Logo Mapa Na Mão

Onde ficar em Ouro Preto: charme em uma casa histórica

publicado em: 19/07/2021 atualizado em: 06/09/2021

Saber onde ficar em Ouro Preto é importante para que a tua viagem seja agradável. A cidade é linda, mas possui muitas ladeiras, umas muito inclinadas, com ruas estreitas e problemas para arranjar estacionamento. Por isso, ficar em um bom local pode te ajudar nos passeios.

E a nossa escolha, além de ser um charme de lugar, permitiu que fizéssemos a maioria dos passeios à pé. Então, quero te dar todos os detalhes da nossa pousada, a Casa do Chá, que tem nota 9,7 no Booking!

LEIA TAMBÉM: 14 dicas de economia em viagens

Antes de te contar tudo sobre esta opção de onde ficar em Ouro Preto, que tal assinar a nossa newsletter e fazer parte da lista de amigos viajantes recebendo todas as novidades do Mapa na Mão. É só colocar o teu e-mail a seguir:

Onde ficar em Ouro Preto

Como eu te falei mais acima, a maioria das atrações da cidade se concentram no centro histórico, então, se hospedar lá é primordial para poder fazer muita coisa à pé. E isso vale a pena, tanto para quem está de carro, como era o nosso caso, quanto para quem não está. Eu gostei. E eu vou te dar mais detalhes. Espero te ajudar na escolha de onde ficar em Ouro Preto, beleza?

LEIA TAMBÉM: o que fazer em Ouro Preto – mais de 20 atrações incríveis e outras dicas

O casarão

Combinando com a vibe histórica de Ouro Preto, ficamos em um casarão de 1765, feito de pau a pique. O legal é que o seu Paulo, proprietário da pousada, deixou uma parte da parede sem reboco na cozinha para vermos um pedaço da história bem ali, ao vivo.

E é um casarão charmoso e aconchegante. Além disso, o seu Paulo deixa a chave do quarto e do portão com o hóspede, fazendo a gente se sentir literalmente em casa. Amei o casarão! Com certeza é uma ótima opção de onde ficar em Ouro Preto.

LEIA TAMBÉM: como evitar furto de malas no aeroporto

casarão histórico

Aí acima, a parte da parede sem reboco.

Áreas comuns

No lado de fora há mesinha e cadeiras e um banco na varanda com vista para o vale. Na entrada, uma sala com poltronas e livros. Fique à vontade para ler.

Mais no fundo da casa, há uma cozinha que é uma graça, onde é servido o café da manhã. A cozinha fica à disposição do hóspede, caso queira pedir comida, ou preparar algo. E há sempre na bancada um bolinho e biscotos, bem do jeito mineirinho de receber.

Ao lado da cozinha, uma sala com poltronas, estante com livros e um balcão de chá. Eu amei isso! Tudo a ver com o nome da pousada, Casa do Chá. Ali há vários potes com opções de chás, chaleirinhas de porcelana e chaleira elétrica na cozinha para ferver água. Até eu que não sou fã de chá, preparei alguns para me esquentar nas noites frias.

LEIA TAMBÉM: como ter uma viagem de avião mais confortável

casa do chá

Olha aí acima o balcão do chá, que charme!

cozinha hotel Ouro Preto

Quarto do nosso hotel

Amei o nosso quarto na Casa do Chá. Nós ficamos em um triplo, já que a filha foi conosco. O quarto era espaçoso e limpo, com lençóis brancos e roupa de cama aconchegante. Cama confortável e vista linda de um vale com algumas construções antigas. No quarto há ainda TV a cabo com acesso à internet e Netflix, armário e ventilador.

onde ficar em Ouro Preto
janela quarto

Olha a nossa vista, que linda!

Banheiro – onde ficar em Ouro Preto

O banheiro era espaçoso, bonito e muito limpo, com toalhas brancas. De amenidades, sabonete, touca de cabelo e shampoo 2 em 1. Chuveiro elétrico que também possui água quente à gás.

banheiro hotel

Café da manhã

O café é servido na cozinha que é um charme, já te contei, né? É um lugar bem aconchegante. E além de poder fazer o teu próprio chá, havia manteiga, requeijão, pão francês, pão de queijo, quatro tipos de biscoitos, pães fatiados, duas opções de bolos, torrada, broa, queijo, maçã, melão, leite, dois sucos naturais, aveia, granola e café.

café manhã hotel

Atendimento

Atendimento maravilhoso. O seu Paulo, proprietário do local, nos recebeu como se estivesse nos recebendo em sua casa, que em certo sentido é isto mesmo, heheheh. Ele mora na casa nos fundos. Ele foi atencioso e conhece muitas histórias e curiosidades de Ouro Preto. Além disso, ele entende muito das atrações. Já escreveu um guia turístico para o município.

Então, caso tenhas dúvida, ou queiras saber algo de alguma atração turística, ou da cidade, pode perguntar. E vais ouvir histórias curiosas e algumas, hilárias.

Serviço – onde ficar em Ouro Preto

Como a cidade é turística, não deixe para verificar disponibilidade desta opção de onde ficar em Ouro Preto em cima da hora. Então, clica no link a seguir “reservas” para ver preço e reservar, se for do teu gosto:

Reservas

Endereço: Rua Getúlio Vargas, 66 – Ouro Preto

Localização

A Pousada Casa do Chá fica no centro histórico, próxima a vários pontos turísticos. Nós fomos à pé em todas as atrações do lugar. Visitamos muitas igrejas, a Praça Tiradentes, ícone de Ouro Preto, a casa de Aleijadinho, uma mina de extração de ouro, tudo andando, o que tornou a viagem ainda mais proveitosa e gostosa.

Bem embaixo da casa há uma cafeteria e chocolateria e bem próximo, bastante comércio e local para comer. A localização é ponto forte da opção de onde ficar em Ouro Preto. Aproveite!

Onde estacionar

A pousada não possui estacionamento próprio. Então, o marido colocou o carro na primeira rua à direita, uma rua sem saída e íngreme. É mais fácil conseguir vaga ali no início da noite. Esta rua fica cerca de 30 metros após a pousada. Caso não consigas vaga, conseguimos estacionar na rua de baixo, Rua Antonio Albuquerque, e subimos até a pousada por uma escadaria.

Indico esta opção de onde ficar em Ouro Preto?

Com certeza! Eu me senti em casa nesta pousada. O quarto era amplo e confortável e com vista linda, a cozinha e o espaço do chá, uma delícia, a localização muito boa. Todos gostamos bastante da pousada e entendi o porquê da nota maravilhosa no Booking. Venha, vais gostar!

Viaje por conta própria e economize muito

Planejar a própria viagem é uma forma de ter liberdade e economizar. Além disso, usando os links abaixo, sem custo adicional algum, vais ajudar a manter o Mapa na Mão funcionando. Você NÃO PAGA NADA A MAIS POR ISSO e ajuda a manter nosso trabalho de pé!

Hotel ou apartamento: Booking – compare preços e qualidade. Podes ainda fazer reserva com opção de cancelamento gratuito e deixar para pagar só na hora do check-in.

Aluguel de carro: Rentcars – os melhores preços em diversas locadoras. Pague em real, sem o IOF. Carros mais baratos alugando com antecedência. Podes parcelar em 12 vezes no cartão ou pagar no boleto com 5% de desconto.

Seguro Viagem: Real – nosso link exclusivo já dá 10% de desconto. Seguros Promoutilize o nosso cupom MAPANAMAO5 e ganhe 5% de desconto. Cote nas duas e escolha o melhor. Por experiência própria, os valores destes dois sites geralmente são melhores que de agências.

Aéreo: Passagens Promo 

Outras informações para reservar tudo sozinho: monte a tua viagem sozinho 

Posts Relacionados

Michela
Curtidas

2 respostas para “Onde ficar em Ouro Preto: charme em uma casa histórica”

  1. […] Nós ficamos na Casa do Chá, um charmoso casarão centenário no centro histórico. Clique aqui para ver valores, como é e reservar, se gostar. Eu contei tudo sobre esta pousada aqui neste post de onde ficar em Ouro Preto. […]

  2. […] Nós ficamos na Casa do Chá, um charmoso casarão centenário no centro histórico. Clique aqui para ver valores, como é e reservar, se gostar. Eu contei tudo sobre esta pousada aqui neste post de onde ficar em Ouro Preto. […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Monte sua viagem

Ou nós montamos para você

Voltar

Eu sou o Dilamar, Bacharel em Direito, viajante nas horas vagas e não vagas. Sou admirador de viagens rodoviárias, principalmente aquelas bem longas e focadas em regiões montanhosas. E também sou ciclista amador e apaixonado por motos.

Eu sou a Letícia, tenho 16 anos e estou no terceiro ano do ensino médio. Gosto muito de ler, desenhar, pesquisar e, é claro, viajar. Quando viajo, procuro sempre conhecer a história do local. Ser fascinada por esse aspecto explica o meu grande sonho: visitar o Egito e conhecer um pouco mais dessa civilização antiga.

Eu sou a Ester. Tenho 28 anos e sou médica. Moro em Florianópolis, sou apaixonada por Paris e frequentadora assídua de São Paulo, mas com os pés sempre em Criciúma, minha cidade natal. Amo sair do lugar, seja por poucos metros ou por muitos quilômetros, e de todas as formas possíveis. Das mais confortáveis viagens de trem às mais insanas viagens de carro. Conhecer o desconhecido me fascina! Viajar é minha maior paixão, mas devo arriscar dizer que sou quase tão apaixonada por montar os roteiros antes de viajar quanto pela viagem em si!

Olá, eu sou a Michela, Bacharela em Direito, pós graduada em Direito Constitucional, colecionadora de ímãs e de viagens. Conheci mais de 20 países, aliás, muito mais do que um dia imaginei conseguir, e vários recantos escondidos bem aqui pertinho de mim. Se canso? Jamais. Isso só aguça ainda mais meu desejo de percorrer este mundão. O que mais amo? Deus, minha família e viajar, claro.