Logo Mapa Na Mão

O que fazer em Governador Celso Ramos – um paraíso em Santa Catarina

publicado em: 06/01/2021 atualizado em: 12/01/2021

Saber o que fazer em Governador Celso Ramos tornará a tua experiência neste paraíso ainda mais inesquecível.

Por isso, resolvi escrever este post para te dar as melhores dicas de passeios por esta península com caprichosos recortes de tirar corações dos olhos.

Fica aqui comigo para descobrir quais as melhores praias, trilhas, mirantes e passeios da região. E não perca as dicas gerais mais no final do post. Te apaixones comigo!

🌎 SEGURO VIAGEM: querido leitor – DESCONTO de 10% só aqui no blog:
O seguro viagem não pode faltar na tua viagem, mesmo para as nacionais. Uma doença, um acidente, a perda da mala, o cancelamento do voo, podem estragar as férias. E o seguro não é caro. Por isso, vale a pena.
* Brasil: aproximadamente 5 reais por dia.
* Europa: aproximadamente 20 reais por dia.
** Clique aqui e faça a cotação do seguro, sem custo. Este link já garante 10% de desconto aos leitores do Mapa na Mão 🌎

Antes de eu te mostrar o que fazer em Governador Celso Ramos, aproveite para assinar a nossa newsletter. É só deixar o teu e-mail a seguir. Faça parte da nossa lista de amigos viajantes e receba as novidades do Mapa na Mão:

O que fazer em Governador Celso Ramos

Grande parte das atrações são praias e muito contato com a natureza. Mas ainda há um pouco mais para aproveitar e amar este paraíso catarinense. Vou te contar um pouquinho de cada atração da lista de o que fazer em Governador Celso Ramos. E caso tenhas outras dicas, deixe nos comentários. Vamos ajudar outros viajantes a aproveitarem o melhor da região.

LEIA TAMBÉM: furto de malas nos aeroportos – como evitar

Igreja Nossa Senhora da Piedade

A Igreja Nossa Senhora da Piedade está localizada no bairro de Armação da Piedade, na Av. Nossa Senhora da Piedade, bem em frente à praia de mesmo nome.

A construção iniciou em 1738 e foi concluída em 1745. Ela possui estilo colonial português e é uma gracinha, pequena, e com uma vista linda da praia.

Ela é considerada a primeira igreja construída no estado de Santa Catarina. Entre os materiais de construção, óleo de baleia na argamassa, além de conchas e cascalhos, técnica comum na época onde havia abundância destes materiais. Ela é tombada como patrimônio histórico nacional pelo IPHAN.

A igreja está localizada ao lados das ruínas da antiga Armação da Piedade.

igreja nossa senhora da piedade em governador celso ramos

Fortaleza de Santa Cruz do Anhatomirim

Os portugueses que colonizaram a região edificaram quatro fortes próximos à Ilha de Santa Catarina no século XVIII, e o maior deles foi construído na Ilha de Anhatomirim, em Governador Celso Ramos. Estes fortes serviram de defesa da região naquela época.

O passeio para conhecer estes fortes e esta ilha é legal demais. Fizemos há uns 13 anos e precisamos voltar, porque me lembro com carinho.

O forte possui arquitetura lusitana com influência renascentista. O passeio é disputado, é melhor reservar para não perder. Na ilha há restaurante, lanchonete e loja de souvenir.

Como chegar à ilha

É possível chegar à Fortaleza de Santa Cruz do Anhatomirim por meio de empresas que fornecem passeios de escunas, e que partem de diferentes pontos:

  • Centro de Florianópolis: embaixo da Ponte Hercílio Luz e também no Trapiche da Av. Beira Mar Norte; 
  • Norte da Ilha: nas praias de Canasvieiras e Sambaqui;
  • Próximo de Florianópolis: em Governador Celso Ramos.

O passeio dura seis horas e custa em média R$ 45 por pessoa.

Também é possível conhecer a ilha de lancha, contratando o passeio com seus proprietários.

Ainda dá para chegar até a ilha contratando um barco com algum barqueiro na Praia do Antenor. Para chegar até lá, saia da BR-101 no km 185, em Tijuquinhas, e percorra 8 km até a praia para conversar com os barqueiros.

Horário de Funcionamento 

  • Baixa temporada (de abril a novembro): todos os dias, das 9h às 17h.
  • Alta temporada (de dezembro a março): diariamente das 9h às 19h. As embarcações somente poderão atracar na ilha até às 18h.

Para visitar a ilha é necessário pagar uma taxa de visitação por pessoa. Para maiores informações, vou deixar os contados abaixo.

Contatos

 fortalezas@contato.ufsc.br  
 http://www.fortalezas.ufsc.br
 telefone: (48) 3721.8302 

fortaleza anhatomirim

Reserva Biológica Marinha do Arvoredo

Não fizemos este passeio, mas quero. Deve ser lindo. Esta reserva é um dos grandes patrimônios naturais e arqueológicos do litoral brasileiro. Ela possui 17.800 hectares de pura natureza.

A reserva biológica fica na Ilha do Arvoredo e esta ilha está localizada aproximadamente 10 km de Governador Celso Ramos e também mais ou menos a esta distância do norte da Ilha de Santa Catarina, em Floripa.

Somente é possível chegar próximo da ilha com embarcação. Devido à sua proteção, não é permitido descer e ficar na ilha. Há empresas de mergulho em Bombinhas que fazem o passeio próximo a esta reserva.

LEIA TAMBÉM: o que não fazer em um avião

Morro do Pique – o que fazer em Governador Celso Ramos

É possível chegar até este que é o segundo morro mais alto da cidade através de trilhas. A vista é incrível, segundo relatos que li. Quem tem bom preparo e gosta de caminhar, não deve perder esta vista. Alguns também o chamam de Morro do Padre, porque há uma bíblia de bronze levada lá para o alto por um padre da região.

O Morro do Pique se localiza entre os bairros de Canto dos Ganchos e Calheiros. Há três trilhas de acesso ao morro. Uma fica em Calheiros e duas no Canto dos Ganchos. A dificuldade das trilhas é de nível alto.

Prepare os cambitos e aproveite cada momento em meio à natureza deslumbrante do lugar.

LEIA TAMBÉM: mala para viagem – a bagagem perfeita

Mirante de Palmas – o que fazer em Governador Celso Ramos

Na SC 410, entre na Estrada Praia de Fora para chegar até o Mirante de Palmas. Tire fotos e suspire com o visual de lá. A entrada para esta estrada se dá pela SC 410, como te falei, e fica a mais ou menos 1 km da Imobiliária Roseno.

Mirante Calheiros

Na SC 410, que dá acesso à Praia de Palmas, acesso norte pela BR 101, vais encontrar o Mirante Calheiros que também abriga o Centro de Informações Turísticas. Dele dá para avistar a Praia de Calheiros e a de Gancho do Meio, que possuem um visual bucólico com os barquinhos de pescadores.

praias de governador celso ramos

O que fazer em Governador Celso Ramos – trilhas

Governador Celso Ramos possui trilhas espetaculares que levam a praias desertas e vistas de tirar o fôlego.

Na ponta de Ganchos de Fora há a Trilha do Casqueiro. Partindo da Estrada de Praia de Fora, há a Trilha Praia de Fora para chegar até a praia de mesmo nome.

No canto esquerdo da Praia de Palmas é possível subir as pedras para avistar praias desertas. O início é um pouco pesado, com pedras grandes.

No canto direito da Praia de Palmas fica a Trilha Praia de Palmas. Através dela é possível avistar as praias desertas do Cipó e dos Ilhéus. Há também a Trilha Praia do Sissial. Dá para chegar até a Praia do Sissial pela continuação da trilha que chegou até Ilhéus, iniciando no lado direito da praia. Ou também é possível iniciar a Trilha Praia do Sissial pela SC 410, há aproximadamente 1,6 km do Hotel Farol do Arvoredo, na Praia Gamboa.

Ilha Grande – o que fazer em Governador Celso Ramos

Esta ilha oferece uma bela vista da Praia de Palmas. Ela é naturalmente preservada, já que não tão visitada assim. Converse com algum barqueiro ou proprietário de lancha e contrate o passeio até a ilha. E lembre de trazer todo o lixo de volta.

LEIA TAMBÉM: como ter uma viagem de avião mais confortável

Pôr do sol no trapiche da Praia de Ganchos do Meio

Esta praia fica na SC 410. Ao transitar por ela, vais ver a enseada repleta de barquinhos. É linda para tirar fotos, mas tente também apreciar o pôr do sol no trapiche que fica quase em frente à loja de móveis Koerich. Ah, uma boa pedida é também aproveitar esta vila para conhecer o costume e conversar com os moradores. Simpáticos e com jeitinho açoriano, eu sei que tu vais gostar da conversa.

LEIA TAMBÉM: 14 dicas de economia em viagens

Ponta dos Ganchos Exclusive Resort

Tu já ouviu falar deste Resort de luxo? Eu nunca estive lá, me faltam platas, hahahah, mas pelas fotos deve ser incrível. Ele possui praia e ilha particular, além de piscina com deck panorâmico, academia, spa e restaurante e está localizado na Praia da Ponta dos Ganchos

Entre as atividades, passeios de helicóptero, aulas de mergulho com snorkel, trilhas e caiaque.

Caso queiras verificar tarifas e reservar, é só clicar aqui e ser feliz. Mas depois, me conta como foi a experiência, combinado? Quero sonhar junto.

Praia de Palmas do Arvoredo

Governador Celso Ramos possui mais de 40 praias! O município está localizado em uma península com caprichosos recortes que formam belíssimas praias e enseadas. Eu vou te contar um pouquinho das principais agora e começo pela Praia de Palmas que não pode ficar de fora do roteiro de o que fazer em Governador Celso Ramos.

E não pode ficar de fora porque é a principal praia do município. Foi onde nos hospedamos nas duas vezes em que lá estivemos.

A Praia de Palmas é a mais badalada, com areia fina e branca e águas cristalinas. O mar possui ondas, mas é gostoso e, dependendo do vento, relativamente tranquilo.

Há vendedores de petiscos, bebidas e roupas de praia caminhando pela orla. Mais para o canto direito, aluguel de caiaque, stand up e passeio de banana boat. Em 2021, uma hora de caiaque custou 25 reais por pessoa e de stand up, 30.

Há cafés, supermercados, restaurantes, pizzarias e sorveterias, além de pousadas e apartamentos para aluguel. Mais abaixo vou deixar um link para que tu procures onde ficar em Governador Celso Ramos.

praia palmas do arvoredo

Praia de Canto dos Ganchos

Esta é a primeira praia com casas da cidade, para quem entra pelo acesso norte, ou seja, pela SC 410. Ela é tranquila e ponto de partida de pescadores. Vais encontrar barquinhos e uma cena digna de quadro para pôr na parede. Junto com as praias Ganchos do Meio e Ganchos de Fora forma a Enseada dos Ganchos.

Do lado esquerdo, onde não há barcos, é um local legal para tomar banho.

A vila foi colonizada por açorianos e ainda possui traços portugueses. Há também peixarias, caso queiras comprar pescados frescos. No canto esquerdo da praia, após o costão de pedras, há uma trilha que leva até a Praia da Ponta da Cruz, praticamente deserta.

Praia de Ganchos do Meio

Da enseada dos Ganchos, esta é a com melhor infraestrutura. Há comércio, restaurantes e peixarias também. As águas não são próprias para banho, por causa da atividade pesqueira do local. Mais acima falei sobre o trapiche. Aprecie e tire lindas fotos.

LEIA TAMBÉM: o que fazer em Meia Praia, Itapema

Praia de Ganchos de Fora

Esta praia pacata abriga uma colônia de pescadores. É apreciada pelos moradores e por praticantes de caiaquismo. Linda e com águas calmas de cores esverdeadas, pouca infraestrutura, mas perfeita para relaxar e amar.

Praia de Calheiros

A Praia de Calheiros possui mar tranqüilo e é frequentada por moradores da região de Ganchos. A vista é bonita, com vários barcos de pesca ancorados. O acesso se dá pela rodovia SC 410, assim como as anteriores.

Ela é tranquila, com águas calmas, areia amarela e árvores lindas que trazem sombra natural para os visitantes e banhistas. Possui boa infraestrutura com comércio e bares.

Praia de Fora

Deserta e muito apreciada por surfistas, por possuir ondas fortes. O acesso se dá pela Praia de Palmas, através de uma trilha com início no costão do lado esquerdo. O trajeto dura uma média de 20 minutos com caminhada moderada.

Praia dos Ilhéus

Esta é uma praia deserta e ótima para a prática do surf. Ela é de difícil acesso. Para chegar lá, é necessário caminhar por uma trilha via costões da Praia de Palmas ou da Praia de Sissial. A trilha é moderada e dura em torno de uma hora.

Praia do Sissial

A Praia do Sissial é deserta e possui acesso através dos costões das praias Grande e Ilhéus. O mar é agitado, a areia é grossa, e é legal para quem aprecia o surf e gosta de acampar em meio à natureza.

Há uma bica com água boa, o que torna o local ainda melhor para a prática do camping. Esta praia possui grande valor histórico já que serviu para o sepultamento de pessoas capturadas na Fortaleza de Santa Cruz, na Revolução Federalista de 1894.

Praia Grande – o que fazer em Governador Celso Ramos

Outra praia queridinha dos surfistas e praticantes de kitesurfe. Tem ondas fortes e é ponto de partida para outras praias desertas. É a segunda maior praia de Governador Celso Ramos em extensão e possui casas para aluguel.

Através de trilhas dá para chegar até as praias Bananeira, do Defunto e das Cordas e no caminho há costões que formam piscinas naturais lindas e de águas cristalinas.

Praia da Figueira

A Praia da Figueira é uma das menores da cidade, com apenas 70 metros de extensão. Suas águas calmas e areia clara atraem muitos visitantes, principalmente os que buscam tranquilidade e privacidade.

O acesso é pela SC 410, 100 metros à esquerda antes da Armação da Piedade.

Armação da Piedade

Aqui está localizada a capela da qual falei mais acima. É uma praia de águas calmas e com forte tradição açoriana. Ainda há colônias de pescadores por lá. Os barquinhos ancorados conferem um charme especial a esta praia.

Ela é muito frequentada na alta temporada e no inverno atrai visitantes que buscam avistar baleias francas.

Praia do Tinguá

Suas águas calmas atraem banhistas e embarcações. Visitantes de diversos locais do Brasil atracam suas embarcações ali. Não há infraestrutura, mas alguns quiosques e serviço de delivery para as lanchas. Chique isso!

Da beira da praia é possível avistar as ilhas históricas de Anhatomirim, do Maximiliano e dos Ratones e também o norte da Ilha de Santa Catarina, em Florianópolis.

O acesso à praia se dá por uma trilha de 150 metros, de nível fácil, que inicia no Hotel Tinguá. Este hotel fica na estrada Luiz Alexandrino Silva.

Fazenda da Armação

A praia é de águas calmas e possui bastante embarcações pesqueiras, que trazem um ar bucólico e tranquilo ao local. Há um comércio bem diversificado nesta praia e um centro gastronômico apreciado pelos moradores e pelos visitantes.

Praia Henrique da Costa

Esta praia possui apenas 100 metros de extensão, águas claras e tranquilas. É perfeita para famílias com crianças pequenas. O defeito? É praticamente particular, pois o acesso se dá apenas via residências locais.

Praia de Antônio Corrêa

Esta praia é pequena, com águas calmas e cristalinas. O defeito? É particular, devido ao acesso apenas pelas casas e por uma associação que possui sede lá.

Praia dos Magalhães

Praia com mar tranquilo, águas cristalinas, areia grossa e linda paisagem, é maravilhosa para quem aprecia um banho relaxante.
O acesso se dá pela Estrada Costeira da Armação.

Costeira da Armação

Ela é conhecida como Baia dos Golfinhos e recebe escunas e embarcações. Possui aproximadamente 300 metros de extensão e águas calmas, com areia escura e grossa. É bem frequentada na alta temporada e possui boa infraestrutura com bares e restaurantes.

A Baia dos Golfinhos compreende uma enseada com esta praia e também a Praia dos Currais, deserta.

Recebe habitantes ilustres, os golfinhos tucuxis, espécie brincalhona que diverte os visitantes.

Ela é ideal para banhos e esportes náuticos como caiaque e windsurf. Também é feito mergulho de observação onde é possível nadar com os golfinhos.

Praia do Porto

Ela é ótima para banho, por possuir águas calmas e cristalinas. Porém, não há infraestrutura. Escunas e embarcações param por lá para banho e apreciação da paisagem.

O acesso se dá pela Estrada Costeira da Armação, que altera seu nome para Estrada Areias de Baixo.

Praia do Antenor – o que fazer em Governador Celso Ramos

As águas calmas e cristalinas da Praia do Antenor atraem banhistas. Até porque dela dá para avistar as ilhas de Anhatomirim, Ratones Grande e Pequeno.

O acesso se dá pela Estrada Areias de Baixo.

O local possui boa infraestrutura, inclusive na baixa temporada.

Caieira do Norte

A Praia de Caieira do Norte, ou simplemente Caieira, possui paisagem rural e clima que parece ter parado no tempo.

Esta é a parte mais rural de Governador Celso Ramos. Esta praia possui pouca infraestrutura e é frequentada por pescadores e moradores da região. Pela orla dá para avistar ranchos dos pescadores, onde eles guardam as embarcações. Isto tudo torna a paisagem ainda mais interessante e bucólica.

Viu como há opções lindas de o que fazer em Governador Celso Ramos? Agora quero te dar dicas para que o passeio seja ainda mais perfeito.

praia de palmas

Onde se hospedar em Governador Celso Ramos

Eu vou te deixar um link com opões de pousadas, hotéis e aluguéis na cidade. Clica no quadrinho laranja a seguir e aproveite. Dá uma olhada nos filtros para ajudar. E reserve com antecedência para garantir as melhores opções:

Onde ficar em Governador Celso Ramos

Quando ir

O ano todo. A cidade é linda, o povo é acolhedor, as paisagens são de tirar o fôlego. Portanto, aprecie sem moderação.

Agora, se queres tomar muitos banhos de mar, aí o ideal seria ir de dezembro a março, quando a água está mais quente. Durante o outono e o inverno, as águas de Santa Catarina são frias.

Quantos dias ficar

Para conhecer o básico, que seria a principal praia, a de Palmas, e apreciar as paisagens até chegar a ela, um final de semana já seria o suficiente.

Mas, se queres conhecer outras praias e tomar banho de mar até nunca enjoar, o céu é o limite.

Eu sugiro, no mínimo, 4 dias para aproveitar o melhor e te apaixonar. Mas já garanto, vais querer voltar muitas outras vezes para descansar, cansar, relaxar, rir e sonhar.

Tens outras dicas? Me conta. Vou adorar. E ainda vamos ajudar a incrementar a lista de o que fazer em Governador Celso Ramos.

E já que vais estar por Santa Catarina, quero te deixar outras opões próximas para uma viagem perfeita:

O que fazer em São Francisco do Sul

Costa da Lagoa, em Floripa

Um dia na Serra do Rio do Rastro

O que fazer em Garopaba

Viaje por conta própria e economize muito

Planejar a própria viagem é uma forma de ter liberdade e economizar. Além disso, usando os links abaixo, sem custo adicional algum, vais ajudar a manter o Mapa na Mão funcionando. Você NÃO PAGA NADA A MAIS POR ISSO e ajuda a manter nosso trabalho de pé!

Hotel ou apartamento: Booking – compare preços e qualidade. Podes ainda fazer reserva com opção de cancelamento gratuito e deixar para pagar só na hora do check-in.

Aluguel de carro: Rentcars – os melhores preços em diversas locadoras. Pague em real, sem o IOF. Carros mais baratos alugando com antecedência. Podes parcelar em 12 vezes no cartão ou pagar no boleto com 5% de desconto.

Seguro Viagem: Real – nosso link exclusivo já dá 10% de desconto. Seguros Promoutilize o nosso cupom MAPANAMAO5 e ganhe 5% de desconto. Cote nas duas e escolha o melhor. Por experiência própria, os valores destes dois sites geralmente são melhores que de agências.

Aéreo: Passagens Promo 

Outras informações para reservar tudo sozinho: monte a tua viagem sozinho 

Michela
Curtidas

3 respostas para “O que fazer em Governador Celso Ramos – um paraíso em Santa Catarina”

  1. […] LEIA TAMBÉM: o que fazer em Governador Celso Ramos […]

  2. […] qualidade de Meia Praia é que ela fica próxima de outras ótimas praias, como as de Bombinhas, Governador Celso Ramos e Florianópolis. Vale a visita! Só recomendo que vás bem cedo para essas praias, pois esses […]

  3. […] Governador Celso Ramos: outra cidade praiana que é um paraíso. Eu amo! Ela fica a 60 km de distância e possui cenários encantadores. Veja tudo o que escrevi aqui em o que fazer em Governador Celso Ramos. […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Monte sua viagem

Ou nós montamos para você

Voltar

Eu sou o Dilamar, Bacharel em Direito, viajante nas horas vagas e não vagas. Sou admirador de viagens rodoviárias, principalmente aquelas bem longas e focadas em regiões montanhosas. E também sou ciclista amador e apaixonado por motos.

Eu sou a Letícia, tenho 16 anos e estou no terceiro ano do ensino médio. Gosto muito de ler, desenhar, pesquisar e, é claro, viajar. Quando viajo, procuro sempre conhecer a história do local. Ser fascinada por esse aspecto explica o meu grande sonho: visitar o Egito e conhecer um pouco mais dessa civilização antiga.

Eu sou a Ester. Tenho 28 anos e sou médica. Moro em Florianópolis, sou apaixonada por Paris e frequentadora assídua de São Paulo, mas com os pés sempre em Criciúma, minha cidade natal. Amo sair do lugar, seja por poucos metros ou por muitos quilômetros, e de todas as formas possíveis. Das mais confortáveis viagens de trem às mais insanas viagens de carro. Conhecer o desconhecido me fascina! Viajar é minha maior paixão, mas devo arriscar dizer que sou quase tão apaixonada por montar os roteiros antes de viajar quanto pela viagem em si!

Olá, eu sou a Michela, Bacharela em Direito, pós graduada em Direito Constitucional, colecionadora de ímãs e de viagens. Conheci mais de 20 países, aliás, muito mais do que um dia imaginei conseguir, e vários recantos escondidos bem aqui pertinho de mim. Se canso? Jamais. Isso só aguça ainda mais meu desejo de percorrer este mundão. O que mais amo? Deus, minha família e viajar, claro.