ASSESSORIA DE VIAGENS
Generic filters
Exact matches only
Filter by Custom Post Type

Ushuaia – o dia em que fomos ao fim do mundo

publicado em: 02/01/2018 atualizado em: 02/01/2018

Estranho a pessoa querer ir ao fim do mundo em sã consciência né? Mas neste caso, o fim do mundo é um lugar que adorei conhecer. E onde seria isso? Ushuaia, na Argentina, assim conhecida por ser a última cidade ao sul do planeta. O marido sonhava ir para lá. Então aproveitamos umas férias em janeiro e compramos as passagens para a Tierra del Fuego. Preciso te contar: foi uma viagem incrível, diferente, inesquecível mesmo. Mas vou te contar devagarinho, até o final. E de brinde, vou te mostrar o que fazer em Ushuaia, na Patagônia Argentina. Vamos embarcar nesta viagem juntos?

Como estás indo para a Argentina, eu sei que vais amar ler também:

12 perguntas e respostas sobre viajar para a Argentina de carro

6 motivos para ir ao Chile de carro

Patagônia, Tierra del Fuego e O Fim do Mundo:

A Patagônia é uma região que abrange quase um terço dos territórios da Argentina e do Chile, no sul do continente. Na Argentina, começa próxima de Neuquén e se estende até Ushuaia. Existem algumas versões para a origem do nome, mas a mais aceita seria a de que Fernão de Magalhães (navegador português) teria “batizado” os nativos da região de patagões, ou patagones em espanhol, em alusão a homens grandes assim chamados em uma novela espanhola da época. Como estes nativos aborígenes eram grandes, foram chamados de patagones.

A Terra do Fogo, em espanhol, Tierra del Fuego, é um arquipélago localizado na extremidade sul da América do Sul, cuja capital é Ushuaia. Possivelmente recebeu esse nome porque um grupo de exploradores comandados pelo mesmo carinha ali acima mencionado, Fernão de Magalhães, ao avistar estas terras desconhecidas, viu colunas de fumaça das fogueiras dos nativos que se misturavam com o nevoeiro do amanhecer, fazendo parecer ser uma terra com fogo, ou Terra do Fogo.

E como já falei lá no começo, Ushuaia é também chamada de O Fim do Mundo ou El Fin del Mundo, por ser o local mais austral do planeta, ou seja, mas ao sul. Agora já sabes porque ao se falar da região, frequentemente ouvimos estes nomes que estão associados ao sul da América do Sul.

Nossa viagem a Ushuaia:

Como já te falei um pouquinho, o marido é simplesmente encantado com este lugar. Um dos sonhos dele é ir de carro para lá e já estamos alinhavando a questão. Mas, enquanto a road trip não saia do papel, eis que surge a ideia de ir de avião em janeiro de 2008. Por isso essa viagem também irá para a sessão Fundo do Baú. Bem, continuando, compramos as passagens e saímos de Porto Alegre em um calor infernal rumo a Buenos Aires, onde passamos umas horas passeando e onde pernoitamos.

No outro dia de manhã cedo, partimos para Ushuaia. Agora deixa eu te contar um furo de principiante, heheheh. Viajamos de roupas curtas porque estava quente demais em Buenos Aires. Acontece que no aeroporto de Ushuaia não tinha calefação, ao menos não onde se retira a bagagem, e fazia uns 5 ºC! E a amadora aqui não levou na mão nenhum casaquinho, só para a caçula, então com 4 anos. Resultado: quase encarangamos de frio, hahahaah. Bom para já ir se acostumando…

Do aeroporto, fomos de ônibus até nosso hotel, Fueguino. Pensa num hotel bom e bem localizado! E os passeios começaram:

ushuaia argentina

Uma das vistas do quarto do nosso hotel.

O que fazer em Ushuaia:

Parque Nacional da Tierra del Fuego e Trem do Fim do Mundo:

O Parque Nacional da Tierra del Fuego é um local que respira natureza. Há trilhas, lagos, represas feitas por castores que por sinal são uma graça, pântanos e a Bahia Lapataia, imperdível, já que este é justamente o ponto mais ao sul do mundo onde é possível chegar de carro ou ônibus. Então, para chegar ao fim do mundo literalmente, é necessário ir ao parque e caminhar até a Bahia Lapataia.

E no Parque Nacional fica o Trem do Fim do Mundo. Este trem levava os prisioneiros da prisão até o parque para cortarem lenha. Pega-se o trem na estação Ferrocarril Austral Fueguino e o passeio é rápido, porém interessante, ainda mais se se está com criança onde tudo é mais divertido. Foi lá que comprei o ímã de geladeira em forma de trem. Ele quebrou (pausa para as lágrimas…). É que eu ainda não tinha feito o quadro para guardar e expor minha coleção de ímãs. Não sabes que quadro é esse? Ah, leia aqui.

Para saber mais informações sobre o passeio ao Parque Nacional da Tierra del Fuego, leia este post do blog Viajei Bonito.

o que fazer em ushuaia

Olha só que legal a represa feita por castores!

parque nacional tierra do fin del mundo

Caminhada pelo parque

passeios em ushuaia

Bahia Lapataia – o fim do mundo

Navegação pelo Canal Beagle:

Este passeio foi incrível e eu recomendo. Primeiro pela linda vista que se tem de Ushuaia à medida que o barco vai se afastando do porto. Depois, pelas lindas ilhas que são avistadas durante o percurso. Nós chegamos perto da Isla de los Lobos, repleta de leões marinhos, da Isla de los Pájaros com pássaros e da Isla Marillo ou Pinguinera, habitat de pinguins-de-magalhães e pinguins-gentoo.

O passeio termina na Ilha do Farol do Fim do Mundo, ou Faro Les Eclaireurs, construído em 1919. Não é permitido descer na ilha, mas o barco fica bem próximo e a vista é bela.

Dica MM: faz muito frio e venta horrores fora do barco, portanto, chegue cedo para garantir um lugar próximo da janela e somente deixe para sair para o deck quando estiver perto das ilhas. A todo momento vais querer voltar para o lugar quentinho, então, melhor garantir um bom lugar.

Quando fomos, ao menos no nosso barco, não era permitida a saída para caminhar nas ilhas. Porem a Gisele do blog Viajei Bonito conta neste post que eles fizeram uma breve caminhada pelas  Islas Bridge, além de dar outros detalhes desta navegação.

turismo ushuaia

A vista da cidade ficando para trás é indescritível

Farol do fim do mundo ushuaia

O Farol do Fim do Mundo

passeios em ushuaia

Isla de los Lobos – ilhas com uma fauna riquíssima e bela

Glaciar Martial:

O Glaciar Martial é uma geleira no Cerro Martial, onde é possível chegar de teleférico. Nós fizemos o passeio de teleférico que garante uma linda vista da montanha e suas paisagens deslumbrantes, da cidade lá embaixo e de um lago esplêndido (olha a foto abaixo que não mostra nem 10% do que os olhos captam, hehe). Caso o teleférico não esteja funcionando, é possível subir caminhando. Porém não é uma subida tão fácil. Recebi a informação da página Info Ushuaia de que o teleférico está quebrado e fechado. Uma pena.

Na base do teleférico há uma casa de chá. Um lugar gostoso para entrar, esquentar um pouquinho e fazer um lanchinho.

No cerro é possível ver neve inclusive no verão, mas em menor quantidade. No inverno o local se transforma em pista de esqui.

fim do mundo ushuaia

Olha só a vista lá embaixo!

neve em ushuaia argentina

E chegamos na neve!

Museu Marítimo e Presídio de Ushuaia:

Ushuaia, antigamente, abrigava uma colônia penal de criminosos reincidentes, até pelo fato de ser um lugar de difícil acesso e saída. O presídio ficou ativo até 1947 e hoje funciona como Museu Marítimo, Museu Antártico e Museu de Arte. Mas o mais impactante, para mim, foi a estrutura do edifício em si que ainda é conservada como no período em que funcionava o presídio, com as celas e suas grades, um lugar frio, além do frio da cidade que não é pouco.

museu em ushuaia

O antigo presídio e suas celas frias

Porto de Ushuaia:

Foi de lá que pegamos nosso catamarã para o passeio pelo Canal de Beagle. É um lugar com um belo visual e é de onde saem navios para a Antártica – imagina a vontade que deu de ir para lá! Um dia vamos! Também neste porto aportam cruzeiros vindos da Europa. Vimos um transatlântico parado lá.

Próximo ao porto estão várias agências turísticas que vendem passeios de navegação no local e ali também está a tão fotografada placa com os dizeres “Ushuaia – Fim do Mundo”. #Fica a dica.

Avenida San Martín:

A Avenida San Martín é a principal da cidade. É lá que estão boa parte das lojas, inclusive de souvenirs, restaurantes, casas de câmbio e comércio em geral. Há barzinhos, lanchonetes, estabelecimentos bem legais e bonitinhos. Almoçamos e fizemos alguns lanches por ali, além de caminharmos por sua extensão e sentir o agito da cidade.

Onde se hospedar em Ushuaia:

Como falei lá no início, nos hospedamos no Fueguino, um hotel muito bem conceituado, com ótima localização e quarto enorme. Podes analisá-lo e reservá-lo clicando aqui.

Agora, caso queiras escolher outro hotel ou pousada em Ushuaia, aqui fizemos uma seleção de hotéis ordenada pelas principais escolhas do site. Porém, logo no início, antes dos hotéis, podes escolher outros filtros como preço mais baixo primeiro, distância do centro da cidade, estrelas, e outros. Na coluna laranja à esquerda, preencha os campos com a data da entrada e da saída, o número de quartos, de adultos e crianças e clique em pesquisar. Só depois escolha o filtro que mais te agrada. Escolha teu hotel clicando nele e finalize a reserva. Boa viagem!!

o que fazer em ushuaia

Ushuaia temperatura e clima:

A Patagônia Argentina é gelada. Mesmo no verão a temperatura é bem amena. Fomos em janeiro, verão lá, e a temperatura oscilava em torno de 10ºC. No inverno, prepare-se para muito frio e neve. Há também situações de muito vento, principalmente no passeio de barco e de teleférico. Então, leve toca, luva e protetor para ventos fortes.

O clima é bem seco. Leve hidratante corporal e hidratante labial, e não esqueça de beber bastante água.

No verão anoitece muito tarde e são poucas as horas de escuridão. Quando estávamos em Ushuaia, anoitecia por volta da meia-noite e já amanhecia antes das 5h da madrugada. O hotel tem que ter uma boa cortina, heheheh, ou terás dificuldade para dormir. Já no inverno é ao contrário. Há poucas horas de dia claro.

Estás com medo de não saber o que usar ou levar em caso de frio intenso? Leia nossas dicas neste post.

Ushuaia turismo:

Bom, como fomos já faz alguns anos para a Terra do Fogo, pedi ajuda para os universitários, opa, para amigos blogueiros que também têm dicas bem legais de passeios em Ushuaia. Aí vão os links:

• Neste post, o Jair do blog Viagens e Caminhos traz, além dos pontos turísticos que mencionei acima, outros lugares para conhecer no Fim do Mundo como a Estância Harberton, a Isla Martillo, o Valle de Lobos, a Laguna Esmeralda, o Lago Escondido, o Lago Fagnano, o Museu do Fim do Mundo, o Museu Yámana e a Plaza Isla Malvinas, além de dar dicas gerais do clima por lá.
  • A Dhebora do blog Cariocas sem Fronteiras fez um guia da cidade com informações gerais de interesse, e além dos passeios já trazidos aqui no post, nos fala também de esqui e snowboard, dos Centros Invernais, do sobrevoo de helicóptero e do trekking na Laguna Esmeralda. Clique aqui e confira.
  • Neste post o João Batista do blog JB Travel nos conta como foi o seu 5º dia em Ushuaia dando mais detalhes do passeio pelo Cerro Martial e do passeio de catamarã pelo Canal Beagle.
  • A Estela do blog Itinerário de Viagem dividiu os artigos em passeios não esportivos e passeios esportivos por Ushuaia, como mergulhos, trekkings, esqui e snowboard.
  • O Leonardo do blog Mochileza neste post traz um guia bem legal de passeios em El Calafate, que fica a pouco mais de 800 km de distância e onde fomos também nesta mesma viagem e posso aconselhar: vale muito a pena. El Calafate é uma graça de lugar e sobre suas geleiras, não tenho palavras para descrever. E no post do Leonardo há também passeios em Ushuaia como o Valle Hermoso, caminhadas com pinguins e outros já aqui falado.
Glaciar Perito Moreno El Calafate

Um pouquinho de El Calafate para dar um gostinho… Glaciar Perito Moreno

Monte a tua viagem aqui:

Agora que já sabes o que fazer em Ushuaia, na Argentina, podemos ajudar a preparar a tua próxima viagem? É só usar os nossos links para planejá-la! NÃO PAGARÁS NADA A MAIS POR ISSO e nós ganhamos uma pequena taxa, ajudando a manter nosso trabalho de pé!

Hotel ou apartamento: reserve o seu por este aqui no Booking.

Aluguel de carro: reserve no aqui.

Seguro Viagem: faça o seu aqui e saiba tudo sobre seguro neste aquiPreço ótimo de acordo com nossas pesquisas.

Chip para celular: adquira o teu chip neste link e chegue tranquilo com o celular funcionando no teu destino. Comprando por este link aqui do Mapa na Mão, é só incluir o código de cupom RBBVGRATIS e não vais pagar frete! Maravilha né? E leia aqui tudo sobre o Chip Easysim4U, inclusive porque ele vale a pena.

Câmbio (compra de moeda): esta é uma novidade do blog. Através aqui, você pode encontrar a melhor cotação para a compra de moeda estrangeira. Confira!

E não fique por fora das novidades e promoções do Mapa na Mão:

• Entra lá no Facebook, curta nossa página e convide amigos para curtir também: Mapa na Mão
  • Inscreva-se em nosso canal do YouTube: Mapa na Mão
  • Siga nosso Instagram: @mapanamao
  • E inscreva-se no nosso blog ali ao lado onde está escrito: ASSINE NOSSO BLOG

Você pode salvar este texto no seu Pinterest para futuras consultas, pinando a foto abaixo:

ushuaia-argentina

SalvarSalvar

Buscando Curtidas...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Monte sua viagem

Ou nós montamos para você

Michela
Voltar

Eu sou o Dilamar, Bacharel em Direito, viajante nas horas vagas e não vagas. Sou admirador de viagens rodoviárias, principalmente aquelas bem longas e focadas em regiões montanhosas. E também sou ciclista amador e apaixonado por motos.

Eu sou a Letícia, tenho 14 anos e sou estudante. Gosto muito de pintar quadros, escrever poemas, ler e, principalmente, viajar. Para mim, o mundo é o meu quintal.

Eu sou a Ester. Tenho 26 anos e sou estudante de medicina. Moro em Floripa, sou apaixonada por Paris e frequentadora assídua de São Paulo, mas com os pés sempre em Criciúma, minha cidade natal. Amo sair do lugar, seja por poucos metros ou por muitos quilômetros, e de todas as formas possíveis. Das mais confortáveis viagens de trem às mais insanas viagens de carro. Conhecer o desconhecido me fascina! Viajar é minha maior paixão, mas devo arriscar dizer que sou quase tão apaixonada por montar os roteiros antes de viajar quanto pela viagem em si!

Olá, eu sou a Michela, Bacharela em Direito, pós graduada em Direito Constitucional, colecionadora de ímãs e de viagens. Conheci mais de 20 países, aliás, muito mais do que um dia imaginei conseguir, e vários recantos escondidos bem aqui pertinho de mim. Se canso? Jamais. Isso só aguça ainda mais meu desejo de percorrer este mundão. O que mais amo? Deus, minha família e viajar, claro.