagem promocional por pontos tinha como chegada e partida Frankfurt, incluímos Berlim no roteiro da nossa viagem à Europa deste ano. E vou te contar, a escolha foi acertadíssima. Berlim é uma delícia de cidade. Um livro de história a céu aberto. Gostamos muito, mas muito mesmo, que deixo agora nosso roteiro de o que fazer em Berlim para que tu comeces a planejar uma viagem para lá rapidinho.

Vou aproveitar para te dar também, mais no final, dicas de Berlim para que tudo seja inesquecível e perfeito! E ainda, deixar um monte de atrações interessantes para incrementar o teu roteiro. Vamos lá!

Querido leitor – DESCONTO de 10% só aqui no blog:
O seguro viagem não pode faltar na tua viagem, mesmo para as nacionais. Uma doença, um acidente, a perda da mala, o cancelamento do voo, podem estragar as férias. E o seguro não é caro. Por isso, vale a pena.
* Brasil: aproximadamente 5 reais por dia.
* Europa: aproximadamente 20 reais por dia.
** Clique aqui e faça a cotação do seguro, sem custo. Este link já garante 10% de desconto aos leitores do Mapa na Mão.

Antes, quero te convidar a assinar nossa newsletter e receber e-mails atualizados com todas as novidades e promoções do blog. Não quer mais receber? Simples, é só sair da lista a qualquer momento. Deixe seu e-mail no campo abaixo. Não compartilhamos seus dados com ninguém, pode ficar tranquilo.

Onde fica Berlim

Berlim é a capital da Alemanha e fica no nordeste deste país. Próxima de cidades como Dresden, Hannover e Hamburgo, além de estar muito próxima da Polônia.

Como se locomover na Europa mais barato

A dica que quero te dar agora é mais do que especial. Nós sempre pesquisamos a maneira mais fácil e barata de se locomover entre países ou mesmo cidades na Europa. Olhamos trem, avião, carro e ônibus. Muitas vezes usamos o carro por querer fazer algo diferente. Mas temos usado com frequência o ônibus também, inclusive para viagens mais longas. Tem sido muito econômico. Clica no banner da Flixbus abaixo para ver valores. Confiamos nesta empresa que já usamos a um bom tempo.

O que fazer em Berlim – Alemanha

Antes do nosso roteiro, saibas que Berlim é um lugar para todas as idades. Dá para ir sozinho ou sozinhos em Berlim, assim, quero dizer, em casal. Será uma viagem romântica e cheia de surpresas. Dá para ir também em família, como fizemos. Fomos com nossa filha caçula adolescente e ela também amou. Mostrar lugares vistos em livros de história pode ser surpreendente e foi. Filhos pequenos? Sem problema. Eles também irão aproveitar. Dá uma espiada neste post com dicas para tornar a viagem com filhos mais confortável e descomplicada e vá feliz!

E agora te convido a passear comigo pelas ruas de Berlim… Ah, olha só. Além dos passeios que fizemos, vou deixar mais no final outros que também valem a pena, mas não deu tempo de conferir. Assim, de acordo com o teu gosto e com o teu tempo, podes montar o teu próprio roteiro de o que fazer em Berlim do teu jeitinho.

Reichstag

O Reichstag é o parlamento alemão. Ali são tomadas as mais importantes decisões do país, sobretudo por adotar a Alemanha o regime de governo parlamentarista. Agendamos nossa visita gratuita ao domo do Reichstag ainda no Brasil neste site. Chegamos 20 minutos antes do horário marcado (deverás marcar um horário e respeitá-lo). Demos nosso nome e informamos nosso horário ao atendente, que conferiu na lista. Entramos antes mesmo da hora marcada, sem problemas. Passamos pela segurança – raio-x – subimos por um elevador controlado por uma ascensorista, nos dirigimos a um balcão para pegar nossos audioguias (há em português de Portugal) e iniciamos nossa subida pelas rampas do domo, guiados pelo audioguia que aciona sozinho a cada ponto.

No final da visita audioguiada, tomamos um delicioso chocolate quente no café do domo.

Terminada a visita, saímos para fotos do parlamento do lado de fora.

Devido à sua importância nacional, este é um dos pontos turísticos de Berlim que indico.

Ah ainda a possibilidade de fazer um tour de 2 horas em inglês pelo distrito governamental de Berlim e pela cúpula do Reichstag, reservando antes da viagem aqui. E também um tour em alemão no mesmo estilo, porém acrescentando a visita ao plenário e ao terraço, além da cúpula, como no outro tour. Agende com antecedência aqui.

Berlim-alemanha
o que conhecer em Berlim
parlamento

Portão de Brandemburgo

Do Reichstag caminhamos até o portão de Brandemburgo (em alemão, Brandenburg) que fica muito próximo e é um dos pontos turísticos mais lindos de Berlim, pelo menos, eu achei. À noite voltamos para vislumbrar a obra de arte de outra forma e para fotos noturnas. Aconselho a ida até lá como fizemos, de dia e de noite, pois fica especialmente bonito o local nos dois momentos do dia.

E uma forma interessante de conhecer o local e outros de Berlim, é com uma excursão à pé de 2 horas que começa pelo Portão de Brandemburgo. Caso te interesse, dá uma olhada aqui no valor e reserve.

Ilha dos Museus

Do portão de Brandemburgo pegamos transporte público até a ilha dos museus. Digitamos no Google Maps o nome de um museu do complexo, o Pergamon, para sabermos qual linha de metrô usar.

Este é um local com 5 museus de arquitetura belíssima: o Bode – Museum, o Pergamon Museum, o Alte National Galerie, o Neues Museum e o Altes Museum. Acabamos não entrando em nenhum porque já estava anoitecendo, mas segundo pesquisa da nossa roteirista Ester (filha), rsss, o Pergamon parece ser mais interessante. Clicando no nome de cada um, podes verificar o que eles oferecem e também reservar a entrada com antecedência. Agora, se tu és fã de museus, vale muito mais a pena comprar o combo que vale para todos eles. Mas compre com antecedência antes que esgote aqui.

ilha dos museus
o que fazer em Berlim Alemanha

Catedral de Berlim

Também na região da Ilha dos Museus fica a Catedral de Berlim. Linda demais!! Olhe só a foto abaixo. Dá para subir na cúpula, mas a entrada não é gratuita. Nós não subimos, mas se subires, me conta como foi, ok?

E a região em si é muito bonita, com o rio, pontes e belas construções. Neste local, bem na margem oposta de onde está a Catedral, fica o museu DDR que parece ser bem legal por mostrar como era a vida dos moradores da Alemanha Oriental. Uma pena não ter dado tempo de ir (chorando agora…). Mas caso tu vás e eu aconselho a ir, compre antes aqui o ingresso vip sem filas.

onde ir na Alemanha
dicas-de-berlim

Memorial do Muro de Berlim

Já era noite e estava fechado o Memorial do Muro de Berlim. Porém, caminhamos pelo local onde ficava o cemitério Sophien Parish Cemetery. Forte demais estar ali e presenciar toda esta história um tanto recente de um muro que separou famílias, vidas. Neste local há partes do muro e estacas sinalizando por onde ele passava.

muro-de-berlim
Berlim pontos turísticos

Alexanderplatz

Esta praça é muito badalada e eu gostei porque há bastante gente caminhando, um pequeno protesto começando, enfim, parece ser o coração da cidade, mesmo com o frio ardido que estava fazendo. É nela que fica a torre de TV, um ponto turístico famoso, e lojas com preços convidativos como a Decatlon (loja de produtos esportivos e roupas para o frio com ótimo preço), a Primark com ótimos preços também, a TKK Max, a mesma TJ Max americana (falei sobre ela neste post sobre onde comprar barato nos Estados Unidos). Há também no entorno da Alexanderplatz lojas de departamento, centros comerciais, restaurantes, cafés, souvenirs, enfim, a praça mais famosa de Berlim.

Uma atração imperdível na hora de programar o que fazer em Berlim é subir a torre de TV para uma vista espetacular. Compre aqui o ingresso sem fila, e não deixe de subir a torre. Agora, se queres uma entrada VIP, sem filas, e reserva em uma mesa do restaurante para as melhores vistas, podes conferir aqui.

Já que estás na Alemanha, não deixes de ler este post com dicas sobre Frankfurt.

Memorial do Holocausto

O Memorial do Holocausto fica bem próximo do Portão de Brandemburgo. São blocos de concreto de variados tamanhos, construídos em memória dos judeus mortos na Europa. Há ainda uma sala subterrânea chamada de Local da Informação, ou Ort der Information, onde há documentos sobre a perseguição e o extermínio de judeus e biografias de vítimas do holocausto.

Um local para uma profunda reflexão e respeito que deve, na minha opinião, fazer parte do teu roteiro também de o que fazer em Berlim.

Berlim-fica-onde
memorial do holocausto Berlim

Potsdamer Platz – o que fazer em Berlim

O Potsdamer Platz é um local da cidade com partes do Muro de Berlim ainda de pé, fotos e muita história. Foi ali que descobrimos que eles mantiveram no chão a marca do que um dia foi o muro e por onde ele passava na cidade.

Potsdamer Platz
dicas-de-berlim
o que fazer em Berlim em 2 dias

Na foto acima, a marca de onde passava o Muro de Berlim.

Topografia do Terror

Da Potsdamer Platz caminhamos até o museu Topografia do Terror, local onde ficava o centro da Gestapo. Hoje abriga uma mostra que conta a trajetória nazista, bem como seus planos até a derrota. A entrada é gratuita. Bem em frente ao local fechado onde fica o museu, há uma parte do Muro de Berlim e ruínas da escola usada pela Gestapo.

Topografia do Terror
segunda guerra Berlim

Checkpoint Charlie

A fronteira americana do quinhão tomado da Alemanha pelos Estados Unidos. Conforme vemos na foto abaixo, a Alemanha foi dividida em quatro: o setor francês, o inglês e o americano na parte ocidental, e o soviético na oriental. O Checkpoint Charlie ficava na fronteira entre a Alemanha Oriental e a Ocidental no setor americano e era um ponto de controle dos EUA. No local há um pequeno museu gratuito, o Checkpoint Charlie BlacBox. No outro lado da rua, bem onde funcionava o ponto de controle, 2 homens vestidos de soldados americanos para fotos (eles cobram, heheheh). Mas o legal é que dá para carimbar o passaporte, por aproximadamente 2 euros cada um.

E há também ali o Museu do Muro de Berlim, que expõe objetos de fugas de sucesso, mostra como os alemães tentavam fugir e muito mais. Dá para comprar o ingresso aqui.

divisão de Berlim
checkponint Charlie Berlim
museus de Berlim

Gedächtniskirche

A Gedächtniskirche ou Igreja Memorial Imperador Guilherme, é uma igreja que foi bombardeada na segunda guerra mundial e propositalmente não restaurada até hoje, sendo assim, transformada em um memorial da guerra. Incrível e impactante. Imperdível a visita e sua entrada é gratuita.

Gedächtniskirche

Kurfurstendamm

A Kurfurstendamm é a rua onde ficam lojas de grife como Hugo Boss, Tommy Hifilger, Rolex, Michael Kors, entre outras. É muito bonita e movimentada e também conta com lojas de departamento e shopping center. É nesta rua que fica a Gedächtniskirche – a atração anterior.

Ainda na Alemanha, leia aqui sobre esta delicinha de lugar que é Füssen, onde tem o Castelo de Neuschwanstein, aquele lindo da Cinderela (não deixe de ver a graça que é este castelo de Neuschwanstein clicando aqui).

O que fazer em Berlim em 3, 4 ou mais dias

Fomos à Ilha dos Museus, mas não conseguimos entrar em nenhum, pois já estava anoitecendo, como falei mais acima. Também não entramos no Memorial do Muro de Berlim, nem no Museu DDR, que parece ser genial. Assim, somente aproveitando com mais calma o nosso roteiro aí de cima, já dá para esticar por 3 ou 4 dias em Berlim. E esta cidade é repleta de atrações. Vou deixar como sugestão tudo o que estava no nosso roteiro, mas não conseguimos fazer. E mais abaixo, mais atrações. Daí, podes montar o teu roteiro de o que fazer em Berlim do teu jeito, tirando algo que não agradou no nosso e incluíndo algo que está a seguir.

O que não fizemos por falta de tempo e/ou dinheiro (rsssss), mas que estava nos planos e fica como sugestão:

  • Entrar em algum museu na Ilha dos Museus (ou em todos, caso prefiras e ames museus). Lá acima, quando falei desta ilha, é possível comprar os ingressos sem fila;
  • Subir na cúpula da Catedral de Berlim;
  • Visitar o museu DDR (bem próximo da catedral) – ingresso aqui;
  • Subir na torre de TV na Alexanderplatz – ingresso sem fila;
  • Entrar no Memorial do Muro de Berlim (gratuito);
  • Ir na rua Muhlenstrasse, onde há a maior parte do muro preservada (East Side Gallery);
  • Passeio de barco no Rio Spree;
  • Free walking tour – um tour à pé por Berlim;
  • Tour de bike por pontos turísticos de Berlim;
  • Ônibus Hop-on hop-off para conhecer pontos de interesses de ônibus turístico;
  • Ir ao Parque Tiegarten.

O que fazer em Berlim – outras opções

Hop-On Hop-Off

Para mim, esta é uma forma sensacional de conhecer um lugar. Estes são aqueles ônibus turísticos abertos que te permitem embarcar e desembarcar onde quiser. É legal porque mostra um panorama da cidade e seus pontos mais importantes. E dá para comprar o ingresso de 24 ou 48 horas, podendo utilizar o ônibus o quanto quiser neste período. Confira e garanta o ingresso aqui.

Legoland Discovery Centre

Um local especial para as crianças ou para os apaixonados pelo Lego. Há mais de 5 mil peças do brinquedo que pode ser montado por qualquer um. Há ainda atrações, como duas montanhas-russas, tudo com peças de Lego. Divertido e lúdico. Garanta o ingresso antecipadamente aqui.

Madame Tussauds Berlim

Eu adorei visitar o Madame Tussauds em Nova Iorque. Uma pena não ter dado tempo de conhecer o de Berlim. Um museu de cera com muitas celebridades tão perfeitamente esculpidas, que é capaz de enganar os mais desavisados. Nós pensamos que um fotógrafo estava tirando fotos e esperamos para passar, hahahahahah, mas era um boneco de cera! É divertido e bonito. Compre antes para garantir a entrada.

Museu dos jogos de computador

Se tu gostas de jogos, vais adorar este museu. Faça um tour, veja um simulador 3D de primeira geração e jogue o famoso PainStation de 2001, que dá um choque elétrico sempre que tu erra! Jogue clássicos como Pong, Donkey Kong, Asteroids e Space Invaders! Confira três óculos de realidade virtual diferentes, incluindo o SU 2000 de 1994 e o (muito) mais moderno Oculus Rift. Adquira antes a entrada aqui.

Passeios de barco pelo rio

Tá aí uma coisa que eu adoro fazer em viagens. Passear de barco pelos rios e conhecer pontos interessantes da cidade sob esta perspectiva. Sinto muito não ter feito ao menos um em Berlim. Mas vou deixar aqui como sugestão alguns:

  • Cruzeiro de 1 hora com áudio em alemão (é possível alugar no local áudio-guia em outras línguas) – clique e confira.
  • Passeio de barco Happy Hour de 1 hora, com comentários em inglês – confira aqui.
  • Neste ticket, dá para conciliar o ônibus turístico hop-on hop-off e o cruzeiro de 1 hora.
  • 2 horas de barco no inverno – confira aqui.
  • Cruzeiro de 3 Horas de Wannsee a Potsdam – dá uma olhada aqui.

Excursão de bicicleta

Que tal conhecer os maiores pontos turísticos de Berlim numa excursão de 3 horas e meia de bike? Um passeio legal para incluir no roteiro de o que fazer em Berlim. Confirma e reserve aqui.

Estádio olímpico de Berlim

Tu és fã de esportes? Então podes gostar de conhecer o estádio olímpico de Berlim. Este é o maior estádio da Alemanha e sedia jogos internacionais de futebol. É possível conhecer as áreas VIPs, a sala subterrânea de aquecimento e treino, além de aprender sobre a arquitetura do edifício. Ainda dá para sentar na extremidade da pista de corrida e apreciar uma vista espetacular. Confira antes o ingresso aqui.

Panoramapunkt Berlim

Outra maneira muito legal de conhecer as cidades é no alto. Este é um edifício cujos terraços estão nos 24º e 25º andares. E o elevador é um dos mais velozes da Europa. Lá de cima é possível avistar pontos importantes como o Portão de Bramdenburgo, o Palácio do Reichstag, a Chancelaria Federal, o Palácio de Bellevue, a Catedral de Berlim e outros. Garanta antes o ingresso aqui. E o mais interessante – não é caro.

Sea Life Berlim

Um aquário de última geração em Berlim com um enorme túnel de vidro e centenas de animais marinhos. Assista às alimentações diárias, aprenda fatos fascinantes sobre o oceano e veja animais ameaçados e resgatados que foram criados no aquário. Mais um passeio legal para toda a família. Mas garanta a entrada aqui.

Berlim Dungeon

Este parece ser também um passeio interessante, divertido e diferente, além de sinistro. Aqui, o visitante conhece o lado mais sombrio da história de Berlim numa viagem por 800 anos através de encenações ao vivo e efeitos especiais. Além do contato com personagens lendários, pode-se desfrutar de uma queda de uma torre de 12 metros no escuro, hahahah, radical! Veja mais detalhes e reserve aqui.

Asisi Panorama: Die Mauer (The Wall)

Esta atração parece ser sensacional! Pena que eu não tinha visto antes. É uma recreação em tamanho natural do Muro de Berlim. Permite voltar no tempo para 1980, e experimentar a sensação de viver na sombra do Muro de Berlim. Achei muito interessante ao ler. Garanta o lugar aqui.

Museu de história natural

Este museus costumam ser muito interessantes, inclusive, para as crianças. Neste, destaque para os dinossauros, entre ele, o primeiro T-rex original exposto na Europa. Este é o maior museu de história natural da Alemanha. Veja mais detalhes e reserve o ingresso aqui. O preço é bem interessante.

Excursão a Pé pelo Memorial de Sachsenhausen

Esta excursão tem duração aproximada de 5 horas, pois começa com uma viagem de trem de 50 minutos até este local, que serviu de campo de concentração. Apesar da grande extensão do campo, a excursão de cinco horas e meia terá como foco o campo de prisioneiros. Também será conferido o campo de treinamento externo da SS onde o Kommandant Hoss, de Auschwitz, foi treinado. E é visitada, também, a parte interna do campo de concentração. Reserve antes aqui.

Potsdam e Palácio de Sanssouci

Este é um tour guiado de Berlim, de aproximadamente 5 horas. De ônibus se vai até a cidade de Potsdam, caminhando pelo Patrimônio Mundial da UNESCO Alexandrovka. Esta é uma colônia russa doada pelo rei prussiano Frederico ao czar russo Alexandre. Ainda neste tour, é feito um passeio pelo rococó Palácio Sanssouci e pelo belo Parque Sanssouci, vendo os terraços onde Frederico cultivou uvas e figos no século XVI. Veja valor e reserve aqui.

Berlim pontos turísticos – tickets

Se já puderes comprar os tickets aqui, antes de viajar, é interessante para evitar filas, evitar perder alguma atração por lotação e também para já programar o orçamento da viagem, evitando gastos não previstos.

Nós temos dois links de empresas que vendem tickets para atrações em Berlim. Além de algumas que já mencionei acima, há muitas outras opções. Clique abaixo e confira:

Tiqets    

Get Your Guide

Agora, se queres atrações em Berlim diferentes das convencionais, dá uma olhada neste post da Luisa do blog Janelas Abertas sobre Berlim alternativa, e aproveite ainda mais a cidade.

Berlim dicas

Agora vou te deixar umas dicas gerais para que aproveites bem esta incrível cidade alemã.

Onde nos hospedamos

Neste post sobre onde se hospedar em Berlim contei os detalhes do hotel onde nos hospedamos pelas três noites que por lá ficamos. Foi uma ótima escolha pela qualidade e também pelo preço. Aqui tu consegue conferir as tarifas e também reservar este hotel, como fizemosMas caso queiras ficar em outro hotel, mais abaixo há um item com dicas de onde se hospedar em Berlim Alemanha.

onde se hospedar em Berlim

Onde se hospedar em Berlim, Alemanha

Caso queiras escolher outro hotel e não o que usamos para nos hospedar e do qual falei no item acima, fizemos uma seleção de hotéis em Berlim, Alemanha é só clicar aqui e conferir ordenada pelas principais escolhas do site. Porém, logo no início, antes dos hotéis, podes escolher outros filtros como preço mais baixo primeiro, distância do centro da cidade, estrelas, e outros. Na coluna laranja à esquerda, preencha os campos com a data da entrada e da saída, o número de quartos, de adultos e crianças e clique em pesquisar. Só depois escolha o filtro que mais te agrada. Escolha teu hotel clicando nele e finalize a reserva. Qualquer dúvida, é só mandar nos comentários lá embaixo. Boa estada! Tá sem tempo ou com preguiça de procurar? Nós procuramos para ti sem cobrar nada. Mande um email para contato@mapanamao.com.br. Ah, vou te deixar aqui abaixo um banner com promoções do dia:

Seguro Viagem – obrigatório na Europa

Para viagens à Europa, é obrigatório fazer um seguro viagem com cobertura mínima de 30 mil euros, de acordo com o Tratado de Schengen, isto para garantir que terás cobertura em caso de doença ou acidente. E já ouvi relato de pessoas que tiveram que fazer uma cirurgia de emergência, por exemplo, que custaria milhares de euros. Portanto, não dá para ir para fora do país sem seguro. Não esqueças de fazer o teu antes da viagem.

Neste post escrevi tudo sobre seguro viagem – como fazer, porquê fazer, etc. E o valor não é tão alto. Vou deixar dois links abaixo para dares uma olhada. Ambas as empresas fazem cotações em várias seguradoras e podes escolher a cobertura que mais te agrada, além, claro, do preço que cabe no teu bolso. E por experiência própria, há opções com preços bem interessantes.

Ah, olha só, no Seguros Promo, caso seja mais interessante o seguro escolhido, utilize o cupom MAPANAMAO5 e ganhe 5% de desconto. E caso pagues com boleto, mais 5%.

Pesquise aqui com a Real Seguros        

Aqui com a Seguros Promo

Chip de internet ilimitada

Nós utilizamos este chip da Easysim4U em Berlim, na nossa viagem e funcionou muito bem. O legal deste chip é que funciona em toda a Europa e tu não vais precisar comprar um em cada país, caso vás para outro lugar na mesma viagem. Queres saber todos os detalhes? Leia aqui o que escrevi sobre chip de internet ilimitada para usar fora do Brasil, e decida se vale ou não a pena.

Roteiro personalizado e assessoria de viagem

Queres facilidade e um roteiro personalizado de o que fazer em Berlim ou para qualquer lugar do mundo? Sabia que o Mapa na Mão faz roteiro completamente personalizado? 100% de acordo com o teu gosto, com sugestão de lugares para comer, de como se locomover e com dicas especiais? Também podemos te ajudar a encontrar hospedagem que caiba no teu gosto e bolso e sem custo algum, além de passagens aéreas. Deixa um comentário abaixo ou nos envie um e-mail: contato@mapanamao.com ou mapanamaoviagens@gmail.com. Também podes entrar em contato através de nosso Whatsapp: 48 99933-1849. Saiba mais detalhes clicando no quadro abaixo, e viaje sem passar trabalho: Assessoria de viagem

Quantos dias ficar em Berlim

Já vimos que há opções variadas de o que conhecer em Berlim. Ficamos 2 dias na capital da Alemanha, mas hoje vejo que o ideal seriam 3 dias, 4 ou mais. Então, se for para dar um conselho, no mínimo 3 dias e se possível, 4 ou 5, para aproveitar melhor as atrações e os pontos turísticos de Berlim.

Berlim no inverno

Fomos em fevereiro, inverno em Berlim, Alemanha. Estava muito frio. Na verdade, foi o local onde mais sentimos frio nesta viagem. Mas isto não impossibilitou nossos passeios. Claro que sempre atrasa um pouco, até porque o dia é mais curto, mas verifique o que vestir no frio intenso em uma viagem e vá sem medo.

Quando ir

Eu não sou assim muito a favor de dizer “olha, vai em tal época para tal lugar”, tirando, claro, lugares com clima inóspito em algumas estações do ano. Isto porque há gosto para tudo nesta vida, não é mesmo? Tem gente que não gosta do frio, então, evite ir para Berlim no inverno que sim, é uma cidade gelada. Mas o verão europeu sem praia também pode não ser agradável, principalmente porque se anda bastante.

Nós fomos no inverno, como te contei no item acima. Passamos frio, mas não deixou de ser uma viagem legal. Caso tenhas disponibilidade financeira e de férias, penso que o melhor clima é na primavera ou no outono, quando ainda não está nem tão quente, nem tão frio. Mas quer um conselho, hahahah? Vá. Anote estas dicas de Berlim e vá de qualquer jeito e em qualquer momento, naquele que for melhor para ti.

O que levar na mala

Caso tu sejas menina, escrevi aqui sobre malas para viagem – a bagagem feminina perfeita. O legal é que deixei um check list tanto para o inverno, quanto para o verão. Leia ali, imprima a lista, que vai ajudar na hora de arrumar as malas.

Como neste tipo de viagem a gente caminha bastante, leve roupas e sapatos confortáveis.

No verão:

  • Calças leves e confortáveis;
  • Calçados muito confortáveis como tênis, sapatilhas ou até mesmo sandálias boas para caminhada;
  • Blusas ou camisetas leves e de manga curta;
  • Casaquinho leve, pois podem ter dias mais frescos ou mesmo para usar à noite;
  • Bermudas;
  • Vestidos, caso te agrade;
  • Protetor solar.

No inverno:

  • Calças confortáveis;
  • Blusas de manga longa finas e de lã para colocar por cima;
  • Casacos grossos;
  • Luvas, meias calças de lã ou ceroulas longas para pôr embaixo da caça, gorro, toca ou chapéu e cachecol;
  • Tênis ou botas, de preferência impermeáveis e quentes;
  • Hidratante labial e corporal.

Segurança em Berlim

Em momento algum passamos por situação de medo. Berlim é um local seguro e tranquilo. Claro que em todo lugar do mundo sugiro que cuides dos teus pertences pessoais como bolsas, mochilas, celulares, mas andamos por toda a cidade à pé e de metrô sem receio, inclusive à noite.

Tomada

Pino duplo redondo:

IMG_5056

Moeda

Euro. Leve euro em espécie, sempre lembrando que cartões de crédito internacionais são amplamente aceitos no local, mas vais pagar IOF na fatura depois. Aqui neste link podes verificar a cotação da moeda aí na tua cidade e ainda fazer uma proposta com valor menor. Costumo comprar ali, neste link, pois sempre consigo melhores valores que direto na casa de câmbio. Mas lembre de avisar à casa que fizeste a proposta no Melhor Câmbio para que o valor seja mantido e para receberes cupons de desconto de outros produtos via e-mail.

Como se locomover em Berlim

Nós andamos de metrô o tempo todo por lá, até porque nosso hotel era longe do centro e o escolhemos por ter um melhor custo x benefício. Berlim é bem servida pelo transporte público, e neste link podes verificar os valores dos tickets. Existem trens, metrôs, bondes e ônibus e aqui neste post consegues ver detalhes sobre o transporte público da cidade.

Agora, caso queiras alugar um carro, principalmente indico no caso de optares por sair de Berlim e visitar alguma outra cidade alemã ou até outro país próximo, afinal, andar por aquelas rodovias é um show! Aí, neste caso, sugiro que já reserves um carro aqui no Brasil com a Rentcars que faz busca em diversas locadoras e, assim, podes comparar preços e escolher o carro que mais te agrada.

E há ainda a opção de ir do aeroporto à cidade de transfer privado com mais conforto. Clique e confira o valor.

Berlim Pass

Nós não usamos, não deu tempo e acabamos esquecendo de comprar, mas pesquisando o que fazer em Berlim, achei muito interessante a dica da Marcela do blog Diário de Navegador sobre o Berlim Pass neste post. Com ele é possível economizar em transporte e atrações turísticas e também com tempo, pois evita muitas filas. Leia, confira e adquira se achares interessante. Eu achei.

Não deixe de conferir outros roteiros por lugares lindos desta nossa Eurotrip. Olha só estas cidades e estas fotos:

O que fazer em Bruxelas

O que fazer em Bruges

O que fazer em Amsterdam

O que fazer em Copenhague

Viaje por conta própria e economize muito

Planejar a própria viagem é uma forma de ter liberdade e economizar. Além disso, usando os links abaixo, sem custo adicional algum, vais ajudar a manter o Mapa na Mão funcionando. Você NÃO PAGA NADA A MAIS POR ISSO e ajuda a manter nosso trabalho de pé!

Hotel ou apartamento: Booking – compare preços e qualidade. Podes ainda fazer reserva com opção de cancelamento gratuito e deixar para pagar só na hora do check-in.

Aluguel de carro: Rentcars – os melhores preços em diversas locadoras. Pague em real, sem o IOF. Carros mais baratos alugando com antecedência. Podes parcelar em 12 vezes no cartão ou pagar no boleto com 5% de desconto.

Seguro Viagem: Real – nosso link exclusivo já dá 10% de desconto. Seguros Promoutilize o nosso cupom MAPANAMAO5 e ganhe 5% de desconto. Cote nas duas e escolha o melhor. Por experiência própria, os valores destes dois sites geralmente são melhores que de agências.

Aéreo: Passagens Promo 

Outras informações para reservar tudo sozinho: monte a tua viagem sozinho 

Michela
Michela
Curtidas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Monte sua viagem

Ou nós montamos para você

Voltar

Eu sou o Dilamar, Bacharel em Direito, viajante nas horas vagas e não vagas. Sou admirador de viagens rodoviárias, principalmente aquelas bem longas e focadas em regiões montanhosas. E também sou ciclista amador e apaixonado por motos.

Eu sou a Letícia, tenho 14 anos e sou estudante. Gosto muito de pintar quadros, escrever poemas, ler e, principalmente, viajar. Para mim, o mundo é o meu quintal.

Eu sou a Ester. Tenho 26 anos e sou estudante de medicina. Moro em Floripa, sou apaixonada por Paris e frequentadora assídua de São Paulo, mas com os pés sempre em Criciúma, minha cidade natal. Amo sair do lugar, seja por poucos metros ou por muitos quilômetros, e de todas as formas possíveis. Das mais confortáveis viagens de trem às mais insanas viagens de carro. Conhecer o desconhecido me fascina! Viajar é minha maior paixão, mas devo arriscar dizer que sou quase tão apaixonada por montar os roteiros antes de viajar quanto pela viagem em si!

Olá, eu sou a Michela, Bacharela em Direito, pós graduada em Direito Constitucional, colecionadora de ímãs e de viagens. Conheci mais de 20 países, aliás, muito mais do que um dia imaginei conseguir, e vários recantos escondidos bem aqui pertinho de mim. Se canso? Jamais. Isso só aguça ainda mais meu desejo de percorrer este mundão. O que mais amo? Deus, minha família e viajar, claro.