Logo Mapa Na Mão

O que fazer em Meia Praia, Itapema/SC – guia repleto de dicas

publicado em: 10/01/2021 atualizado em: 11/02/2021

Meia Praia: saber o que fazer em Meia Praia é fundamental para aproveitar o melhor que esse paraíso tem a oferecer.

Como vou para lá com frequência porque os pais do marido possuem apartamento, eu sei que vou te deixar as melhores dicas.

Neste guia, vou mostrar o que fazer em Meia Praia, onde comer, onde ficar, quantos dias, quando ir, e muito mais. Acompanhe até o final e prepare o teu roteiro. Serão dias incríveis, tenho certeza!

Querido leitor – DESCONTO de 10% só aqui no blog:
O seguro viagem não pode faltar na tua viagem, mesmo para as nacionais. Uma doença, um acidente, a perda da mala, o cancelamento do voo, podem estragar as férias. E o seguro não é caro. Por isso, vale a pena.
* Brasil: aproximadamente 5 reais por dia.
* Europa: aproximadamente 20 reais por dia.
** Clique aqui e faça a cotação do seguro, sem custo. Este link já garante 10% de desconto aos leitores do Mapa na Mão.

Antes de eu te mostrar o que fazer em Meia Praia, Itapema, aproveite para assinar a nossa newsletter. É só deixar o teu e-mail a seguir. Faça parte da nossa lista de amigos viajantes e receba as novidades do Mapa na Mão:

Meia Praia – SC

Meia Praia é uma das praias de Itapema SC, cidade a 70 km ao norte de Florianópolis. É uma das praias com melhor infraestrutura da região. Ela ficou famosa quando foi escolhida por famosos como Neymar e Alexandre Pires para ter seus apartamentos de praia.

Na minha opinião, Meia Praia é uma praia perfeita para vários tipos de públicos! Tanto que pode se ver de tudo lá: desde jovens até senhores aposentados, passando por famílias com filhos pequenos ou grandes! Eu considero que Meia Praia tenha um público jovem bem grande até, principalmente se compararmos com outras cidades da região, como Bombinhas, que também é uma delícia.

Outra qualidade de Meia Praia é que ela fica próxima de outras ótimas praias, como as de Bombinhas, Governador Celso Ramos, Balneário Camboriú e Florianópolis. Vale a visita! Só recomendo que vás bem cedo para essas praias, pois esses trechos estão sujeitos a filas, infelizmente. Outra visita legal próxima é para o Museu Oceanográfico da Univali.

Não sou de balada, então confesso que não sei dizer se há opções por lá. Porém há boas opções de alimentação e até alguns bares. Há também ótimas padarias (várias, por sinal!), e não faltam opções de lojinhas!

A estrutura de Meia Praia melhorou ainda mais há poucos anos, quando foi feito um calçadão junto à areia da praia. Nesse calçadão, há espaço para ciclistas e pedestres, e esse ambiente tem chamado cada vez mais gente para simplesmente ver o dia passar sentado em um dos banquinhos!

Agora vou te dar as minhas dicas de o que fazer em Meia Praia. Vamos lá?

LEIA TAMBÉM: 10 comidas que precisas provar quando vier para Santa Catarina

praia de itapema

A foto acima tá sem edição! É essa lindeza mesmo! Tá vendo aquela janela aberta no prédio bonitão ali? É meu apartamento! Daqui a 30 anos, se tudo der certo, hahahahahah.

O que fazer em Meia Praia – Itapema SC

A praia

Meia Praia não tem o mar mais calmo da região, mas também não é o mais agitado. Deu para entender? Haha. Então não é aquele tipo de praia que parece uma lagoa, mas também não tem ondas o suficiente para surfar (nem perto, na verdade, haha).

Tem só aquelas ondas que quebram no raso. A temperatura da água costuma ser muito gostosa (pelo menos no verão, né! Haha). É ótimo para praticar esportes como caiaque e standup paddle.

LEIA TAMBÉM ANTES DE ARRUMAR A MALA: mala de viagem – a bagagem perfeita

itapema sc

Lazer na praia de Itapema – Meia Praia

Meia Praia tem uma ótima estrutura de lazer de praia! Lá, por toda a orla, há opções de aluguel de caiaques e standup paddles. Há também banana e disco boat, já ouviu falar? Banana boat é uma das coisas que mais adoro, haha!!

Dei uma perguntada em alguns quiosques para saber os valores. Claro que os preços podem dar uma variada, mas imagino que girem em torno disso mesmo. Vale para ter uma noção, né? Lembrando que esses são os preços para a temporada de 2017.

  • Banana boat: 20 reais o passeio
  • Disco boat: 20 reais o passeio
  • Caiaque: 20 reais por pessoa por uma hora
  • Standup paddle: 35 reais por uma hora

Nesse verão também tá rolando aluguel de bike! Achei muiiito legal! O aluguel custa 15 reais por hora (bike individual) ou 25 (bike dupla), e o pessoal que está alugando fica das 7 da manhã às 10 da noite em um container entre as ruas 287 e 289, ao lado do Bar Moitilas, no calçadão à beira-mar. Lembrando que me pareceu mais um teste mesmo, então não sei se vai rolar nas outras temporadas, mas tomara que role!

Também há em várias barraquinhas aluguel de cadeira de praia e guarda sol. Perguntei em uma delas e a cadeira custava 10 reais e o guarda sol 20, por todo o dia.

LEIA TAMBÉM: o que fazer em Balneário Camboriú

praia itapema
meia praia itapema sc

Caiaques para aluguel em Meia Praia.

Comprinhas

Meia Praia é um ótimo lugar para fazer compras! Há várias lojinhas por lá, e boa parte com preços bem bons!

Há também dois centros comerciais que levam nome de shopping, mas, bom, não são shoppings de verdade, haha. Mas até que quebram o galho e têm algumas lojinhas bem boas! É principalmente lá que há algumas lojinhas de souvenirs:

  • Shopping Russi e Russi: Av. Nereu Ramos, 3977.
  • Calçadão Praia Shopping: Avenida Nereu Ramos , 385

Lá vão algumas dicas de lojinhas que eu curto e que acho que valem a pena:

Outlet Beagle: na Avenida Nereu Ramos, 4883, existe uma loja grande com descontos de coleções antigas da Beagle. Vale muiiiiiiito a pena! A maioria das peças tem no mínimo 50% de desconto e há grande variedade. Para quem curte a marca (e mesmo para quem não curte, já que há muitas roupas no estilo básico, como shorts, calças, camisetas lisas…) vale muito a pena, mesmo. Já fiz algumas pechinchas por lá, haha. Fica na Av. Nereu Ramos, 4883.

Feccat: a Feccat é um pequeno shopping de sapatos!! Na verdade são várias lojinhas abertas, sem paredes, uma do lado da outra, como se fosse uma feira. Os sapatos vendidos lá são em sua maioria do polo calçadista catarinense, a cidade de São João Batista. São João Batista produz algumas marcas famosas, mas essas não são vendidas em Itapema. Então os sapatos vendidos são de marcas desconhecidas, mas, em sua maioria, de ótima qualidade, e com um preço MUITO bom. Eles estão sempre acompanhando as tendências, então acho que vale mesmo a pena dar uma passada! Há sapatos femininos e masculinos. Fica na Avenida Nereu Ramos, 5341, esquina com a rua 291.

meia-praia

Moda praia: Na esquina entre a Nereu Ramos e a rua 219 existe uma loja de bíquinis ótima!!  Há muita variedade de modelos, estampas e tamanhos! Comprei um biquíni lindão por lá. Os preços não são exatamente uma pechincha, mas estão longe de serem caros.

LEIA TAMBÉM: 9 coisas que eu odeio em Santa Catarina

Caminhe pela Avenida Nereu Ramos à noite

Durante o dia, o maior movimento fica, claro, na praia e no calçadão da praia. Durante a noite o movimento maior é na Avenida Nereu Ramos, onde estão as lojas e os principais restaurantes. Mas, cada vez mais, esse movimento noturno tem se transferido para o calçadão!

Porém, ainda vale a pena passear lá de noite. Caminhe para fazer umas comprinhas ou só apreciar o movimento mesmo. Ah, na Nereu Ramos, a concentração se dá principalmente próximo do Shopping Russi e Russi.

Paque Calçadão

E como já falei que no calçadão da orla há cada vez mais movimentação, caminhe por lá até o Parque Calçadão de dia e de noite e aproveite a ciclovia, o passeio público, os decks de madeira para sentar e descansar, os bancos. Sinta a gostosa brisa do mar. No local há também um letreiro “Eu amo Itapema”. Não deixe de tirar fotos e levar esta lembrança.

O letreiro fica entre as ruas 246 e 250 de Meia Praia, Itapema.

Confeitarias e padarias

Meia Praia tem muitas padarias lindinhas, principalmente na Avenida Nereu Ramos e na Segunda Avenida. Alguns exemplos:

  • Quality Panificadora: Av. Nereu Ramos, 4200
  • Atelier dos sabores: Av. Nereu Ramos, esquina com rua 275
  • Itapanni: Av. Nereu Ramos, 4747
  • Café Pinhão: Rua 286, nº 281 (esquina com a Segunda Avenida)

Restaurantes em Meia Praia – Itapema SC

As opções de restaurantes em Meia Praia estão crescendo cada vez mais. Ainda sinto falta de mais variedade, mas sem dúvida, hoje há uma boa estrutura por lá. Qualquer coisa, se bater a vontade de alguma cozinha especial, sempre dá para ir a Balneário Camboriú, ali do ladinho, haha!

As principais opções estão na Avenida Nereu Ramos e na Segunda Avenida, então, na dúvida, é só correr para lá. Mas resolvi trazer algumas opções que me parecem boas (algumas eu já provei e, se trouxe aqui, é porque recomendo) para se ter uma noção:

Churrascaria – o que fazer em Meia Praia

Meu namorado fala muito bem da Churrascaria Costelaço do Tonho, na Av. Nereu Ramos, 3855. Nunca fui, mas, se ele recomenda, tá recomendado, hehe 🙂

Restaurante a quilo

Para quem está procurando restaurante a quilo, eu recomendo (muito!) o Dona Adda. O buffet deles é ótimo, cheio de frutos do mar, bem gostoso mesmo. O valor é um pouco salgado (em torno de 50 reais o quilo), mas o custo benefício é ótimo. O Dona Adda fica na rua 270, número 39.

Comida asiática

Para comida asiática, há o San Sushi, na Nereu Ramos, 4811, e o Mr. Ching, na Rua 247, número 85.

Mexicana e variadas

Há várias outras opções na Avenida Nereu Ramos, como comida mexicana (Cabrones, na Av. Nereu Ramos, esquina com 271). E há, também, o famoso Boka’s! O Boka’s é um restaurante simples, cujo carro chefe são as porções de tudo que se possa imaginar. O cardápio é enorme – tem de tudo mesmo, carnes, peixes, frutos do mar… Se estiver na dúvida, vai lá, haha. Fica na Avenida Nereu Ramos, esquina com a 275.

Há ainda a Chopperia Água de Coco, na Nereu Ramos, 4600, e o Pastelão Chopp Bar, na Nereu Ramos, esquina com 276. Tirando o Boka’s, nunca fui a nenhum desses restaurantes, mas o ambiente deles é super legal, então acho que vale o risco.

Rodízio de massa

Há também dois restaurantes com rodízios de massa. Como já comentei aqui no blog, na minha opinião, não há rodízio de massas tão bom quanto os de Criciúma, minha cidade natal, haha!!! Mas já fui à Cantina Vô Jaques (Nereu Ramos, 5008) e foi beeeem gostoso, valeu a pena! Tem também a Manjericão, na Avenida Nereu Ramos, na esquina com a 283.

Pizzaria

Mas o restaurante mais típico de Meia Praia, aquele que quem conhece vai sempre, é sem dúvida nenhuma o Alberto’s. O Alberto’s é uma pizzaria cujo carro chefe é o rodízio! O rodízio do Alberto’s é daqueles bem completos, com muitos sabores de pizza! É uma verdadeira tradição de Meia Praia, haha. Vou todo ano com o namorado!

Quando fomos nesse ano estava 39,50 por pessoa, e esse valor costuma abaixar bastante fora de temporada. O engraçado é que o lugar é tão tradicional que o namorado me contou que esse restaurante chegou a abrir em outros endereços mas fechou depois, pois não havia tanto movimento quanto nesse endereço, já que aquele ponto é único. O atendimento costuma ser bem bom. Fica na Nereu Ramos, 3910.

Comida de rua e fast food

Há também um food park! Se chama Cabrones e fica na rua 271. É bem legal, tem alguns food trucks, poucos, mas é uma opção diferente. Há também um container bem simpático com cones de churros, batata frita, iscas de peixe e camarão, o “Street Cone”, que fica na Avenida Nereu Ramos, esquina com a rua 270.

Há também alguns restaurantes de rede, como Mc Donald’s e Subway.

Sorveteria

E, para a sobremesa, o meu lugar preferido é a Sorveteria Cremoso, na Nereu Ramos, esquina com a  rua 264. É um buffet de sorvetes com muiiiitas opções! Eles servem açaí também.

Mercados

Meia Praia é bem servida de supermercados, facilitando a vida de quem quiser preparar alguma comidinha no apartamento. Os principais são:

  • Ofertão: Av. Nereu Ramos, 4928
  • Myatã: Av. Hironido Conceição dos Santos, 181 – Perequê, Porto Belo (Esse fica em Perequê, que é uma praia do lado. Para quem está no Sul de Meia Praia, é super perto, valendo a pena)
  • Kock: Av. Nereu Ramos, 3855
meia praia itapema santa catarina

Olarrrrr!

Alimentação na praia

Não há tantos bares na orla de Meia Praia, mas alguns garçons dos bares que existem circulam a todo momento pela areia oferecendo bebidas e aperitivos. Ou seja, tá melhorando bastante! Notei isso nessa temporada. Então, se quiser comprar algo de alguns dos bares, é só esperar que logo logo algum garçom vai passar te oferecendo um cardápio! Mas não há bares com espaço próprio na areia, sabe?

Porém, apesar de não haver bares, há vários quiosques que vendem milho cozido e churros. Vários mesmo, a cada 100 metros praticamente! Os preços médios são de 5 reais o milho e 5 reais o churros – tem churros mais gourmet por 10 reais também, haha.

Nessa temporada abriu um bar no calçadão da praia bem legal! De noite ele costuma ficar cheio, até porque tem um ambiente diferenciado, meio lounge, sabe? É um lugar mais jovem e tal. É o bar Oba-Oba e fica no calçadão, entre as ruas 287 e 289, do lado de outro bar (também novidade, mas esse mais simples), o Moitilas.

meia-praia

O calçadão da praia…

Outlet – o que fazer em Meia Praia

Choveu, deu preguiça de ir à praia ou anoiteceu e queres conhecer um lugar diferente? Sugiro dar um pulinho no Porto Belo Outlet Premium. Eu contei maiores detalhes deste outlet que fica a apenas 11 km de Meia Praia.

Clica neste link laranja que deixei ali. Não quero dar spoiler, mas dá para fazer boas compras em lojas de marcas queridinhas internacionais e nacionais. Confira no post!

Parque das Capivaras

Aproximadamente 35 capivaras vivem entre as Ruas 318 e 320, na região próxima ao Rio Perequê. É um passeio ideal para se fazer com crianças.

O parque foi criado para proteger as capivaras que podem ser avistadas ali. Há cercas para que elas não invadam a pista e também há ponte pênsil e trilhas ecológicas para aproveitar o ambiente do parque.

Onde ficar em Itapema

Procurando por Itapema, que é o município que abrange Meia Praia, há mais opções de hospedagem. Clique aqui, avalie e reserve com antecedência, porque o local é disputado. Dá para reservar com a opção de cancelamento grátis, caso mudes de ideia.

Em Meia Praia, por razões que desconheço, há pouquíssimos hotéis ou pousadas (para falar a verdade, quase nenhum! Só me lembro de um, o Hotel Itapema. Nesse link tem mais algumas opções de hospedagem). Mas, calma! Não é que não tenha onde se hospedar. É que lá é cheeeeeeio de apartamentos para aluguel!

Há dezenas de imobiliárias em Itapema e Meia Praia, então não faltam opções. Nunca aluguei nada por lá, então não vou indicar nenhuma em específico. É só colocar “imobiliária Meia Praia” no Google que aparecerão várias opções 🙂

Alugue um carro

A região de Itapema é Meia Praia é uma delícia. Em pouco tempo chega-se até Balneário Camboriú, Porto Belo, Floripa, Joinville, enfim, dá para passear muito e aproveitar.

Portanto, caso não tenhas vindo de carro próprio, eu sugiro alugar um carro aqui e aproveitar muito mais a região com um possante. Vais gostar.

Quando ir a Meia Praia, Itapema

O ano todo. A cidade é linda e é muito gostoso passear por lá. Portanto, aprecie sem moderação.

Agora, se queres tomar muitos banhos de mar, aí o ideal seria ir de dezembro a março, quando a água está mais quente. Durante o outono e o inverno, as águas de Santa Catarina são frias.

Quantos dias ficar

Para conhecer o básico, que seria a praia e aproveitar um pouco a cidade à noite, um final de semana já seria o suficiente.

Mas, se queres conhecer outras praias e tomar banho de mar até nunca enjoar, o céu é o limite. 

Eu sugiro, no mínimo, 4 dias para aproveitar o melhor e te apaixonar. Mas já garanto, vais querer voltar muitas outras vezes para descansar, cansar, relaxar e amar.

Dicas gerais

Durante o verão (principalmente na altíssima temporada), recomendo que você ande de bike na ciclovia do calçadão nas primeiras ou últimas horas do dia. Isso porque, como há muitas pessoas no calçadão, infelizmente muita gente não acaba respeitando a ciclovia. Claro, até dá, mas a experiência acaba não sendo tão legal! Não tenha medo de andar lá de noite, é super seguro e sempre há bastante movimento.

É bem fácil de entender as ruas de Meia Praia. As ruas da quadra da praia são números ímpares, sendo que são crescentes em direção ao sul (direção Perequê/Porto Belo). Paralela à orla está a Avenida Nereu Ramos, que até um pouco antes de Perequê tem apenas um sentido (sentido Sul/Perequê). Para trás dessa avenida, ou seja, se afastando do mar, a partir da segunda quadra, ficam as ruas pares. E depois fica a Segunda Avenida, paralela à Nereu Ramos, que tem sentido Norte.

E outras dicas…

Durante o período do horário de verão, é proibido praticar esportes na areia antes das 19h. Durante o resto do ano, a proibição vale até as 17h.

A área central da orla é bem movimentada. A faixa de areia não é tão pequena, então não é tão comum faltar lugar na areia, mas nessa área central isso tem mais chances de acontecer.

Lá também costuma ter mais barulho, agito, jovens com caixas de música no calçadão e coisas do tipo. Para quem curte é um prato cheio, mas para quem curte lugar mais calmo, a minha dica é: pegue alguma hospedagem a partir da rua 295, em direção ao sul (mais perto da praia de Perequê, em Porto Belo). Meu namorado tem apartamento nessa região e eu particularmente gosto mais de lá. Mas tem a parte ruim: a Avenida Nereu Ramos nessa região não tem quase nenhuma estrutura, diferente da região central. 

Diferente de outras praias bem urbanizadas, Meia Praia tem sol na areia o dia inteiro, então dá para curtir até de noite!

Outra dica que eu dou é: acorde cedo para curtir a praia pela manhã. De tarde a praia também é deliciosa, mas costuma ter uma brisa e o mar fica mais agitado. Continua bom, mas pela manhã é bem melhor!

O blog Viagens e Caminhos listou 10 opções de passeios próximos a Itapema que são imperdíveis neste post. Confira e amplie o descobrimento desta região.

praias itapema sc

Espero que tenham curtido! Eu realmente recomendo bastante uma visita a Meia Praia. Por ter bastante estrutura, há o que fazer o dia inteiro, e a praia é de ótima qualidade 🙂 Aproveite estas dicas para montar o teu roteiro de o que fazer em Meia Praia, Itapema. Se for lá, me conta o que achou!

E já que vais estar por Santa Catarina, quero te deixar outras opões próximas para uma viagem perfeita:

O que fazer em São Francisco do Sul

Costa da Lagoa, em Floripa

Um dia na Serra do Rio do Rastro

O que fazer em Garopaba

Viaje por conta própria e economize muito

Planejar a própria viagem é uma forma de ter liberdade e economizar. Além disso, usando os links abaixo, sem custo adicional algum, vais ajudar a manter o Mapa na Mão funcionando. Você NÃO PAGA NADA A MAIS POR ISSO e ajuda a manter nosso trabalho de pé!

Hotel ou apartamento: Booking – compare preços e qualidade. Podes ainda fazer reserva com opção de cancelamento gratuito e deixar para pagar só na hora do check-in.

Aluguel de carro: Rentcars – os melhores preços em diversas locadoras. Pague em real, sem o IOF. Carros mais baratos alugando com antecedência. Podes parcelar em 12 vezes no cartão ou pagar no boleto com 5% de desconto.

Seguro Viagem: Real – nosso link exclusivo já dá 10% de desconto. Seguros Promoutilize o nosso cupom MAPANAMAO5 e ganhe 5% de desconto. Cote nas duas e escolha o melhor. Por experiência própria, os valores destes dois sites geralmente são melhores que de agências.

Aéreo: Passagens Promo 

Outras informações para reservar tudo sozinho: monte a tua viagem sozinho 

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

Ester
Ester
Curtidas

5 respostas para “O que fazer em Meia Praia, Itapema/SC – guia repleto de dicas”

  1. Avatar Danielle Souza disse:

    Gostei! Estamos de viagem marcada e ao ler seu blog manteve minha motivação! Na volta te do um oi!

    Bom trabalho Equipr #MapanaMão

  2. […] Itapema: esta é uma cidade praiana vizinha de BC e muito gostosa. Fica a 13 km de distância. Destaque para a praia chamada Meia Praia. Veja mais aqui onde escrevemos o que fazer em Meia Praia. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Monte sua viagem

Ou nós montamos para você

Voltar

Eu sou o Dilamar, Bacharel em Direito, viajante nas horas vagas e não vagas. Sou admirador de viagens rodoviárias, principalmente aquelas bem longas e focadas em regiões montanhosas. E também sou ciclista amador e apaixonado por motos.

Eu sou a Letícia, tenho 16 anos e estou no terceiro ano do ensino médio. Gosto muito de ler, desenhar, pesquisar e, é claro, viajar. Quando viajo, procuro sempre conhecer a história do local. Ser fascinada por esse aspecto explica o meu grande sonho: visitar o Egito e conhecer um pouco mais dessa civilização antiga.

Eu sou a Ester. Tenho 28 anos e sou médica. Moro em Florianópolis, sou apaixonada por Paris e frequentadora assídua de São Paulo, mas com os pés sempre em Criciúma, minha cidade natal. Amo sair do lugar, seja por poucos metros ou por muitos quilômetros, e de todas as formas possíveis. Das mais confortáveis viagens de trem às mais insanas viagens de carro. Conhecer o desconhecido me fascina! Viajar é minha maior paixão, mas devo arriscar dizer que sou quase tão apaixonada por montar os roteiros antes de viajar quanto pela viagem em si!

Olá, eu sou a Michela, Bacharela em Direito, pós graduada em Direito Constitucional, colecionadora de ímãs e de viagens. Conheci mais de 20 países, aliás, muito mais do que um dia imaginei conseguir, e vários recantos escondidos bem aqui pertinho de mim. Se canso? Jamais. Isso só aguça ainda mais meu desejo de percorrer este mundão. O que mais amo? Deus, minha família e viajar, claro.