
VPN – como comprar, instalar e usar para viajar
Alguns sites e aplicativos não funcionam na China. WhatsApp, Instagram, Facebook, Google e Google Maps, por exemplo. Então, para se comunicar ou utilizar site de busca, há duas formas. Ou baixar os próprios aplicativos chineses ou adquirir um VPN e continuar usando nossos sites normalmente. Nós optamos pelo VPN.
É que ficar sem Instagram, Facebook e outros sites, tudo bem. Mas sem WhatsApp para falar com a família ou sem o Google Maps para se localizar, complica. Então, vou te contar como comprei, instalei, usei e mais. Fica comigo porque este ponto é muito importante na preparação da viagem para a China.
E este artigo também vai te ajudar a entender melhor o que é o VPN e, assim, utilizá-lo para qualquer outra finalidade, que não seja apenas conhecer a China. Vamos lá?
Mas antes de mostrar tudo sobre o VPN, quero te convidar a assinar a nossa newsletter e receber todas as novidades e promoções do Mapa na Mão. Faça parte desta lista de amigos viajantes:
O que é o VPN
O VPN, ou Virtual Private Network, é o que o próprio nome diz, uma rede virtual privada. Um serviço intermediário entre o usuário e a internet, que oferece ferramentas de criptografia e navegação sigilosa.
Assim, o VPN serve para dificultar a identificação do usuário na internet. No caso da China, o VPN faz com que os seus aparelhos, como celulares ou computadores, pareçam estar em outro local, outro país. No app dá para verificar onde está conectado. Por exemplo, no Japão, nos EUA, em Singapura, etc. Assim, como aparentemente não se está na China, é possível acessar sites bloqueados naquele país.
Já aqui no Brasil, o VPN permite também o acesso a sites ou serviços bloqueados, por exemplo, a filmes e séries da Netflix que não são liberados por aqui.
Onde adquirir o VPN e qual plano
Eu acessei o site da Express VPN e comprei o menor plano, válido por 30 dias. Este plano dá direito de uso em cinco aparelhos. Assim, baixamos o app no meu e no celular do marido e no notebook.
No site há chat em inglês e os atendentes foram muito solícitos. O botão para acesso ao chat fica no canto inferior direito do site. Mas vou te mostrar um passo-a-passo desde a compra até o uso.
Passo-a-passo da compra
Acesse o link do tópico anterior e clique em Assine a ExpressVPN.

Abrirá um espaço para criar um login, adicionando e-mail e senha.
Depois de criar uma conta, clique em assinar para escolher o plano que mais se adapta à tua necessidade.

Após clicar em um dos quadros acima, role a tela para baixo para inserir o teu email e a forma de pagamento. Pagar e pronto.
Eu soube que há VPN grátis em alguns sites para adquirir. Porém, não tive coragem de viajar com um VPN grátis. Preferi comprar para ter suporte, pois eu não poderia arriscar ficar sem WhatsApp ou Maps. O valor não é tão alto para arriscar.
VPN download – como instalar o aplicativo
Nos telefones baixei o aplicativo na App Store. É este da foto a seguir:

No MacBook eu também baixei o aplicativo. Ao logar no site da Express, já aparece a opção de fazer o download do VPN para MacBook. É só baixar que o aplicativo aparecerá no micro.
Colocando o código no aplicativo
É só clicar no aplicativo que pedirá para inserir o código. Este código aparece no site da Express ao logar, como na foto abaixo:

No MacBook eu não consegui inserir este código no app. Dava erro. Então, alterei a configuração do DNS e deu certo.

Aparecia esta mensagem acima da foto de Unable to sign in.
Como alterar o DNS no MacBook
Clique no símbolo da maçã no canto superior esquerdo, depois, em preferências do sistema, em rede, em avançado, em DNS. Fui informada pelo chat da Express para colocar o seguinte código: 8.8.8.8 e embaixo, 8.8.4.4. Depois desta alteração, o aplicativo funcionou normalmente.
Como utilizar o VPN
Basta acessar o aplicativo e clicar no botão central, não conectada, para conectar ou no mesmo botão para desconectar, caso queiras.

Veja que na foto acima o círculo está verde e conectado, porque cliquei nele para conectar. Quando está desconectado, fica vermelho com a mensagem de que não está conectado. Ah, para desconectar é também só clicar neste círculo.
Com ele conectado, já estará em uso.
Desconectando, dá para mexer nas configurações, Às vezes é necessário para forçar a conexão e o funcionamento. Percebemos isso na China, pois frequentemente a conexão era derrubada.
Clicando em localização selecionada, dá para alterar a cidade ou o país para tentar um melhor funcionamento.
Ainda na minha cidade, antes de viajar, eu testei o uso do VPN em uma rede de wi-fi diferente e a internet não funcionou, ou seja, nem conectou. Para conseguir conexão nessas redes que não eram a da minha casa, cliquei nos 3 riscos no canto superior esquerdo, depois em configurações, protocolo VPN e selecionei UDP ou TCP. Funcionou. Fica a dica caso seja necessário mexer nas configurações.
O VPN funciona?
A China consegue derrubar a conexão com frequência, portanto, tenha paciência e fique tentando conectar, alterando as cidades, selecionando a localização inteligente, até conseguir.
Outra coisa que percebi é que o VPN desconecta com mais frequência em redes de wi-fi e funciona melhor com a rede de dados da telefonia, com o chip. Eu já sai do Brasil com o chip da Easysim4u e o VPN se conectava com mais rapidez a esta internet. No entanto, a internet ficou um tanto lenta, porém, Whatsapp e maps funcionou tranquilamente.
Descontratando na volta
Como eu somente queria o VPN para a viagem, ao chegar em minha cidade, entrei em contato pelo chat do site da Express VPN e solicitei o cancelamento do plano.
Eles me informaram que dentro de 5 a 7 dias úteis o plano será encerrado. Eles são muito solícitos e atendem muito bem via chat.
Dica extra – Maps ME e Moovit
Nós gostamos muito do Google Maps, mas o Maps ME completa as informações e ajuda também. E o legal é que ele funciona off-line e on-line. No aperto sem internet, dá para se virar com ele. No entanto, para nos localizarmos bem utilizamos o Google Maps, o Maps ME, o Moovit e o MetroMan, app de metrô.
Todos sim, ao mesmo tempo. A localização na China não é tão precisa, a internet pode ficar lenta em alguns momentos, então, esta é nossa dica extra. Utilize todos estes aplicativos que ficará melhor de se locomover lá.
E como estás com viagem marcada para a China, não deixes de ler o que já escrevi para ajudar nos teus roteiros:
17 dicas para aproveitar o melhor da China
Viaje por conta própria e economize muito
Planejar a própria viagem é uma forma de ter liberdade e economizar. Além disso, usando os links abaixo, sem custo adicional algum, vais ajudar a manter o Mapa na Mão funcionando. Você NÃO PAGA NADA A MAIS POR ISSO e ajuda a manter nosso trabalho de pé!
Hotel ou apartamento: Booking – compare preços e qualidade. Podes ainda fazer reserva com opção de cancelamento gratuito e deixar para pagar só na hora do check-in.
Aluguel de carro: Rentcars – os melhores preços em diversas locadoras. Pague em real, sem o IOF. Carros mais baratos alugando com antecedência. Podes parcelar em 12 vezes no cartão ou pagar no boleto com 5% de desconto.
Seguro Viagem: Real – nosso link exclusivo já dá 10% de desconto. Seguros Promo – utilize o nosso cupom MAPANAMAO5 e ganhe 5% de desconto. Cote nas duas e escolha o melhor. Por experiência própria, os valores destes dois sites geralmente são melhores que de agências.
Aéreo: Passagens Promo
Outras informações para reservar tudo sozinho: monte a tua viagem sozinho
Posts Relacionados

Deixe um comentário