
O que fazer em Tiradentes – MG: mais de 20 atrações imperdíveis
Saber o que fazer em Tiradentes vai te ajudar a aproveitar esta belezura de cidade da melhor forma. Tiradentes é uma das minhas cidades históricas preferidas. Não sei nem como te falar, ela me faz sentir tão bem.
Por isso, eu listei abaixo mais de 20 atrações para te ajudar a passear muito pela região. E ainda te deixei outras dicas gerais para te ajudar no planejamento. Aproveite!
LEIA TAMBÉM: 14 dicas de economia em viagens
Mas antes de te dar dicas de o que fazer em Tiradentes, que tal assinar a nossa newsletter e fazer parte da lista de amigos viajantes recebendo todas as novidades do Mapa na Mão. É só colocar o teu e-mail a seguir:
Onde ficar em Tiradentes
Antes de eu te passar a relação de atrações da lista de o que fazer em Tiradentes, quero te ajudar na escolha de onde ficar. A cidade é turística, então, o bom mesmo é reservar o quanto antes para conseguir as melhores opções e os melhores preços. Ainda que reserves com cancelamento grátis, reserve para garantir.
Primeiro quero te mostrar duas pousadas onde ficamos. Mas depois vou te dar outras dicas.
Nós ficamos na Pousada Trem do Imperador e foi incrível! Eu contei todos os detalhes neste post Hotel em Tiradentes: fique em um vagão de trem de verdade! Sim, nós dormimos em um vagão de trem para lá de charmoso. Clique ali e confira tudo.
Também ficamos no Hotel Serra Vista, um casarão antigo. E também contei tudo neste post Onde ficar em Tiradentes. Dá uma espiada.
Agora, se queres outras opções, vou deixar aqui por ordem de valor, do mais barato para o mais caro. Aí, podes também dar uma olhada e escolher o que mais te agrada:
- Villa D’Ouro Pousada: com nota 8,2, café da manhã e preço ok. Clique e confira.
- Pousada Do Ó: fica no centro e tem nota 8,8 e preço ok. Clique e confira.
- Tiradentes Pousada Ramalhete: no centro, nota 9,1. Clique e confira.
- Pousada Richard Rothe: no centro, com piscina e nota 9. Clique confira.
- Pousada Dom Xavier: no centro, nota 9,2. Clique e confira.
- Pouso Alforria: no centro, nota 9. Clique e confira.
Queres procurar mais opções? Clica no quadrinho laranja a seguir e dá uma olhada. Caso queiras valores melhores, use o filtro “valor mais baixo primeiro” para te ajudar. Lembre de olhar as notas e avaliações dos hóspedes:
O que fazer em Tiradentes
Nesta graça de cidade, as atrações se concentram no centro e a maioria consegues fazer caminhando. Há algumas um pouco mais longe para se aproveitar de carro. Então, talvez seja uma boa ideia alugar um carro para conhecer, inclusive, as cidades próximas como fizemos indo até São João del Rei, ou percorrer uma parte da Estrada Real, ou mesmo ir até Bichinho, uma delícia de lugar. Mas calma que vou te contar tudinho.
Mas comece o roteiro de o que fazer em Tiradentes caminhando pelo centro. Vamos lá:
LEIA TAMBÉM: o que fazer em Ouro Preto
Igreja Santíssima Trindade
Vamos começar pela parte mais alta da cidade e ir descendo, mas caso queiras fazer o contrário, também é viável. Eu preferi começar lá de cima para deixar a parte mais baixa, onde estava o carro, para o final, quando já estaríamos cansados.
É uma igreja singela, mas muito bonita. Não conseguimos entrar, estava fechada, que pena. Ela foi construída em estilo Barroco-Rococó e tombada pelo IPHAN como patrimônio nacional. A obra foi concluída em torno de 1781.
Aprecie a pracinha em frente sentado no banco. Por estar em um local alto, é gostoso ficar ali só deixando o tempo passar e descansando um pouco as pernocas depois da subida.
Endereço: Praça Padre José Bernardino, S/N.
LEIA TAMBÉM: como evitar furto de mala em aeroportos

Matriz de Santo Antônio
É a mais antiga e principal igreja católica de Tiradentes. Não, ela não ficará de fora da tua lista de o que fazer em Tiradentes, porque ela é imponente e tu vais percebê-la várias vezes, ao caminhar pela cidade. Eu acho ela linda demais. Pena que estava fechada, inclusive os portões da frente.
O início da construção se deu em 1710 e sua arquitetura é modelo de estilo Barroco-Rococó no Brasil. Ela possui mais detalhes que a primeira. A moldura da porta principal é belíssima.
Caso tu vás em época em que ela esteja aberta, entre e depois me conta o que tu achou.
Endereço: Rua Padre Toledo, 2 – Centro, Tiradentes.
LEIA TAMBÉM: o que fazer em Bichinho MG

Câmara Municipal – o que fazer em Tiradentes
A câmara municipal fica muito perto da Matriz de Santo Antônio. Então, já aproveite para incluir a espiada aqui na lista de o que fazer em Tiradentes logo após visitar a matriz.
O edifício é de arquitetura setecentista e se destaca pela varanda instalada posteriormente com colunas de madeira e arcos.
A história conta que ele foi construído por volta de 1718 para servir às funções da Casa de Câmara da Vila, porque nesta época Tiradentes foi elevada de Arraial para Vila de São José del Rei. O brasão em cima de um dos arcos em estilo Rococó já recebeu algumas gravações: as armas de Portugal, as do Império e as da República.
No porão da Câmara Municipal foi instalada a prisão entre 1825 e 1840, porque a original sofreu um incêndio. Entre 1890 e 1938 o edifício foi sede do Fórum. Em 1970 o governo do estado doou o casarão à Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade.
Em 1985 a fundação cedeu parte do imóvel para o desempenho das atividades dos vereadores, voltando a construção à sua função original.
Endereço: Rua da Câmara, S/N.
LEIA TAMBÉM: o que fazer em Mariana: as 14 melhores atrações

Museu Padre Toledo e Igreja São João Evangelista
Coloquei as duas atrações aqui juntas porque elas ficam bem ao lado, uma da outra, na Rua Padre Toledo.
A Igreja São João Evangelista é a de arquitetura mais simples, tanto por fora, quanto por dentro, onde há altares em estilo Rococó. Ela pertencia à Irmandade dos Homens Pardos.
E ao lado da igreja hoje funciona o Museu Casa Padre Toledo, que antes era a casa paroquial. Conta a história que os inconfidentes se encontravam na casa paroquial para fugir da força militar portuguesa, os Dragões, e que a casa seria ligada à igreja por um túnel.
No acervo do museu há móveis, pinturas, peças sacras, documentos e outros objetos. Não conseguimos entrar, pois estava fechado. Mas segundo percebi, há visitas guiadas.
LEIA TAMBÉM: mala para viagem: a bagagem feminina perfeita

Aí acima, o Museu.

Acima, a Igreja São João Evangelista.
Museu da Liturgia e Passos da Paixão – Largo da Câmara
O Museu da Liturgia fica bem ao lado de uma capelinha dos passos da paixão de Cristo. Estas capelinhas espalhadas pela cidade são um charme. E a composição do casarão do museu com a singela capela ao lado ficou linda, em um encontro de ruas com uma pequena pracinha em frente, onde há um busto.
Não entramos no museu. Eu queria somente apreciar as construções.
Endereço: Rua Jogo de Bola, 15.
LEIA TAMBÉM: o que fazer em Capitólio

Estás vendo à esquerda o Museu da Liturgia e à direita, um passo da paixão?
Igreja do Rosário – o que fazer em Tiradentes
Não se sabe muito sobre a história desta igreja, pois seus registros foram perdidos. Ela se chama Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e provavelmente foi construída entre 1740 e 1770. Sua arquitetura é simples e segue o padrão barroco. Mas mesmo simples, ela é muito bela.
Endereço: Rua Direita.
LEIA TAMBÉM: o que fazer em São João del Rei: mais de 10 atrações incríveis

Museu de Sant’Ana
Em frente à Igreja do Rosário fica o Museu de Sant’Ana. O prédio era a antiga cadeia pública e hoje abriga um acervo de obras de artes. Ele estava aberto, mas confesso que fiquei com preguiça de entrar. É que vou confessar mais uma coisa. Não sou muito fã de museus. Prefiro admirar as ruas e os casarões nas cidades históricas.
Mas caso tu gostes e queiras apreciar as obras, é possível visitar o museu. O ingresso inteiro custa R$ 10 e ele não abre apenas nas terças-feiras.
Endereço: Rua Direita, 93.
LEIA TAMBÉM: comida mineira, quais os melhores pratos

Rua Direita – o que fazer em Tiradentes
Eu aprendi nesta viagem que as ruas de nome Direita eram as primeiras ruas das cidades antigas, destas por onde andei. Pois é minha gente, viajando e aprendendo, né? E geralmente elas são um charme só porque possuem as construções mais antigas e são bem cuidadas. Então, onde eu ia, heheh, eu procurava pela Rua Direita e claro que coloquei aqui para ti na lista de o que fazer em Tiradentes.
Na Rua Direita de Tiradentes há restaurantes, pousadas, lojas, tudo uma gracinha. Aproveite e caminhe sem pressa apreciando as fachadas, as vitrines, os detalhes, as pedras no chão, tudo bem devagar, combinando com o local que parece ter parado no tempo.

Prefeitura Municipal
A antiga Prefeitura Municipal hoje abriga o centro de informações turísticas e fica na esquina do Largo das Forras, entre a Rua Resende Costa e a Sílvio Vasconcelos. É um belo casarão de dois andares. Desculpa aí. Eu cheguei a entrar para pedir informações, mas esqueci de tirar fotos, rsssss.
Largo das Forras – o que fazer em Tiradentes
O Largo das Forras é a pracinha mais agitada de Tiradentes, principalmente à noite. Então, aqui já vai uma sugestão. Ela precisa estar na tua lista de o que fazer em Tiradentes, mas visite-a de dia e de noite, quando ela fica charmosa e alegre.
É dali que saem os passeios de charrete e no entorno, lojas, mercadinho, sorveterias, restaurantes, bares. Perca um tempinho ali para apreciar o vai e vem de visitantes e moradores. E à noite, aproveite para comer um petisco, jantar ou tomar um sorvete. É uma delícia esta praça!
Igreja do Bom Jesus da Pobreza
A capela foi inaugurada em 1782 e possui estilo Barroco-Rococó. Embora singela, é uma graça e combina muito com a pracinha, o Largo das Forras, onde ela se encontra. No interior há uma imagem de Jesus com rubis incrustados que representam as gotículas de sangue, segundo a placa que encontra-se no seu exterior.
Rua Sílvio Vasconcelos, 26.

Igreja Nossa Senhora das Mercês
Construída em estilo Barroco-Rococó, não se sabe ao certo a data da sua construção, mas acredita-se que tenha sido entre 1760/1770. Os detalhes simples da arquitetura fazem dela uma bela obra. Dentro, lindas pinturas de Manoel Victor de Jesus.
As visitas ocorrem aos domingos.
Rua Sílvio Vasconcelos, 297.

Igreja São Francisco de Paula
Construção simples, mas graciosa, no alto de um morro. A vista dali é muito bonita e é um local para se apreciar o pôr do sol. Não tivemos tempo para isto, mas deixo aqui como dica de o que fazer em Tiradentes. Ela foi construída em meados do século XVIII. Fique um tempinho ali aproveitando o silêncio, a cidade lá embaixo, as montanhas ao redor.
Endereço: Rua São Francisco de Paula.
Chafariz de São José – o que fazer em Tiradentes
Um local para não deixar de fora do roteiro de o que fazer em Tiradentes pela riqueza histórica. De 1749, era a principal fonte de abastecimento de água no período colonial.
Com fachada barroca e esculpido em quartzito, é considerado o mais bonito chafariz do Brasil. Ele foi construído não só para abastecimento da população, mas para servir de suporte para as lavadeiras que lavavam roupas no tanque ao fundo e também como bebedouro para os animais.
Ele possuía três partes. O tanque em frente onde há 3 carrancas por onde jorram água para abastecimento das pessoas livres, o tanque do lado esquerdo, ao fundo, onde as lavadeiras lavavam roupa e o do lado direito, também ao fundo, destinado aos animais e aos escravos. Penas de açoite e prisão eram previstas para quem usasse o chafariz de forma “inadequada”.
Ah, a água hoje em dia ainda é potável. Aproveitamos para matar a sede ali.
Olha só que legal: o calçamento em frente ao Chafariz é um dos poucos pontos da cidade que apresenta o calçamento original de pedras pé-de-muleque.
Endereço: Rua Francisco Cândido Barbosa, 34.

Passeio de Maria Fumaça
Eu queria muito ter feito este passeio que vai até São João Del Rei, mas não estava funcionando. Mas caso esteja quando tu fores, tente fazer. É uma volta ao tempo a bordo de centenárias locomotivas, oriundas da Estrada de Ferro Oeste de Minas, inaugurada em 1881 por Dom Pedro II.
A bilheteria de Tiradentes fica na Praça da Estação e funciona das 8h às 17h, de quinta a sábado e das 8h30 às 12h, aos domingos. Também podes adquirir pela internet aqui.
Estação Ferroviária – o que fazer em Tiradentes
É da graciosa estação ferroviária que saem os passeios de maria fumaça. Ela foi inaugurada em 1881 com o nome de São José del Rey, alterado em 1890 para Tiradentes.
Eu acabei esquecendo de tirar fotos. Ela fica na Rua Cap. Chaves Miranda, 2.
O que fazer em Tiradentes – bate-e-voltas
Alguns passeios são interessantes fazer de carro. Vou te contar o que conhecemos nas proximidades de Tiradentes.
Estrada Real
Nós acabamos indo somente no Totem Marco Zero da Estrada Real que fica a uns 4 km do centro de Tiradentes. Ali neste local há um totem de ferro da estrada e uma montanha onde é possível subir por uma trilha. A vista é bonita. Nós subimos. Mas vá de dia.
Mas há quem percorra boa parte da estrada como atração turística mesmo. Há até passaporte da Estrada Real com locais para carimbar.
Esta estrada é muito importante na história do nosso país. As riquezas extraídas nas minas eram levadas aos portos do Rio e Paraty, e de lá para Portugal, por esta via. Há um tempo ela passou a ser rota turística. São 1410 quilômetros que cortam Rio, Minas e São Paulo, alguns em situação bem precária.
Ela começa em Diamantina e numa bifurcação, por um trecho vai até Paraty e pelo outro, até o Rio de Janeiro.
Bom, caso a tua intenção não seja percorrer boa parte da estrada, faça como nós e procure ir a algum totem só para ter o gostinho de saber que já andaste pela Estrada Real.
O totem do Marco Zero fica na Av. Min. Gabriel Passos.
Bichinho
Eu via muitas fotos das casas tortas de Bichinho e morria de vontade de ir lá. Bichinho é uma localidade do município de Prados e fica a 8 km do centro de Tiradentes.
Uma graça de lugar. Nós saímos de manhã, almoçamos lá e voltamos em seguida. Pelo caminho, vais passar pela casa torta, o ponto mais famoso do local e por vários ateliês pela estrada. Siga até a Igreja Nossa Senhora da Penha para caminhar pelo centrinho, onde vais encontrar restaurantes, lojas de queijo, de artesanato, o letreiro de Bichinho e casinhas bem simples e graciosas.
E para saber tudo o que há de legal, leia este meu post de o que fazer em Bichinho MG. Listei ali 9 atrações incríveis!

São João del Rei
São João del Rei é outra cidade histórica conhecida de Minas Gerais. Ela fica a 16 km do centro de Tiradentes. Eu queria muito conhecê-la e amei! Valeu a pena. Estacionamos ao lado da Igreja Nossa Senhora do Carmo, a da foto abaixo, e percorremos o centro histórico à pé.

Resende Costa
Resende Costa fica a 42 km de Tiradentes. Não é uma cidade bonita, mas eu fui até lá nas duas vezes em que estivemos em Tiradentes para comprar artesanato e coisas feitas em tear. Os preços são muito bons. Comprei rede de balanço por R$ 70, toalha de mesa por R$ 50, jogo americano por R$ 50 e outras cositas mais. Amei a loja DDB Artesanato. Atendimento maravilhoso e muitos objetos bonitos.
Espero que tenhas gostado das minhas dicas de o que fazer em Tiradentes. Agora quero te deixar outras dicas.

Onde comer em Tiradentes
Nós jantamos uma noite no Mandalun Restaurante e Lanchonete. Os pratos são bem servidos. Então, caso tu não comas muito, hehehe, dá para dividir com outra pessoa.
Queres comer um lanche gostoso e com preço bem bom? Nós jantamos no América Burgers and Shakes, que também tem opção vegetariana. Fica na Rua dos Inconfidentes, 140.
Em Bichinho nós almoçamos no Tempero da Ângela. O restaurante serve comida mineira deliciosa. Foi lá que provei o tutu, o quiabo e o jiló, além do angu. É livre, por pessoa, no valor de R$ 45.
Quantos dias ficar em Tiradentes
Nós ficamos 3 dias e foi o suficiente para conhecer estes locais que deixei aí acima na lista de o que fazer em Tiradentes. Caso disponhas de tempo, 3 dias é o essencial para fazer os bate-e-voltas. Mas se tens somente 2 dias, dá para aproveitar o centro de Tiradentes, Bichinho e São João del Rei, mas bem corridinho.
Então, vai da tua disponibilidade. Acho que de 2 a 4 dias é o essencial.
Espero que tenhas gostado das dicas. Tens mais alguma atração para me contar? Deixa aí nos comentários. Vou amar saber e também vais ajudar outros viajantes.
Abraço!
Viaje por conta própria e economize muito
Planejar a própria viagem é uma forma de ter liberdade e economizar. Além disso, usando os links abaixo, sem custo adicional algum, vais ajudar a manter o Mapa na Mão funcionando. Você NÃO PAGA NADA A MAIS POR ISSO e ajuda a manter nosso trabalho de pé!
Hotel ou apartamento: Booking – compare preços e qualidade. Podes ainda fazer reserva com opção de cancelamento gratuito e deixar para pagar só na hora do check-in.
Aluguel de carro: Rentcars – os melhores preços em diversas locadoras. Pague em real, sem o IOF. Carros mais baratos alugando com antecedência. Podes parcelar em 12 vezes no cartão ou pagar no boleto com 5% de desconto.
Seguro Viagem: Real – nosso link exclusivo já dá 10% de desconto. Seguros Promo – utilize o nosso cupom MAPANAMAO5 e ganhe 5% de desconto. Cote nas duas e escolha o melhor. Por experiência própria, os valores destes dois sites geralmente são melhores que de agências.
Aéreo: Passagens Promo
Outras informações para reservar tudo sozinho: monte a tua viagem sozinho
Posts Relacionados

[…] LEIA TAMBÉM: o que fazer em Tiradentes – mais de 20 atrações imperdíveis! […]
[…] LEIA TAMBÉM: o que fazer em Tiradentes – mais de 20 atrações imperdíveis! […]
[…] LEIA TAMBÉM: o que fazer em Tiradentes […]
Muito bom seu post Michela, deu vontade de fazer as malas pra conhecer essa cidade incrível, cheia de história. Uma dica pra quem ficou com vontade de conhecer e busca algo mais econômico é comprar passagem de ônibus, já que possui um preço mais acessível. Hoje em dia existe a plataforma do PassagensBR: https://www.passagensbr.com/home que oferece a comparação de preços em diversas companhia e para diversos destinos.