Saber o que fazer em Mariana vai te ajudar a aproveitar o melhor que esta pequena cidade histórica mineira tem a oferecer.
E aqui eu listei 14 atrações imperdíveis na cidade, que são possíveis de conhecer em um dia. Mas caso queiras fazer tudo com calma, aproveitar a noite para um jantar pela cidade, talvez acrescentar mais um dia ou meio seja o ideal.
Aproveite Mariana, uma das principais cidades do circuito histórico de Minas Gerais e um lugarzinho que ganhou o meu coração. E aproveite as minhas dicas aqui. Espero te ajudar 🙂
LEIA TAMBÉM: o que fazer em Ouro Preto – mais de 20 atrações incríveis
Antes de te contar o que fazer em Mariana MG, que tal assinar a nossa newsletter e fazer parte da lista de amigos viajantes recebendo todas as novidades do Mapa na Mão. É só colocar o teu e-mail a seguir:
🌎 SEGURO VIAGEM: querido leitor – DESCONTO de 10% só aqui no blog:
O seguro viagem não pode faltar na tua viagem, mesmo para as nacionais. Uma doença, um acidente, a perda da mala, o cancelamento do voo, podem estragar as férias. E o seguro não é caro. Por isso, vale a pena.
* Brasil: aproximadamente 5 reais por dia.
* Europa: aproximadamente 20 reais por dia.
** Clique aqui e faça a cotação do seguro, sem custo. Este link já garante 10% de desconto aos leitores do Mapa na Mão 🌎
Onde ficar em Mariana
Antes de te contar o que fazer em Mariana, preciso te mostrar onde ficar por lá. Porque como esta região é turística, é bom reservar com antecedência a tua hospedagem para ter mais opções e melhores preços. Não tens ainda certeza da viagem? Reserva com cancelamento grátis para garantir.
Nós ficamos em Ouro Preto que fica a 14 km de distância e possui uma infraestrutra ótima. Fizemos bate-e-volta para aproveitar Mariana. Mas caso queiras ficar na cidade, vou te deixar as duas opções:
Onde ficar em Ouro Preto
Nós ficamos na Casa do Chá, um charmoso casarão centenário no centro histórico. Clique aqui para ver valores, como é e reservar, se gostar. Eu contei tudo sobre esta pousada aqui neste post de onde ficar em Ouro Preto.
Outras opções:
- Hotel Pousada Casa Grande: no centro, com nota 9 e preço ok. Clique aqui para dar uma olhada.
- Hotel Colonial: também no centro, nota 8,4 e um pouco mais caro que o anterior. Clique aqui para olhar.
- Hotel Pousada Arcádia Mineira: no centro, com boa área de lazer, nota 8,8 e preço parecido com os demais acima. Clica aqui e dá uma olhada.
- Pousada do Mondego: este é caro, mas fica no centro, bem ao lado da feirinha de pedra sabão e a 30 m da Praça Tiradentes, em um casarão colonial lindo. Caso queiras dar uma olhada, clique aqui.
- Pousada Solar da Ópera: no centro, em um casarão histórico, nota 9,3 e valor um pouco maior que os primeiros. Clica aqui e confira.
- Hotel Pousada do Arcanjo: a 1 km do centro, nota 9,2 e preço um pouco acima dos primeiros. Clica aqui e dá uma olhada.
- Pousada Guignard: no centro, nota 9,8 e valor mais salgado, não tanto quando a Mondego. Clica aqui e veja.
Onde ficar em Mariana
- Pousada Ouro Real: um charme no centro da cidade e com nota 9,1. Clique aqui e confira.
- Pousada da Chácara: a pouco mais de 1 km do centro, com nota 9. Clique e dá uma espiada.
- Pousada do Chafariz: no centro e nota 8,4. Clique, confira e reserve, se te agradar.
- Pousada Primaz de Minas: no centro e nota 9,4. Clique e confira.
- Recanto Águas de Minas: a 5 km do centro e nota 9,4, Clique aqui e dá uma olhada.
Agora, para olhar todas as opções de Mariana, clique no quadrinho laranja a seguir. Sempre olhe as avaliações dos hóspedes e para ajudar, use os filtros como preços, localização e outros:
O que fazer em Mariana
Nós iniciamos o passeio bem em frente ao Centro de Atenção ao Turismo. Fica na Rua Direita, 91. E é nesta rua que vamos iniciar o nosso roteiro de o que fazer em Mariana, porque quero que tu já te apaixones de cara, hehehe.
LEIA TAMBÉM: 14 dicas de economia em viagens
Rua Direita
Nós tivemos a benção de ir até Mariana bem no dia do aniversário da cidade, 16 de julho. A Rua Direita estava em festa, uma fofura. Toda enfeitada. Do Centro de Atenção ao Turismo saíam bolinhas de sabão e em frente, artistas vestidos com roupas de época.
Mas mesmo que tu vás em dias normais, esta rua é uma simpatia só, foi a minha preferida na cidade.
Ah, descobri nesta viagem que as ruas mais antigas das cidades históricas eram nomeadas como Rua Direita. Então, elas acabaram se tornando ponto turístico.
Caminhe e observe os casarões antigos, as lojas, os artesanatos, pare no café. Aproveite sem pressa e não deixes de incluir a Rua Direita na tua lista de o que fazer em Mariana, combinado?
LEIA TAMBÉM: o que fazer em Bichinho MG

Igreja São Pedro dos Clérigos
Esta igreja fica em cima de um monte, então fomos de carro até lá para continuar o passeio olhando Mariana de cima.
É uma igreja em estilo barroco, fundada em 1731 e a construção iniciada em 1752, porém, considerada como uma igreja inacabada, já que o seu interior não está completo. Ela tem um tom terroso e é bonita. É uma das três únicas igrejas barrocas do estado com plano em redondo, característica revolucionária para a época.
Aproveite também o mirante que fica em frente, no estacionamento. Dali é possível ver uma parte do centro histórico.
- Endereço: Rua Dom Silvério, s/n – Colina de São Pedro.
LEIA TAMBÉM: o que fazer em Capitólio – MG

Praça Minas Gerais – o que fazer em Mariana
Depois de conhecer a Igreja São Pedro dos Clérigos, estacionamos o carro perto da Praça Minas Gerais e passamos a caminhar pelo centro histórico. Iniciamos, desta vez, pela Praça Minas Gerais, que é cartão postal da cidade.
Também pudera, as duas igrejas que estão nesta praça são consideradas uma das Sete Maravilhas da Estrada Real. Elas foram construídas na mesma época e ficam uma ao lado da outra. Devido a esta peculiaridade e à beleza simples da praça, as igrejas já apareceram em várias novelas.
Nem pensar em deixar a Praça Minas Gerais de fora do roteiro de o que fazer em Mariana, beleza?
- Endereço: a Rua João Pinheiro passa em frente à Igreja Nossa Senhora do Carmo.
Nela está situada as quatro atrações a seguir:
LEIA TAMBÉM: o que fazer em Tiradentes – guia completo
Igreja Nossa Senhora do Carmo
Nós entramos e vimos um folder que contava a história do incêndio ocorrido em 1999 que destruiu várias obras do acervo original. O teto desabou. Triste. A fachada, o teto e as paredes foram recuperadas.
A construção iniciou em 1783. Simples por dentro, mas com um altar muito bonito e uma graça por fora.
- Entrada gratuita.
- Horário de abertura: de terça a domingo, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h.

Casa de Câmara e antiga cadeia
No local existiu outra construção que serviu como base para a guarda dos governadores da capitania, os Dragões. Na segunda metade do Séc. XVIII foi construído o atual prédio para abrigar a Câmara. No térreo ficava a cadeia.
- Entrada gratuita.
- Funcionamento: de segunda a sexta, das 8h às 18h.
LEIA TAMBÉM: o que fazer em São João del Rei: mais de 10 atrações incríveis

Acima a Casa de Câmara em reformas.
Pelourinho
No pelourinho, que fica bem em frente à Câmara, eram castigados os infratores. A construção atual é de 1970, mas o original era de 1750. No braço esquerdo, uma balança, simbolizando a justiça, e no direito uma espada, simbolizando a condenação. No centro, o Brasão Português.

Acima, o pelourinho em frente à Igreja de São Francisco de Assis.
Igreja de São Francisco de Assis
Ela foi projetada por Aleijadinho. O Mestre Ataíde está sepultado no interior da igreja. Ele é um dos maiores ícones da pintura nacional. Inclusive foi ele que fez a pintura da sacristia e da nave da igreja, além das três imagens da paixão de Cristo. Ele nasceu em Mariana. Já os púlpitos em pedra sabão são artes de Aleijadinho.
Uma pena que a pegamos em obras e estava fechada.
- Valor: há o pagamento de uma taxa para entrar.
- Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 8h às 12h e das 13h às 17h – sujeito a mudanças.
LEIA TAMBÉM: como evitar furto de mala em aeroportos

Praça Cláudio Manoel
É uma praça que me lembrou as de estilo europeu, toda calçada, onde fica a Catedral da Sé, que é a próxima atração. Ao redor da praça, bonitos casarões, lojas e uma fonte em frente à igreja. No centro histórico, acrescente este local na tua lista de o que fazer em Mariana.
Catedral da Sé
A Catedral da Sé fica ali bem em frente à Praça Cláudio Manoel.
Ela foi construída no século 18 e possui um pequeno museu da arte sacra. No interior, o único exemplar no país de um órgão alemão de 1700, doado pela Coroa Portuguesa.
Há concertos sextas às 11h30 e domingos às 12h15, com ingressos.
- Valor: há pagamento de taxa para visitação.
- Horário: de terça a domingo, das 7h às 17h.
- Endereço: Rua Direita, 8.
LEIA TAMBÉM: mala para viagem: a bagagem feminina perfeita

Praça Gomes Freire – o que fazer em Mariana
Esta praça é uma graça com árvores, jardim, coreto, um bebedouro para animais de 1747 e belos casarões do Século XVIII no entorno. Nós comemos um torta em um café bem ali próximo ao teatro, que é a próxima atração.
- Endereço: uma das ruas que passa pela praça é a Rua Dom Viçoso.

Cine Teatro Municipal
Ele fica quase em frente à Praça Gomes Freire e é uma construção muito bonitinha de dois andares e cor de rosa.
- Endereço: Rua Frei Durão, 222.

Estação ferroviária
Saindo um pouco do miolinho do centro histórico, mas ainda perto, a uns 500 metros, encontra-se a estação ferroviária. Uma graça de construção em tom rosado, construída para receber os trens da estrada de ferro que liga a cidade a Ouro Preto.
No edifício funciona um pequeno espaço cultural com biblioteca, museu e vagões fixos.
- Endereço: Praça JK, s/n, Centro.
Passeio de trem de Mariana a Ouro Preto
Não tivemos a oportunidade de fazer, porque a atração está temporariamente fechada. Mas deve ser uma delícia! É ou não é voltar ao tempo fazer um passeio de trem por estas duas cidades antigas?
Funciona de quinta a domingo e sai da estação ferroviária.
- Maiores informações e preços no site.
Minas da Passagem – o que fazer em Mariana
Eu queria muito ter ido a esta mina, mas não deu tempo. Mas quero deixar aqui para ti como sugestão, já que estamos em Minas Gerais, conhecida por suas minas de extração. Tem tudo a ver para colocar na lista de o que fazer em Mariana, né?
Então, a Mina da Passagem fica entre Ouro Preto e Mariana e é considerada a maior mina de ouro aberta à visitação do mundo. A descida é feita através de um trolley seguro por cabo de aço.
Há também opção de pacote com mergulho pelas galerias, mas é preciso agendar.
- Endereço: Rua Eugênio Eduardo Rapallo, 192, Passagem de Mariana.
- Horário: segunda à sexta, das 09:00 às 16:00 h, sábado, domingo e feriados, das 09:00 às 17:00 h.
- Valores: adultos R$ 180 e crianças de 6 a 12 anos, R$ 90.
🚗 CARRO: Uma forma interessante de curtir esta região é de carro. Caso tu não vás de carro próprio, pense em alugar um carro aqui e aproveite a viagem! 🚗
Quando ir a Mariana
Nós fomos no inverno. O clima é bem agradável e não pegamos chuva em nenhum momento, o que é bem interessante para caminhar por aquelas ruas.
De dia é bem gostoso e não calor insuportável e à noite costuma ser friozinho no inverno. Mas vou te deixar um resumo a seguir para tu pensares qual o melhor momento para ti:
- Meses mais quentes: de setembro a abril.
- Meses mais frios: de junho a agosto.
- Meses mais chuvosos: de novembro a março.
- Meses mais secos: de maio a agosto;
- Melhor época para visitar Ouro Preto: de maio a agosto.
Quantos dias ficar
Fizemos um bate-e-volta de Ouro Preto e sem fazer as três últimas atrações, conseguimos conhecer Mariana em praticamente meio-dia. Então, caso queiras aproveitar todas as atrações da lista de o que fazer em Mariana, um dia é possível. Mas se gostas de aproveitar tudo com calma, pense em ficar mais meio-dia.
Espero que tenhas gostado das minhas dicas de o que fazer em Mariana. Tens outras? Deixa nos comentários. Vou amar saber e também vais ajudar outros viajantes.
Abraço!
Viaje por conta própria e economize muito
Planejar a própria viagem é uma forma de ter liberdade e economizar. Além disso, usando os links abaixo, sem custo adicional algum, vais ajudar a manter o Mapa na Mão funcionando. Você NÃO PAGA NADA A MAIS POR ISSO e ajuda a manter nosso trabalho de pé!
Hotel ou apartamento: Booking – compare preços e qualidade. Podes ainda fazer reserva com opção de cancelamento gratuito e deixar para pagar só na hora do check-in.
Aluguel de carro: Rentcars – os melhores preços em diversas locadoras. Pague em real, sem o IOF. Carros mais baratos alugando com antecedência. Podes parcelar em 12 vezes no cartão ou pagar no boleto com 5% de desconto.
Seguro Viagem: Real – nosso link exclusivo já dá 10% de desconto. Seguros Promo – utilize o nosso cupom MAPANAMAO5 e ganhe 5% de desconto. Cote nas duas e escolha o melhor. Por experiência própria, os valores destes dois sites geralmente são melhores que de agências.
Aéreo: Passagens Promo
Outras informações para reservar tudo sozinho: monte a tua viagem sozinho
Planejar a própria viagem é uma forma de ter liberdade e economizar. Além disso, usando os links abaixo, sem custo adicional algum, vais ajudar a manter o Mapa na Mão funcionando. Você NÃO PAGA NADA A MAIS POR ISSO e ajuda a manter nosso trabalho de pé!
Hotel ou apartamento: Booking – compare preços e qualidade. Podes ainda fazer reserva com opção de cancelamento gratuito e deixar para pagar só na hora do check-in.
Aluguel de carro: Rentcars – os melhores preços em diversas locadoras. Pague em real, sem o IOF. Carros mais baratos alugando com antecedência. Podes parcelar em 12 vezes no cartão ou pagar no boleto com 5% de desconto.
Seguro Viagem: Real – nosso link exclusivo já dá 10% de desconto. Seguros Promo – utilize o nosso cupom MAPANAMAO5 e ganhe 5% de desconto. Cote nas duas e escolha o melhor. Por experiência própria, os valores destes dois sites geralmente são melhores que de agências.
Aéreo: Passagens Promo
Outras informações para reservar tudo sozinho: monte a tua viagem sozinho
