Logo Mapa Na Mão

O que fazer em Capitólio: atrações, onde ficar, onde comer, quantos dias…

publicado em: 23/09/2021 atualizado em: 03/11/2021

Saber o que fazer em Capitólio é muito importante no planejamento da viagem. Isto porque há toda uma região com atrativos, outras nem tanto, e conhecer um pouco mais deste lugar vai te ajudar a fazer as melhores escolhas.

Nós fomos a Capitólio e ficamos 2 dias e meio, mas mais abaixo vou te contar quantos dias é necessário para conhecer a região.

Então, vou te mostrar o que fizemos e vimos e também te deixar outras opções para que possas alongar ou diminuir o teu roteiro, tudo de acordo com a tua disponibilidade. E não perca as dicas gerais que darei para ajudar no planejamento. Bora?

Antes de te contar o que fazer em Capitólio, que tal assinar a nossa newsletter e fazer parte da lista de amigos viajantes recebendo todas as novidades do Mapa na Mão. É só colocar o teu e-mail a seguir:

🌎 SEGURO VIAGEM: querido leitor – DESCONTO de 10% só aqui no blog:
O seguro viagem não pode faltar na tua viagem, mesmo para as nacionais. Uma doença, um acidente, a perda da mala, o cancelamento do voo, podem estragar as férias. E o seguro não é caro. Por isso, vale a pena.
* Brasil: aproximadamente 5 reais por dia.
* Europa: aproximadamente 20 reais por dia.
** Clique aqui e faça a cotação do seguro, sem custo. Este link já garante 10% de desconto aos leitores do Mapa na Mão 🌎

O que fazer em Capitólio

Capitólio respira natureza. É um destino lindo para quem está de férias ou para quem busca um refúgio de final de semana ou feriado. Sabes que no meu imaginário, tudo ficava em Capitólio? Mas na verdade, o nome desta cidade ganhou projeção e acaba-se divulgando toda a região como se estivesse em Capitólio.

Então, falar sobre o que fazer em Capitólio abrange atrativos por toda a região, inclusive a Serra da Canastra.

A região se tornou conhecida pelo grandioso Lago de Furnas, carinhosamente chamado de Mar de Minas. O visual do Mirante dos Cânions ajudou a tornar o local um cartão postal. E além do lago, as cachoeiras, a Serra da Canastra, o queijo da Canastra, o ar rural e a acolhida dos moradores fez com que o destino se tornasse um queridinho no nosso país.

Vou te deixar aqui um roteiro de o que fazer em Capitólio e espero te ajudar a programar aquela viagem recarrega bateria. Mas vou iniciar te dando dicas de onde ficar por lá, porque abrange outros municípios e sempre é bom reservar com antecedência para ter mais opções e não ficar na mão.

LEIA TAMBÉM: 14 dicas de economia em viagens

Onde ficar em Capitólio

Capitólio em si não me pareceu uma cidade interessante para ficar. Estivemos lá domingo e achei tudo bem mortinho. Mas se buscas conhecer somente os atrativos próximos à Represa de Furnas, pode ser uma boa escolha.

Porém, é importante dizer que muitas das atrações ficam distantes da cidade de Capitólio e que ela lota nos finais de semana e feriados, o que pode fazer com que as tarifas fiquem mais salgadas e o trânsito atrapalhe.

Muitos atrativos do Lago de Furnas, de cachoeiras e da Serra da Canastra ficam mais próximos a São João Batista do Glória ou São José da Barra. Há também a cidade de Passos, uma cidade maior e próxima a São João Batista. São Roque de Minas pode ser uma escolha para quem busca concentrar mais atrativos pela Serra da Canastra.

Nossa opção

Nós optamos por ficar em São João Batista do Glória por ficar mais ou menos no meio termo entre Capitólio e a Serra da Canastra. Ficamos na Pousada Sempre Viva, e eu contei tudo sobre ela aqui neste post de onde ficar em Capitólio. É uma cidadezinha simples e a pousada também, como grande parte das ofertas da região. Mas leia ali qual foi a nossa impressão.

E vou te deixar uma opção de casa para até 10 hóspedes em Passos, o Recanto das Gerais. Passos também fica próxima à Serra da Canastra e pode te agradar.

Municípios onde se hospedar para ir a Capitólio

Agora, para te ajudar a escolher caso não queiras ficar onde ficamos, vou deixar links com outras opções.

  • Capitólio: o bairro Escarpas do Lago fica distante 5,5 km do Centro de Capitólio. É mais chique e bem procurado por quem busca se hospedar em Capitólio, porém, o deslocamento para os passeios será maior. Ah, neste bairro há restaurantes bons. Mas há também outras opções de hospedagem perto do centro. Para verificar opções de hospedagem em Capitólio, clique aqui.
  • São João Batista do Glória: como te contei um pouquinho, a cidade é simples, mas fica em um ponto estratégico por estar entre o Lago de Furnas e a Serra da Canastra. Tem um centrinho com lanchonetes, sorveteria, restaurante, simples, mas atende. Para ver opções, valores e reservar, clique aqui.
  • São José da Barra: esta cidade também fica entre Capitólio e a Serra da Canastra. É o município onde está situada a hidrelétrica de Furnas. Para verificar opções lá, clique aqui.
  • Passos: como também já te contei, Passos é uma cidade maior, com mais habitantes e perto da Serra da Canastra. Para pesquisar, clique aqui.
  • São Roque de Minas: esta cidade fica mais perto da Serra da Canastra e mais longe das atrações próximas a Capitólio. Então, vale a pena se o passeio for mais pela serra. Para dar uma olhada ou reservar, clique aqui.

Roteiro de o que fazer em Capitólio

Bem, eu vou te contar primeiro o que fizemos. Este roteiro é possível fazer em 2 dias e meio ou 3. Vai da tua pressa. Se fizer tudo mais corridinho, dá para fazer em 2. Então, se tens pouco tempo na região, talvez esta seja uma boa sugestão. Dá para ter um panorama geral, mas bem geral mesmo.

LEIA TAMBÉM: como evitar furto de malas em aeroportos

Passeio de lancha pelo Lago de Furnas

Este passeio é sensacional! Não deixe de fora da lista de o que fazer em Capitólio, por favor. Combinado? Nós fizemos com a Recanto das Gerais passeios náuticos. Foi sensacional. Vou te contar porque gostei tanto desta empresa.

A lancha não é enorme. Tem capacidade para 10 pessoas. Então, o passeio fica quase que exclusivo. E caso tu escolhas o passeio exclusivo que a empresa oferece, aí fica melhor ainda, porque podes escolher sem música ou com, vais recebendo todas as dicas do marinheiro e podes optar por descer ou não em alguns lugares.

O marinheiro foi muito educado e cortês e podes optar por fazer com emoção ou não, pois a lancha alcança uma ótima velocidade.

Ainda pretendo fazer um post detalhado deste passeio, mas para te dar uma geral, o não exclusivo tem duração de 3 horas e custa 100 reais por pessoa. Para em 4 lugares na lagoa.

É o passeio onde é possível vislumbrar os paredões e cânions de baixo para cima, além da grandiosidade daquele marzão, que não é mar, hehehe, mas um lago.

LEIA TAMBÉM: o que fazer em Ouro Preto

o que fazer em capitólio
lancha lago furnas

Náutica Turvo

O nosso passeio de lancha saiu bem em frente ao Restaurante do Turvo, na Rodovia MG-050. Neste local há um letreiro Eu amo Turvo – Capitólio e vista do lago e da marina.

E ao lado do Restaurante do Turvo eu comprei ímã de Capitólio e doces de leite na Lojinha, bem ao lado do restaurante e lanchonete Águas de Minas.

LEIA TAMBÉM: o que fazer em Bichinho MG

Ah, olha só! Dá uma olhada nas minhas dicas de Capitólio em vídeo. Clica aí a seguir. E te inscreve lá no nosso canal para dar aquela força:

turvo Minas Gerais

Mirante dos Canyons

Depois de se deslumbrar com os cânions de baixo para cima no passeio de lancha, hora de se maravilhar com eles de cima para baixo no Mirante dos Canyons. Ele fica a 6 km do Restaurante do Turvo, também na Rodovia MG-050.

Neste local nasceu o cartão postal de Capitólio. Então, tente inclui-lo no roteiro de o que fazer em Capitólio.

Mas deixa eu te contar o que há lá e o que ainda está por vir.

Neste momento, há dois mirantes com vistas espetaculares de paredões e do Lago de Furnas. Há também uma ponte pênsil muito bonita e um local para banho com piscinas naturais e rio.

Está em construção com previsão para inauguração ainda este ano uma tirolesa, rapel com escola de pré treinamento, choperia, lanchonete no deck e arvorismo.

  • Horário de funcionamento: das 8h às 17h.
  • Valores: R$ 40 inteira. Estudantes e idosos pagam meia. Crianças até 10 anos não paga.

LEIA TAMBÉM: o que fazer em Mariana: as 14 melhores atrações

mirante dos canyons

Visitar Capitólio

Como assim contar o que fazer em Capitólio e não incluir a cidade no roteiro? Apesar de ser pequena e simples, é interessante conhecer para não dizer que foi lá e não pisou em Capitólio em si. Nós fomos de carro até a rua principal de comércio, a Rua Dr. Avelino de Queiroz. Não é bonita, mas é onde há várias lojas, mercados e estabelecimentos.

Dê uma esticadinha até o Bairro Escarpas do Lago, o mais nobre da região. Era reduto de artistas antigamente, e hoje restaram casarões. Há também restaurantes interessantes neste local. Não deixe de percorrer à pé ou de carro a Av. dos Veleiros.

Na volta ou na chegada a Capitólio, aproveite para tirar foto do letreiro, que fica bem na Lagoa de Capitólio, ao lado do CAT – Centro de Apoio ao Turista. Ah, na casa onde fica o CAT há também algum artesanato.

LEIA TAMBÉM: o que fazer em Tiradentes

letreiro capitolio

Pôr do sol no Mirante do Lago de Furnas

No final do primeiro dia, fomos até o Mirante do Lago de Furnas, que fica na hidrelétrica e tem acesso gratuito. O legal é que no trajeto a gente passa por cima do complexo, avistando o lago represado de um lado, os tubos das turbinas e o Rio Grande do outro.

E do mirante é possível contemplar toda a paisagem do rio esplendoroso e o pôr do sol lá no fundo.

LEIA TAMBÉM: como ter uma viagem de avião mais confortável

hidrelétrica furnas
rio grande capitolio

Passeio de 4 x 4

No segundo dia aproveitamos para fazer um passeio de 4 x 4 com o Vagner Duarte. Anota o WhatsApp dele: 35 98837-5505. É importante entrar em contato antes e reservar, porque os passeios são disputados.

Neste passeio nós paramos em alguns mirantes pelo caminho do pedacinho da Serra da Canastra que subimos. Conhecemos a Pedreira da Lagoa Azul, uma pedreira abandonada onde restou uma lagoa que já não tem mais o tom azulado. É interessante conhecer, mas não foi o meu lugar favorito.

Fomos ao Paraíso Achado onde há piscinas naturais de água cristalina, cachoeiras, paredões, pedras que formam lajes, olha, um lugar que pede um bom banho.

Também conhecemos o Complexo Retiro Viking. Amei! É uma fazenda com cachoeiras e piscinas naturais incríveis, algumas muito profundas! Estava um pouco frio e deu preguiça de entrar na água, mas me arrependi. Vai por mim, dá um mergulho em meu nome, beleza?

E no meio dos passeios, paramos para almoçar perto da Hidrelétrica de Furnas.

Estes foram os nossos passeios, mas o Vagner faz muitos outros, tanto pela região de Capitólio, quando pela Serra da Canastra. Ainda quero voltar para desbravar esta serra muito mais. Este é o Instagram do Vagner. Segue ele lá.

🚗 CARRO: Uma forma interessante de curtir esta região é de carro. Caso tu não vás de carro próprio, pense em alugar um carro aqui e aproveite a viagem! 🚗

passeio de 4 x 4 em capitólio
Paraíso Achado

Outros passeios para incrementar a lista de o que fazer em Capitólio

Tens mais tempo na região? Vou te deixar outras sugestões de passeios. Alguns locais é possível conhecer de carro próprio. Outros é interessante contratar um 4 x 4. Fala com o Vagner para pegar uma ideia.

  • Complexo Trilha do Sol;
  • Paraíso Perdido;
  • Cachoeira da Capivara;
  • Cachoeira Diquadinha;
  • Canela de Ema;
  • Complexo Sossegada, onde há tirolesa;
  • Cachoeira Lagoa Azul;
  • Complexo do Vale do Céu;
  • Passeio de balão.

Entre as maiores cachoeiras:

  • Cascadanta;
  • Cachoeira do Quilombo;
  • Maria Augusta;
  • Cachoeira do Zé Carlim;
  • Cachoeira do Fundão.

Na Serra da Canastra:

  • Vale dos Canteiros;
  • Vale da Babilônia;
  • Vale da Gurita;
  • Vale da Bateia.

Nós não conseguimos conhecer estes outros lugares aqui da lista acima. Mas deixo para ti, caso tenhas mais de 3 dias pela região.

Minas Gerais natureza

Onde comer

No almoço, aproveite os restaurantes mais conhecidos e próximos do Lago na Rodovia MG-050. Há o Restaurante do Turvo com serviço à la carte com pratos para duas, três e quatro pessoas.

Ao lado dele fica o Águas de Minas com buffet livre e pratos à la carte.

À noite, como ficamos em São João Batista do Glória, optamos por comer lá. No entorno da Praça do Cruzeiro e proximidades há opções discretas, mas há lanchonetes. Há sorveteria e açaí, comida mineira, hambúrguer, petiscos. Destaque para o Pato’s Burguer com hambúrguer, inclusive vegetariano, e o restaurante que vende comida mineira, Canto da Praça, que fica em uma casa antiga bem charmosa e bem na Praça.

E caso estejas mais próximo a Capitólio, procure conhecer os restaurantes da Escarpas do Lago. Não chegamos a comer lá, mas ouvi dizer que há opções mais sofisticadas.

LEIA TAMBÉM: o que fazer em São João del Rei: mais de 10 atrações incríveis

Quantos dias ficar

Capitólio, como te falei no início, engloba toda uma região, com atrativos naturais que parecem não ter fim. Algumas cidades possuem cerca de 150 cachoeiras para tu teres uma noção.

Então, se tu és amante de natureza, gostas de desbravar, praticar esportes, andar de bike, conhecer trilhas e cachoeiras, no mínimo 7 dias seriam necessários na região.

Mas se queres ter uma noção básica do lugar, conhecendo os atrativos mais populares, 2, 3 ou 4 dias seria o mais apropriado.

Assim, a região de Capitólio serve para os turistas que dispõe de um final de semana ou feriado prolongado, e para aqueles com férias programadas e que querem mergulhar, literalmente ou não, por toda aquela natureza exuberante.

Quando ir a Capitólio

A região pode ser visitada o ano todo. Nós fomos em julho, onde estava frio durante a noite e cedo, pela manhã. Durante o dia, chegou aos 26 graus. Não é uma época tão agradável para um banho no lago ou de cachoeira, mas é uma delícia para contemplação porque não faz calor exagerado.

Agora, se queres tomar bons banhos, prefira ir de setembro a abril, quando a temperatura é mais quente. De novembro a março ocorrem mais chuvas, mas geralmente, passageiras. E fique ciente que na época de férias escolares de verão a cidade enche.

O que não faltar na mala

  • roupas confortáveis
  • tênis e sandália de dedo
  • casaquinho para as noites
  • protetor solar
  • repelente, principalmente em épocas mais quentes
  • roupa de banho

Minha percepção sobre as cidades

Aqui eu me decepcionei um pouco e fica até como dica para o pessoal do turismo da região. Quando eu pensava no meu imaginário em Capitólio, imaginava cidadezinhas graciosas. Pensava em Bonito, Praia de Pipa, sei lá, algo assim. Mas as cidades da região de Capitólio, as cidades em si, não são bonitas e não possuem muitos atrativos.

Então, vá sabendo que as atrações são naturais. Cachoeiras, lagos, piscinas naturais, paredões de pedra, serra. Mas não espere muito das cidades em si. Uma pena. Poderiam aproveitar todo aquele potencial turístico para embelezar as cidades e aumentar a infraestrutura.

Algo que também não me agradou muito foi a “bagunça” nas paradas do passeio de lancha. Música alta, pessoas gritando, sei lá, penso que no verão possa ser um pouco complicado para quem não gosta de agitação. Mas se não é o teu caso, aproveite.

Agora, tirando esses detalhes, a região respira natureza. O lago é fantástico. Os paredões, magníficos. As cachoeiras, belíssimas. Amei os passeios por lá.

E aí, gostaste das minhas dicas de o que fazer em Capitólio? Tens mais algumas para dar a nós e a nossos amigos viajantes? Por favor, deixe nos comentários. Vou amar.

Abraço!

Viaje por conta própria e economize muito

Planejar a própria viagem é uma forma de ter liberdade e economizar. Além disso, usando os links abaixo, sem custo adicional algum, vais ajudar a manter o Mapa na Mão funcionando. Você NÃO PAGA NADA A MAIS POR ISSO e ajuda a manter nosso trabalho de pé!

Hotel ou apartamento: Booking – compare preços e qualidade. Podes ainda fazer reserva com opção de cancelamento gratuito e deixar para pagar só na hora do check-in.

Aluguel de carro: Rentcars – os melhores preços em diversas locadoras. Pague em real, sem o IOF. Carros mais baratos alugando com antecedência. Podes parcelar em 12 vezes no cartão ou pagar no boleto com 5% de desconto.

Seguro Viagem: Real – nosso link exclusivo já dá 10% de desconto. Seguros Promoutilize o nosso cupom MAPANAMAO5 e ganhe 5% de desconto. Cote nas duas e escolha o melhor. Por experiência própria, os valores destes dois sites geralmente são melhores que de agências.

Aéreo: Passagens Promo 

Outras informações para reservar tudo sozinho: monte a tua viagem sozinho 

Michela
Curtidas

Uma resposta para “O que fazer em Capitólio: atrações, onde ficar, onde comer, quantos dias…”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Monte sua viagem

Ou nós montamos para você

Voltar

Eu sou o Dilamar, Bacharel em Direito, viajante nas horas vagas e não vagas. Sou admirador de viagens rodoviárias, principalmente aquelas bem longas e focadas em regiões montanhosas. E também sou ciclista amador e apaixonado por motos.

Eu sou a Letícia, tenho 16 anos e estou no terceiro ano do ensino médio. Gosto muito de ler, desenhar, pesquisar e, é claro, viajar. Quando viajo, procuro sempre conhecer a história do local. Ser fascinada por esse aspecto explica o meu grande sonho: visitar o Egito e conhecer um pouco mais dessa civilização antiga.

Eu sou a Ester. Tenho 28 anos e sou médica. Moro em Florianópolis, sou apaixonada por Paris e frequentadora assídua de São Paulo, mas com os pés sempre em Criciúma, minha cidade natal. Amo sair do lugar, seja por poucos metros ou por muitos quilômetros, e de todas as formas possíveis. Das mais confortáveis viagens de trem às mais insanas viagens de carro. Conhecer o desconhecido me fascina! Viajar é minha maior paixão, mas devo arriscar dizer que sou quase tão apaixonada por montar os roteiros antes de viajar quanto pela viagem em si!

Olá, eu sou a Michela, Bacharela em Direito, pós graduada em Direito Constitucional, colecionadora de ímãs e de viagens. Conheci mais de 20 países, aliás, muito mais do que um dia imaginei conseguir, e vários recantos escondidos bem aqui pertinho de mim. Se canso? Jamais. Isso só aguça ainda mais meu desejo de percorrer este mundão. O que mais amo? Deus, minha família e viajar, claro.