Skip to main content

Comprando passagem para a Tailândia com a Qatar Airways

Estou com uma viagem planejada para a Tailândia para janeiro do ano que vem há alguns meses. Pretendo ir para lá ficar um mês em um intercâmbio bem similar ao que fiz para a Polônia, no ano passado.  Na verdade, minha ida ainda não está confirmada – como já aconteceu no intercâmbio para Varsóvia, minha ida só é realmente confirmada apenas oito semanas antes da data de início. Desde dezembro do ano passado, porém, eu já passei pela primeira parte do processo de seleção, que seria a mais difícil, então a chance de dar tudo certo é bem grande. Não quis arriscar deixar para a última hora para comprar as passagens para lá, que podem estar bem caras (fiz isso para a Polônia também e funcionou, ufa! Haha), então meu pai e eu temos estado de olho em passagens nos últimos meses. Nos últimos dias, apareceu a lindeza de passagens para a Tailândia pela Qatar Airways (eleita várias vezes a melhor companhia aérea do mundo) por menos de 3 mil reais com taxas incluídas, fazendo conexão em Doha e voando de A380. Pensa em uma pessoa feliz, haha!

Anteontem comprei minha passagem por 2233 reais ida e volta, com todas as taxas incluídas, de São Paulo para Bangkok, mas tive algumas dificuldades na hora da compra, então achei que seria bom fazer esse post mesmo antes de voar pela companhia, até porque a promoção continua e existem passagens por preços sensacionais para vários destinos da Ásia. Quero que esse post valha como estímulo, mesmo!! Haha. Está valendo muito a pena ir para a Ásia, já que por lá a moeda não é euro ou dólar (não ficando a nossa moeda tão desvalorizada) e muitos destinos por lá são baratíssimos de passear. A Tailândia é um desses países. Já li inclusive que uma viagem para a Tailândia costumava sair basicamente o mesmo preço que uma viagem para a Europa por conta dos preços altos de passagem, mas agora com essas promoções, com certeza ela está saindo bem mais em conta. É a oportunidade de viajar para um lugar paradisíaco, com uma cultura incrível e ainda voar com uma empresa tão bem falada por um preço muito honesto. Sem falar no A380, um sonho antigo meu! Claro que quando eu voltar vai rolar post sobre a experiência do voo em si, mas vamos falar do processo de compra?

Também podes curtir: Como trocar pontos TAM por passagens aéreas

O site da Qatar Airways

Meu pai e eu estávamos pesquisando pelo nosso site preferido de buscas, o kayak. Quando achei a passagem, fui para o site da Qatar Airways. Vale lembrar: quando achar uma passagem boa em algum site de buscas, confira no site da companhia também. No caso do kayak, eles não colocam taxas em cima, mas outros sites como decolar.com colocam, pois é o ganho deles. Dessa forma, boa parte das passagens será mais barata no site da companhia, já que lá não haverá a taxa. Essa regra nem sempre é válida, já que muitas vezes a promoção é do próprio site de buscas, não existindo no site da companhia (isso aconteceu na nossa viagem para a Califórnia), e comprar pelo site de buscas pode trazer alguns comodismos a mais como poder parcelar a passagem (que nem sempre é possível no site da empresa). Nesse post meu pai já deu várias outras dicas para encontrar passagens promocionais.

Pois bem: adorei o site da Qatar Airways. Limpo, fácil de se localizar e bem funcional. Eles têm a ferramenta de se procurar por datas flexíveis, o que é muito importante. No meu caso, por exemplo, que viajo dia 30 de janeiro, a passagem só estava bem barata em alguns dias, como 30 ou 31 de janeiro. Se eu tivesse colocado dia 29 de janeiro e tivesse parado minha pesquisa por ali, não teria encontrado as passagens baratas. Na imagem abaixo dou um exemplo de como usar essa ferramenta:

Para chegar nessa tela, basta colocar normalmente a cidade de origem (São Paulo, no meu caso), a de destino (Bangkok) e as datas de ida e volta.
Para chegar nessa tela, basta colocar normalmente a cidade de origem (São Paulo, no meu caso), a de destino (Bangkok) e as datas de ida e volta.
Aqui estão os trechos de volta. Lá em cima aparecem os preços de datas próximas às que selecionaste, e dá para navegar com as setas lá em cima para selecionar datas anteriores e posteriores. Isso vale para a ida e para a volta. Além disso, clicando em "Visualizar detalhes" para cada voo, aparecem detalhes como a aeronave de cada voo (vale a pena tentar pegar um A380!), o tempo de conexão e etc.
Aqui estão os trechos de volta. Lá em cima aparecem os preços de datas próximas às que selecionaste, e dá para navegar com as setas lá em cima para selecionar datas anteriores e posteriores. Isso vale para a ida e para a volta. Além disso, clicando em “Visualizar detalhes” para cada voo, aparecem detalhes como a aeronave de cada voo (vale a pena tentar pegar um A380!), o tempo de conexão e etc.

Também podes curtir: Viagem com filhos mais confortável, descomplicada e divertida

Precisa de visto para a conexão em Doha?

Estou dando essa informação de acordo com o que o atendente do SAC (falo mais abaixo sobre isso!) me falou: para conexões de até 24 horas em Doha, desde que não saindo do aeroporto, não há necessidade de visto. Caso a conexão seja maior do que isso ou queiras sair do aeroporto, precisa comprar o visto. Não cheguei a olhar o processo, mas li em vários blogs que dá para comprar o visto com a própria Qatar Airways. Se informe antes! Sem dúvida o stopover em Doha vale muito a pena, mas por motivos de falta da verdinha optei por não fazer.

Agora, senhores, uma informação que me causou arrepio (bom) dos pés à cabeça. Para voos da Qatar Airways que tenham conexão em Doha de mais de 8 e menos de 24 horas, eles não só pagam o teu visto, como te pagam hotel, translado e refeições durante o tempo de conexão. Ou seja: é stopover de algumas horas bancado pela Qatar Airways, minha gente!!! Mas calma, tem as regras. Para se submeter, o destino final não pode ter outra opção de voo com conexão menor que 8 horas para lá. Explico: na volta, vou ter 9 horas de conexão em Doha, mas essa foi uma opção minha para poder voar de A380, pois havia a opção de pegar um voo antes, com conexão de 3 horas. Não foi dessa vez… Mas vou te falar que já tô planejando a pesquisa de quais destinos ofertados pela Qatar se encaixam nesse quesito, hahaha.

Também podes curtir: Quanto custa viajar para a Europa

O SAC da Qatar Airways

Posso dizer sem medo de ser feliz que foi o melhor SAC que já utilizei. Nem parecia SAC, para dizer bem a verdade. Fui atendida muito rápida e educadamente pelo funcionário Renan e ele sanou minhas dúvidas muito bem. Liguei duas vezes e nas duas vezes isso se repetiu. E eles têm número 0800 que aceita ligações de celular. Ou seja: use e abuse porque não é todo dia que a gente encontra um SAC desses! Parabéns pelo compromisso com o cliente, Qatar Airways. A melhor parte da minha experiência de compra até agora.

Também podes curtir: Seguro viagem – como e onde fazer

O pagamento – dá para parcelar?

Durante o processo, pesquisei no site se seria possível parcelar a compra e encontrei uma informação de que sim, era possível. Dizia que após eu inserir os dados do meu cartão (eles aceitam os principais cartões de crédito), apareceria a opção de parcelamento. Não apareceu, porém, e eu selecionei a opção “Finalizar compra” achando que apareceria uma tela de parcelamento e isso não aconteceu. A compra acabou sendo à vista, então. Simulei uma compra agora para ver se havia aparecido o tal parcelamento e eu não tinha visto, mas nada apareceu. Se queres parcelar a compra, portanto, sugiro ligar no SAC antes, pois imagino que eles poderão te ajudar. Se não funcionar, compra por algum site de busca confiável, como o viajanet, o submarino ou o decolar.com. Muitos deles parcelam. O kayak não é um site de vendas de passagem – eles te redirecionam para o site de venda, no caso o próprio site da Qatar -, então não é possível parcelar por lá.

Também podes curtir: Bagagens – o que pode e o que não pode

O envio dos documentos

Essa é a parte mais chatinha. Bem desnecessária, ao meu ver. Lendo as condições de compra, vi que dizia que o titular do cartão de crédito usado na compra teria que estar na viagem. Pensei: danou-se! Estou sem cartão de crédito há alguns meses por conta de uma sacanagem do meu banco e meu pai não vai estar nessa viagem. Liguei então para o SAC e me informaram que essa regra não é mais válida, porém, eu teria que mandar uma cópia escaneada do passaporte do titular do cartão e uma cópia da fatura do cartão. Pensando bastante, acredito que isso deva ser para que não sejam utilizados cartões roubados. Continuo achando um procedimento bem desnecessário, já que existem outras formas de se proteger disso e acaba sendo algo que complica um pouco a compra – quando li a primeira informação no site, por exemplo, quase desisti da compra. Sorte que liguei para o SAC!

Poucas horas depois da compra, recebi um e-mail em inglês direto da sede da empresa pedindo o envio desses documentos. Ainda bem que já conhecia a informação por ter ligado para o SAC, pois senão não teria entendido o que estava acontecendo. Basta responder o e-mail com os dois documentos em até 48h e pronto. Não obtive nenhuma resposta, mas acredito que esteja tudo certo (haha!). Se der algum problema edito aqui, claro (até porque hoje já completam as 48 horas). Isso deixa um lição valiosa: sempre, sempre leia as condições de compra de passagens, principalmente quando se trata de uma companhia com a qual nunca viajaste. Vai gastar um tempinho e pode ser um pouco chato, mas no final vale muito a pena. Eu, por exemplo, consegui essa passagem baratinha!

Não posso afirmar com certeza, mas imagino que essa etapa não exista para quem compra a passagem com o cartão no seu nome.

Refeições a bordo

Minha mãe, vegetariana, adorou essa parte, hehe! A Qatar Airways oferece dezenas de diferentes tipos de refeições especiais que já podem ser selecionadas no momento da compra. Minha mãe curtiu especialmente porque boa parte das companhias disponibilizam refeições vegetarianas, mas que se tratam, na verdade, de opções veganas, que não é o tipo preferido de comida dela. Nesse caso, há vários tipos de refeições, inclusive para celíacos ou intolerantes à lactose. Ponto para a Qatar!

Variedade de refeições!
Variedade de refeições!
Mais uma coisa legal: dá para pontuar tanto no programa de milhagens da Gol quanto no da Tam.
Mais uma coisa legal: dá para pontuar tanto no programa de milhagens da Gol quanto no da Tam.

 

Nem preciso dizer que estou muito ansiosa para a minha viagem, né? Hehe. Vais poder acompanhar de bem pertinho pelas nossas redes sociais, e aposto que não queres perder nenhum segundo de Mapa na Mão do outro lado do mundo, haha!

Instagram

Facebook

E, para não perder nenhum post sobre a Tailândia, inscreva-se no nosso blog ali ao lado onde está escrito: ASSINE NOSSO BLOG. É bem importante para nós!

Ah, e se decidir aproveitar as passagens da Qatar Airways, reserve seu hotel ou apartamento pelo Booking. É um site confiável com opções para todos os gostos e gastos. Seguro Viagem: faça o seu aqui, com um preço ótimo!

E se for alugar carro, reserve pelo nosso blog no Rentalcars, um site que busca os melhores preços dentre várias empresa conhecidas. E o melhor: reservando seu hotel ou alugando seu carro pelo nosso blog, você não pada nada a mais por isso e contribui conosco para continuarmos a trazer novidades para você!

Espero que tenham curtido!

 

 

 

 

 

 

Você pode salvar este texto no seu Pinterest para futuras consultas, pinando a foto abaixo:

SalvarSalvar

SalvarSalvar

7 thoughts to “Comprando passagem para a Tailândia com a Qatar Airways”

  1. Ester que noticia maravilhosa!! Meu sonho é ir para a Tailandia, já estou vendo meu olho brilhar nas tuas publicações. E “esperar” também faz parte da viagem, aquela sensação de ansiedade hahahaha. Adorei a noticia!

    1. Ai guria, tô louca pra ir!!! Só leio maravilhas sobre lá… Mas aproveita, agora tá numa época muito boa porque tá tendo muiiita promoção!! <3

  2. Que delícia, que viagem dos sonhos. Morro de vontade de conhecer a Tailândia, e como você mencionou no post, as coisas lá são tudo a preço de banana, especialmente em relação a comida e hospedagem. Vou adorar acompanhar suas fotos pelo insta 🙂

    Abraços

  3. Nossa que dica top! Muito bom o custo dessa passagem, já quero procurar uma pra mim, kkkkkk. Aproveite a Tailândia, louca para ver os posts e fotos. Ahh, e que dica ótima essa do stopover bancado pela Qatar, amei 😉

    1. Olá Maria, bem-vinda ao Mapa na Mão.

      Obrigado por manter contato conosco e, nesse momento, lhe pedimos desculpas pela notável demora em responder ao seu questionamento. O Mapa na Mão viajará em breve para Brasília e isso é motivo de inúmeros preparativos. O mês de junho está sendo curto para nós. Mas vamos à custosa passagem para Tailândia.

      Passagem aérea é invariavelmente o primeiro item da planilha de custo. Viajar à Ásia então… Neste ano de 2017 estamos sofrendo o impacto negativo da economia de mercado. Enquanto em 2016 as Cias. Aéreas resolveram segurar preços para manter aeronaves cheias, em 2017 a demanda aqueceu (por uma incipiente melhora da economia brasileira) e nós passageiros estamos disputando assentos nos voos intercontinentais. Bom para as Cias. aéreas, ruim para nós. Então, tudo está mais caro.

      O Mapa na Mão também está à caça de bons preços para viajar em 2018. E olha que nosso leque é bem mais aberto. Para nós, poderia ser Tailândia, China, Japão, Israel, Europa, Canadá… Mesmo assim não está fácil e até hoje, dia 18 de junho, nada de muito emocionante foi encontrado.

      Portanto, a sugestão que o Mapa na Mão leva a você é:

      a. Considere passagens em promoção para destinos próximos na Ásia. Por exemplo: seria interessante aproveitar uma promoção para Hong Kong e de lá embarcar em uma low cost até a Tailândia. Isso é um mero exemplo. Qualquer destino próximo a Bangkok poderia ajudar a diminuir o custo da passagem.

      b. Conjugue diariamente o verbo pesquisar. De preferência, quatro vezes ao dia. Sempre após as refeições e antes de dormir.

      c. Não deposite demasiada confiança nos alertas de preços ofertados pelos buscadores de passagens. Lembre-se, o alerta vai para você e para a torcida do Flamengo, então, todo mundo irá saber daquela boa tarifa de última hora. Antecipe-se e tenha suas próprias consultas.

      d. Onde consultar. O Mapa na Mão já escreveu sobre isso. Por favor, pedimos a você a leitura deste post:

      https://mapanamao.com.br/2016/04/10/encontrando-passagens-promocionais/ .

      e. Os preços estão nas nuvens e cinco mil reais é assustador. O Mapa na Mão sugere que você faça exaustivas consultas nos buscadores mas… considere a possibilidade de transferir o desejo de ir a Tailândia (nós dissemos transferir e ninguém falou adiar, ok?). Enquanto isso, coloque nos seus projetos viajar a outros destinos. O Mapa na Mão usa essa tática, o que tem se mostrado eficiente. Como está escrito lá no Eclesiastes 3, tudo tem seu tempo.

      f. Até quando esperar? Dois meses para as suas férias, procuras e mais procuras e nada. Que dúvida cruel! Trata-se de uma decisão muito, mas muito pessoal. O que o Mapa na Mão faz? Dificilmente tomaremos a decisão de viajar dois meses antes das férias. Nossa decisão se baseia no segundo item mais custoso da viagem: hospedagem. Quanto mais próximo, só as opções mais caras de hospedagem ficam disponíveis. Portanto, há uma grande chance de você encontrar um ótimo preço para seu esperado voo que vai ocorrer daqui a um mês, mas pagará uma fortuna com hotéis.

      O Mapa na Mão espera ter contribuído de alguma forma e sugere especial atenção ao item b. Pesquise, pesquise e pesquise.

      Aproveitamos para convidá-la a seguir nossas redes sociais e assinar nosso blog na coluna direita dele.

      Um grande abraço e boa viagem.

Oi! Tem alguma dúvida, sugestão, dica ou comentário, deixe aqui para nós e viajemos juntos!

%d blogueiros gostam disto: