Logo Mapa Na Mão
Michela
Michela

O que fazer em Bombinhas – praias

publicado em: 12/11/2019 atualizado em: 12/11/2019

Ah Bombinhas… Só um pouquinho… Deixa primeiro eu suspirar antes de começar a escrever… Bom, agora já recomposta, rsssss, vamos lá. Falar de Bombinhas para mim é um prazer, pois este é um dos lugares que mais amo na vida. Na minha humilde opinião, uma das praias de Santa Catarina mais lindas. Não, espera, do Brasil. Não, só um pouco, do mundo! hahaha. É tanta beleza em um só lugar que fica até difícil começar um post de o que fazer em Bombinhas, SC. E são tantas atrações, que resolvi dividir o post em três. Neste vou falar das praias de Bombinhas. Neste aqui falei das trilhas. No terceiro, falei sobre as demais atrações deste pedacinho de paraíso catarinense. Assim fica mais fácil programar aquele roteiro mara para este destino sensacional. Confira todos e fique por dentro.

Querido leitor
O seguro viagem não pode faltar na tua viagem, mesmo para as nacionais. Uma doença, um acidente, a perda da mala, o cancelamento do voo, podem estragar as férias. E o seguro não é caro. Por isso, vale a pena.
* Brasil: aproximadamente 5 reais por dia.
* Europa: aproximadamente 20 reais por dia.
** Clique aqui e faça a cotação do seguro, sem custo. Este link já garante 10% de desconto aos leitores do Mapa na Mão.

Mas antes de começar a falar das praias de Bombinhas, quero te convidar a assinar nossa newsletter e receber e-mails atualizados com todas as novidades do blog. Faça parte desta lista de amigos.

Onde fica Bombinhas

Preciso te contar primeiro onde fica Bombinhas, até para te situar melhor. Bem, Bombinhas fica no litoral norte de Santa Catarina. Fica a 36 km de Balneário Camboriú, sentido norte, e a 78 km de Florianópolis, sentido sul.

Praias de Bombinhas

Agora, como este post vai falar especificamente sobre as praias de Bombinhas, vou te contar um pouquinho de cada uma. Assim, podes escolher melhor onde ficar e que praias conhecer. Apesar de que já vou dizendo, todas valem a pena, ai, ai.

Praia de Bombas

A Praia de Bombas é a primeira do município de Bombinhas e também uma das com melhor infraestrutura. Fica logo após Porto Belo e é uma de nossas preferidas por sua ótima infraestrutura, por ter a avenida principal mais espaçosa e por ser a de mais fácil acesso, até mesmo por ser a primeira praia da península.

Na beira do mar, há um calçadão para caminhada e andar de bike e na primeira rua após o mar, que é a Av. Leopoldo Zarling (a principal da praia), há também um calçadão com ciclovia.

O mar é um pouco calmo (dependendo do vento, às vezes tem mais onda), a areia clarinha, e há muitos bares, restaurantes e vendedores na orla. Há também opções de diversão no mar, como aluguéis de caiaque e banana boat.

Não deixe também de caminhar pela Av. Leopoldo Zarling à noite, durante a temporada de verão, pois é uma delícia! Há muita gente pra lá e pra cá, lojas abertas até tarde, sorveterias, lanchonetes, pizzarias, restaurantes, enfim, é uma avenida bem movimentada e divertida para se aproveitar no final do dia, após muito mar o dia todo.

praias de bombinhas

As águas das praias de Bombinhas são assim, um encanto azul de arrancar suspiros.

BEM PERTO DE BOMBINHAS ESTÁ OUTRO PARAÍSO – ITAPEMA. Escrevemos sobre a nossa praia favorita, Meia Praia.

Praia do Ribeiro

Na Praia do Ribeiro só se chega por trilha. Neste post mostramos como fazer. É uma pequena enseada entre as praias de Bombas e Bombinhas. Ela possui pedras que se misturam com a areia e é linda demais. A brincadeira começa na trilha, onde vais encontrar uma bela vegetação e também lindas vistas do mar.

Não há bares, restaurantes ou lanchonetes, pois é uma pequena enseada com acesso um pouco mais limitado. A natureza compensa a falta de infraestrutura.

Outra maneira legal de chegar até ela é de caiaque. Nós vimos uma tartaruga de perto neste passeio. Foi demais. Aproveite!

praia bombinhas

VAIS ADORAR LER TAMBÉM: Roteiro por Florianópolis – deixa aberto para ler depois e se apaixonar.

Praia de Bombinhas

Também conhecida como o centro da cidade, possui ótima infraestrutura, como a de Bombas, porém com ruas mais estreitas. Há também lojas, bares, restaurantes, lanchonetes, sorveterias, mercado, hotéis e pousadas. Caminhar por sua rua principal, a Av. Vereador Manoel dos Santos, à noite, apreciando o movimento e o comércio, é uma delícia.

A Praia de Bombinhas é uma enseada menor que a de Bombas, com areia muito branca, mar calmo com poucas ondas e uma ótima infraestrutura de diversão, como aluguel de caiaque, pranchas e outros equipamentos para brincar no mar.

Ah, para que não haja confusão (como muitos fazem), Bombinhas é o nome do município, mas a praia do centro também tem o mesmo nome da cidade, ou seja, se chama Praia de Bombinhas. Dá uma olha nas fotos abaixo e deixe os coraçõezinhos aflorarem ao amar as águas de Bombinhas.

o que fazer em bombinhas
bombinhas Santa Catarina

Amo esta areia fofinha e branquinha e esta água…

Praia do Embrulho e Lagoinha

A Praia do Embrulho e a da Lagoinha são grudadas e simplesmente lindas demais! Eu adoro a Lagoinha, pois possui mar muito calmo. Olá também tem pedras na beira do mar, alguns lugares formam pequenas piscinas com peixinhos que tu podes apreciar alugando um snorkel.

Na Praia da Lagoinha há um restaurante que funciona de outubro a abril. Colocamos a foto do cardápio logo ali abaixo para que tenhas ideia de preços em 2017. No verão há aluguel de snorkel, stand up e caiaque e uma petiscaria que aluga material para mergulho com snorkel. Mais duas para a nossa coleção Bombinhas Praias.

bombinhas praias

Se já é linda assim nublada, imagina com sol!

praias bombinhas sc

Dentre as praias de Bombinhas, esta é a que eu prefiro para mergulhar de snorkel. As piscinas formadas pelas pedras colaboram.

restaurante bombinhas
restaurante praia da lagoinha

A Praia do Embrulho fica à esquerda da Lagoinha (de quem olha para o mar), onde há um trapiche. Nela também há pedras, bancos sob árvores em frente ao mar, um verdadeiro recanto de pura beleza. Não na beira do mar, mas na rua logo acima, há bares com lanches, petiscos, sucos e um hostel.

Praia da Sepultura

Outra pequena enseada que mais parece uma pintura, daquelas dignas de uma nobre moldura e de ser colocada em local de destaque na casa, ou melhor, em uma galeria de arte. Mar lindo e calmo, com algumas pedras onde podes te sentar e apreciar a maravilhosa obra da criação. Da Praia da Sepultura dá para avistar Bombas e Bombinhas e há também na água, alguns barquinhos de pescadores que conferem um charme ainda mais especial ao local.

A praia não é muito bem estruturada, mas tem um barzinho junto ao local onde se aluga caiaque e um bar em frente ao mar, o Ohana (cardápio logo abaixo de 2017), onde são vendidos petiscos, bebidas e açaí. Há também uma trilha que sai a partir da Praia da Sepultura, que vais adorar conhecer neste post.

Há estacionamentos no acesso a esta praia, onde são cobrados R$ 10 o dia (em 2017), mas aqui vai uma dica mão de vaca. Se tiveres sorte e chegar cedo, na praia ao lado, a do Retiro dos Padres, há alguns lugares na via pública e também em frente ao mar gratuitos.

o que fazer em bombinhas

Vale fazer esta trilha e chegar até à Praia da Sepultura.

praia da sepultura
bar em bombinhas

Praia do Retiro dos Padres

Mais um recanto em meio à natureza, mais uma das praias de Bombinhas que valem a pena. É também uma pequena enseada de mar calmo e possui ponto de mergulho, assim como suas vizinhas, a da Sepultura e a da Lagoinha.

Nesta praia encontrarás o o restaurante Retiro dos Padres, que experimentamos e aprovamos. Leia e saboreie cada detalhe. Mas não deixe de visitar in loco, pois vale a pena.

Há estacionamento público gratuito, mas se não conseguires vagas, há também estacionamento pago a R$ 10 o dia.

Neste dia o tempo estava um pouco carrancudo, mas já pensou sentar nessa mesinha em um dia bonito e só apreciar? Até choro…

Praia de Quatro Ilhas

Sabes o por quê deste nome? Porque da praia se consegue avistar 4 pequenas ilhas. A Praia de Quatro Ilhas tem um mar com poucas ondas, mas dependendo da direção do vento, fica mais agitado. É também uma enseada e tem vegetação preservada nas dunas, tanto que há passarelas para chegar ao mar. Aliás, estas passarelas conferem um charme ao recanto protegido.

Não tem a mesma infraestrutura de Bombas ou Bombinhas, mas há alguns restaurantes na beira do mar, sorveterias e bares na primeira rua. É uma praia bem utilizada e merece estar no teu roteiro de o que fazer em Bombinhas SC, ou na escolha por uma das praias de Bombinhas.

praia de quatro ilhas bombinhas

Praia do Mariscal

A Praia do Mariscal é a maior de Bombinhas, embora também seja uma enseada, só que das grandes. Tem mar mais agitado e é a queridinha dos surfistas. Tem boa infraestrutura com mercado, restaurantes, farmácias, lojas, pousadas, hotéis e apartamentos para alugar.

A natureza, no mar, é mais intocada, com dunas repletas de vegetação e passarelas de madeira para chegar à areia.

Nesta página, a Mariscal_Bombinhas_SC, há vídeos e fotos incríveis da Praia de Mariscal. Dá uma olhada e me conta se não é lindo demais!

praia de mariscal bombinhas

JÁ QUE ESTAMOS FALANDO DAS PRAIAS DE SANTA CATARINA, VAIS ADORAR LER TAMBÉM: Tudo o que você precisa saber para ir a Florianópolis.

Praia de Canto Grande

A Praia de Canto Grande tem menos infraestrutura, mas está literalmente grudada à de Mariscal, que tem uma boa estrutura. É uma praia com casas de moradores e veranistas e mar com mais ondas, como sua vizinha Mariscal.

praia do canto grande bombinhas

Praia da Conceição

Passe pela Praia de Canto Grande e após uma pequena península de pedra, chegarás à Praia da Conceição. É um lindo pedacinho de praia com pedras e ar sossegado. Sem muita infraestrutura, é um recanto em forma de pequena enseada. Uma graça que merece estar aqui na nossa coleção Bombinhas praias.

bombinhas praias

Praia da Tainha

Esta foi uma das agradáveis descobertas desta viagem. Eu nunca tinha ido à Praia da Tainha, apesar das inúmeras vezes em que fui a Bombinhas Santa Catarina. Não estou exagerando ou brincando – é um pedaço do paraíso perdido na península. Pouca infraestrutura, mas há bares e petiscaria, aluguel de caiaques (R$ 15), de equipamento para mergulho e de equipamento para pesca. Há estacionamento por R$ 10 o dia (preços em 2017). Trata-se de uma pequena enseada de mar calmo e areia um pouco mais granulada.

O acesso se dá por uma estrada de chão a partir da Praia da Conceição. A estrada em si já é uma delícia, com muita vegetação e lindas vistas. Só evite usá-la em dia de muita chuva, pois há várias subidas e a estrada pode dificultar um pouco a viagem.

A Praia da Tainha é o típico lugar para se perder e torcer para não ser encontrado. Uma das praias de Bombinhas mais cenográficas.

praia tainha bombinhas

VAIS ADORAR LER TAMBÉM: O que fazer em Laguna, SC – mais um destino de praias de Santa Catarina que vale a pena.

Praia de Zimbros

Mar muito calmo, repleto de barquinhos de pescadores. A Praia de Zimbros possui menos infraestrutura, mas conta com pousadas, bares e restaurantes. É uma praia mais tranquila, para aqueles que buscam sossego. Dona de uma paisagem bucólica inesquecível, é linda demais. E no canto direito de quem olha para o mar há uma linda trilha que leva a praias desertas com natureza quase intocável. Vale muito a pena!

praia de zimbros

Praia do Cardoso e Praia da Lagoa

Aqui, mais descobertas memoráveis deste passeio. Estas duas praias são desertas e só há acesso a elas através de trilha (veja neste post como fazer).

Paisagens incríveis, mar calmo, lugar mais calmo ainda, nada de infraestrutura e visões de encher os olhos. Vale a pena? Cada minuto e cada passada.

Santa Catarina

Esta trilha que leva a estas praias de Bombinhas desertas é sensacional!

Outras praias de Bombinhas

Além destas que conhecemos, Bombinhas ainda possui outras praias que pelo que pesquisei, também são lindas. Pensa no meu desespero ao ler sobre elas, hahaha. Eu quero conhecer! Então, vou deixar aqui também como sugestão para quando tu fores lá, beleza?

Praia da Galheta

Esta praia fica no Parque Natural Municipal da Galheta, na divisa do Município de Bombinhas com Porto Belo. O acesso se dá somente por barco ou trilha de nível avançado, que começa no canto esquerdo da Praia de Bombas.

Praia de Morrinhos

A Praia de Morrinhos compartilha a mesma faixa de areia da Praia de Zimbros. Ela possui um trapiche e este lugar é bem bonito para apreciar o pôr do sol.

Praia do Biguá

A praia do Biguá fica bem próxima à da Sepultura. Na verdade, ela fica na Ponta de Sepultura. Possui águas calmas e lugar preservado. O acesso, somente por trilha ou pelo mar.

Praia do Cação

Mais um paraíso entre as praias de Bombinhas. A Praia do Cação está localizada próximo à Praia da Tainha. O acesso se dá somente pelo mar ou por trilha.

Praia da Miséria

Esta praia somente aparece com maré baixa. A Praia da Miséria está localizada próxima à Ponta da Sepultura, entre as Praias da Lagoinha e da Sepultura. É pequena e reservada, com acesso pelo mar ou por uma trilha que inicia na estrada da Ponta da Sepultura.

Bom, tirando as cinco últimas, as outras foram as praias onde fomos recentemente. Na verdade, aqui estão as Praias de Bombinhas mais conhecidas. Porém, a cidade possui ainda outras. Sugiro que ao chegar em Bombas, procure pelo Centro de Atendimento ao Turista na Av. Leopoldo Zarling, e pegue mapas da região. Lá constarão todas as praias e também atrações.

Ah, um detalhe um pouco triste. A maioria das fotos foram tiradas em dias nublados. É, não tivemos muita sorte neste feriadão. Então, podes imaginar que os cenários das fotos com um solzão e céu azul são dignos de cinema, não é mesmo? As águas de Bombinhas são dignas do nome da região – Costa Verde e Mar.

Se tiveres dúvidas de qual praia escolher, ou conheces outra praia incrível, deixa um comentário que vou adorar receber.

VAIS ADORAR LER TAMBÉM: O que fazer em Garopaba, SC.

Pousadas em Bombinhas e hotéis

Bombinhas é bem servida de hotéis, pousadas e apartamentos para alugar. Podes procurar no Booking ou no Google por hotéis e pousadas ou até mesmo por imobiliárias, caso prefiras alugar um apartamento, casa ou sobrado. E na maioria destas praias há opções de hospedagem. Neste link podes verificar as opções de hospedagem e pousadas em Bombinhas. Clique, avalie cada uma e reserve à vontade.

Tenho duas sugestões de locais onde ficamos e gostamos muito:

EM BOMBAS: Bombinhas Summer Beach Hotel e Spa. Fica bem no início da praia, no costão de Bombas, e é uma ótima sugestão de hotel. Sobre ele contei tudo neste post – confira!

EM BOMBINHAS: Clique aqui e conheça o Bombinhas Praia Apart Hotel. Contei tudo sobre este apart hotel neste post. Dá uma olhada e fique com mais vontade de ir a este lugar maravilhoso.

Quando ir

Bombinhas é um lugar de natureza exuberante e muito bonita e por isso, vale visitá-la em qualquer estação do ano. No entanto, se tu faz questão de um banho de mar, prefira a primavera e melhor ainda, o verão, pois as águas no sul costumam ser frias nas outras estações do ano. Mas saibas que no verão a cidade é muito agitada e lotada, com congestionamento em vários momentos do dia.

Minha dica: para entrar ou sair da cidade, vá muito cedo e saia bem tarde, pois as filas costumam ser grandes e demoradas. E vá com paciência, sabendo que valerá a pena.

Quanto ao comércio em geral, no verão funciona a todo vapor e abre até tarde. No inverno, muitas lojas e restaurantes não abrem.

As atrações nas praias de Bombinhas, como aluguéis de caiaques, pranchas, stand up, etc, não funcionam no inverno.

Clima em Bombinhas

Como toda Santa Catarina, Bombinhas tem as estações do ano definidas com inverno frio e verão quente. As chuvas são bem distribuídas e, no verão, é mais comum chover do meio da tarde em diante, as conhecidas chuvas de verão. Não há época de seca ou época de muitas chuvas. O mar é frio no outono e inverno.

Como chegar em Bombinhas

Bombinhas está localizada no litoral norte de Santa Catarina. Na BR 101, Km 155, entre no viaduto em direção a Porto Belo e siga pela SC 412 até chegar em Bombas, a primeira praia de Bombinhas.

DE AVIÃO: em Florianópolis há o Aeroporto Hercílio Luz. Bombinhas fica a 73 km de Florianópolis. Dali, pegue a BR 101, sentido norte. Em Navegantes, a 69 km de Bombinhas, há o Aeroporto Internacional de Navegantes. Dali, pegue a BR 101, sentido sul.

Como se locomover em Bombinhas SC

Caso não vás com o teu próprio carro, sugiro alugar um para conseguir aproveitar bem toda a região. Mesmo para passear na cidade de Bombinhas, para conhecer as praias, trilhas e tudo o que há, é interessante estar de carro. E aproveite para conhecer outros municípios da Costa Verde e Mar.

Clicando no quadrinho abaixo, o site fará cotação em várias locadoras. Assim, costuma haver preços bem interessantes. Selecione o carro, o preço, a empresa que mais te agrada e analise. Além do mais, este site é brasileiro, com atendimento para qualquer dúvida ou problema:

Verifique o teu carro aqui

Distâncias

  • Aeroporto de Navegantes: 60 km
  • Aeroporto de Florianópolis: 80 km
  • Parque Unipraias Balneário Camboriú: 30 km
  • Parque Beto Carrero Penha: 60 km
  • Florianópolis: 70 km
  • Curitiba: 260 km
  • Porto Alegre: 565 km
  • São Paulo: 650 km

JÁ QUE ESTÁS POR AQUI, CONHEÇA AS: 10 comidas que tu precisas provar quando vier em Santa Catarina.

TPA – taxa de preservação ambiental

Saiba que na alta temporada, para entrar em Bombinhas, é obrigatório o pagamento da TPA – taxa de preservação ambiental. Em 2019, o valor é de R$ 27,50 o automóvel passeio. Este valor é pago somente uma vez, mesmo que fiques vários dias na cidade. No entanto, caso saias por qualquer motivo e retornes, terás de pagá-la novamente. Neste site encontrarás mais informações, inclusive, onde pagar a TPA.

Quantos dias ficar

No mínimo dos mínimos 2 dias. Porém, caso queiras aproveitar bem as praias e fores no verão, o céu é o limite, baby, hehehe. Fique 5, 6 ou mais dias. Pegue aquele bronzeado, relaxe, descanse, brinque na praia, aproveite cada instante.

Viaje por conta própria e economize muito

Planejar a própria viagem é uma forma ter liberdade e economizar. Além disso, usando os links abaixo, sem custo adicional algum, vais ajudar a manter o Mapa na Mão funcionando. Você NÃO PAGA NADA A MAIS POR ISSO e nós ganhamos uma pequena taxa, ajudando a manter nosso trabalho de pé!

Hotel ou apartamento: Booking – compare preços e qualidade. Podes ainda fazer reserva com opção de cancelamento gratuito e deixar para pagar só na hora do check-in.

Aluguel de carro: Rentcars – os melhores preços em diversas locadoras. Pague em real, sem o IOF. Carros mais baratos alugando com antecedência. Podes parcelar em 12 vezes no cartão ou pagar no boleto com 5% de desconto.

Seguro Viagem: Real – nosso link exclusivo já dá 10% de desconto. Seguros Promoutilize o nosso cupom MAPANAMAO5 e ganhe 5% de desconto. Cote nas duas e escolha o melhor. Por experiência própria, os valores destes dois sites geralmente são melhores que de agências.

Chip para celular: Easysim4u – chegue tranquilo com o celular funcionando no destino. Compre aqui e não pague frete com o nosso código de cupom RBBVGRATIS.

Câmbio: Melhor Câmbio – faça uma proposta para a agência da tua cidade. Caso ela aceite, vais receber e-mail confirmando. Corra para finalizar a transação e garantir o melhor valor. Então, confirme que queres finalizar a compra através da proposta feita no site.

Passeios e atrações pelo mundo afora: Get your guide, Tiqets e Touron – nossos parceiros de passeios. Compre e evite filas, o fim dos tickets e surpresas no orçamento.

Aéreo: Passagens Promo 

Posts Relacionados

Curtidas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Monte sua viagem

Ou nós montamos para você

Voltar

Eu sou o Dilamar, Bacharel em Direito, viajante nas horas vagas e não vagas. Sou admirador de viagens rodoviárias, principalmente aquelas bem longas e focadas em regiões montanhosas. E também sou ciclista amador e apaixonado por motos.

Eu sou a Letícia, tenho 14 anos e sou estudante. Gosto muito de pintar quadros, escrever poemas, ler e, principalmente, viajar. Para mim, o mundo é o meu quintal.

Eu sou a Ester. Tenho 26 anos e sou estudante de medicina. Moro em Floripa, sou apaixonada por Paris e frequentadora assídua de São Paulo, mas com os pés sempre em Criciúma, minha cidade natal. Amo sair do lugar, seja por poucos metros ou por muitos quilômetros, e de todas as formas possíveis. Das mais confortáveis viagens de trem às mais insanas viagens de carro. Conhecer o desconhecido me fascina! Viajar é minha maior paixão, mas devo arriscar dizer que sou quase tão apaixonada por montar os roteiros antes de viajar quanto pela viagem em si!

Olá, eu sou a Michela, Bacharela em Direito, pós graduada em Direito Constitucional, colecionadora de ímãs e de viagens. Conheci mais de 20 países, aliás, muito mais do que um dia imaginei conseguir, e vários recantos escondidos bem aqui pertinho de mim. Se canso? Jamais. Isso só aguça ainda mais meu desejo de percorrer este mundão. O que mais amo? Deus, minha família e viajar, claro.