ASSESSORIA DE VIAGENS
Search
Generic filters
Exact matches only
Filter by Custom Post Type

O que fazer em Foz do Iguaçu – roteiro de 2, 3 ou mais dias

publicado em: 18/12/2018 atualizado em: 18/12/2018

Foz do Iguaçu, é um dos destinos mais incríveis do sul do Brasil. Não, espera, deixa eu reformular isso aqui. É um dos destinos mais incríveis do mundo! Exagero? Não, tenho certeza que não. Tanto que ele recebe turistas de várias partes do planeta por contar com uma riqueza natural e histórica de encantar qualquer um. Fomos mais de uma vez para lá e claro que vou te contar aqui o que fazer em Foz do Iguaçu, pois quero que te apaixones também pelo destino. E além do nosso roteiro, ainda vou te dar muitas dicas para que a viagem seja perfeita e inesquecível. Vamos viajar?

Antes, quero te convidar a assinar nossa newsletter e receber e-mails atualizados com todas as novidades e promoções do blog. Não quer mais receber? Simples, é só sair da lista a qualquer momento. Deixe seu e-mail no campo abaixo. Não compartilhamos seus dados com ninguém, pode ficar tranquilo.

Onde fica Foz do Iguaçu

Antes de te falar o que fazer em Foz do Iguaçu e te passar umas dicas legais, acho interessante te situar no espaço, hehehe, né? Afinal, onde fica Foz do Iguaçu? Bem, Foz do Iguaçu fica no extremo oeste do estado do Paraná, no sul do Brasil. Faz divisa com o Paraguai e a Argentina. A distância entre Foz e Curitiba, a capital do Paraná, é de aproximadamente 640 km.

onde fica foz do Iguaçu

Aí está Foz do Iguaçu: no Paraná e faz divisa com a Argentina e o Paraguai

O que fazer em Foz do Iguaçu

Primeiro vou te contar como foi nosso roteiro de 2 dias e meio, passo a passo. Para mim, o ideal seria ficar no mínimo três dias inteiros em Foz. Se possível, até mais. Por isso, depois vou te passar todas as atrações existentes no local. Assim, podes adaptar o roteiro sabendo o que fazer em Foz do Iguaçu em 3, 4, 5 ou mais dias.

Primeiro dia – meio dia de passeio – Marco das Três Fronteiras e Restaurante Cabeza de Vaca

Nós fomos a Foz de carro. Saímos sábado à tarde de casa e dormimos neste hotel em Caçador – SC. Domingo de manhã partimos e chegamos em Foz no meio da tarde, por volta das 15h. Então fomos direto ao Marco das Três Fronteiras. Tiramos fotos e conhecemos o lugar primeiramente de dia e saímos com nossos ingressos bem guardados para retornarmos à noite. Olha só, clica ali no link para saber tudo o que há no Marco e como é a atração, as fotos e tals, hehe.

Dali, nos dirigimos à fronteira na tentativa de conhecer as Cataratas do lado argentino. O funcionário da aduana, no entanto, nos contou que só é possível entrar lá até às 17h. Pausa para as lágrimas… Ai, minha nossa, vou chorar muito agora, socorro, me ajuda! Eu sempre vou para lá na esperança de conhecer o lado argentino das cataratas. Isto porque sempre ouvi que é lindo. E mais uma vez não conheci.

Depois falo mais sobre esta atração, affe, com invejinha branca.

Aqui podes comprar a entrada para o Marco sem filas

marco das três fronteiras foz do Iguaçu

Marco à noite e Restaurante Cabeza de Vaca

Bem, então voltamos ao Marco das Três Fronteiras para o pôr do sol, mas não deu tempo, hahahahah, nem vi o sol. E retornamos porque lá é legal ir de dia e de noite. Sim, porque os chafarizes ficam iluminados, o lugar fica agitado e tem o Restaurante Cabeza de Vaca. É gostoso jantar lá vendo as pessoas, o lugar e os chafarizes. Pegue uma mesa na varanda e aprecie o buffet livre ou pratos a la carte.

Ah, de terça a domingo há o show de luzes nos chafarizes das 20 às 20h30min, com músicas clássicas. Da varanda do restaurante é possível apreciá-lo também.

Segundo dia – Cataratas do Iguaçu, Itaipu Binacional e jantar no Rafain Churrascaria

Cataratas do Iguaçu

Ai minha nossa, esta é a tração principal, ao meu ver, de Foz do Iguaçu. As Cataratas do Iguaçu são incríveis e é um passeio de encher os olhos e o coração. Só indo lá para entender o que estou falando. É muita natureza e exuberância em um lugar só. Aqui fiz um guia completo das Cataratas do Iguaçu. Dá uma olhada para entender melhor o que to tentando dizer, hehehe, e também para programar bem certinho a tua visita. Ali tem tudo o que o passeio oferece, valores, etc. Mas já adianto: chegue cedo, pois geralmente as Cataratas lotam. Todo mundo gosta do que é lindo, né?

Chegamos no horário da abertura da bilheteria, 9h. Aproveitamos todo o passeio até umas 12h30min e almoçamos no Restaurante Porto Canoas, que fica lá dentro, onde há também uma praça de alimentação. E já adianto – almoçar com aquela vista não tem preço. Ah, tem, o da entrada das Cataratas e do almoço, mas vale a pena, viu?

Restaurante Porto Canoas

Vale a pena almoçar no Restaurante Porto Canoas. Tem um buffet de saladas incrível e um buffet de pratos quentes de salivar. Naquele dia tinha arroz branco, risoto de salmão, espaguete ao azeite de oliva, filé de frango com aspargos, lasanha à bolonhesa, batata frita canoa, filé de peixe ao molho capri, legumes em azeite de oliva, filé mignon ao molho de cogumelos, bolinho de mandioca e queijo, polenta frita, arroz integral, sopa de legumes, feijão carioquinha.

Nas saladas, tomate, folhas verdes, maionese de batata, tomate seco, milho, salada mista com azeitonas e creme de banana de sobremesa. Eu espero que tu estejas lendo depois do almoço ou jantar para não morrer de fome, hahaha.

Agora, confira o valor das entradas para as Cataratas e já garanta o teu ingresso:

Compre aqui a entrada para as Cataratas e evite filas

cataratas do Iguaçu foz do iguaçu

Isto com céu azul é magnífico. Uma pena que neste dia choveu…

restaurante nas cataratas

Buffet de saladas. O de pratos quentes é ainda mais delicioso!

Itaipu Binacional

Das Cataratas, partimos para o passeio na Usina Hidrelétrica de Itaipu. Há três tipos de passeios na Itaipu Binacional. O Itaipu Circuito Especial, o Itaipu Vista Panorâmica e o Itaipu Iluminação Noturna.

Nesta viagem, fizemos o Itaipu Circuito Especial que também engloba o Itaipu Vista Panorâmica. E confesso que fiquei louca para fazer o de iluminação noturna, mas da próxima ele não me escapa.

O Itaipu Circuito Especial é um passeio por dentro da usina. Um guia acompanha o grupo e vai contando a história da construção deste monumento de engenharia e mostrando o maquinário. Lá dentro, dá para sentir a vibração de toda aquela água entrando nas turbinas. É assustador e impressionante ao mesmo tempo. Também vimos a sala de comando com os funcionários brasileiros e paraguaios controlando toda aquela geração de energia. Um passeio que vale muito a pena.

Depois de descobrirmos como funciona a usina hidrelétrica por dentro, saímos para o passeio de vista panorâmica. Neste passeio, percorremos de ônibus o complexo do lado de fora, com um guia contando curiosidades, história e sobre o funcionamento daquele mostro que nos fornece energia. Dá orgulho. Afinal, estamos falando da maior geradora de energia do planeta!

O passeio completo tem duração de 2h30min. O estacionamento custa 20 reais e nos quadrinhos laranja abaixo podes ver preços e comprar os passeios sem fila. Tente também ir ao da iluminação noturna que parece ser sensacional e depois me conta nos comentários, só para eu babar.

Itaipu Circuito Especial

Itaipu Vista Panorâmica

Itaipu Iluminação Noturna

itaipu binacional passeio em foz do iguaçu

Está assim tremidinho porque estava chovendo…

Rafain Churrascaria

No final do dia, fomos até a Rafain Churrascaria. Tá, mas é um restaurante. Vale a pena colocar aqui como uma atração? Pois saibas que este restaurante é sim uma atração em Foz do Iguaçu. Isto porque ele possui um buffet impressionante de saladas, comida japonesa, pratos quentes, sopas, carnes e sobremesas de cansar de tanto comer. Olha, tem lasanha, batatas gratinadas, bacalhau, filé de tilápia, sopa paraguaia, sopa de capeletti, batata frita, batata doce, tortéis, ravióli, carnes, saladas de tudo que é tipo, massas, e outros pratos. E para se acabar no final, doce de leite, pudim, frutas, bombom de amendoim, mousse de maracujá, de chocolate, de morango, tortinhas, tiramisu, sorvetes, torta de morango e outros. São mais de 200 pratos! Minha nossa senhora da dieta que nunca deslancha!

E para quem gosta, durante ou após o jantar, há um show com danças típicas de vários países da América Latina, como do Paraguai, Uruguai, Argentina, Chile, México, Brasil e outros. Mas para quem não gosta ou não quer assistir ao show, é possível comprar somente o jantar e ficar em um espaço mais longe do palco. Caso queiras somente o jantar, compre lá na hora, na churrascaria mesmo. Mas caso queiras o jantar com o show, podes conferir e comprar no quadrinho a seguir e já garantir a tua vaga:

Rafain Churrascaria com show

rafais churrascaria foz do Iguaçu

Como eu sou uma pessoa boa, vou mostrar só um pedacinho do buffet de sobremesas, hahahah.

Terceiro dia – Parque das Aves, Dreamland e Paraguai

Parque da Aves

No início do dia fomos ao Parque das Aves. Este é o maior parque de aves da América Latina. São 16 hectares com várias espécies de aves e outros animais como cobras, jacarés, borboletas, peixes e tartarugas. Meu viveiro preferido? O das araras. É lindo demais! Este passeio vale muito a pena. Agora, se queres saber mais detalhes sobre o Parque das Aves, clique ali e leia tudo o que escrevi sobre a atração. Tente não deixar de fora. Eu gostei, muito.

parque das aves em foz do Iguaçu

Dreamland

O Dreamland é um complexo com museus e um bar de gelo. Ali, no mesmo local, ficam:

  • Museu de Cera, com mais de 70 estátuas de cera em tamanho real, espalhadas em 16 cenários diferentes. São artistas, atletas, cantores, personalidades mundiais e personagens de desenhos animados e ficção.
  • O Maravilhas do Mundo, um espaço localizado dentro do Museu de Cera, com miniaturas de monumentos e construções tidas como maravilhas do mundo. Ali dá para viajar para vários lugares do planeta. Vais ver a pirâmide mexicana de Chichén Itzá, o Taj Mahal da Índia, a Estátua da Liberdade, a Torre Eiffel, o Cristo Redentor, entre outras miniaturas. Achei muito legal.
  • O Vale dos Dinossauros, que é uma trilha em meio a um bosque com réplicas de dinossauros.
  • O Dream Ice Bar, ou bar de gelo. Um bar todo feito de gelo com 300 metros quadrados congelantes. A gente ganha uma roupa térmica na entrada, além de luvas, porque lá dentro faz em média 15 graus negativos! Isso mesmo. É congelante demais. Mas é muito legal e interessante a experiência de congelar por alguns minutos. Como não bebo álcool, experimentei os drinks sem, pois o passeio inclui degustação de bebidas. Ah, o copo também é de gelo. Mas eu queria mesmo era um chocolate quente naquela hora, hehehe.
Horário de funcionamento:

Todos os dias. Dream Ice Bar das 8h às 23h e os demais, das 8h às 18h.

Queres pagar por todas as atrações, beleza. Vais investir uma média de 100 reais. Não queres? É possível comprar ingressos separados. De todos eles, gostei muito do Maravilhas do Mundo e do Dream Ice Bar e menos do Vale dos Dinossauros. Mas cada um pode ter uma experiência e gosto diferente, principalmente viajando com crianças. Mas no quadrinho abaixo tem o combo dos três primeiros que sai mais em conta e, no outro quadrinho, o ingresso para o bar de gelo. Aproveite!

Ingresso combo museus

Dream Ice Bar - bar de gelo

passeios em foz do Iguaçu

Maravilhas do Mundo

dream ice bar foz do Iguaçu

hahahaha, tá vendo o termômetro ali? E tudo é de gelo, inclusive os copos.

Paraguai

A maioria das pessoas que planejam ir a Foz do Iguaçu, incluem o Paraguai na brincadeira. Também, somente uma ponte separa Foz do Iguaçu da Ciudad del Este. E atravessando a ponte, dá para fazer comprinhas com preços atraentes. Nós deixamos nosso carro no lado brasileiro e atravessamos a Ponte da Amizade à pé. Mas é possível ir de van ou mesmo com o carro particular. Também já fomos de ônibus urbano em outra viagem.

Mas olha, eu estava cansada e sem muita vontade de ir às compras. Por isso, não tenho muitas dicas de lojas e produtos. Mas o Beneth do blog Tire a Bunda do Sofá fez um guia bem legal de compras no Paraguai. A propósito, foi este guia que utilizei na ida até a terra dos hermanos.

O que fazer em Foz do Iguaçu em 3 dias, 4 ou mais

Agora quero te passar as outras atrações muito legais que existem em Foz do Iguaçu. Assim, podes montar um roteiro de o que fazer em Foz do Iguaçu em mais dias e aproveitar tudo o que a região oferece.

Cataratas lado argentino

Como eu contei lá em cima chorando, hehehehe, sempre quis conhecer o lado argentino das cataratas e dizem que vale muito a pena. Então, tente incluir no teu roteiro, além das Cataratas do Iguaçu do lado brasileiro, a do argentino.

A Helen do blog Ninho de Jiripoca contou como visitar por conta própria as Cataratas Argentinas. Tem muitas dicas!

E lá no lado argentino, há também um passeio de bote, tipo o Macuco Safari do próximo tópico. Deve ser também sensacional! Caso queiras conferir, clica no quadrinho laranja a seguir.

Passeio de barco em Gran Aventura

Na nossa tentativa de conhecer as cataratas do lado argentino, na volta, fomos até o Duty Free Shop Puerto Iguazú, que fica bem próximo da fronteira. É uma loja grande com tudo que é tipo de coisa. Chocolates, objetos para casa, decoração, cozinha, eletrônicos. Como o dólar não está colaborando, acabei não comprando nada. Mas é mais uma opção na vizinhança para conhecer.

Macuco Safari

Nesta ida a Foz não fizemos o Macuco Safari, mas há uns 10 anos fizemos e foi demais! É um passeio emocionante, um pouco radical e refrescante por baixo das cataratas. Dá perfeitamente para fazer com crianças e todos vão com coletes salva vidas. É um passeio de bote pelo Rio Iguaçu que chega pertinho das cataratas, lá embaixo, sensacional! Se tens disposição financeira e tempo, coloque no roteiro.

A Aline do blog Vem que te conto falou mais sobre o Macuco Safari. Dá uma olhada!

E compre o ingresso antecipadamente no quadrinho abaixo. Inclusive, achei mais barato que comprando lá na hora.

Ingresso para o Macuco Safari

Trilha do Poço Preto

Lá no Parque Nacional do Iguaçu, onde ficam as cataratas, a primeira parada do ônibus para atração extra no parque é para a Trilha do Poço Preto, uma trilha definida como um safari ecológico. Primeiro são 9 km que podem ser feitos de bike, carro elétrico ou à pé e, depois, passeio de barco. No quadrinho abaixo podes comprar ingresso para a trilha com passeio de caiaque e flyboat.

Trilha do Poço Preto

Trilha das Bananeiras

Esta trilha também fica dentro do Parque Nacional do Iguaçu. É uma trilha de aproximadamente 1,5 km que pode ser transcorrida à pé ou em veículo elétrico. No caminho há pequenas lagoas e muita natureza. Há também navegação pelo Rio Iguaçu. Procure se informar sobre ingressos na bilheteria do parque.

Lago de Itaipu

Sabia que o Lago de Itaipu é três vezes maior que a Baía da Guanabara? Um imenso lago só pode trazer a nós, visitantes, belezas incontáveis. São 1350 km de espelho d’água, uau. Há no entorno várias praias e a cada dia surgem novos atrativos para aproveitar toda esta imensidão. Há esportes náuticos, diversões aquáticas, águas termais, pesca, eventos e festas regionais no lago. Caso estejas de carro ou alugue um, fica mais fácil conhecer estas praias e as vistas lindas que o lago proporciona.

Tour de helicóptero

Ai minha nossa, sonho um dia fazer este passeio. Pensa: ver toda a beleza do parque e das cataratas lá de cima! Ainda não consegui porque o valor não é dos mais baixos e viajamos em quatro, heheheheh. Mas o dia em que eu for mais phyna, hahahaha, tenho certeza que farei. Mas se tu tens como ir, vai, pois deve ser demais! Depois manda as fotos só para eu chorar um pouquinho, combinado?

No quadrinho a seguir podes ver o valor e comprar o ingresso para já sair com tudo organizado:

Tour de helicóptero

Salto de paraquedas

Se tu gostas de altura, vento no rosto, ver as coisas de cima, além do passeio de helicóptero, também há a opção de saltar de paraquedas. Eu morro de medo. Mas olha só se não deve ser incrível! Um salto de paraquedas contemplando a Represa de Itaipu, a Ponte da Amizade, a Tríplice Fronteira e as Cataratas do Iguaçu? Quase fiquei com coragem agora. Quem sabe um dia não vou? Agora, se tu amas isto e queres muito fazer, clica no quadrinho abaixo para ver valores e reservar, se quiser. O pessoal vai te buscar no hotel para o passeio.

Salto de paraquedas

Mesquita Omar Ibn Al-Khattab

Inspirada em uma das maiores mesquitas de Jerusalém, a Mesquita Omar Ibn Al-Khattab tornou-se ponto turístico em Foz do Iguaçu. Simples, mas com detalhes decorativos interessantes e toda pintada de branco, esta construção e seu jardim com árvores merece entrar para o rol de o que fazer em Foz do Iguaçu.

Para entrar na mesquita, homens precisam estar de calça, e mulheres, ou de calça ou saia longa, sem blusas de alcinha e com véu na cabeça. O véu pode ser disponibilizado lá mesmo, sem custo algum.

Entrada gratuita.

Templo Budista Chen Tien

O templo budista de Foz do Iguaçu foi construído por comunidades chinesas da tríplice fronteira, em 1996. O destaque está para a sua arquitetura oriental e seu jardim muito bonito, com mais de 120 estátuas. E por estar em um lugar alto, dá para avistar o centro da cidade.

Entrada gratuita.

Ônibus turístico

Eu gosto muito dos passeios em ônibus abertos, tipo hop on hop off, sabe, que tem em várias cidades turísticas no mundo. Isto porque é possível ter uma visão panorâmica de pontos de interesse na cidade e ir se ambientando com o lugar. Este aqui não é daqueles que te permite desembarcar e embarcar novamente onde quiser. Ele leva a um passeio por pontos interessantes de Foz. Este City Tour panorâmico realizado em um ônibus com parte aberta e outra fechada, climatizada, tem duração aproximada de 4 horas.

Ele começa no centro de Foz do Iguaçu, passando por partes históricas e outros atrativos como o templo budista, a mesquita e o Marco das Três Fronteiras. Clique no quadrinho laranja e veja preços e mais detalhes do passeio:

Ônibus turístico

City tour

O city tour é um passeio muito parecido com o anterior, porém em carro ou van e com guia. Também sai mais em conta e tem duração de 2h30min aproximadamente. Veja no quadrinho abaixo o valor e reserve, se for do teu interesse.

City Tour

Passeio de Kattamaran

Nós quase fizemos. Acabou não dando tempo e o clima também não estava colaborando, uma pena. Eu acho que deve ser incrível. É um passeio de barco pelo Lago de Itaipu. Dá para ter uma vista privilegiada da barragem formada pela Usina Itaipu Binacional. E, se possível, pegue o horário do pôr do sol. Dizem que é o mais lindo de Foz do Iguaçu. Olhe valor e reserve abaixo.

Passeio de Kattamaran

Agora, queres que este passeio seja chique demais, baby, confira no quadrinho abaixo o Passeio de Kattamaran já com jantar. Ai, que tudoooo:

Kattamaran com jantar

Refúgio biológico

Este é um passeio pela unidade de proteção Refúgio Biológico Bela Vista. Ele permite conhecer os animais e a flora das terras da Usina de Itaipu. Neste refúgio existem jaguatiricas, quatis, jacarés, urubus-rei, serpentes e outras espécies de animais, além de plantas. São dois quilômetros de trilha em meio à floresta nativa, com muito aprendizado sobre o meio ambiente. Durante o passeio, vais conhecer o Telhado Verde, os Tanques Rede no Lago de Itaipu, programas de agricultura familiar e animais resgatados e tratados pela equipe de Itaipu. Veja abaixo o valor do passeio e já garanta o teu ticket.

Ingresso refúgio biológico

Wakeboard a cabo

Sabe aquelas pranchas puxadas por uma lancha? Aquilo deve ser muito bom, né? Muito difícil, também, eu sei, mas que deve ser bom, ah deve. E em Foz do Iguaçu é mais fácil tentar fazer isso aí, hehehe, porque tem o wakeboard a cabo. Sim, não seria puxado por uma lancha, mas por um cabo movido a energia. E o legal é que existem opções em todos os graus de dificuldade, até mesmo para quem nunca subiu em uma prancha. Pensa, deve ser muito divertido. Esta atração fica no Wake Iguassu Esportes Aquáticos.

Endereço: Alameda Burri, 333 – Remanso Grande, Foz do Iguaçu.

Conhecer a cidade em si

Tá aí um grande erro nosso. Fomos três vezes a Foz do Iguaçu e nunca tiramos um tempinho para conhecer a cidade em si. Também, são tantas as atrações né que estamos até perdoados. Mas caso tu tenhas tempo, procure descobrir a cidade, o seu centro, as atrações históricas, para dizer que conhece não só as atrações lindas e maravilhosas de Foz, mas a cidade em si.

Snow Park

Este é um dos maiores parques de gelo do mundo, e fica em Ciudad del Este, no Shopping Paris. Entre as atrações do Park, há patinação no gelo, tobogãs, estátuas de gelo, máquina de fazer bolinhas de neve, túneis, tormenta de neve, iglus e outros brinquedos. E o preço é bem mais baixo que o de Gramado, por exemplo. No quadrinho abaixo podes verificar o valor e também comprar sem filas.

Ingresso para o Snow Park

Natal e Ano Novo em Foz do Iguaçu

Para quem busca mais tranquilidade, fugir do litoral e um destino alternativo para passar as festas de final de ano, Foz pode ser uma boa pedida.

No entanto, saibas que não há queimas de fogos públicas, como em várias praias no Brasil, por exemplo. Mas já há vários hotéis na cidade se especializando nestas festas, oferecendo ceias, decorações, queimas de fogos e cantatas de Natal. E se queres aproveitar dois momentos de celebração de ano novo, hahahaha, este é o local ideal. Isto porque o fuso horário entre Foz e sua vizinha Ciudad del Est possui uma hora de diferença.

Mas antes de programar passar as festas de final de ano em Foz, sugiro que busques hotéis com este serviço com antecedência. Alguns começam a vender pacotes 3 meses antes das datas.

Foz do Iguaçu Hotel

Em nossa viagem nos hospedamos no Vivaz Cataratas Hotel Resort. Este hotel é bem localizado e possui um ótimo custo x benefício. Podes verificar preço e reservá-lo aqui.

Se preferes ficar em outro hotel em Foz, fizemos uma seleção ordenada pelas principais escolhas do site. Porém, logo no início, antes dos hotéis, podes escolher outros filtros como preço mais baixo primeiro, distância do centro da cidade, estrelas, e outros. Na coluna laranja à esquerda, preencha os campos com a data da entrada e da saída, o número de quartos, de adultos e crianças e clique em pesquisar. Só depois escolha o filtro que mais te agrada. Escolha o hotel clicando nele e finalize a reserva. E use esta mesma pesquisa para qualquer outra cidade da tua viagem. Qualquer dúvida, é só mandar nos comentários lá embaixo. Clique no quadrinho a seguir e veja a seleção.

Hotéis em Foz do Iguaçu

Mas estás com preguiça ou sem tempo para pesquisar hotéis para a tua próxima viagem? Nós podemos ajudar! Procuramos para ti, sem custo algum, e enviamos opções de hospedagem de acordo com o teu perfil e gosto. Manda um e-mail para nós: contato@mapanamao.com.br ou mapanamaoviagens@gmail.com. Ou se preferir, um direct lá no nosso Instagram.

hotel em foz do Iguaçu

O local do café da manhã do nosso hotel… ai saudade!

Como se locomover em Foz do Iguaçu

Caso não vás com o teu próprio carro, sugiro alugar um para conseguir aproveitar bem toda a região. Mesmo para passear na cidade de Foz do Iguaçu, é legal estar de carro. O transporte público de lá, infelizmente, como é comum no Brasil, não é dos melhores. É preferível não precisar depender.

Clicando no quadrinho abaixo, podes verificar carros para locação. O site fará cotação em várias locadoras. Assim, costuma haver preços bem interessantes. Selecione o carro, o preço, a empresa que mais te agrada e analise. Além do mais, este site é brasileiro, com atendimento para qualquer dúvida ou problema:

Verifique o teu carro aqui

Como chegar em Foz do Iguaçu

As duas melhores maneiras de chegar em Foz do Iguaçu são de carro ou de avião. Nas três vezes em que fomos, viajamos de carro, até porque moramos em Santa Catarina, gostamos de viajar de carro e por sair mais barato por estarmos em quatro.

De carro

O principal caminho, vindo do norte ou do sul, seria de Curitiba a Foz do Iguaçu pela BR 277. Não há muitas manobras a fazer neste trecho, exceto pela rodovia BR 376 (que vai a Ponta Grossa). Então, tirando este cruzamento, não há outros grandes cruzamentos ou mudanças de traçados.

Chegando à região metropolitana de Curitiba, há um grande contorno bem sinalizado. Ali há indicações de rotas a São Paulo, Paranaguá, Porto Alegre e Florianópolis.

A BR 277 entre Foz do Iguaçu e Curitiba está em ótimas condições. Há trechos em obras, mas nada que atrapalhe muito a sua viagem. O asfalto está impecável, a estrada é bem sinalizada e tem boa infraestrutura de apoio (postos de combustíveis, restaurantes, paradouros, etc.). Particularmente, acho o trecho bonito, pois é feito sobre o planalto paranaense. Gosto de apreciar as belíssimas e inigualáveis araucárias, mas, principalmente, trafegar com mais segurança e sem tanto chacoalhar o corpo.

Só prepare o bolso para este trajeto. São nove praças de pedágio que totalizam R$ 109,30 ao total. É muito dinheiro pela estrada de pista simples.

Do sul pagando menos pedágio, mas com estrada um pouco pior

Se vens do sul como nós fizemos, há a rota pela serra catarinense. Segue-se para o oeste catarinense, ingressando no Paraná e chegando até a BR 277 (próximo a Cascavel). O trajeto é mais curto e com menos gasto de pedágio. No entanto, a estrada não é tão boa, é bem sinuosa e com movimento intenso. Nós optamos por ir pela Serra do Rio do Rastro, seguindo até Lages, depois pela BR 116 até a cidade de Santa Cecília, depois Caçador, seguindo pela SC 350 até a BR 153 (direção Paraná). Logo mais adiante, a BR 280 já no território paranaense.

Seguimos até Francisco Beltrão, no Paraná, pela PR 182. Pegamos a BR 277, na altura de Santa Tereza do Oeste e dali, mais 120 km até Foz do Iguaçu.

E usamos a primeira opção para a volta, por Curitiba.

De avião

O aeroporto internacional de Foz do Iguaçu recebe voos de São Paulo, Brasília, Curitiba, Cuiabá…. É um aeroporto bem estruturado, afinal, estamos falando de uma das cidades mais turísticas do Brasil, e frequentemente há voos com preços bons.

O aeroporto está a aproximadamente 14 km do centro. Dele, sugiro que tu já pegues o teu carro alugado, porque aí vais evitar mais um gasto com locomoção e já vais ficar confortável com teu veículo. É só digitar no campo “retirar o carro em” – aeroporto de Foz do Iguaçu. Outra opção é pedir um Uber ou usar o transfer do tópico seguinte.

Vou deixar um quadro aqui com preços de passagens de São Paulo para Foz do Iguaçu. O site busca também promoções. Clique no quadro para alterar o destino e fazer a tua pesquisa:

Transfer do aeroporto

Caso não alugues um carro, uma maneira confortável de se locomover do aeroporto para o hotel e vice-e-versa, é através do transfer da Touron do quadrinho abaixo. O valor compensa, já que vais estar com mala, passeando e querendo fugir do estresse do transporte público sem qualidade de Foz.

Transfer aeroporto - hotel

Quando ir

Nós fomos a primeira vez em janeiro. Estava muito, mas muito quente. É interessante para aproveitar as atrações com água e até mesmo as cataratas. Na segunda vez fomos em dezembro. Também pegamos dias muito bonitos e com calor. Nesta última vez, fomos em junho. Pegamos dias não tão frios, um dia mais frio e momentos chuvosos ou nublado. Prejudicou um pouco a beleza das fotos. O sul do Brasil costuma ter as estações bem definidas. Logo, no verão é calor e no inverno, frio. Mas veja que na última vez estivemos lá no outono e não pegamos tanto frio, então, pode dar de tudo, hehe.

Foz do Iguaçu é uma cidade gostosa para passear o ano inteiro. Queres aproveitar bem os passeios em rios, por exemplo, o ideal seria ir no verão ou na primavera. Não gostas muito de calor, evite janeiro e fevereiro e pense em ir em março ou abril, ou mesmo de setembro a novembro, quando já não estará frio, mas ainda não com aquele calor insuportável.

E no inverno é um momento gostoso para aproveitar o friozinho da região, porém, passeios com água podem ficar comprometidos.

Queres uma ideia? Vai, hehehe. Em qualquer época, em qualquer estação. Escolha a que mais te agrada e boa viagem!

roteiro foz do Iguaçu

Espetacular!

Quantos dias ficar

No mínimo 3 dias. Penso que 5 seria o ideal, mas não menos que 3. Claro, só tens 2 dias na agenda, vá e escolha o que fazer em Foz do Iguaçu levando em conta o que mais te atrai. Tens mais tempo e queres aproveitar tudo com calma, vai também e curta o destino em todos os sentidos.

O que levar na mala

Caso tu sejas menina, escrevi aqui sobre malas para viagem – a bagagem feminina perfeita. O legal é que deixei um check list tanto para o inverno, quanto para o verão. Leia ali, imprima a lista, que vai ajudar na hora de arrumar as malas. Só descarte as roupas muito pesadas de inverno, porque Foz é fria, mas não faz parte daqueles lugares geladíssimos do Brasil.

Como neste tipo de viagem a gente caminha bastante, leve roupas e sapatos confortáveis.

No verão:

  • Calças leves e confortáveis, mais para usar à noite, caso fique mais fresco;
  • Calçados muito confortáveis como tênis, sapatilhas ou até mesmo sandálias boas para caminhada;
  • Blusas ou camisetas leves e de manga curta;
  • Casaquinho leve, pois podem ter dias mais frescos ou mesmo para usar à noite;
  • Bermudas;
  • Vestidos, caso te agrade;
  • Roupa de banho para a piscina do hotel e passeios que envolvam mais água;
  • Protetor solar, boné ou chapéu.

No inverno:

  • Calças confortáveis;
  • Blusas de manga longa finas e de lã para colocar por cima em dias mais gelados;
  • Casacos;
  • Tênis ou botas muito confortáveis. Eu levaria tênis para os passeios e bota ou outro tipo de sapato para algum jantar, somente;
  • Hidratante labial e corporal.

Segurança em Foz do Iguaçu

Em momento algum passamos por situação de medo. Claro que em todo lugar do mundo sugiro que cuides dos teus pertences pessoais como bolsas, mochilas, celulares, mas andamos por toda a cidade à pé e de carro sem receio, inclusive à noite.

Roteiro personalizado e assessoria de viagem

Queres facilidade e um roteiro personalizado de o que fazer em Foz do Iguaçu, ou para qualquer lugar do mundo? Sabia que o Mapa na Mão faz roteiro completamente personalizado? 100% de acordo com o teu gosto, com sugestão de lugares para comer, de como se locomover e com dicas especiais? Também podemos te ajudar a encontrar hospedagem que caiba no teu gosto e bolso e sem custo algum, além de passagens aéreas. Deixa um comentário abaixo ou nos envie um e-mail: contato@mapanamao.com ou mapanamaoviagens@gmail.com. Também podes entrar em contato através de nosso Whatsapp: 48 99933-1849. Saiba mais detalhes clicando no quadro abaixo, e viaje sem passar trabalho:

Assessoria de viagem
foz do Iguaçu

Este é o marco das três fronteiras, no lado brasileiro, em Foz do Iguaçu.

Monte as tuas viagens aqui

Agora que tu já sabes o que fazer em Foz do Iguaçu PR, quer nos ajudar a manter o Mapa na Mão funcionando? É só usar os nossos links para planejar a tua viagem! NÃO PAGAS NADA A MAIS POR ISSO e ajudas a manter nosso trabalho de pé! E reservando com nossos parceiros, consegues ótimos preços e qualidade:

É só clicar nos quadros logo mais abaixo e pesquisar. Vou te deixar umas dicas:

Hotel ou apartamento: o Booking buscará opções para o lugar pesquisado e podes comparar preços e qualidade. Uma dica: dê uma olhada nas avaliações dos hóspedes antes de escolher. Está sem tempo ou com preguiça? Nós procuramos para ti sem custo. Ah, podes ainda fazer uma reserva com opção de cancelamento gratuito e deixar para pagar só na hora do check-in. Então, garanta a tua reserva agora mesmo!

Aluguel de carro: site irá buscar os melhores preços em diversas locadoras, o que é muito legal. Podes pagar em real, sem a cobrança do IOF. Vais garantir carros mais baratos alugando com antecedência. Ainda, podes parcelar em 12 vezes no cartão ou pagar no boleto com 5% de desconto.

E mais…

Seguro Viagem: olha só, com a Seguros Promo, utilize o nosso cupom MAPANAMAO5 e ganhe 5% de desconto. É legal cotar nas duas empresas dos quadros abaixo (Real e Seguros Promo) para escolher o melhor. Ah, e por experiência própria, os valores destes dois sites geralmente são melhores que de agências, isso porque eles cotam em várias seguradoras. O pagamento pode ser em até 12 parcelas no cartão ou com mais desconto no boleto. Ficou com alguma dúvida? Clique e leia aqui tudo sobre seguro viagem.

Chip para celular: chegue tranquilo com o celular funcionando no teu destino. Comprando pelo link do Mapa na Mão, é só incluir o código de cupom RBBVGRATIS e não vais pagar frete! Queres saber se vale a pena ou não sair do Brasil com chip? Leia aqui tudo sobre o chip internacional da Easysim4U.

Passeios e atrações pelo mundo afora: compre antes da viagem para evitar filas, o término dos tickets e surpresas no orçamento. Temos 3 parceiros ali abaixo: Get Your Guide, Tiqets e Touron. Clique e confira!

Câmbio (compra de moeda): faça uma proposta para a agência de câmbio da tua cidade. Caso ela aceite a proposta, vais receber um e-mail confirmando. Corra para finalizar a transação e garantir o valor. Além de comprar moeda com valores melhores, no final da negociação vais receber um email com cupons de desconto para alguns produtos. Então, confirme que queres finalizar a compra através da proposta feita no site Melhor Câmbio.

Buscando Curtidas...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Monte sua viagem

Ou nós montamos para você

Michela
Michela
Voltar

Eu sou o Dilamar, Bacharel em Direito, viajante nas horas vagas e não vagas. Sou admirador de viagens rodoviárias, principalmente aquelas bem longas e focadas em regiões montanhosas. E também sou ciclista amador e apaixonado por motos.

Eu sou a Letícia, tenho 14 anos e sou estudante. Gosto muito de pintar quadros, escrever poemas, ler e, principalmente, viajar. Para mim, o mundo é o meu quintal.

Eu sou a Ester. Tenho 26 anos e sou estudante de medicina. Moro em Floripa, sou apaixonada por Paris e frequentadora assídua de São Paulo, mas com os pés sempre em Criciúma, minha cidade natal. Amo sair do lugar, seja por poucos metros ou por muitos quilômetros, e de todas as formas possíveis. Das mais confortáveis viagens de trem às mais insanas viagens de carro. Conhecer o desconhecido me fascina! Viajar é minha maior paixão, mas devo arriscar dizer que sou quase tão apaixonada por montar os roteiros antes de viajar quanto pela viagem em si!

Olá, eu sou a Michela, Bacharela em Direito, pós graduada em Direito Constitucional, colecionadora de ímãs e de viagens. Conheci mais de 20 países, aliás, muito mais do que um dia imaginei conseguir, e vários recantos escondidos bem aqui pertinho de mim. Se canso? Jamais. Isso só aguça ainda mais meu desejo de percorrer este mundão. O que mais amo? Deus, minha família e viajar, claro.