Logo Mapa Na Mão

Onde comer em Gramado – os melhores restaurantes de todos os tipos

publicado em: 28/07/2021 atualizado em: 05/08/2021

Gramado é um parque de diversões para quem gosta de incluir gastronomia nas viagens. Há muita opção. Por isso, saber onde comer em Gramado pode te ajudar na escolha.

E são tantas delícias! E fala sério, não faz parte da viagem experimentar coisas gostosas? Mesmo que comendo de maneira simples, eu gosto de viajar e comer. E como Gramado possui muitas opções gastronômicas, espero te ajudar com esta lista. Te desafio a não salivar, ahahahah.

LEIA TAMBÉM: onde ficar em Gramado – um refúgio aconchegante bem no centro.

Querido leitor – DESCONTO de 10% só aqui no blog:
O seguro viagem não pode faltar na tua viagem, mesmo para as nacionais. Uma doença, um acidente, a perda da mala, o cancelamento do voo, podem estragar as férias. E o seguro não é caro. Por isso, vale a pena.
* Brasil: aproximadamente 5 reais por dia.
* Europa: aproximadamente 20 reais por dia.
** Clique aqui e faça a cotação do seguro, sem custo. Este link já garante 10% de desconto aos leitores do Mapa na Mão.

Mas antes de te dar dicas de onde comer em Gramado, que tal assinar a nossa newsletter e fazer parte da lista de amigos viajantes recebendo todas as novidades do Mapa na Mão. É só colocar o teu e-mail a seguir:

Onde comer em Gramado

Em Gramado há opções de fondue, cafés coloniais, carnes, pizzas, massas e muitas outras delícias. Vale a pena incluir no roteiro de passeios, conhecer alguns ou algum restaurante. Na nossa última viagem estivemos em quatro que valem mesmo a pena.

Um onde comi fondue, outro onde comi massa, outro na Rua Coberta e outro buffet. Vou te contar um pouco de cada um destes e, depois, dar outras dicas de onde comer em Gramado para que tu possas aproveitar ainda mais a viagem.

LEIA TAMBÉM: como evitar furto de malas em aeroportos

Trattoria Del Corso

Comer em uma casa italiana centenária não é uma delícia? Imagina a cena: uma casa típica, de madeira, com mais de 100 anos e vista para a avenida principal da cidade. Só aí já vale a pena conferir.

Coloque o Trattoria Del Corso na lista de onde comer em Gramado, porque vais gostar. O lugar em si, já é um atrativo. Mas deixa eu te contar o que eu comi e um pouco mais do que há no menu.

Eu me acabei na sequência de fondue. Gente, tava frio pra caramba e eu merecia matar a vontade de um fondue, amo! Tu também gostas? Na sequência é primeiro servido o de queijo com pão, goiabada, batatinha, aipim (ou mandioca, ou macaxeira), brócolis. E este queijo derretido é de muita qualidade, delicioso! Depois vem a chapa com carnes para preparar por ti na hora com diversas opções de molhos. Sou vegetariana, passei esta parte, mas para quem gosta, um prato cheio.

LEIA TAMBÉM: o que fazer em Gramado de graça

Aí, depois de tudo isto, a brincadeira fica mais animada. Hora de se deliciar com o de chocolate. E na Trattoria Del Corso o chocolate usado é o Prawer, de Gramado. Um dos melhores! E para mergulhar, frutas variadas e biscoito wafer. Hummm.

Além do fondue, há também nesta opção de onde comer em Gramado, sopas, saladas, menu kids, pastas simples e pastas recheadas com diversos tipos de molhos a escolher, picanha, filés, frango, risotos, peixes e sobremesas como torta de sorvete, petit gateau, brownie e mais.

Deu vontade? Bora conhecer?

Endereço: Av. Borges de Medeiros, 2345 – Centro.

Instagram

trattoria del corso

Olha o charme desta casa de madeira centenária!

fondue queijo gramado
fondue chocolate serra gaucha

Lamento aí, não quis te provocar, hehehehe.

Parque Olivas de Gramado

O Parque Olivas de Gramado foi um grata surpresa. Ainda não conhecíamos. É relativamente novo. A estrada que leva até o sítio já é um passeio. Linda e arborizada. E o local é maravilhoso. O parque fica em cima de um cânion, no interior da cidade. As vistas são lindas!

Há cobrança de entrada para o parque, pois é possível também conhecer o lugar e tirar lindas fotos, sem experimentar as delícias do restaurante.

São 153 hectares, sendo 90 de preservação e 27 com 12 mil pés de oliveiras. Foi inaugurado para proporcionar experiências ao ar livre e também apreciar a gastronomia raiz da região.

No complexo, além do restaurante do qual já te contarei, há degustação de azeites, mini fazenda com animais de verdade e trilhas com mirantes para os cânions. Na mini fazenda a gente pode fazer carinho nos animais e até é possível que as crianças participem de algumas atividades, como alimentação dos bichinhos. Eu me apaixonei por uma cabrita, heheheh. Fofa, andava solta no meio das pessoas.

Ah, uma coisa que achei também muito legal é que é possível adquirir cesta de pic nic e comer no gramado lindo do sítio.

LEIA TAMBÉM: a minha história de amor por Gramado

O restaurante

Agora, vamos falar do restaurante, hehehe. Uma bela construção em cima de uma colina, com vista maravilhosa e uma varanda linda! Só o local em si já é deslumbrante. Eu pedi um antepasto com pães, queijos, azeitonas, polenta frita, tomate cereja, molhos e um tortei na manteiga de sálvia, sensacional. Há ainda outros tipos de pastas, polenta mole com queijo, saladas, sopa, carnes e galinha caipira.

E olha, eu não costumo tomar refrigerante, mas experimentamos o artesanal de maçã verde. Delícia!

Horários: das 10h30 às 18h. Sábados e domingos, das 10h às 18h.

Endereço: Rua Vereador José Alexandre Benetti, Linha Nova, 1808

Instagram

antepasto parque olivas

Este acima foi o antepasto e espia o refrigerante artesanal no cantinho da foto.

prato parque olivas
montanhas parque olivas

Esta aí acima é uma das vistas deslumbrantes do local.

fazendinha parque olivas
parque olivas gramado

Este aí é o restaurante e onde há também loja com os produtos locais e degustação de azeites.

Gau Cozinha Ítalo Gaúcha

Vale a pena separar um momento da viagem para comer na Rua Coberta, um dos pontos turísticos procuradíssimos da cidade. A Rua Coberta é um ponto de encontro, então, tirar um momento para comer sem pressa é muito legal, além de ser interessante colocar na lista de onde comer em Gramado para sentir um pouco mais a vibe do lugar. E podes tanto optar por almoçar lá ou jantar. E é neste momento que a rua fica lotada e animada.

Nós experimentamos comer no Gau Cozinha Ítalo Gaúcha, que possui mesas dentro, para os que procuram mais calmaria, e fora, para ver o vai e vem das pessoas.

No cardápio, pratos com carnes, fettuccine, lasanha, risotos, peixes, acompanhamentos como legumes, arroz, polenta, batata, purê de abóbora, farofa, molhos além de petiscos, sanduíches, hambúrgueres, saladas, pizzas e sopas. Fala sério, tem pra todo gosto e bolso!

Eu comi um risoto de cogumelos que estava maravilhoso!

Endereço: Rua Me. Verônica, 41 – na Rua Coberta

Instagram

LEIA TAMBÉM: malas para viagem: a bagagem feminina perfeita

restaurante rua coberta

Olha aí o meu risoto, minha gente. Tava uma delícia!

Restaurante Pouso Novo – onde comer em Gramado

Quem não gosta de um buffet com variedade? Eu não sei tu, mas eu amo buffet. E amo ainda mais buffet com variedades de pratos e saladas. E o Restaurante Pouso Novo ganhou o nosso coração neste quesito. Vou te contar um pouco do que tinha no buffet. Duvido não babar.

Eu vou começar a te contar o que tinha no buffet de sobremesa porque sim, foi por onde comecei a salivar logo que entrei no restaurante, hahahahah. Tinha sagu, mousse de chocolate, torta de limão, mousse de morango, chico balanceado, creme, tortas, pudim e outras. Ai, ai.

Saladas de folhas, maionese de batata, saladas com frutas, beterraba, frutas como melão, mamão, abacaxi, vagem, couve flor, tomate, cenoura, alho por, repolho, frios, conservas como pepino, ovo de codorna, mini milho, arroz, risoto, rondelli de chocolate, lasanha, sopas, macarrão, canelloni de brócolis e queijo, legumes gratinadas, aipim, farofa, polenta frita, batata frita, aipim frito, pastel, abóbora empanada, berinjela empanada, escondidinho de carne, filé de peixe, carnes assadas, frango assado, queijo assado e outras variedade de carnes.

Há opção de buffet por quilo, tanto dos prato, quanto da sobremesa, ou livre com direito à sobremesa também livre.

Este é um restaurante com buffet completíssimo para colocar na lista de onde comer em Gramado, com certeza. Amamos!

Endereço: Rua Garibaldi, 320 – Centro

Instagram

sobremesa pouso novo
onde comer em gramado

Onde comer em Gramado – outras opções

Estas aí acima foram as nossas escolhas na última ida a Gramado e eu recomendo fortemente. Amamos todas elas. Mas vou te deixar outras opções de onde comer em Gramado, caso queiras experimentar algo diferente ou fiques mais tempo e queiras ampliar a lista.

LEIA TAMBÉM: Itaimbezinho – dicas para um passeio perfeito perto de Gramado.

Buffet a quilo

  • Outro restaurante com buffet a quilo diversificado, não tanto quanto o Pouso Novo, mas também variado é o Kilo & Kilo. Vale para os almoços mais econômicos. Endereço: Av. das Hortênsias, 1720.
  • Vale Quanto Pesa: buffet a quilo e livre e também pizzas à noite. Endereço: Rua São Pedro, 401, Centro.
restaurante quilo gramado
restaurante quilo serra gaucha

As fotos acima são do Kilo & Kilo.

Café Colonial

Faz um tempo que não vamos a um café colonial por lá. Mas é um atrativo tudo a ver com a cidade. É legal colocar na lista de onde comer em Gramado provar um café colonial que tem tudo a ver com a cultura alemã da região.

Confesso que na última vez me decepcionei um pouco, porque é caro e os pães e bolos não estavam novinhos. Mas pode ter mudado. Depois tu me conta se provar.

  • Então, o primeiro que indico é o Bela Vista que fica em uma casa de madeira muito charmosa. Endereço: Av. das Hortênsias, 3500.
  • Coelho Café Colonial: é também um lugar aconchegante. Endereço: Av. das Hortênsias, R. Vigilante, 5433.
  • Torre Café Colonial: fora da temporada, é possível encontrar bons descontos. Endereço: Av. das Hortênsias, 2174.
  • Gramado Café Colonial: o local é também bem agradável e fica na cidade vizinha, Canela. Endereço: Av. Don Luiz Guanella, 1168 – Vila Suica, Canela.

Fondue

Queres ainda provar outros fondues que tem tudo a ver com Gramado? Vou te deixar outras opções.

  • Versoi Fondue & Restaurant: com bom preço, esta é mais uma opção interessante para colocar na lista de onde comer em Gramado, caso queiras provar o fondue. Endereço: Av. das Hortênsias, 1235.
  • Carlitos Prime Restaurant: com valor intermediário. Endereço: Rua São Pedro, 462, Centro.
  • Malbec Restaurante: com valor mais elevado. Endereço: Av. Borges de Medeiros, 2101, Centro.

Galeto – onde comer em Gramado

Algo bem regional, já que se parece muito com os almoços de domingos na colônia italiana. Primeiro vem uma sopa de capeletti, depois galeto, salada, polenta, espaguete, tortei e outros pratos.

  • Nonno Mio: o mais tradicional da cidade. Endereço: Av. Borges de Medeiros, 2070.
  • Di Paolo: parece ter mais fãs. Se faz o teu tipo, vale a pena incluir na relação de onde comer em Gramado. Endereço: Rua Garibaldi, 23.

Italianos

  • Cantina Pastasciutta: vais passar por ela ao caminhar pelo centro. E só de passar, dá vontade de entrar. Podes escolher entre variadas opções, a tua massa e o molho. Endereço: Av. Borges de Medeiros, 2083.
  • Tarantino: o mais elegante, que também inclui frutos do mar no menu. Endereço: Av. das Hortênsias, 1522.

Carnes

  • Toro: mais jovial, com ar de bar. Av. das Hortênsias, 804.
  • La Cacería, com carnes de caça. Av. Borges de Medeiros, 3166.
  • El Cordero: com carnes diferentes e nobres, e também as tradicionais. Av. Borges de Medeiros, 3017.

Lanches – onde comer em Gramado

  • Gnomo, com xis à moda gaúcha. Endereço: Av. Borges de Medeiros, 3036.
  • Casa da Velha da Bruxa: destaque para o chocolate quente e o strudel de maçã ou waffle. Endereço: Av. Borges de Medeiros, 2738.

Pizzaria

Vou te contar uma coisa, hehe. Sabia que comi pela primeira vez na vida rodízio de pizza em Gramado. Não sabia que existia! E também provei pizza doce pelo primeira vez lá. Quando o garçom me ofereceu, achei muito estranho. Como assim, pizza com chocolate? Ai, ai, sabe de nada inocente. Amei! Faz muitos anos, nem lembro mais ao certo, rsss.

  • Kongo Pizzaria Temática: ótima para crianças, com animais espalhados pelo restaurante. Av. das Hortênsias, 5683.
  • Pizzaria Cara de Mau: mais do que uma pizzaria, um ponto turístico na vibe, pirata. Esta é também uma pizzaria temática. Rua Cel. João Corrêa, 394, Bairro Belvedere.
  • Chalé Pizzaria: em Canela e em local mais tranquilo, serve pizza na pedra. Rua José Pedro Piva, 758, Vila Suzana, Canela.
  • II Piacere Pizzaria: a pizza artesanal de Gramado. Endereço: Av. Borges de Medeiros, 1991.

Bom, acho que fome tu não vais passar, né? Hahahahahaah. Te prepara para ganhar uns quilinhos, mas vai valer a pena. Isto porque além dos pontos turísticos, é importante saber onde comer em Gramado, porque a gastronomia faz parte das atrações e é ponto forte na região.

Espero ter te ajudado. Agora, se conheces um lugar especial que eu não tenha colocado aqui, deixa nos comentários. Vai ajudar a mim e a outros viajantes.

Abraço e bom apetite!

Viaje por conta própria e economize muito

Planejar a própria viagem é uma forma de ter liberdade e economizar. Além disso, usando os links abaixo, sem custo adicional algum, vais ajudar a manter o Mapa na Mão funcionando. Você NÃO PAGA NADA A MAIS POR ISSO e ajuda a manter nosso trabalho de pé!

Hotel ou apartamento: Booking – compare preços e qualidade. Podes ainda fazer reserva com opção de cancelamento gratuito e deixar para pagar só na hora do check-in.

Aluguel de carro: Rentcars – os melhores preços em diversas locadoras. Pague em real, sem o IOF. Carros mais baratos alugando com antecedência. Podes parcelar em 12 vezes no cartão ou pagar no boleto com 5% de desconto.

Seguro Viagem: Real – nosso link exclusivo já dá 10% de desconto. Seguros Promoutilize o nosso cupom MAPANAMAO5 e ganhe 5% de desconto. Cote nas duas e escolha o melhor. Por experiência própria, os valores destes dois sites geralmente são melhores que de agências.

Aéreo: Passagens Promo 

Outras informações para reservar tudo sozinho: monte a tua viagem sozinho 

Michela
Curtidas

Uma resposta para “Onde comer em Gramado – os melhores restaurantes de todos os tipos”

  1. […] LEIA TAMBÉM: onde comer em Gramado: os melhores restaurantes de todos os tipos […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Monte sua viagem

Ou nós montamos para você

Voltar

Eu sou o Dilamar, Bacharel em Direito, viajante nas horas vagas e não vagas. Sou admirador de viagens rodoviárias, principalmente aquelas bem longas e focadas em regiões montanhosas. E também sou ciclista amador e apaixonado por motos.

Eu sou a Letícia, tenho 16 anos e estou no terceiro ano do ensino médio. Gosto muito de ler, desenhar, pesquisar e, é claro, viajar. Quando viajo, procuro sempre conhecer a história do local. Ser fascinada por esse aspecto explica o meu grande sonho: visitar o Egito e conhecer um pouco mais dessa civilização antiga.

Eu sou a Ester. Tenho 28 anos e sou médica. Moro em Florianópolis, sou apaixonada por Paris e frequentadora assídua de São Paulo, mas com os pés sempre em Criciúma, minha cidade natal. Amo sair do lugar, seja por poucos metros ou por muitos quilômetros, e de todas as formas possíveis. Das mais confortáveis viagens de trem às mais insanas viagens de carro. Conhecer o desconhecido me fascina! Viajar é minha maior paixão, mas devo arriscar dizer que sou quase tão apaixonada por montar os roteiros antes de viajar quanto pela viagem em si!

Olá, eu sou a Michela, Bacharela em Direito, pós graduada em Direito Constitucional, colecionadora de ímãs e de viagens. Conheci mais de 20 países, aliás, muito mais do que um dia imaginei conseguir, e vários recantos escondidos bem aqui pertinho de mim. Se canso? Jamais. Isso só aguça ainda mais meu desejo de percorrer este mundão. O que mais amo? Deus, minha família e viajar, claro.