Palácio Cruz e Souza, no centro de Floripa – contando a história de SC
Notou que o nosso Brasil tem aparecido cada vez mais aqui no blog? Por dois motivos: porque a grana tá curta e viagem pro exterior agora só ano que vem (e por aí, como tá a situação? Haha) e porque tô cada vez mais descobrindo a delícia que é viajar no meu próprio país. Conhecer a história alheia é muito interessante, mas conhecer a minha, ver porque as coisas são como são, entender de onde eu vim… É de marear os olhos, não acha? Te desafio a correr mais atrás da nossa história. O resultado pode ser surpreendente!Bom, quando eu era bem pequena (3 para 4 anos), meu pai foi a Floripa a trabalho e minha mãe e eu fomos junto, só que a turismo mesmo haha e, naquela ocasião, visitamos o Palácio Cruz e Souza. Mas, apesar de eu me recordar de vários detalhes dessa viagem (sempre amei ir até Floripa!), não me recordo da visita a esse Palácio!
Então, alguns (poucos, na verdade) anos atrás eu estava na região da Praça XV (que é uma região que eu quase não frequento, confesso) e vi esse casarão lindo e rosado. Fiquei de cara de não fazer ideia do que se tratava, óbvio. E, na última semana, consegui finalmente fazer minha visita ao Museu Histórico de Santa Catarina, que fica no Palácio Cruz e Souza!
Outros posts sobre Floripa que podes curtir:
Vista da Catedral Metropolitana de Floripa de dentro do Palácio
Não se sabe a data exata da construção do Palácio Cruz e Souza. O que se sabe é que há rascunhos do prédio que datam já do século XVIII. O Palácio já teve várias funções, sempre em torno de sede de governo: foi pensado para ser Casa de Governo da Capitania da Ilha de Santa Catarina (para quem não sabe, o nome da ilha onde Florianópolis tem boa parte do seu território – porque Floripa também tem terras no continente! – é Ilha de Santa Catarina).
Já chegou até a ser sede do governo de um país! A Revolta Federalista, que iniciou no Rio Grande do Sul em 1893, avançando posteriormente sobre Santa Catarina e Paraná, ia contra o governo republicano que tinha acabado de ser criado (em 1889) e contra o governo centralizador de Floriano Peixoto, então presidente do Brasil. Os revoltosos lutavam também a favor do parlamentarismo. Durante alguns meses, a revolta teve sucesso e inclusive apoio nacional daqueles que iam contra o Marechal Peixoto, chegando a estabelecer a capital provisória da República dos Estados Unidos do Brasil na então Desterro (hoje Florianópolis), com sede do governo no Palácio Cruz e Souza.
Detalhes de um dos cômodos
Depois, o Palácio Cruz e Souza foi sede do Governo do Estado de Santa Catarina até 1984, quando foi tombado como Patrimônio Histórico de Santa Catarina. Em 1986, o Palácio se tornou sede do Museu Histórico de SC.
Por si só, esse Palácio com sua rica história já valeria a visita. Mas, além disso, há, no seu interior, parte da história de SC sendo contada em diferentes exposições. No primeiro piso do Palácio Cruz e Souza é contada a história desse edifício através de textos e imagens da planta do edifício.
Esse piano pertenceu a José Brazilício de Souza, um dos compositores do hino de SC
Também é contada a história de Cruz e Souza, que dá o nome ao palácio. Cruz e Souza nasceu em Desterro, a então Florianópolis, em 1861, filho de escravos alforriados, e foi o maior poeta simbolista do Brasil (aquela escola literária inspirada no Parnasianismo, que valorizava a musicalidade dos versos através da exploração dos aspectos sonoros das palavras). Cruz e Souza morreu cedo de tuberculose, e bem longe da sua terra natal, em Minas Gerais. Infelizmente, não soubemos valorizar nosso tão grande poeta durante muitos anos, e os restos mortais de Cruz e Souza voltaram para o nosso estado só há poucos anos, estando expostos em uma urna nesse mesmo cômodo do Palácio Cruz e Souza.
História de Cruz e Souza
Em outro cômodo do primeiro piso, há vários jornais impressos de cidades catarinenses do início do século passado que não circulam mais. Pode-se inclusive manuseá-los com uma luva disponibilizada! (Mas é uma luva descartável sendo reutilizada, acho que poderiam melhorar isso… Eu levaria a minha luva de casa!). Destaque para o Colonie-Zeitung, primeiro jornal na língua alemã publicado em SC, que circulou na região de Joinville de 1862 até 1941 (bem no meio da Segunda Guerra – e não, a suspensão do jornal em língua alemã não foi coincidência).
Jornais impressos do século passado
Outra parte da exposição no térreo do Palácio são obras de arte ilustrando alguns dos poemas de Cruz e Souza.
Sala de música
Detalhes do piano Pleyel
Caixa de música
Detalhes do teto da sala de música, com imagens inspiradas nesse tema
No salão nobre, salão utilizado para recepções importantes, um fato, para mim, emocionante: o brasão de armas catarinense esculpido no teto, com a águia símbolo do meu estado, presente inclusive na nossa bandeira. Lindo demais!
Brasão de armas catarinense
No ambiente que recebe a escada que vem do térreo, os nomes das 44 cidades que existiam em SC nos anos 40 do século passado. Sim, lá está Cresciúma (como se escrevia Criciúma no passado).
Os nomes das cidades está nesses círculos!
Serviço do Palácio Cruz e Souza:
- Aberto de terça a sexta, das 10 à 18h, e aos sábados e domingos, das 10 à 16.
- O ingresso custa 5 reais, sendo a meia entrada de 2 reais (aos domingos, a entrada é gratuita).
- Endereço: Rua Tenente Silveira, 60.
- Telefone: 48 36656363
Onde se hospedar em Florianópolis:
Fizemos uma seleção de hotéis (é só clicar aqui) ordenada pelas principais escolhas do site. Porém, logo no início, antes dos hotéis, podes escolher outros filtros como preço mais baixo primeiro, distância do centro da cidade, estrelas, e outros. Na coluna laranja à esquerda, preencha os campos com a data da entrada e da saída, o número de quartos, de adultos e crianças e clique em pesquisar. Só depois escolha o filtro que mais te agrada. Escolha teu hotel clicando nele e finalize a reserva. Qualquer dúvida, é só mandar nos comentários lá embaixo. Boa estada!
Podemos ajudar a preparar a tua próxima viagem? É só usar os nossos links para planejá-la! NÃO PAGARÁS NADA A MAIS POR ISSO e nós ganhamos uma pequena taxa, ajudando a manter nosso trabalho de pé!
Hotel ou apartamento: reserve o seu por este aqui no Booking.
Aluguel de carro: reserve no aqui.
Seguro Viagem: faça o seu aqui e saiba tudo sobre seguro neste aqui. Preço ótimo de acordo com nossas pesquisas.
Câmbio (compra de moeda): esta é uma novidade do blog. Através aqui, você pode encontrar a melhor cotação para a compra de moeda estrangeira. Confira!
E não fique por fora das novidades e promoções do Mapa na Mão:
- Entra lá no Facebook, curta nossa página e convide amigos para curtir também: Mapa na Mão
- Inscreva-se em nosso canal do YouTube: Mapa na Mão
- Siga nosso Instagram: @mapanamao
- E inscreva-se no nosso blog ali ao lado onde está escrito: ASSINE NOSSO BLOG
Você pode salvar este texto no seu Pinterest para futuras consultas, pinando a foto abaixo:
Deixe uma resposta