Logo Mapa Na Mão
Michela
Michela

VPN – como comprar, instalar e usar para viajar

publicado em: 22/10/2019 atualizado em: 22/10/2019

Alguns sites e aplicativos não funcionam na China. WhatsApp, Instagram, Facebook, Google e Google Maps, por exemplo. Então, para se comunicar ou utilizar site de busca, há duas formas. Ou baixar os próprios aplicativos chineses ou adquirir um VPN e continuar usando nossos sites normalmente. Nós optamos pelo VPN.

É que ficar sem Instagram, Facebook e outros sites, tudo bem. Mas sem WhatsApp para falar com a família ou sem o Google Maps para se localizar, complica. Então, vou te contar como comprei, instalei, usei e mais. Fica comigo porque este ponto é muito importante na preparação da viagem para a China.

E este artigo também vai te ajudar a entender melhor o que é o VPN e, assim, utilizá-lo para qualquer outra finalidade, que não seja apenas conhecer a China. Vamos lá?

Mas antes de mostrar tudo sobre o VPN, quero te convidar a assinar a nossa newsletter e receber todas as novidades e promoções do Mapa na Mão. Faça parte desta lista de amigos viajantes:

O que é o VPN

O VPN, ou Virtual Private Network, é o que o próprio nome diz, uma rede virtual privada. Um serviço intermediário entre o usuário e a internet, que oferece ferramentas de criptografia e navegação sigilosa.

Assim, o VPN serve para dificultar a identificação do usuário na internet. No caso da China, o VPN faz com que os seus aparelhos, como celulares ou computadores, pareçam estar em outro local, outro país. No app dá para verificar onde está conectado. Por exemplo, no Japão, nos EUA, em Singapura, etc. Assim, como aparentemente não se está na China, é possível acessar sites bloqueados naquele país.

Já aqui no Brasil, o VPN permite também o acesso a sites ou serviços bloqueados, por exemplo, a filmes e séries da Netflix que não são liberados por aqui.

Onde adquirir o VPN e qual plano

Eu acessei o site da Express VPN e comprei o menor plano, válido por 30 dias. Este plano dá direito de uso em cinco aparelhos. Assim, baixamos o app no meu e no celular do marido e no notebook.

No site há chat em inglês e os atendentes foram muito solícitos. O botão para acesso ao chat fica no canto inferior direito do site. Mas vou te mostrar um passo-a-passo desde a compra até o uso.

Passo-a-passo da compra

Acesse o link do tópico anterior e clique em Assine a ExpressVPN.

VPN

Abrirá um espaço para criar um login, adicionando e-mail e senha.

Depois de criar uma conta, clique em assinar para escolher o plano que mais se adapta à tua necessidade.

VPN o que é

Após clicar em um dos quadros acima, role a tela para baixo para inserir o teu email e a forma de pagamento. Pagar e pronto.

Eu soube que há VPN grátis em alguns sites para adquirir. Porém, não tive coragem de viajar com um VPN grátis. Preferi comprar para ter suporte, pois eu não poderia arriscar ficar sem WhatsApp ou Maps. O valor não é tão alto para arriscar.

VPN download – como instalar o aplicativo

Nos telefones baixei o aplicativo na App Store. É este da foto a seguir:

Em azul aparece ali na foto atualizar, porque eu já tenho o app baixado. Para ti, aparecerá baixar. É só clicar e baixar.

No MacBook eu também baixei o aplicativo. Ao logar no site da Express, já aparece a opção de fazer o download do VPN para MacBook. É só baixar que o aplicativo aparecerá no micro.

Colocando o código no aplicativo

É só clicar no aplicativo que pedirá para inserir o código. Este código aparece no site da Express ao logar, como na foto abaixo:

Veja que em várias etapas, ao logar no site da Express, aparecerá esse quadrinho azul com o código de ativação. É só copiar e colar quando pedido ao abrir o app.

No MacBook eu não consegui inserir este código no app. Dava erro. Então, alterei a configuração do DNS e deu certo.

Aparecia esta mensagem acima da foto de Unable to sign in.

Como alterar o DNS no MacBook

Clique no símbolo da maçã no canto superior esquerdo, depois, em preferências do sistema, em rede, em avançado, em DNS. Fui informada pelo chat da Express para colocar o seguinte código: 8.8.8.8 e embaixo, 8.8.4.4. Depois desta alteração, o aplicativo funcionou normalmente.

Como utilizar o VPN

Basta acessar o aplicativo e clicar no botão central, não conectada, para conectar ou no mesmo botão para desconectar, caso queiras.

Veja que na foto acima o círculo está verde e conectado, porque cliquei nele para conectar. Quando está desconectado, fica vermelho com a mensagem de que não está conectado. Ah, para desconectar é também só clicar neste círculo.

Com ele conectado, já estará em uso.

Desconectando, dá para mexer nas configurações, Às vezes é necessário para forçar a conexão e o funcionamento. Percebemos isso na China, pois frequentemente a conexão era derrubada.

Clicando em localização selecionada, dá para alterar a cidade ou o país para tentar um melhor funcionamento.

Ainda na minha cidade, antes de viajar, eu testei o uso do VPN em uma rede de wi-fi diferente e a internet não funcionou, ou seja, nem conectou. Para conseguir conexão nessas redes que não eram a da minha casa, cliquei nos 3 riscos no canto superior esquerdo, depois em configurações, protocolo VPN e selecionei UDP ou TCP. Funcionou. Fica a dica caso seja necessário mexer nas configurações.

O VPN funciona?

A China consegue derrubar a conexão com frequência, portanto, tenha paciência e fique tentando conectar, alterando as cidades, selecionando a localização inteligente, até conseguir.

Outra coisa que percebi é que o VPN desconecta com mais frequência em redes de wi-fi e funciona melhor com a rede de dados da telefonia, com o chip. Eu já sai do Brasil com o chip da Easysim4u e o VPN se conectava com mais rapidez a esta internet. No entanto, a internet ficou um tanto lenta, porém, Whatsapp e maps funcionou tranquilamente.

Descontratando na volta

Como eu somente queria o VPN para a viagem, ao chegar em minha cidade, entrei em contato pelo chat do site da Express VPN e solicitei o cancelamento do plano.

Eles me informaram que dentro de 5 a 7 dias úteis o plano será encerrado. Eles são muito solícitos e atendem muito bem via chat.

Dica extra – Maps ME e Moovit

Nós gostamos muito do Google Maps, mas o Maps ME completa as informações e ajuda também. E o legal é que ele funciona off-line e on-line. No aperto sem internet, dá para se virar com ele. No entanto, para nos localizarmos bem utilizamos o Google Maps, o Maps ME, o Moovit e o MetroMan, app de metrô.

Todos sim, ao mesmo tempo. A localização na China não é tão precisa, a internet pode ficar lenta em alguns momentos, então, esta é nossa dica extra. Utilize todos estes aplicativos que ficará melhor de se locomover lá.

Viaje por conta própria e economize muito

Planejar a própria viagem é uma forma ter liberdade e economizar. Além disso, usando os links abaixo, sem custo adicional algum, vais ajudar a manter o Mapa na Mão funcionando. Você NÃO PAGA NADA A MAIS POR ISSO e nós ganhamos uma pequena taxa, ajudando a manter nosso trabalho de pé!

Hotel ou apartamento: Booking – compare preços e qualidade. Podes ainda fazer reserva com opção de cancelamento gratuito e deixar para pagar só na hora do check-in.

Aluguel de carro: Rentcars – os melhores preços em diversas locadoras. Pague em real, sem o IOF. Carros mais baratos alugando com antecedência. Podes parcelar em 12 vezes no cartão ou pagar no boleto com 5% de desconto.

Seguro Viagem: Real – nosso link exclusivo já dá 10% de desconto. Seguros Promoutilize o nosso cupom MAPANAMAO5 e ganhe 5% de desconto. Cote nas duas e escolha o melhor. Por experiência própria, os valores destes dois sites geralmente são melhores que de agências.

Chip para celular: Easysim4u – chegue tranquilo com o celular funcionando no destino. Compre aqui e não pague frete com o nosso código de cupom RBBVGRATIS.

Câmbio: Melhor Câmbio – faça uma proposta para a agência da tua cidade. Caso ela aceite, vais receber e-mail confirmando. Corra para finalizar a transação e garantir o melhor valor. Então, confirme que queres finalizar a compra através da proposta feita no site.

Passeios e atrações pelo mundo afora: Get your guide, Tiqets e Touron – nossos parceiros de passeios. Compre e evite filas, o fim dos tickets e surpresas no orçamento.

Aéreo: Passagens Promo 

Posts Relacionados

Curtidas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Monte sua viagem

Ou nós montamos para você

Voltar

Eu sou o Dilamar, Bacharel em Direito, viajante nas horas vagas e não vagas. Sou admirador de viagens rodoviárias, principalmente aquelas bem longas e focadas em regiões montanhosas. E também sou ciclista amador e apaixonado por motos.

Eu sou a Letícia, tenho 14 anos e sou estudante. Gosto muito de pintar quadros, escrever poemas, ler e, principalmente, viajar. Para mim, o mundo é o meu quintal.

Eu sou a Ester. Tenho 26 anos e sou estudante de medicina. Moro em Floripa, sou apaixonada por Paris e frequentadora assídua de São Paulo, mas com os pés sempre em Criciúma, minha cidade natal. Amo sair do lugar, seja por poucos metros ou por muitos quilômetros, e de todas as formas possíveis. Das mais confortáveis viagens de trem às mais insanas viagens de carro. Conhecer o desconhecido me fascina! Viajar é minha maior paixão, mas devo arriscar dizer que sou quase tão apaixonada por montar os roteiros antes de viajar quanto pela viagem em si!

Olá, eu sou a Michela, Bacharela em Direito, pós graduada em Direito Constitucional, colecionadora de ímãs e de viagens. Conheci mais de 20 países, aliás, muito mais do que um dia imaginei conseguir, e vários recantos escondidos bem aqui pertinho de mim. Se canso? Jamais. Isso só aguça ainda mais meu desejo de percorrer este mundão. O que mais amo? Deus, minha família e viajar, claro.