Logo Mapa Na Mão
Michela
Michela

Roteiro de 10 dias pela Itália

publicado em: 30/12/2019 atualizado em: 30/12/2019

Eu sonhava conhecer a Itália. Uma viagem de 10 dias na Itália já seria um sonho. Tínhamos ido a Europa algumas vezes, mas a Itália ia ficando para depois. Até que surgiu uma promoção na TAP, que nos possibilitou fazer uma viagem para Portugal, com direito a stopover (e neste post explicamos o que é o stopover) em Roma. Passagens compradas, até porque com promoção não se brinca, não é mesmo, hehehehe, surgiram as dúvidas. E agora, ir para onde na Itália com tanto lugar bonito? Montamos nosso passeio que deixo neste post como uma sugestão de roteiro de 10 dias pela Itália.

E como fizemos tudo de carro e foi perfeito, fica também como sugestão de roteiro Itália 10 dias de carro. E no final, quero ainda te dar umas dicas para aproveitar melhor a viagem.

Querido leitor
O seguro viagem não pode faltar na tua viagem, mesmo para as nacionais. Uma doença, um acidente, a perda da mala, o cancelamento do voo, podem estragar as férias. E o seguro não é caro. Por isso, vale a pena.
* Brasil: aproximadamente 5 reais por dia.
* Europa: aproximadamente 20 reais por dia.
** Clique aqui e faça a cotação do seguro, sem custo. Este link já garante 10% de desconto aos leitores do Mapa na Mão.

Paradinha básica em Lisboa

Bem, como a TAP é uma empresa aérea portuguesa, seus voos partindo do Brasil pousam em Portugal para conexão para outros países. Eis aí a oportunidade de conhecer mais de um lugar sem pagar nada a mais por isso. Dê uma olhadinha no post que indiquei ali acima sobre o stopover para começar a usar esta ferramenta também e economizar nas suas viagens. Ao invés de uma simples conexão, resolvemos ficar 4 noites em Lisboa para conhecer também um pouco desta cidade que ainda não conhecíamos. Foi o suficiente para nos apaixonarmos e voltarmos lá novamente. Nesta viagem a Portugal, ficamos por Lisboa e tiramos um dia para ir até Sintra (neste post contamos um pouco deste dia).

E para economizar ainda mais, alugamos apartamento, o que saiu muito mais em conta em Lisboa, especificamente nesta viagem. Mas se quiseres escolher um hotel, clique aqui, escolha e reserve.

lisboa Portugal

Quatro noites bem aproveitadas em Portugal, hora de pegar o voo rumo a Roma.

VAIS CURTIR LER TAMBÉM: 10 motivos para ir à Europa

Aluguel de carro na Europa

Como fizemos a maioria deste roteiro pela Itália de carro, vou te indicar uma empresa interessante para aluguel. É brasileira e linka várias locadoras. Assim, podes escolher o carro e o preço que mais te agrada. Clique no quadrinho laranja abaixo e confira. Ah, mas se preferes andar de ônibus por lá, também costumamos utilizar uma empresa com ótimo custo e de confiança. Pule para o próximo tópico e dê uma olhada.

Aluguel de carro

Como se locomover na Europa mais barato

A dica que quero te dar agora é mais do que especial. Nós sempre pesquisamos a maneira mais fácil e barata de se locomover entre países ou mesmo cidades na Europa. Olhamos trem, avião, carro e ônibus. Muitas vezes usamos o carro por querer fazer algo diferente. Mas temos usado com frequência o ônibus também, inclusive para viagens mais longas. Tem sido muito econômico. Clica no banner da Flixbus abaixo para ver valores. Confiamos nesta empresa que já usamos a um bom tempo.

Roteiro Itália 10 dias

Roma

Na Itália ficamos um total de 9 noites nesta viagem. Em Roma, nossa primeira parada, ficamos 3 noites neste hotel que indico, porque a hospedagem em Roma costuma ser bem salgadinha, e neste encontramos preços aceitáveis.

Tivemos o azar de pegar muita chuva em Roma. Depois de conhecermos as atrações tradicionais de lá, como o Coliseu, o Fórum Romano, a Fontana di Trevi, o Vaticano e seu Museu, o Arco de Constantino e tomar bastante gelato, alugamos um carro no nosso último dia. Isto porque Roma é bem servida de transporte público e não precisa de carro para andar por ela. No quarto dia na Itália, bem cedo, partimos rumo a Veneza.

Sobre Roma, indico este post da Diana do blog Contramapa com 10 lugares a visitar em Roma que vai te ajudar na montagem do teu roteiro por lá.

E este post completo do blog Suas próximas viagens de o que fazer em Roma.

roteiro 10 dias Itália

VAIS CURTIR LER TAMBÉM: Roteiro de 1 dia em Mônaco

Veneza

De Roma a Veneza andamos 526 km de carro em aproximadamente 4 horas de viagem. A estrada é muito boa e os pedágios uma fortuna. Exageros à parte, gastamos quase o valor do combustível de pedágio, mas a estrada é de primeiríssima qualidade, nem vamos reclamar tanto. Veneza era um sonho de infância e não podia ficar de fora da nossa primeira vez neste país em forma de botinha. Isto contribuiu para a definição do nosso roteiro Itália 10 dias. Em Veneza ficamos 2 noites, ou melhor, dormimos neste hotel em Mestre, que é vizinha de Veneza e com preços bem melhores, por ser na parte continental.

De Mestre pegamos ônibus urbano em uma parada próxima ao hotel para irmos até a estação do vaporetto (próximo à Piazzale Roma). O vaporetto nos levou até Veneza. E em Veneza caminhamos pelas ruas e calçadas, encantados com tanta beleza, tanta construção antiga e linda e pelos canais que são para mim de uma beleza indescritível. Sem dúvida, um dos lugares mais lindos por onde andei.

VAIS CURTIR LER TAMBÉM: o que fazer em Veneza com o blog Foco no mundo.

roteiro de 10 dias na Itália

Roteiro de 10 dias na Itália – Verona

No nosso sexto dia na Itália, partimos cedo para Verona, que fica a 115 km de Veneza. Em Verona, dormimos 1 noite neste hotel. Como chegamos cedo por lá, fizemos o check-in e aproveitamos este mesmo dia para conhecermos o centro histórico de Verona, não deixando de fora a Casa de Julieta, a Arena de Verona e a Ponte de Castelvecchio.

Clique e veja mais opções de hospedagem. É só escolher e reservar, caso não queiras dormir onde ficamos.

E entre Veneza e Verona está uma graça de cidade que vale a pena conhecer: Vicenza. Confira o post completo do blog Ares do mundo e aproveite também este lugar.

Verona roteiro Italia

Firenze (Florença)

Sétimo dia, hora de partir cedo rumo a Florença, que fica a 234 km de Verona. Em Florença dormimos 2 noites neste hotel. Conhecemos o centro histórico e para mim, quatro atrações imperdíveis são o Duomo de Florença, que é a Catedral de Santa Maria del Fiore, a Ponte Vecchio (juro, esta ponte não existe de tão linda!) e o seu rio, os museus ao ar livre e caminhar pelas ruas charmosas com seus bistrôs, lojinhas e construções lindíssimas.

Aqui deixo mais opções de hospedagem em Firenze. Clique, escolha e reserve.

viagem de carro italia

Olha a Ponte Vecchio ao fundo. Coisa mais linda!

Roteiro Itália 10 dias – Luca e Pisa

Como Luca e Pisa ficam a aproximadamente 1 hora de Florença, fizemos um bate-e-volta somente para conhecer. Em Pisa, fomos apenas na torre – aquela que foi o erro de engenharia que mais deu certo na história, eu acho, eheheh, senão, o que seria daquela cidade? E Luca é uma cidadezinha medieval que é um escândalo de tão graciosa (não deixe de ir). Caso opte por dormir em Pisa, clique aqui e veja opções de hotéis.

E se queres mais detalhes sobre Pisa, o Flávio do blog Viaje Leve fez um post bem legal sobre o que fazer em Pisa, com dicas também de um bate-se-volta de Florença.

o-que-fazer-em-italia-pisa

VAIS CURTIR LER TAMBÉM: 5 lugares imperdíveis em Paris

San Gimignano

No nono dia na Itália, saímos de Firenze para Siena, mas no caminho, uma paradinha estratégica em San Gimignano. Já contei que tenho uma certa queda por cidades históricas e medievais? Bom, talvez seja por isso que San Gimignano teve de entrar na roda também nesta viagem, apesar do tempo exíguo. E não é que acertamos na escolha? San Gimignano é linda demais! Não me arrependo de ter ido, embora ela estivesse um pouco vazia pelo frio que fazia.

De Florença a San Gimignano são aproximadamente 60 km. Caso queira dormir em San Gimignano, clique aqui e reserve.

cidades Italia san Gimignano

Roteiro de 10 dias na Itália – Siena

De San Gimignano viajamos para Siena que é pertinho, 52 km. Siena foi nosso último ponto de parada, onde dormimos 1 noite. Aproveitamos para conhecer Siena no restante daquele dia, pois no dia seguinte acordamos bem cedo para viajarmos até Roma, que está a aproximadamente 220 km de Siena. Em Roma, pegamos nosso voo de volta ao Brasil no final do dia, com conexão em Lisboa.

Clique aqui para escolher e reservar seu hotel em Siena.

VAIS CURTIR LER TAMBÉM: O que fazer em Carcassonne

E esse foi nosso roteiro de 10 dias na Itália que eu recomendo. Mas vou te contar mais abaixo quantos dias acho interessante passar neste país. Roma é linda demais e com muitas atrações para conhecer. Veneza é um sonho em forma de cidade e a Toscana é uma poesia, não uma região. A Itália, de fato, nos surpreendeu e temos muita vontade de voltar.

Ah, não deixe de ler aqui o que escrevi sobre Milão, outro lugar que vale a pena na Itália: o que fazer em Milão.

Se tens pretensão de ir para lá, mas ficas em dúvida na hora de montar seu roteiro, este aqui fica como uma sugestão, pois imagino que deva ter muito lugar maravilhoso neste país. Salve aí como roteiro Itália 10 dias.

Seguro Viagem – item obrigatório

Para viagens à Europa, é obrigatório fazer um seguro viagem com cobertura mínima de 30 mil euros, de acordo com o Tratado de Schengen, isto para garantir que terás cobertura em caso de doença ou acidente. E já ouvi relato de pessoas que tiveram que fazer uma cirurgia de emergência, por exemplo, que custaria milhares de euros. Portanto, não dá para ir para fora do país sem seguro. Não esqueças de fazer o teu antes da viagem.

Neste post escrevi tudo sobre seguro viagem – como fazer, porquê fazer, etc. E o valor não é tão alto. Vou deixar dois links abaixo para dares uma olhada. Ambas as empresas fazem cotações em várias seguradoras e podes escolher a cobertura que mais te agrada, além, claro, do preço que cabe no teu bolso. E por experiência própria, há opções com preços bem interessantes.

Ah, olha só, no Seguros Promo, caso seja mais interessante o seguro escolhido, utilize o cupom MAPANAMAO5 e ganhe 5% de desconto. E caso pagues com boleto, mais 5%.

Pesquise aqui com a Real Seguros        

Aqui com a Seguros Promo

Quantos dia ficar

Este roteiro de 10 dias na Itália, de Roma a Veneza, foi muito legal. Se é o tempo que tu dispões, beleza, aproveite. Agora, sinceramente, caso façamos novamente esta viagem, vou tentar reservar, ao menos, 15 dias. Roma merecia mais tempo. Conhecer as demais cidades com mais calma também seria perfeito. Então, fica a dica. Um mínimo de 15 dias para conhecer toda esta região seria muito melhor.

Segurança na Itália

Em momento algum passamos por situação de medo. A Itália é um país seguro e tranquilo, principalmente nesta região abordada no post, ou seja, do centro para o norte. Claro que em todo lugar do mundo sugiro que cuides dos teus pertences pessoais como bolsas, mochilas, celulares, mas andamos por todos os locais sem receio.

Tomada

Pino duplo redondo:

IMG_5056

Clima na Itália no inverno

Fomos no inverno. A Itália é um país frio no inverno. Quanto mais para o norte, mais gelado. Senti mais frio em Veneza e Verona. Mas nada que impeça os passeios, porém vá bem agasalhado. Na dúvida do que vestir ou levar, leia aqui e fique tranquilo. Como buscamos sempre economizar, viajamos geralmente no inverno. Claro que há momentos em que alguns passeios ficam prejudicados e o dia é mais curto. Porém, há a vantagem de se caminhar sem o calor dos verões quentes. Também tem a vantagem de ser baixa temporada. Logo, não se pega pontos turísticos abarrotados, nem preços assustadores. Mas procure usar calçados que protejam os pés do frio e da umidade, pois é comum chover no inverno por lá.

Moeda

Euro. Leve euro em espécie, sempre lembrando que cartões de crédito internacionais são amplamente aceitos no local, mas vais pagar IOF na fatura. Aqui neste link podes verificar a cotação da moeda aí na tua cidade e ainda fazer uma proposta com valor menor. Costumo comprar ali, neste link, pois sempre consigo melhores valores que direto na casa de câmbio. Mas lembre de avisar à casa que fizeste a proposta no Melhor Câmbio para que o valor seja mantido e para receberes cupons de desconto de outros produtos via e-mail.

Língua – roteiro Itália 10 dias

Italiano, mas dá para se virar bem com o inglês.

Viaje por conta própria e economize muito

Planejar a própria viagem é uma forma ter liberdade e economizar. Além disso, usando os links abaixo, sem custo adicional algum, vais ajudar a manter o Mapa na Mão funcionando. Você NÃO PAGA NADA A MAIS POR ISSO e nós ganhamos uma pequena taxa, ajudando a manter nosso trabalho de pé!

Hotel ou apartamento: Booking – compare preços e qualidade. Podes ainda fazer reserva com opção de cancelamento gratuito e deixar para pagar só na hora do check-in.

Aluguel de carro: Rentcars – os melhores preços em diversas locadoras. Pague em real, sem o IOF. Carros mais baratos alugando com antecedência. Podes parcelar em 12 vezes no cartão ou pagar no boleto com 5% de desconto.

Seguro Viagem: Real – nosso link exclusivo já dá 10% de desconto. Seguros Promoutilize o nosso cupom MAPANAMAO5 e ganhe 5% de desconto. Cote nas duas e escolha o melhor. Por experiência própria, os valores destes dois sites geralmente são melhores que de agências.

Chip para celular: Easysim4u – chegue tranquilo com o celular funcionando no destino. Compre aqui e não pague frete com o nosso código de cupom RBBVGRATIS.

Câmbio: Melhor Câmbio – faça uma proposta para a agência da tua cidade. Caso ela aceite, vais receber e-mail confirmando. Corra para finalizar a transação e garantir o melhor valor. Então, confirme que queres finalizar a compra através da proposta feita no site.

Passeios e atrações pelo mundo afora: Get your guide, Tiqets e Touron – nossos parceiros de passeios. Compre e evite filas, o fim dos tickets e surpresas no orçamento.

Aéreo: Passagens Promo 

Curtidas

2 respostas para “Roteiro de 10 dias pela Itália”

  1. Avatar Jessica disse:

    Quanto você gastou de combustível lá. Quero ir e alugar um carro também, queria ter uma ideia de quanto é o litro do combustível lá. Obrigada!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Monte sua viagem

Ou nós montamos para você

Voltar

Eu sou o Dilamar, Bacharel em Direito, viajante nas horas vagas e não vagas. Sou admirador de viagens rodoviárias, principalmente aquelas bem longas e focadas em regiões montanhosas. E também sou ciclista amador e apaixonado por motos.

Eu sou a Letícia, tenho 14 anos e sou estudante. Gosto muito de pintar quadros, escrever poemas, ler e, principalmente, viajar. Para mim, o mundo é o meu quintal.

Eu sou a Ester. Tenho 26 anos e sou estudante de medicina. Moro em Floripa, sou apaixonada por Paris e frequentadora assídua de São Paulo, mas com os pés sempre em Criciúma, minha cidade natal. Amo sair do lugar, seja por poucos metros ou por muitos quilômetros, e de todas as formas possíveis. Das mais confortáveis viagens de trem às mais insanas viagens de carro. Conhecer o desconhecido me fascina! Viajar é minha maior paixão, mas devo arriscar dizer que sou quase tão apaixonada por montar os roteiros antes de viajar quanto pela viagem em si!

Olá, eu sou a Michela, Bacharela em Direito, pós graduada em Direito Constitucional, colecionadora de ímãs e de viagens. Conheci mais de 20 países, aliás, muito mais do que um dia imaginei conseguir, e vários recantos escondidos bem aqui pertinho de mim. Se canso? Jamais. Isso só aguça ainda mais meu desejo de percorrer este mundão. O que mais amo? Deus, minha família e viajar, claro.