Skip to main content

9 coisas que eu odeio em Santa Catarina (ALERTA: post com ironia)

1. Esse negócio de a nossa capital ser em uma ilha

Puxa vida, uma ilha, que chato. Sem graça nenhuma.

2. Essa coisa de Santa Catarina ter as 4 estações do ano

Ok, nos últimos anos o inverno esteve um pouco zoado (mas esse ano ele apareceu! Até eu que não gosto de frio estava sentindo falta), mas ainda assim: temos um friozinho durante alguns meses para curtir a serra e apreciar fondue, chocolate quente, sopas e tudo que o frio reserva, e às vezes, até neve; temos um outono típico, com temperaturas oscilando durante o dia, e temos uma primavera colorida e um verão de dar inveja a qualquer um. Não dá nem de enjoar, que ódio!

neve-serra-do-rio-do-rastro

3. Essa mania de ficar preservando as origens

Em Santa Catarina tem praia de pescador, com os barquinhos parados na areia? Tem, de monte. Tem comunidades onde a língua alemã ainda é ouvida na rua? Tem, tem sim. Tem turismo rural, respeitando a origem do nosso estado e a origem dos nossos alimentos? Tem também. E as famosas rendeiras de Florianópolis produzindo e vendendo renda de bilro? Sim!

bombinhas-porto-belo-santa-catarina-praia-de-zimbros

4. Essa coisa de ter algumas das melhores festas e festivais do país

Oktoberfest em Blumenau, Carnaval de Laguna, Festival de Dança de Joinville… Credo!

5. Isso de ter quase todas as paisagens no mesmo estado

São centenas de praias, cânions, montanhas, rios, lagoas, cavernas, termas, cachoeiras… Cansa, viu.

bombinhas-santa-catarina

6. Esse negócio de ser um paraíso para os amantes de aventura

É um tal de fazer rafting, de rotas de cicloturismo, de fazer cavalgadas, de trekking, de paraíso do surf, de mergulho de cilindro, de saltar de parapente

7. Essa mania de juntar todos os povos em um só

Então quer dizer que dá para ir ao Norte do estado e ver muitos descendentes de alemães, e já aproveitar para provar as cucas deliciosas de lá? E que em Floripa e região é cheio de descendentes de açorianos que preservam a arquitetura, os costumes e o sotaque (bem divertido, por sinal)? E tem até uma cidade que concentra imigrantes da região do Tirol, na Áustria? E é só ir para o sul do estado para comer a melhor polenta que o mundo já viu, feita pelos descendentes de italianos? E por lá tem até uma cidade que se chama Nova Veneza e que tem até uma autêntica gôndola vinda de Veneza? E a serra, então, com o seu povo serrano? E que em Criciúma tem até uma festa para celebrar as sete etnias que formaram a cidade? Irritante, né?

treze-tilias-santa-catarina

casas-acorianas-porto-belo

8. Isso de estar perto de (quase) tudo

Faz fronteira com a Argentina e não está tão longe assim do Uruguai. É um pulinho até Curitiba e rapidinho até a fofíssima Gramado. Ai, ai…

9. Essa cisma com café colonial

Catarinense entende de encher a mesa de café como ninguém. Eu, hein! Eu nem queria mesmo…

fluss-haus

Deixando a brincadeira de lado, eu amo o nosso estado, assim como amo todos os outros estados desse nosso Brasilzão lindo. Sim, é óbvio que SC tem defeitos, mas hoje eu quis exaltar as suas qualidades. Peço desculpas por não ter mencionado tanto a parte oeste de SC, mas não o fiz apenas por não ter tido ainda a oportunidade de explorar esses cantos! Aos catarinenses, que sorte a nossa de ter o prazer de viver nessa terra linda! E, a todos, fica o meu convite (e o de todos os outros catarinenses, tenho certeza) para vir aqui conhecer e curtir a nossa terra. Ela vai adorar te receber!

Não fique por fora das novidades e promoções do Mapa na Mão, seu blog de viagens:

  • Entra lá no Facebook, curta nossa página e convide amigos para curtir também: Mapa na Mão
  • Inscreva-se em nosso canal do YouTube: Mapa na Mão
  • Siga nosso Instagram: @mapanamao
  • E inscreva-se no nosso blog ali ao lado onde está escrito: ASSINE NOSSO BLOG

Curtiu os “defeitos” de Santa Catarina? Se resolver vir para cá ou fazer qualquer viagem sem gastar muito, nós podemos ajudar disponibilizando os links abaixo que vão ser úteis nesta tarefa:

Hotel ou apartamento: reserve o seu por este link no Booking (neste post mostramos como escolher hospedagem).

Aluguel de carro: reserve no Rentalcars.

Seguro Viagem: faça o seu aqui e saiba tudo sobre seguro neste post.

E no teu estado, o que tu “odeias”, hehe? Me conta aqui nos comentários, vou adorar saber!

Espero que tenham curtido!

Você pode salvar este texto no seu Pinterest para futuras consultas, pinando a foto abaixo:

Ester

21 thoughts to “9 coisas que eu odeio em Santa Catarina (ALERTA: post com ironia)”

  1. Rsrsrsrsrs adorei a forma como você conduziu a matéria, a gente fica com muita vontade de continuar lendo para saber mais sobre as coisas que você “odeia” em Santa Catarina 😀

  2. Ai essa coisa de café colonial é mesmo um horror, né? eu detesto #sqn na verdade eu detesto é não ter isso aqui em Brasília à disposição, hehehe… Amo Santa Catarina, vou todo ano que é pra não morrer de saudade, delícia.

  3. Hahahaha adorei o post!
    As 4 estações definidas acabaram comigo rsrs. Moro no Rio e aqui só tem duas estações: o verão e o inFerno hehehe. Brincadeiras à parte, aqui faz muito calor, e meu sonho é morar num lugar com as 4 estações definidas!
    Mudando para o sul em 3, 2…

Oi! Tem alguma dúvida, sugestão, dica ou comentário, deixe aqui para nós e viajemos juntos!

%d blogueiros gostam disto: