Skip to main content

Passeios guiados na serra catarinense – um paraíso no Brasil

No feriado de novembro, aqui em Santa Catarina, realizamos o primeiro encontro de blogueiros no sul do estado, o Rota Sul. O roteiro? Nova Veneza, Orleans, CriciúmaSerra do Rio do Rastro. Em Bom Jardim da Serra, onde fica o mirante principal de onde se avista a rodovia eleita a mais espetacular do mundo por um jornal espanhol, esta da primeira foto aí acima, fizemos passeios guiados na serra catarinense com a empresa Tribo da Serra Ecoturismo. E vou confessar… vamos com muita frequência para lá e nunca fizemos este tipo de passeio (ai vergonha) e é bom demais! Por isso, trago aqui para que tu conheças e corras para este, que é um dos destinos mais lindos do mundo e te divirtas e te encantes aproveitando bem as atrações.

Passeios guiados na serra catarinense:

A Tribo da Serra Ecoturismo oferece uma série de passeios em meio à natureza exuberante do lugar e vou te apresentar um por um para que fiques sonhando a noite inteira com o paraíso…

Off-road:

Este é um passeio de Land Rover Defender por estradas de chão que atravessam o Parque Nacional de São Joaquim. Ele inicia em Bom Jardim da Serra e termina em Uribici, passando por cinco municípios encantadores. No final, o carro vai até o Morro da Igreja para contemplação da Pedra Furada. Descanso para almoço e é hora de voltar a Bom Jardim com direto a uma parada na Cascata do Avencal que possui cerca de 110 metros de queda. A duração do passeio é de 6 horas.

Tirolesa:

Perto do centro de Bom Jardim da Serra, a Tribo da Serra Ecoturismo te leva a uma tirolesa que fica a 15 metros de altura, de onde saltarás sobre as águas de uma linda cascata. Fala sério, isso não é demais? E se quiseres, hummm, difícil não querer, podes tomar um típico café serrano no Canto das Águas, que fica bem ao lado da tirolesa e serve iguarias da região como rosca de qualhada, bolos, queijo serrano, geleias e muito mais.

Tour Urubici Light:

Em Urubici fica o Morro da Igreja, um dos picos mais altos do sul do Brasil e também a Pedra Furada, principal cartão postal da região que merece a tua visita. Duvido que não tenhas visto ainda a foto por aí. E que tal ver de pertinho? Neste passeio de 7 horas de duração, o guia te levará a estes pontos turísticos fabulosos da serra catarinense e, de quebra, passará no retorno pela Cascata Véu da Noiva e pela Serra do Corvo Branco – esta é de tirar o fôlego de qualquer um por sua beleza. Vais perder? Nem de brincadeirinha, né…

Serra Catarinense Pedra Furada Uribici
Olha a Pedra Furada aí gente!!

Rota das Cachoeiras:

Tu sabias que Bom Jardim da Serra também é conhecida como Capital das Águas? Sabes por que? Porque lá há 35 cachoeiras com pelo menos 10 metros de altura cada uma e 14 rios nascem no seu território e se tornam afluentes do Rio Pelotas dentro mesmo de Bom Jardim. Legal né? E pior que eu não sabia, mas amei saber. Então, este passeio tem tudo a ver com o apelido do lugar. Com duração de 3h30min, visitam-se de carro 3 cachoeiras, quais sejam, a Cascata da Barrinha, da foto a seguir, a Cascata dos Alagados o o maior conjunto de quedas d’água da região, o Salto do Rio Pelotas. Revigore-se com este passeio…

cascata da barrinha na serra catarinense
Cascata da Barrinha

Visita noturna à Serra do Rio do Rastro:

Eu posso garantir com propriedade: a Serra do Rio do Rastro fica maravilhosamente linda à noite, toda iluminada. Eu me lembro quando fomos até lá bem na semana da inauguração da iluminação. Sério, eu me emocionei. Lá de cima do mirante, avista-se a rodovia que serpenteia a serra toda em tom de laranja no meio da escuridão, e descendo o morro, ao olhar para cima, as luzes parecem pisca-piscas adornando uma árvore de Natal. Tá bom, podem me chamar de doidinha ou romântica, mas é assim que eu vejo minha amada serra de baixo para cima à noite com a sua iluminação.

Neste passeio, a empresa te leva até embaixo e depois retorna para o alto da serra, com pontos estratégicos de parada.

serra catarinense iluminada
Não falei que parece uma árvore de Natal iluminada? Fonte: http://www.riodorastro.com.br/aventura/off-road-4×4.htm

Trilha até o Cânion das Laranjeiras:

O Cânion das Laranjeiras é o mais imponente do complexo de cânions da região com fendas profundas e vistas espetaculares. Neste passeio de 4h30min, a Tribo da Serra Ecoturismo faz o trajeto de carro em estrada de chão até a Fazenda Santa Cândida e depois, inicia-se o trajeto a pé de 2,5 km até a beira do cânion. Após um lanche e descanso, retorna-se à cidade.

Cânion do Funil:

Até agora, este é o passeio que vai exigir um pouco mais de ti, pois esta trilha é de 7 km até a borda do Cânion do Funil. Mas todo esforço vale a pena se a alma não é pequena, já dizia um poeta, não é mesmo? Verás na pele o significado desta frase ao se deparar com o cânion e de quebra, avistar o Morro da Igreja e o litoral.

O passeio dura 4h30min.

Pico do Cânion da Ronda:

Ai, deixa eu te contar! Estivemos lá semana passada no Cânion da Ronda. Ventava muito, mas foi uma das paisagens mais lindas que já vi! O passeio conta com uma caminhada leve de 3km pelos campos até chegar à borda do cânion. De lá é possível ver, além do cânion deslumbrante, o Parque Eólico, as cidades do pé da serra catarinense e mais além, caso o dia esteja bonito, a faixa litorânea. O passeio dura em média, 2h. Além desta trilha, a empresa também oferece outro passeio que inicia neste cânion, através do Parque Eólico, e vai até a Cachoeira do Saiki. Este passeio se chama Caminho dos Ventos.

cânion da ronda na serra catarinense
Cânion da Ronda na Serra Catarinense
passeios na serra catarinense cânion da ronda
Nós na borda do Cânion da Ronda

Puma Solitário:

Neste passeio de 2h, é feita uma caminhada de 2 km pelo campo em meio a uma vegetação linda com araucárias, flores, inclusive a rara orquídea vermelha, até a Cachoeira do Gritador. Nos dias quentes é possível um banho na cachoeira para se refrescar após a caminhada e o retorno é feito seguindo o percurso do Rio Vermelho.

Neste post da Angela do Viajando em 3…2…1 podes ler um pouco mais sobre o Parque Eólico e os cânions da serra.

Site da empresa Tribo da Serra Ecoturismo: aqui

Facebook

Bom, destes passeios pela serra catarinense, no dia do encontro, fizemos o do Cânion da Ronda e fomos até a Cascata da Barrinha. Ainda não tivemos a oportunidade de conhecer as outras opções, mas apresentei aqui porque havia prometido que ias dormir com bons sonhos, não é mesmo? E como promessa é dívida, aí estão opções de puro contato com a natureza exuberante do nosso planalto que te farão nunca mais ser o mesmo.

Espero que tenhas gostado. E qualquer dúvida sobre este destino pelo qual sou perdidamente apaixonada, é só deixar nos comentários que terei o prazer de ajudar, se possível.

Onde se hospedar na serra catarinense:

Hotéis com boa relação custo-benefício em São Joaquim:

Hospedagem com charme em São Joaquim:

  • Pousada Serra Catarinense (clique aqui) – linda, de madeira, aconchegante, avaliada como fantástica pelos hóspedes.

Boa relação custo-benefício em Bom Jardim da Serra:

  • Pousada Charme da Serra (clique aqui) – avaliada como fabulosa e com bom preço.

Pousada Rural com ótimo custo-benefício em Bom Jardim da Serra:

  • Pousada Morro Grande (clique aqui) – avaliada como fabulosa, simples, mas num lugar bonito e com bom preço.

Hospedagem de luxo em Bom Jardim da Serra:

  • Rio do Rastro Eco Resort (clique aqui) – linda, esta pousada é avaliada como fantástica. Fica bem em frente ao mirante principal da serra.

Hospedagem para 4 pessoas:

  • Pousada Colina da Neve (clique aqui) – procuras um quarto para a família? Nesta pousada há.

Caso queiras escolher outras opções, aqui consegues ver todos os hotéis e pousadas em Bom Jardim da Serra e aqui, em São Joaquim. Clique, se divirta procurando, reserve a tua hospedagem e sejas feliz num dos lugares mais lindos da Terra!


E como estás vindo para Santa Catarina, que tal ler sobre outros locais lindos por aqui para conhecer? Dá uma conferida:

O que fazer em Laguna

Conhecendo as praias de Imbituba

O que fazer em Garopaba

Podemos ajudar a preparar a tua próxima viagem? É só usar os nossos links para planejá-la! NÃO PAGARÁS NADA A MAIS POR ISSO e nós ganhamos uma pequena taxa, ajudando a manter nosso trabalho de pé! 🙂

Hotel ou apartamento: reserve o seu por este aqui no Booking.

Aluguel de carro: reserve no aqui.

Seguro Viagem: faça o seu aqui e saiba tudo sobre seguro neste aquiPreço ótimo de acordo com nossas pesquisas.

Câmbio (compra de moeda): esta é uma novidade do blog. Através aqui, você pode encontrar a melhor cotação para a compra de moeda estrangeira. Confira!

E não fique por fora das novidades e promoções do Mapa na Mão:

  • Entra lá no Facebook, curta nossa página e convide amigos para curtir também: Mapa na Mão
  • Inscreva-se em nosso canal do YouTube: Mapa na Mão
  • Siga nosso Instagram: @mapanamao
  • E inscreva-se no nosso blog ali ao lado onde está escrito: ASSINE NOSSO BLOG

 

 

 

 

 

 

Você pode salvar este texto no seu Pinterest para futuras consultas, pinando a foto abaixo:

passeios na serra catarinense pinterest

 

SalvarSalvarSalvarSalvar

SalvarSalvarSalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

27 thoughts to “Passeios guiados na serra catarinense – um paraíso no Brasil”

  1. Gostava muito de participar num encontro de blogueiros de viagem. Quem sabe um dia acontece aqui em Portugal? Não conhecia a Pedra Furada e fiquei fã. É linda, assim como toda a região.

  2. Eu simplesmente amei conhecer a Serra Catarinense. Achei o lugar lindíssimo! Quero muito voltar com mais tempo para explorar melhor a região. Bjs

  3. É uma região lindissima! Tive a oportunidade de ir para Urubici e lá fiz uma trilha (não muito light!) até o furo da Pedra Furada, acredita? Demais de lindo! Interessante saber que existe este receptivo por lá. Vale muito mesmo conhecer!

  4. Acompanhei esse encontro pelas redes sociais e fiquei encantada com cada foto que via. Só lugares maravilhosos. Muito bom ler e conhecer um pouco mais sobre eles.

  5. Sempre tive vontade de conhecer a serra catarinense por causa da Pedra Furada e da famosa rota das cachoeiras, mas não tinha lido ainda a respeito! Achei ainda mais incrível esse passeio! Estou pensando em ir para lá em Janeiro e com certeza vou usar as dicas daqui, adorei! Salvei nos favoritos aqui para conferir de novo depois! 🙂

Oi! Tem alguma dúvida, sugestão, dica ou comentário, deixe aqui para nós e viajemos juntos!

%d blogueiros gostam disto: